[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos SimPos
  • Data de Início Data de Início
Nunca uma conexão wifi será melhor do que uma conexão cabeada. Se puder ligar por cabo, use cabo.
Se precisar de um switch para expandir as portas LAN do M4, faça isso..
Muito obrigado pela ajuda, já comprei os m4 e switch da TP link tbm, quando montar tudo dou feedback aqui kkkk

Montei um rede mesh com AX6000 (principal)+ AX6 (nó mesh) funcionando muito bem. Devido alguns fatores particulares, irei precisar ligar o AX6 nó mesh, diretamente no modem da operadora que não está em bridge ip do modem. Alguém já fez algo parecido e não deu conflito? Se sim, qual o cuidado que devo ter.

Montei um rede mesh com AX6000 (principal)+ AX6 (nó mesh) funcionando muito bem. Devido alguns fatores particulares, irei precisar ligar o AX6 nó mesh, diretamente no modem da operadora que não está em bridge ip do modem. Alguém já fez algo parecido e não deu conflito? Se sim, qual o cuidado que devo ter.
Para o AX6 funcionar em Mesh com o AX6000, você terá que alterar a forma de operação do AX6000 para Wired Relay (modo AP).
Caso contrário, o AX6 não encontraria o IP do AX6000 conectado no roteador da operadora.

Como usuário final (não provedor) devo ativar o IPv6? Como disse o IPv6 não está ativado no modem/roteador da Claro NET. E quanto a segurança?
Há uns anos atrás, quando tinha VIvo, eu desativei pois o IPV6 estava me dando mais problema do que solução.
Hoje na claro ele está ativado. A segurança do IPv6 é muito mais aprimorada que a do IPv4.

Para o AX6 funcionar em Mesh com o AX6000, você terá que alterar a forma de operação do AX6000 para Wired Relay (modo AP).
Caso contrário, o AX6 não encontraria o IP do AX6000 conectado no roteador da operadora.
Mas se eu fizer isso, eu perco o gerenciamento do router Xiaomi AX6000 que é o principal? Pois nesse modo o DHCP é desabilitado do ax6000

Há uns anos atrás, quando tinha VIvo, eu desativei pois o IPV6 estava me dando mais problema do que solução.
Hoje na claro ele está ativado. A segurança do IPv6 é muito mais aprimorada que a do IPv4.
@tecpix
Entendi que vc é cliente Claro NET. Vc tem rede MESH conectada ao roteador da Claro NET? Você colocou a rede MESH em cima da rede Claro NET ou vc colocou o roteador da Claro NET como Bridge?
Grato.

Uma dúvida com deco m4, não tem roteador da empresa de internet só o modem, o primeiro Deco fica em modo router e o segundo em acess point correto?

Mas se eu fizer isso, eu perco o gerenciamento do router Xiaomi AX6000 que é o principal? Pois nesse modo o DHCP é desabilitado do ax6000
Exato.. Caso contrário o AX6 não irá se ligar ao AX6000..

@tecpix
Entendi que vc é cliente Claro NET. Vc tem rede MESH conectada ao roteador da Claro NET? Você colocou a rede MESH em cima da rede Claro NET ou vc colocou o roteador da Claro NET como Bridge?
Grato.
Meu roteador da Net está em Bridge.

Uma dúvida com deco m4, não tem roteador da empresa de internet só o modem, o primeiro Deco fica em modo router e o segundo em acess point correto?
Se quiser montar outra rede só nos M4, sim... O segundo ponto teoricamente entra como AP direto depois de feito Mesh com o pronto principal..
MAs é possível deixar o M4 principal em AP para não criar outra rede e sofrer com DuploNAT. O segundo ponto vai se conectar normalmente ao fazer o Mesh.

Exato.. Caso contrário o AX6 não irá se ligar ao AX6000..

Se quiser montar outra rede só nos M4, sim... O segundo ponto teoricamente entra como AP direto depois de feito Mesh com o pronto principal..
MAs é possível deixar o M4 principal em AP para não criar outra rede e sofrer com DuploNAT. O segundo ponto vai se conectar normalmente ao fazer o Mesh.
Tá deixa eu ver se entendi, pra não ter problema do duplonat tem que deixar os dois dois em acesspoint então, sou meio Noob nessas coisas KKK a conexão é por PPPoE não sei se influencia nisso.

Tá deixa eu ver se entendi, pra não ter problema do duplonat tem que deixar os dois dois em acesspoint então, sou meio Noob nessas coisas KKK a conexão é por PPPoE não sei se influencia nisso.
Sim, quem vai autenticar o PPPoE é o roteador da operadora. Ele também vai gerenciar a sua rede (fornecer IPs, abrir portas, etc).
Seu M4 ficará apenas para servir o Wifi.

É, fudeu. Só sobrou os Deco mesmo.
Mano, desconsidera o que eu disse acima.
Eu estava enfrentando problemas com os COVR´s por causa do cabo de rede, que não estava entregando a banda complera. Não sei se foi mal montado ou quebrou algum fio internamente mas assim que realizei a troca e configurei as undiades, o backhaul com cabo está funcionando perfeitamente, em ambas unidades, entregando a velocidade total contratada.
Acho importante comentar qual foi a solução pois acusei o aparelho erroneamente, tendo em vista que o problemas era o cabo de rede o tempo todo.

depende de um monte de coisa..
O Protocolo AC vai te atender no futuro? Vc pretende ter mais de 350mbps de internet se liga-los por Wifi ou 700mbps de liga-los por cabo?
Vai ter mais de 32 clientes conectados que justifique 512Mb de RAM ao invés de 128 do M4?
Vai ter tanta velocidade e QOS a ponto de precisar de processador quad core ao invés de single core do M4?
A potencia do M9 é de 28,6dBm.. a potencia do M4 é 26,8dBm.. vale a pena investir o triplo do valor pra ter 20% a mais de alcance?

Nossa! Nao sabia q a diferença de alcance do M4 pro M9 era de apenas 20% a mais. pela diferença de preco, imaginava uma diferença de no minimo 50% a mais de alcance pro M9.

@tecpix
Coloquei o meu roteador ARRIS TG1692A v4 em bridge, também.
Assim o HUAWEI WiFi Mesh 3 está como roteador e única rede.
São 2 unidades e está funcionando, porém equipamentos conectados por Wifi no HUAWEI WiFi Mesh 3 as vezes (de tempos em tempos) desconecta e conecta...
Estou testando.

Embora coloquei o ARRIS como Bridged o item:
Configurações do servidor DHCP
Ativar servidor DHCP [X} Está ativado e o DHCP também está ativado no HUAWEI WiFi Mesh 3.
Devo desligar o DHCP no ARRIS?

Nossa! Nao sabia q a diferença de alcance do M4 pro M9 era de apenas 20% a mais. pela diferença de preco, imaginava uma diferença de no minimo 50% a mais de alcance pro M9.
O M9 possui muitos outros benefícios comparado ao M4, como processador QuadCore de 720MHz ao invés de singleCore de 750MHz e 4x mais RAM, 512 contra 128Mb do M4.
O M9 também possui duas redes de 5GHz, uma para servir o Wifi e outra que pode ser usada para se comunicar com a base, sem prejuízo à velocidade maxima dessa banda.
O M4 quando ligado por Wifi ao roteador base, usa metade da velocidade da banda para Wifi e outra para comunicação..

Embora coloquei o ARRIS como Bridged o item:
Configurações do servidor DHCP
Ativar servidor DHCP [X} Está ativado e o DHCP também está ativado no HUAWEI WiFi Mesh 3.
Devo desligar o DHCP no ARRIS?
teoricamente, colocando o Arris em Bridge, todos os ajustes de roteamento são desligados, assim como o Wifi. O Roteador se torna apenas um modem para converter o sinal do coaxial para ethernet.

depende de um monte de coisa..
O Protocolo AC vai te atender no futuro? Vc pretende ter mais de 350mbps de internet se liga-los por Wifi ou 700mbps de liga-los por cabo?
Vai ter mais de 32 clientes conectados que justifique 512Mb de RAM ao invés de 128 do M4?
Vai ter tanta velocidade e QOS a ponto de precisar de processador quad core ao invés de single core do M4?
A potencia do M9 é de 28,6dBm.. a potencia do M4 é 26,8dBm.. vale a pena investir o triplo do valor pra ter 20% a mais de alcance?

Amigo, e qual a potencia do Archer c80 em dbm em relaçao ao deco M4? Sera q o archer c80 é muti superior ao M4 em alcance de cobertura?

Amigo, e qual a potencia do Archer c80 em dbm em relaçao ao deco M4? Sera q o archer c80 é muti superior ao M4 em alcance de cobertura?
não.. é um pouco mais fraco em 2.4 e 5.2.. Só é mais forte (1,1dBm) nos canais 149-161 (5.8GHz)

Frequency RangeDeco M4 mWDeco M4 dBmArcher C80 mWArcher C80 dBm
2.412-2.462 GHz 610 mW27.85571.9 mW27.57
5.18-5.24 GHz 480 mW26.81449.8 mW26.52
5.745-5.825 GHz 500 mW26.99645.7 mW28.10

Jovem @tecpix e amigos.

Coloquei o ARRIS em BRIDGED e o par dos HUAWEI WiFi Mesh 3 estão (como roteadores) funcionando OK. Agradeço MUITO a ajuda.

Duas dúvidas:
  1. O HUAWEI WiFi Mesh 3 SECUNDÁRIO está conectado ao PRIMÁRIO por WIFI. Tenho condições de interligá-los via cabo de rede. Basta conectar o cabo de rede no SECUNDÁRIO ou tenho que reprograma-lo, uma vez que, está conectado por WIFI?

2. Meu PC Desktop está conectado ao PRIMÁRIO via cabo de rede. Mas as vezes quando o PC Desktop volta de repouso/suspensão é como se o cabo estivesse desconectado. Para voltar a funcionar na rede preciso desconectar o cabo e conectar novamente (no PC ou no HUAWEI WiFi Mesh 3). Ou reiniciar o PC Desktop.
    EDIÇÃO: Troquei o cabo de porta e reiniciei o HUAWEI WiFi Mesh 3 e parece que o problema foi RESOLVIDO. A porta anterior está funcionando normal com outro dispositivo, portanto creio que o reinicializar resolveu!
Por favor, alguma orientação?

Última edição:
Boa tarde,

Tenho aprendido bastante aqui no fórum sobre rede mesh, mas antes de comprar os aparelhos para instalar em casa fiquei com uma dúvida:

Moro num sobrado com 50m² em cada andar, mais um quintal de 40m².
Hoje tenho fibra da Unifique de 600 Mega com modem/roteador Multilaser ZTE ZXHN F670L na sala embaixo e levei cabo até o escritório no andar de cima.
Qual seria a melhor solução para ter o máximo de performance nos dois andares e no quintal?

- Manter o roteador ZTE e comprar um bom Access Point para utilizar em cima com o cabo.
- Comprar 2 Deco M5 para criar sub-rede com um M5 embaixo e outro M5 (cabeado) emcima, deixando o ZTE como bridge.
- Outra sugestão?

Desde já, obrigado!

E pelo fato do c80 possuir antenas externas, sera q ele nao consegue atravessar paredes de alvenaria melhor q o Deco M4?
Essa potencia já é com a antena incluída.
Tenho condições de interligá-los via cabo de rede. Basta conectar o cabo de rede no SECUNDÁRIO ou tenho que reprograma-lo, uma vez que, está conectado por WIFI?
Nao uso o sistema da Huawei, mas no caso dos Redmi, eu configurei mesh por Wifi e depois liguei por cabo e na hora ele já identificou a mudança de backhaul.
Mas eu recomendaria ligar por cabo e configuraria novamente.

Hoje tenho fibra da Unifique de 600 Mega com modem/roteador Multilaser ZTE ZXHN F670L na sala embaixo e levei cabo até o escritório no andar de cima.
Qual seria a melhor solução para ter o máximo de performance nos dois andares e no quintal?
Vc pode manter o ZTE como roteador para gerenciar a rede e prover wifi pro andar de baixo e colocar outro AP por cabo em cima para melhorar o alcance, mas cada vez que trocar de andar vai precisar refazer o Wifi, já que não vai acontecer o roaming automatico por não usar Mesh.

Se quiser Mesh, eu colocaria dois Access Points (ou roteadores setados como AP) que fazem Mesh (M4, M5, Xiaomi AX3000, etc) e desligaria o Wifi do ZTE.
Nao ha necessidade de usar um M5, pois ele apenas possui mais processamento que o M4. A nao ser que vc tenha 30 clientes simultaneos consumindo todos seus 600mbps, um M4 já atenderia, principalmente em modo AP.
Vale lembrar que os M4/5 possuem em torno de 500mW em 5.2GHz e os Redmi/XIaomi AX3000 possuem em torno de 800mW..

Vc pode manter o ZTE como roteador para gerenciar a rede e prover wifi pro andar de baixo e colocar outro AP por cabo em cima para melhorar o alcance, mas cada vez que trocar de andar vai precisar refazer o Wifi, já que não vai acontecer o roaming automatico por não usar Mesh.

Se quiser Mesh, eu colocaria dois Access Points (ou roteadores setados como AP) que fazem Mesh (M4, M5, Xiaomi AX3000, etc) e desligaria o Wifi do ZTE.
Nao ha necessidade de usar um M5, pois ele apenas possui mais processamento que o M4. A nao ser que vc tenha 30 clientes simultaneos consumindo todos seus 600mbps, um M4 já atenderia, principalmente em modo AP.
Vale lembrar que os M4/5 possuem em torno de 500mW em 5.2GHz e os Redmi/XIaomi AX3000 possuem em torno de 800mW..
Apenas desligar o Wi-Fi não manteria duplo NAT? Ou na prática é a mesma coisa que deixar o modem/router em bridge?
Obs: eu não jogo, mas trabalhamos home office com videochamada o dia todo.

Obrigado.

Apenas desligar o Wi-Fi não manteria duplo NAT? Ou na prática é a mesma coisa que deixar o modem/router em bridge?
Obs: eu não jogo, mas trabalhamos home office com videochamada o dia todo.

Obrigado.
Sim, manteria. Vc nao estaria desligando o roteadomento do ZTE, apenas a distribuição Wifi. Por isso comentei de deixar os ptos mesh em modo AP.
Colocando em Bridge, vc desliga tudo de roteamento e torna o ZTE um modem.

Galera eu provavelmente terei que trocar minha rede Mesh aqui... sei lá o q tem acontecido mas ta muito instável... primeiro a questão do app que não reconhece a rede, segundo que o MW6 q é o principal vira e mexe trava... ai tenho que desligar e ligar ele... e nos MW3 to tendo muita queda de velocidade... tem dia que dos 300mb eu tenho 260... ai do nada cai pra 50.

Eu vi os Xiaomi AX3000 mas to pensando se primeiro... ao importar se atualmente a Anatel ta barrando eles... ou se tento pegar uns Deco M4... atualmente como falei tenho 300mb de internet... mas claro queria já pensar na possibilidade de 1gb... os M4 me serviriam bem? ou arrisca logo ir com o AX3000?

Só pra ter ideia hoje eu uso aqui um MW6 da Tenda central, no meu quarto (que fica bem no meio da casa) e um MW3 na sala, onde uso o cabo de rede que sai dele pra ligar em um raspberry (por wifi não fica bom, tem que ser cabeado) e tem outro MW3 no quarto do lado, embora eu acredite que nos quartos não precise de um, dependendo da potencia do central aqui.

Galera eu provavelmente terei que trocar minha rede Mesh aqui... sei lá o q tem acontecido mas ta muito instável... primeiro a questão do app que não reconhece a rede, segundo que o MW6 q é o principal vira e mexe trava... ai tenho que desligar e ligar ele... e nos MW3 to tendo muita queda de velocidade... tem dia que dos 300mb eu tenho 260... ai do nada cai pra 50.

Eu vi os Xiaomi AX3000 mas to pensando se primeiro... ao importar se atualmente a Anatel ta barrando eles... ou se tento pegar uns Deco M4... atualmente como falei tenho 300mb de internet... mas claro queria já pensar na possibilidade de 1gb... os M4 me serviriam bem? ou arrisca logo ir com o AX3000?

Só pra ter ideia hoje eu uso aqui um MW6 da Tenda central, no meu quarto (que fica bem no meio da casa) e um MW3 na sala, onde uso o cabo de rede que sai dele pra ligar em um raspberry (por wifi não fica bom, tem que ser cabeado) e tem outro MW3 no quarto do lado, embora eu acredite que nos quartos não precise de um, dependendo da potencia do central aqui.
Se pegar os M4 e interliga-los por Wifi, sua velocidade máxima não será maior que 350mbps reais, ou 433mbps teóricos por stream, por que o M4 vai usar metade da banda (uma das duas streams) para se comunicar com a base a outra metade pra se comunicar com os clientes.
Já no AX3000, essa velocidade pode chegar nos 600mbps teóricos, uns 450mbps na prática por cada stream (ambos possuem duas streams).

Se quiser montar mesh para 1gbps, vai precisar cabear os pontos ou pelo menos colocar um roteador 4x4 (4 streams) como um AX6S..

Users who are viewing this thread

Voltar