A maioria dos jogos desfruta de algum sistema de progressão que dá um objetivo geral para explorar, seja a conta/personagem/próprio jogador; a busca pelo item é só uma forma de estimular os jogadores a fazer as coisas novas e manter a comunidade jogando. Sinceramente, acredito que você perdeu o foco por causa do jeito que "mascaram" as coisas hoje em dia.
TERA explora o sistema de combate Action, a graça do jogo é que coisas como matar chefes e jogadores passa uma sensação diferente dos outros MMORPGs de mundo aberto (extremamente tradicionais, diga-se de passagem) do mercado; eles apostaram tudo nisso, tanto que o marketing é todo em cima do "True Action Combat". O jogo foi feito para ser desfrutado dessa forma, do 1 ao 59 realmente é bem repetitivo (e era pior, expliquei os motivos no post anterior), no 60 você tem acesso à força total de sua classe e à um conteúdo mais focado na ação mesmo.
É difícil balancear níveis e itens durante a progressão do personagem, normalizar os atributos como eles mesmos fizeram nas Battlegrounds seria o mesmo que dizer que todo seu progresso para uma nova dungeon é inútil; eu ainda não testei por mim mesmo, mas me disseram e faz sentido pensar que as coisas do nível 60 tendem a explorar mais a habilidade individual do jogador já que o personagem possui todas as habilidades, glifos etc.
Só para constar, se busca algo diferente disso em Everquest Next creio que se decepcionará... ou não, vai depender de como você realmente encara o conteúdo que lhe é oferecido (e é ou era isso que fazia World of Warcraft diferente, o conteúdo era tão completo, complexo e extremamente benfeito que lhe mascarava toda a parte "chata" que é matar, coletar e entregar coisas).
Vamos, também irei participar do Stress Test! Já instalei tudo aqui, eu não estava esperando por esse jogo até por não ter curtido muito Skyrim e os outros TES, mas como Beta Tester acho que tenho que ao menos ver como é. Sei lá, ouvi comentários ruins e fazem sentido ao analisar a queda do "hype"...
Na verdade as pessoas continuam usando um bom pedaço do próprio tempo com entretenimento, não sei o que realmente diferencia "perder" tempo na frente de um computador, televisor, livro, smartphone ou qualquer outra forma de lazer; sinceramente, dizer que isso ou aquilo agrega "conhecimento" enquanto o outro é "perda de tempo", por exemplo, é apenas assumir que não consegue extrair proveito das coisas...
A questão é que hoje somos imediatistas, as coisas tem que acontecer instantaneamente, queremos o resultado final o mais rápido possível; os jogos tentam agradar essa ideia vendida, acho que o melhor exemplo possível é como WoW jogou todo o seu conteúdo no lixo em favor de "evoluir mais rápido" e viver na ilusão de que o jogo foi feito para "o jogador de nível máximo". Se você joga WoW assim e se diverte, nada contra, meus parabéns e fico feliz por você usar bem seu dinheiro e seu tempo, mas tenho que lhe dizer que o jogo foi feito nos mínimos detalhes e realmente existe um mundo para você explorar.
Ah, não sou fanboy da Blizzard e, inclusive, faço críticas pesadas sobre essa empresa.
Concordo que UO não era o jogo perfeito, imagino que é praticamente impossível fazer algo que agrade a todos os gostos. Infelizmente não joguei esse título, mas pelo que vi realmente era um sandbox muito a frente do tempo (e como os gráficos evoluíram acho que vai demorar um pouco até vir um jogo capaz de ocupar essa vaga; estou curioso sobre ArcheAge, por sinal).
Acredito que seja por isso que os MOBAs cresceram tanto nos últimos anos, e os MMORPGs caíram um pouco, as pessoas querem coisas um pouco mais rápidas, querendo ou não, uma partida de dota2 ou LOL dura uns 40min em média, MMORPG você tem que ficar grindando eternamente e upando, sempre fazendo as mesmas coisas, os MOBAs trazem esse aspecto de diferente, são jogos totalmente diferentes um dos outros, todas partidas mudam ... Eu mesmo trabalho e faço faculdade, não tenho tempo mais pra jogar MMORPGs do jeito que jogava antigamente, por isso acho os MOBAs legais, pois se eu tenho umas 2 ou 3 horas livres, eu jogo algumas partidas sem enjoar.