Salve pessoal, o teste de hoje visa esclarecer várias dúvidas sobre o que devo comprar, por quê devo comprar, o que posso melhorar e se realmente melhora.
Segura aí, o tópico é grande! Todos testes de desempenho são feitos usando o jogo Forza Horizon 5, o melhor exemplo da atualidade de jogo otimizado para todos os hardwares desde o seu lançamento.
Dentre os componentes do PC que vou analisar estão:
- Processador
- Memória
- Placa de vídeo
- Monitor
Dentre os componentes que não vou analisar estão:
-
Placa mãe: Quase todas tem o mesmo desempenho e para jogos, você não precisa do melhor processador do mundo. De preferência para uma placa mãe com suporte a duas unidades M2 NVMe.
-
Unidade de armazenamento: Não há o que fazer, tem que ser no mínimo SSD e aconselho uma unidade M2 NVMe 3.0, as versões 4 e 5 não trazem diferença notável com relação ao desempenho, são melhores são, mas nem tão melhores assim. Nos testes sempre são levados em conta o disco vazio, se você usar ele cheio, o desempenho não é o mesmo do disco vazio e não espere grandes melhoras com ele vazio ou cheio, o fato é que você vai encher e ele não tem o mesmo desempenho dele vazio.
- Fonte: Compre uma que suporte o seu conjunto todo., meça o gasto dos componentes e compre uma adequada.
- Gabinete: Escolha um que ofereça fluxo de ar suficiente para seu equipamento, gabinetes mid-tower normalmente são baratos e dão conta.
- Cooler: Deve manter o processador abaixo dos 75º, se fica abaixo disso já é bem bom.
Monitor
Esse é o cara mais importante da equação. Pode parecer besteira mas o principal limitador daquilo que você vê é o monitor. Existe também a sensação do contador de FPS mais alto, mas o que você vê no contador não é o que seu olho vê na prática. Para escolher o monitor essencialmente o que você precisa olhar é hertz, se o seu monitor for uma TV isso também deve ser levado em conta.
Tecnologias como FreeSync e Nsync ajudam a impedir imperfeições causadas por interferências entre a taxa de atualização do jogo e do monitor, opte por algum que tenha essa tecnologia.
HDR é um diferencial, deixa a imagem mais bonita, nem todos jogos estão preparados para isso, o cabo HDMI / Display Port precisa ser de melhor qualidade para HDR ou para frequências mais altas.
Entenda isso 1FPS é 1Hz
Se o seu jogo roda a 60FPS e seu monitor é 60Hz, você está fazendo a coisa certa, da mesma forma se o seu jogo roda a 120Hz e seu monitor é 120Hz você também está fazendo a coisa certa.
Você está fazendo a coisa errada quando tem um monitor de 60Hz e faz questão de rodar jogos a 300FPS.
Segundo um estudo a grande maioria das pessoas realiza o processo de capturar da luz, processar as informações e gerar a imagem em 13ms, isto é 75FPS.
Filmes em sua grande maioria são reproduzidos a 24~30FPS.
No entanto filmes e jogos são um pouco diferenciados, no jogo você é livre para movimentar a câmera, alternar entre menus e modos de visão.
Nesse contexto rodar a 24, 30, 60 FPS traz uma diferente sensação de fluidez de movimento, sendo os 60FPS o ponto ideal.
Dificilmente você perceberá a diferença entre 52FPS e 60FPS, mas a diferença entre os 24, 30 e os 52, sim, há diferença.
Mas e de quantos FPS/Hz eu preciso?
Tem monitores de 60Hz, 120Hz, 144Hz, 160Hz, 240Hz..... Tudo depende do seu gosto e do seu jogo e também a sua idade(?!!?)
Lembra que seu olho e seu cérebro processam a 75FPS (a maioria das pessoas) mas saiba que você não enxerga esses 75 frames de forma linear, então quando você está a usar um monitor com muitos Hz a capacidade de seu cérebro eliminar frações de erro nessa contiguidade de imagens sendo processada é maior. Por isso que quando você olha um vídeo em câmera lenta, quanto maior a quantidade de Hz maior a fluidez do movimento do objeto.
