[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos SimPos
  • Data de Início Data de Início
Show. Extensão por wireless nunca será tão boa como por cabo, mas é muito mais prático.

Se futuramente quiser melhorar a rede, faz o que o tecpix falou, coloca o roteador principal no meio.
Do jeito que está aí hoje o sinal tem que passar do terceiro pro segundo e depois pro principal, por isso tem essa queda na velocidade.
ah sim, mas está melhor que roteador com repetidor pela casa. por enquanto não tem problema o ultimo deco receber somente 40megas de internet, e mesmo recebendo somente isso, a internet ta bem fluida nele, carregando as coisas normalmente, sem demorar etc.

se a gente ver aqui que ta ruim pra ver filmes etc, ai eu mudo o deco principal e o modem da net pro meio da casa.

ah sim, mas está melhor que roteador com repetidor pela casa. por enquanto não tem problema o ultimo deco receber somente 40megas de internet, e mesmo recebendo somente isso, a internet ta bem fluida nele, carregando as coisas normalmente, sem demorar etc.

se a gente ver aqui que ta ruim pra ver filmes etc, ai eu mudo o deco principal e o modem da net pro meio da casa.
Nem fale em repetidor kkkk

Minha TV da sala pegava 35Mbps antes de eu trocar o roteador e eu assistia Netflix 4K nela de boa, então tá tranquilo rsrsrs

Queria saber quais são as melhores opções com porta gigabit e que não seja um absurdo de caro. Estava de olho no MW6 no AliEx, mas queria saber se algum nacional valeria a pena, tipo um tplink ou dlink.
Eu possuo o Tenda MW6. Coloquei recentemente 100mb fibra da operadora da minha cidade. Meu apto tem 92m2 e tenho 2 nós: há uma perda minima de velocidade no segundo nó (chega 65-70mb), então está mais que o suficiente!

O único contra do MW6, é que não consigo colocar um IP FIXO à algum equipamento. Como mexo com automação residencial, as vezes (bem raro) um equipamento troca de IP kkkkk

Eu possuo o Tenda MW6. Coloquei recentemente 100mb fibra da operadora da minha cidade. Meu apto tem 92m2 e tenho 2 nós: há uma perda minima de velocidade no segundo nó (chega 65-70mb), então está mais que o suficiente!

O único contra do MW6, é que não consigo colocar um IP FIXO à algum equipamento. Como mexo com automação residencial, as vezes (bem raro) um equipamento troca de IP kkkkk
rede mesh é assim mesmo, o primeiro receber a velocidade contratada já os outros, vão receber abaixo.

aqui o ap é 220m2 e tenho o Deco M4, o segundo chega 70 megas e o terceiro 40, pra gente, está ótimo em relação a antes que não chegava nada na metade do ap

Se você quiser resolver o problema dos IPs sugiro que coloque um outro roteador na frente do MW6 (como o próprio modem/roteador da operadora) e deixe o MW6 no modo bridge. Dessa forma você pode criar regras no DHCP do roteador principal e manter o MW6 apenas como ponto de acesso wireless.

Na minha rede é justamente dessa forma. Uso um Mi Router 3G como roteador principal (com wireless desativado) em conjunto com 2 unidades do Deco M4 operando no modo bridge e consigo controle total dos IPs, aberturas de portas, serviços, etc.

Video explicando direito o que é MESH e muito gente tem uma visão errada e pensa que vai resolver todos os problemas.

Rede mesh resolve problemas, é só dar uma lida nesse tópico.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

rede mesh é assim mesmo, o primeiro receber a velocidade contratada já os outros, vão receber abaixo.

Segundo relatos os triband entregam full via wireless, mas o preço é proibitivo.

Navegando pelos fóruns da TP-Link descobri que saiu oficialmente a atualização 1.4.0 para os M9 Plus V2, mas disponível somente para atualizar via Upgrade Tool (não dá pra fazer pelo app). Junto com o firmware vem um pdf com o passo a passo para fazer a atualização, foi rápido e de uma vez só todos já foram atualizados em conjunto. Logo que terminou o app já notificou que tinha outra atualização (1.4.2) e aí sim pude atualizar pelo próprio app normalmente.

Essa versão 1.4.0 era bem esperada por quem tem a versão 2, pois nela foram liberadas as funcionalidades de saber qual unidade está conectada a qual, ativação e desativação do mesh para os dispositivos e também saber à qual unidade os dispositivos estão conectados e em qual frequência. A partir disso consegui descobrir o motivo da minha terceira unidade (a única que não uso ethernet para backhaul) ter um desempenho ruim, reposicionar a unidade mais próxima e assim melhorar consideravelmente.