A medida que você envelhece, essa capacidade de processamento vai sendo reduzida, sua córnea está danificada, você bateu a cabeça quando era mais novo e achou que nada aconteceu, etc. Todos esses desgastes são levados em consideração ao fator tempo, por isso jovens sentem mais essa diferença do que velhos. Mas é só usar um óculos que resolve! Na maioria dos casos, não. Aceite que a idade chegou.
Depois de tudo isso, qual o monitor ideal?
Se você é jovem e joga games competitivos: Quanto seu bolso puder pagar, mais de 120Hz.
Se você busca fluidez e isso basta: 60Hz.
Se você busca fluidez e tem dinheiro pra luxo: 120Hz.
Quanto mais resolução, menos FPS. Quanto menos FPS, menor processador você precisará.
Placa de vídeo
Esse é um dos caras mais importantes para a jogatina. Talvez o componente mais caro do computador.
A indicação deste componente é muito diretamente ligada a qual monitor você possui, por exemplo, se você tem um monitor 1080p, comprar uma RTX 4090 não faz sentido.
Além disso, obviamente, o seu jogo deve ser levado em conta, se você é de um perfil competidor e faz questão de ser competitivo, vai precisar de um monitor com muitos Hz e uma placa de vídeo suficiente para empurrar todos esses Hz.
Supondo que você é um jogador competitivo e tem um monitor de 1080p e 244hz, sua placa de vídeo precisará empurrar 244FPS e nesse caso em específico a sua brincadeira vai sair bem cara, porque nessa equação, e, especificamente nela, o processador deve ser o seu gargalo, mesmo se ele for um 13900k.
A qualidade gráfica do jogo é um inimigo do FPS, as pré-definições dos jogos normalmente trazem conjuntos balanceadas de nível de detalhe, quanto mais detalhes você quer ver, menos FPS sua placa de vídeo irá conseguir gerar, então se você precisa de FPS, reduza a qualidade gráfica, deixando em um padrão aceitável para você e de modo que seu jogo esteja fluído.
Quanto a ray tracing / path tracing e afins: Sua placa mãe precisa suportar, se o seu FPS está muito alto e você quer mais qualidade gráfica, ative, seu jogo ficará mais bonito mas o custo dessa beleza é elevado, principalmente se sua placa de vídeo é AMD, aqui vai do que você está disposto a pagar mas dizer que esse é o diferencial na hora de escolher uma placa de vídeo é errado (lembrando que se você tem dinheiros infinitos, você precisará disso para mostrar olha como meu PC é belo).
No meio dessa confusão toda ainda há um fator da
latência de comandos, quanto maior o FPS menor essa latência, mas esse item
eu não conheço muito bem, se alguém souber explicar melhor, fico muito grato. Isso é o tal do "input lag".
Muito grato a
@dayllann pelo texto complementar falando de inputlag, memória e consumo de CPU, leia mais aqui:
Placas de vídeo recomendadas por resolução:
1080p: GTX 1660 Super, GTX 1660 TI, GTX 1070, GTX 1080, RTX 2060 Super, RTX 2070, RTX 3060, RX 5700 XT, RX 6600, RX 6600XT, A770
1440p: RTX 2080, RTX 3060TI, RTX 3070, RTX 3070TI, RX 6700X, RX 6700XT
2160p: RTX 2080TI, RTX 3080, RTX 3080TI, RTX 4070, RX 6800, RX 6800XT
E as mais novas? Onde ficam? Se você é entusiasta, gaste dinheiros aqui: RTX 4070TI, RTX 3090, RTX 3090TI, RTX 4080, RTX 4090, RX 7900XT, RX 7900XTX
A função da placa de vídeo é renderizar os frames que o processador gera.
Quanto maior a resolução, mais dificuldade a placa terá para renderizar, a coisa fica mais difícil para a placa de vídeo e mais fácil para o processador que irá gerar menos quadros.
Em situações em que a placa de vídeo fica sub utilizada (não atinge 100%) dizemos que o gargalo é de processador.