Ainda acho um pouco instável essa terceira unidade, que no meu caso fica wireless, percebi que depois que reinicio ela a velocidade fica no talo (120mb que tenho contratado) e depois de uns dias começa a oscilar entre 60~100mb. Me questiono se valeu a pena ter investido mais no M9 Plus frente ao M5 ou se realmente tem muitas barreiras aqui que impeçam replicar a velocidade máxima. De toda maneira, já é muito melhor e mais estável do que todas as outras soluções que já tive.

Rede mesh resolve problemas, é só dar uma lida nesse tópico

Pessoal pega Router com MESH pensando que é transição entre aparelho o que, na verdade, é comunicação entre os Router basicamente um WDS automático

Pessoal pega REDE mesh pensando que vai ter FULL ‘internet’ ou Full velocidade de REDE na última ponta o que não é verdade. Não usando WIFI.

Resumindo se gastou uma fortuna com aparelho"MESH" para usar no cabo era melhor ter comprado 2 ou mais AcessPoint que vai sair mais barato

Se vai utilizar no WIFI era melhor ter comprado 2 ou mais AcessPoint.

Pessoal pega Router com MESH pensando que é transição entre aparelho o que, na verdade, é comunicação entre os Router basicamente um WDS automático

Pessoal pega REDE mesh pensando que vai ter FULL ‘internet’ ou Full velocidade de REDE na última ponta o que não é verdade. Não usando WIFI.

Resumindo se gastou uma fortuna com aparelho"MESH" para usar no cabo era melhor ter comprado 2 ou mais AcessPoint que vai sair mais barato

O roaming entre os accesspoint é definido pelos aparelhos que estão conectados à rede, na rede mesh quem "delega" é a propria rede, já usei accesspoint e tive muito problema com roaming. Com a rede mesh não tenho problema com roaming.

Pessoal gasta 1.5k pra ter que ficar usando cabo entre os satélites e as vezes ainda cheio de "problemas" com tal dispositivo que prefere conectar ao ponto de acesso mais longe, ou que a velocidade de um vai caindo depois de um tempo.
Acaba gastando mais, do que ter um só Access Point de qualidade bem posicionado na casa.
Gosto é gosto né... Mas, não abro mão do meu Unifi centralizado, pegando 5G na casa toda e batendo minha velocidade full a mais de 98 dias de uptime.

Pessoal gasta 1.5k pra ter que ficar usando cabo entre os satélites e as vezes ainda cheio de "problemas" com tal dispositivo que prefere conectar ao ponto de acesso mais longe, ou que a velocidade de um vai caindo depois de um tempo.
Acaba gastando mais, do que ter um só Access Point de qualidade bem posicionado na casa.
Gosto é gosto né... Mas, não abro mão do meu Unifi centralizado, pegando 5G na casa toda e batendo minha velocidade full a mais de 98 dias de uptime.

Essa é a questão que eu levantei.

Problema que pessoal não quer gastar e os que gastam não sabem no que estão gastando ou pegava um AP parrudo Ubiquiti, por exemplo, ou pegava dois AP baratos que iam fazer a mesma coisa.

Eu utilizava 2 Mirouter 3G em WDS que pegava o sobrado, casa de baixo e de cima tranquilamente. sinal WIFI em todo lugar problema é que ele não tinha 802.11r na epoca paguei R$165 em cada um comprei bem quando lançou. usando o firmware do AsusWRT neles tem a opção de chutar o dispositivo qunado o sinal for fraco e configurando bem você nem percebia ele caindo de um e conectando em outro.

Vendi eles pois queria outras opçãos e como eu estava de mudança para uma casa menor não ia precisar comprei o Huawei AX3 Pro e somente ele nessa mesma casa sobrado sozinho pega todos os cantos que eu usava 2 Mirouter 3G. entregando até mais velocidade que eles.

Essa é a questão que eu levantei.

Problema que pessoal não quer gastar e os que gastam não sabem no que estão gastando ou pegava um AP parrudo Ubiquiti, por exemplo, ou pegava dois AP baratos que iam fazer a mesma coisa.

Eu utilizava 2 Mirouter 3G em WDS que pegava o sobrado, casa de baixo e de cima tranquilamente. sinal WIFI em todo lugar problema é que ele não tinha 802.11r na epoca paguei R$165 em cada um comprei bem quando lançou. usando o firmware do AsusWRT neles tem a opção de chutar o dispositivo qunado o sinal for fraco e configurando bem você nem percebia ele caindo de um e conectando em outro.

Vendi eles pois queria outras opçãos e como eu estava de mudança para uma casa menor não ia precisar comprei o Huawei AX3 Pro e somente ele nessa mesma casa sobrado sozinho pega todos os cantos que eu usava 2 Mirouter 3G. entregando até mais velocidade que eles.
pra quem não consegue passar fio pela parede, o sistema mesh é funcional!