Memória de vídeo
A memória de vídeo assim como a memória RAM interfere na velocidade de acesso da mesma. A memória de vídeo são um conjunto de chips que somadas as suas capacidades determinam a quantidade de memória RAM. Cada módulo de memória de vídeo possui um barramento de acesso e aí está todo segredo da coisa. Para por lenha na fogueira, é necessário voltar um pouco no tempo.
2017 - GTX 1060 3GB 192bit (6x512MB 32bit)**
2017 - GTX 1060 6GB 192bit (6x1GB 32bit)**
2022 - RTX 3060 12GB 192bit (6x2GB 32 bit)**
2022 - RTX 3060 8GB 128bit (4x2GB 32bit)**
Note que houve canalhice em 2022, reduzindo a largura de banda de memória da versão de 8GB para 128Bit. Esta placa de vídeo poderia se chamar 3050ti ou algo assim, não 3060.
Fim da fogueira, mais memória, velocidade de acesso da memória e maior largura de banda = you win.
O fator capacidade da GPU também influencia nesse fator, a 3070TI tem menos memória que a 3060 12GB mas é bem mais rápida, isso porque seu chip gráfico é superior.
Quando a memória de vídeo começar a virar problema, basta reduzir a qualidade gráfica e usar algoritmos de escalonamento, quando isso começar a ficar ruim, está na hora de trocar de placa.
Overclock:
Faça. Toda placa de vídeo vem com seu padrão de frequência de memória e processador bem como limites de tensão, alterando esses valores você consegue na maioria das vezes, ganho de desempenho, redução do consumo de energia e redução da geração de calor. Consulte tutoriais na internet de como fazer, geralmente isso é bem fácil e não requer abrir e fechar o computador, só reiniciar ele, na pior das hipóteses.
Escalonamento de imagem (upscale)
Você irá conhecer esse cara, que é capaz de fazer sua placa de vídeo subir um degrau acima, ao custo de alguma perda de resolução (ou não). Essas tecnologias são aplicadas sob o filtro de antiserrilhamento e são responsáveis por suavizar as bordas dos elementos gráficos.
Essas técnicas renderizam o jogo a uma imagem menor, efetuam algum processamento interno e aumentam a imagem tentando manter a mesma qualidade, ou então, tentando superar ela (mas as vezes, piora).
Dessas técnicas a melhor é sem dúvida o DLSS da Nvidia, no entanto, ela requer que sua placa de vídeo tenha tensor cores para fazê-lo. As soluções da AMD e INTEL não requerem um hardware proprietário, FSR e XeSS funcionam em placas de vídeo atuais sem a necessidade de um hardware específico.
Recentemente a Nvidia lançou o DLSS3 que requer que sua placa de vídeo seja do modelo mais novo, isto é, uma 3090ti que tem mais tensor cores, mais processador, mais memória, enfim, tudo mais que uma RTX 4070 não é capaz de usar a tecnologia, você precisará de uma placa nova.
No caso do meu teste, o XeSS não ajudou muito, talvez na placa da Intel ou Nvidia o resultado seja diferente.
Fico devendo o DLSS, minha placa não o faz.
Pré-definições: Extreme
Resolução: 2160p
Processador
Indicado ter 8 núcleos / 16 threads, essa é a quantidade de núcleos do PS5 XBOXX, assim que o PS4 e XBOX forem descontinuados, esse será o novo padrão de processador.
Todos jogos lançados para PS4 e XBOX precisam de pelo menos um 4 núcleos / 8 threads.
O processador certo é capaz de usar 100% da placa de vídeo, se ele faz isso, está bom, se ele não faz isso mas a taxa de frames atingidas é superior a quantidade de frames que seu monitor suporta, também.
A unidade central de processamento de hoje em dia possui vários núcleos, quanto menos deles estão em uso, maior a frequência, quanto mais em uso, menor a frequência. Se o jogo faz uso de poucos núcleos, você verá frequências mais altas, se usar mais núcleos, frequências mais baixas. Esse processo de alocação do processo em um núcleo ou em outro fica por parte do gerenciamento de energia do calor, ele fica alternando a tarefa entre os núcleos a fim de gerar menos calor. Durante a transição do processo entre os núcleos o processador pode reduzir a velocidade de um e aumentar a velocidade do outro, isso normalmente ocorre de forma automática e você nem percebe que está acontecendo
AMD ou INTEL
Não há como errar, tanto faz. Ambos servem. De preferência ao mais barato levando em consideração todo conjunto. Escolha um cooler compatível, você não precisa do cooler mais caro, o CPU rodando a 65º ou 81º vai fazer a mesma coisa, no entanto qualquer coisa acima de 81º é problema. Por exemplo, você possui um processador 10400K e um cooler de 360mm de R$800 que mantem ele a 50º quando usado em todos os núcleos, sinto muito lhe dizer, se ele estivesse funcionando a 65º iria ser a mesma coisa. Talvez usando ele por mais tempo mais frio a vida útil do componente se estenda por mais 2 anos, de qualquer forma, ele já estará velho e obsoleto. Coolers mais caros são voltados a processadores mais caros.
Processadores possuem diferentes projetos e consumos de energia, o nome comum para isso é TDP. Notebooks usam processadores de 8W, 15W, 45W e assim por diante. Esse número antes de W é o que chamam de TDP, que nada mais é do que o consumo de energia, quanto mais energia consome, mais calor gera, tal qual a lâmpada que ilumina sua casa, a de 20W gera menos calor que a de 100W. Nos desktops eles variam entre 65W e 225W, sendo os coolers mais potentes voltados a processadores com maior consumo. Normalmente o cooler informa qual processador ele é indicado além do soquete que ele é comportado. Cuide isso, o soquete deve ser compatível com seu cooler.
Turbo boost, Enhanced Turbo Boost, PBO, Overclock, Stock, Undervolt
Todas essas tecnologias conseguem elevar a frequência do CPU ao custo de aumento de energia e maior geração de calor. Se o seu processador já consegue usar 100% da placa de vídeo sem essas tecnologias ativas, torna-las ativas não irá trazer grandes benefícios, na verdade, seu processador só tende a ficar mais quente e gastar mais energia, trazendo um pequeno ganho de desempenho. No entanto, dentro do conceito de overclock existe a figura do undervolt. Stock é não ter nada ativado, é a configuração padrão que está definida dentro do BIOS da placa mãe, quando você atualizar o BIOS é para a definição padrão que tudo retornará. Quando algo der errado em uma tentativa de overclock, é para este estado que tudo irá voltar.
Preciso ligar algum desses itens?
Normalmente, não, lembre que isso é voltado para jogos, para outras aplicações como Cinebench, Geekbench, RaioQueOPartaBench isso pode ser diferente.
Undervolt é tentar fornecer menos energia ao processador, gerando menos calor e a consequência disso é a obtenção de uma menor frequência.
A cereja do bolo é: Undervolt + Overclock, faça isso.
Resolução utilizada: 1080p
Definições:
Médio: Gargalo de CPU, note que o PBO trouxe melhoria de aproximadamente 5% mas essa melhoria custou energia e consequentemente, calor.
Extremo: Gargalo de GPU, não há o que fazer, o limite não está no processador, ligar o PBO aumentou o consumo de energia e não trouxe melhorias.
Memórias
A memória é o elemento mais chato da equação toda. Antes de falar desse elemento, é necessário saber como nosso cérebro funciona e o conceito de inteligência e memória.
Um humano tem capacidade de raciocínio que é o tempo que ele leva para chegar a solução de um problema (CPU). Para chegar a resolução do problema o cérebro consulta nosso conhecimento para então nos dar a resposta. Quanto mais cotidianas são nossas ações, mais rápido nosso cérebro tem acesso a essas informações quanto menos usual mais tempo você demora a obter a resposta. Usando o conceito do cérebro para fazer a relação com o computador, quando queremos saber que 1 + 1 = 2 estamos falando de memórias de acesso rápido, são as memórias que ficam dentro da CPU (L1, L2, L3 e L4) e quando precisamos saber o nome do filho do vizinho do tio que não vemos desde 2004 demoramos mais para lembrar pois esse elemento está na memória, pode ser que nós nem nos lembremos desse nome na hora, mas um dia poderemos ter um lapso e lembrar. Essas memórias que acessamos com menos frequência é a memória RAM. Há também as coisas que entram em nossa memória porque processamos mas nunca mais vamos usar, essas coisas mandamos para nosso HD.
A parte da analogia do nosso cérebro, é na memória RAM que o processador deixa tudo aquilo que ele pensou e não sabe quando vai precisar usar novamente. Quase tudo que o computador faz passa por aqui.
Elas possuem diferentes tamanhos, frequências e tempos de acesso.
Quanto mais memória, melhor.
Quanto mais frequência, melhor.
Quanto menor o tempo de acesso, melhor.
Juntando tudo do melhor em um só vem o seu bolso.
O melhor custa caro, mas você pode obter algo bom sem gastar tanto assim.
A memória RAM está entre o CPU e a GPU, ter uma memória melhor irá garantir uma melhoria em ambos os cenários.
Frequência de acesso:
Expresso em Mhz ou MT é a capacidade de transferência de dados entre CPU e memória, quanto mais rápido ele acessar essas informações, melhor.
Tempos de acesso:
Definem o quanto de tempo uma parte da memória precisa ficar parada até que possa receber um novo dado, quanto tempo ela precisa descansar até ser acessada, quanto tempo ela leva para ser apagada, quanto tempo ela leva para ser apagada, escrita, lida e apagada novamente, enfim, são muitos os números e eu particularmente não sei o que eles querem dizer em sua nomenclatura técnica, diferentemente dos outros itens,
este carinha aqui, quanto menor, melhor.
Single Channel, Dual Channel, Quad Rank, Quad Channel
As memórias são acessadas em uma interface de 64bit, quando você liga ela em dual channel ela consegue ser acessada em 128bit, já o quad channel opera em 256 bit.
Plataformas notebook e desktop funcionam em single e dual channel. Quad channel e superiores apenas em plataformas Xeon, Threadripper, Epic.
As vezes as pessoas confundem o quad rank com o quad channel o que está totalmente errado.
Quad rank é ocupar os 4 soquetes destinados a memória ram.
Placas mãe desktop podem ter 2 (AA) ou 4 (ABAB) soquetes.
Para oberar em dual channel é necessário que os bancos sejam preenchidos de dois em dois (AA e/ou BB).
Caso sua placa mãe tenha 4 soquetes e você só preencher três, você está fazendo a coisa errada.
Salada de frutas
Misturar uma memória de 2666Mhz com uma de 3200Mhz pode funcionar mas também pode não ficar bom.
Misturar uma memória de 3200Mhz CL18 com uma memória de 3200Mhz CL14pode funcionar mas também pode não ficar bom.
Misturar duas memórias 3600Mhz CL16 com outras duas memórias 3200MHz CL 16 pode funcionar mas também pode não ficar bom.
Misturar duas memórias 3200Mhz CL16 de um fabricante com outras duas memórias 3200MHz CL 16 de outro fabricante pode funcionar mas também pode não ficar bom.
Evite fazer salada de frutas, compre todas memórias iguais, mesmo fabricante, modelo, frequência, timings.
Ajuste fino (Overclock e Timmings)
Overclock de memória é aumentar sua frequência, para aumentar a frequência, na maior parte das vezes você precisa aumentar a tensão.
Já faz uns 3~5 anos que foi implementado um "Overclock de fábrica" nas memórias, conhecido como XMP e, mais recentemente, na AMD chama-se EXPO.
Ligue o XMP, sempre.
Na plataforma AMD, a frequência da memória interfere na
frequência de funcionamento de todo barramento do sistema então, quanto maior a frequência da memória, maior a frequência do barramento.
Memórias de maior frequência possuem maiores tempos de acesso, normalmente essa maior frequência compensa o aumento do tempo, a diferença entre as memórias mais caras e mais baratas é que algumas possuem frequências altas e tempos baixos tornando todo conjunto mais eficiente.
Mesmo com o XMP ligado, é possível fazer overclock e alterar timmings, obtendo assim melhor desempenho.
A parte chata é que toda vez que der errado, o PC não vai ligar e você irá precisar reiniciar o CMOS seja por contatos no jumper ou removendo a bateria. Aprendi aqui no fórum a fazer um botão reiniciador de CMOS usando um gabinete velho, isso foi essencial para mim, se você for mecher em OC de memória, tenha esse acessório ou gambiarra (meu caso).
Na parte do overclock, subir a frequência as vezes requer aumentar os timmings, lembre que o segredo está na combinação desses itens.
2x8 Asgard 3600Mhz CL14 (As imagens do teste de CPU estão com overclock e apresentam médias melhores)
2x8 XPG Gammix D10, 8GB 3200Mhz CL16
Note que da memória com mais frequência e menores timmings há uma pequena diferença quando comparado com a memória de menor frequência e maior timming. Quando a diferença de custo é pouca coisa, vale a pena investir no conjunto mais caro, mas há situações em que o preço é nada mais nada menos que o dobro, no entanto você não perceberá o dobro de performance. Itens como RGB e acabamento influenciam no preço, logo, se o seu computador é um móvel de destaque na sala, você precisa investir em beleza, se ele é um treco que fica embaixo da mesa, nem tanto.
Mas e depois disso tudo, como eu faço para evitar gargalo!
Talvez você tenha lido isso tudo para chegar a um final triste, desesperador e que não lhe agrade mas a verdade é dura e cruel: NÃO TEM COMO.
Alias você tem que correr atrás de um e escolher onde ele vai ficar: ou na CPU ou na GPU.
Como a GPU é a peça mais cara dentre todas citadas, opte por ter ela como seu gargalo.
Uma RTX 4080 custa na faixa de R$8.000,00 no momento que escrevo esse tópico, e, com esse recurso você monta todo computador (incluindo monitor) e sobra um pouco de dinheiro, talvez o suficiente para comprar uma placa de vídeo de entrada que lhe agrade e seja seu gargalo favorito.
Conhecer o seu jogo e o seu equipamento ajudam você a conviver com o gargalo.
Aumentar drasticamente o FPS e reduzir o input lag não significa uma vitória mais fácil no seu jogo competitivo.
A latência entre a execução do comando e a execução da ação na tela sempre existiu e sempre existirá.
Em jogos online além da latência do seu comando existe a latência da rede que interfere na latência do seu comando, isto é, se a latência da rede é 30ms e sua latência de comando é 8ms, sua latência final será 30ms e não há o que fazer.
Boa parte dos jogos não precisam ser levado ao extremo da competitividade, lembre-se que atrás disso tudo há o fator diversão e você deve jogar por diversão (a menos que isso seja seu trabalho, aí a coisa fica mais séria).
Em várias ocasiões o problema nem é o seu computador, é uma engine torta, é uma otimização mal feita, é uma mudança de cenário, uma atualização do Windows. Como exemplo prático da realidade, The Last of Us chegou muito torto, Jedi Survivor, também. Hogwarts Legacy, também.
Ter uma travadinha que outra faz parte, vai acontecer até em jogos bons.
Opte por um conjunto balanceado e que esteja em paridade com as capacidades com o console do seu tempo, a indústria do jogo gira em torno dos consoles, raras são as ocasiões em que o jogo é lançado exclusivamente para PC, é uma fatia de bolo muito pequena e as desenvolvedoras gostam do bolo por completo, vide a Sony que vem querendo deixar seu recheio ainda maior, lançando os exclusivos também para PC, só não lançam para o XBOX por birra. Os games do XBOX já são lançados nativamente para PC mas bem que poderiam haver alguns exclusivos indo para Playstation também, nem que seja depois de velho, só pra encher carteira.
Obrigado a todos que perderam o tempo lendo tudo isso e criticando / apoiando com as opiniões próprias com finalidade de debater e ensinar uns aos outros. Um forte abraço e não use drogas.
OBS: Os links das fotos do BIOS contendo as definições de timmings, overclock e PBO estão em links em suas respectivas imagens. Todos vídeos sem edição estão dispostos no google drive, dá muito trabalho em editar, se alguém quiser, fique livre, link: https://drive.google.com/drive/folders/1XssGhzrRrtq--Noal-NIr2-koztUfusO?usp=sharing.
** Obrigado pela contribuição @igormp
@dayllann