Assim como 2 AP de qualidade com menor custo dependendo do caso.

O caso é a pessoa quer WIFI full na última ponta isso Mesh/AP em WDS nenhum entrega. ai gastou rios com Aparelho Mesh

configurar wifi é um saco, deixar ela redonda etc.
pra quem não entende muito de configurar etc, o sistema mesh vai atender muito bem

eu já imaginava que o wifi nao iria ficar perfeito na ultima ponta, mas como nao chega nada de sinal e agora chega e a uns 40mb, tá ótimo.

Aqui em casa a rede mesh pega no talo em qualquer dos 3 nós via wifi (94 megas de down e 9 de up, mas o plano de internet é 120/10, inclusive faço até livestream sem problemas) tentei fazer "WDS" com 3 routers e não passa de 45 down e 5 up, se for pensar em cabo em 15 metros de distância (em linha reta, se for contar a metragem colocando nas paredes dá bem mais do que isso) o custo sai bem mais caro, sem falar que a mobilidade da rede mesh é um dos melhores pontos (praticidade)

Aqui em casa a rede mesh pega no talo em qualquer dos 3 nós via wifi (94 megas de down e 9 de up, mas o plano de internet é 120/10

Qual a taxa de transmissão WIFI é disso que estamos falando.

tentei fazer "WDS" com 3 routers e não passa de 45 down e 5 up

Os 3 eram do mesmo fabricante e modelo, padrão AC? AccessPoint é o certo para o WDS mesmo Router tendo a função.

Essa semana notei que a conexão estava instável depois da troca do modem da NET mas percebi que o problema era na rede mesh em si, com muita calma consegui reposicionar os 3 twibi's graças a ajuda do wifi analyser (app do celular) e agora a conexão está no talo

Fire-Shot-Capture-003-EAQ-Brasil-Banda-Larga-Me-a-a-qualidade-da-sua-conex-o-www-brasilbandalarga-co.png

Vale a pena usar somente um Twib! Fast para um apto pequeno?
um twibi fast cobre até 100m², já um twibi giga cobre 180m²

Queria agradecer ao povo desse tópico.
Aqui no ap de 80m² tem o router principal no último canto da casa e no meio dela eu usava um dir-809 como repetidor 5GHz. Não ficava bom e tinha lugar da casa que o wifi não funcionava.

Por conta disso tinha vontade de montar uma rede mesh, mas o preço sempre me deixou só na vontade mesmo kkkk

Lendo aqui, eu vi a galera falando de wds. Nem sabia o que era e fui dar uma lida. Resultado: comprei um archer c20 para substituir o dir-809 da sala e fiz a ponte wds com meu c7 via 5 GHz. Agora a casa toda pega pelo menos 20 Mb de wifi. No cabo conectado no c20 bate 90 Mb, mais do que o suficiente para o uso da TV.

Então, meu muito obrigado a todos que mencionaram isso!

Obs: o dir-809 já tem um destino em outro lugar.

Galera peguei um twibi Intelbras giga, um módulo só mesmo e melhorou bem o wifi da casa, porém ele é meio burrinho vou para um comodo longe aí funciona no 2.4 e melhorou cerca de 70% o sinal, porém quando vou para perto dele ele não volta pro 5 GHz somente se eu desconectar o wifi do cel e ativar novamente por exemplo, era para ser assim ou dá para mudar isso? Tava pensando que teria q colocar outro módulo mas estou achando que vai funcionar bem com 1 só mesmo.

Galera peguei um twibi Intelbras giga, um módulo só mesmo e melhorou bem o wifi da casa, porém ele é meio burrinho vou para um comodo longe aí funciona no 2.4 e melhorou cerca de 70% o sinal, porém quando vou para perto dele ele não volta pro 5 GHz somente se eu desconectar o wifi do cel e ativar novamente por exemplo, era para ser assim ou dá para mudar isso? Tava pensando que teria q colocar outro módulo mas estou achando que vai funcionar bem com 1 só mesmo.

No fórum da Intelbrás tem uma galera com esse BO, é normal os Twibi's serem mei burros para esse tipo de troca

Chegou a segunda unidade do AX1800

Postado 28/08 chegou hoje 16/09 - R$ 316,48 com uns cupão!

20200916-181200.jpg

Único detalhe que veio com a FW 1.0.506 e não queria parear com o principal, baixei a FW pelo site deles e dei rollback para a 1.0.336 aí foi suavão!

Agora ando pelo barraco inteiro sem problemas de conexão, na parte de trás da casa que precisaria de um terceiro pra ter full speed, mas não é necessário 100Mbps+ ali.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar