[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos SimPos
  • Data de Início Data de Início
Alguém que tenha o twibi giga+ e que use VPN?
As vezes preciso me conectar em uma VPN para fazer algumas coisas e notei que a navegação para esses serviços ficava bem ruim, pensei que era o provedor de VPN mas ai fiz um teste e me conectei no Wifi que vem direto no modem da operadora e ele ficou bem melhor.
Infelizmente não consigo fazer um ping mas fiz um teste na porta 80.

Pelo modem da oi:

Connecting to xxxxxxxxxxx:80 (warmup): from xxxxxxx:44005: 213.11ms
Connecting to xxxxxxxxxxx:80: from xxxxxxx:44006: 210.08ms
Connecting to xxxxxxxxxxx:80: from xxxxxxx:44007: 213.64ms
Connecting to xxxxxxxxxxx:80: from xxxxxxx:44008: 209.50ms
Connecting to xxxxxxxxxxx:80: from xxxxxxx:44010: 212.91ms
Connecting to xxxxxxx:80 (warmup): from xxxxxxx:44019: 210.54ms
Connecting to xxxxxxx:80: from xxxxxxx:44020: 210.49ms
Connecting to xxxxxxx:80: from xxxxxxx:44021: 216.84ms
Connecting to xxxxxxx:80: from xxxxxxx:44022: 213.68ms
Connecting to xxxxxxx:80: from xxxxxxx:44023: 215.70ms

Pelo wifi do Twibi:
Connecting to xxxxxxx:80 (warmup): from xxxxxxx: 216.40ms
Connecting to xxxxxxx:80: from xxxxxxx:44271: 214.33ms
Connecting to xxxxxxx:80: from 0.0.0.0:44272:
This operation returned because the timeout period expired.
Connecting to xxxxxxx:80: from xxxxxxx:44273: 217.10ms
Connecting to xxxxxxx:80: from xxxxxxx:44276: 216.83ms
Connecting to xxxxxxx:80 (warmup): from xxxxxxx:44285: 214.29ms
Connecting to xxxxxxx:80: from 0.0.0.0:44286:
Connecting to xxxxxxx:80: from xxxxxxx:44289: 1229.63ms
Connecting to xxxxxxx:80: from 0.0.0.0:44291:
Connecting to xxxxxxx:80: from xxxxxxx:44295: 300.84ms

Alguém já viu isso?

Quando meço velocidade e outros serviços pelo twibi tudo parece normal
Opa amigo, também tenho o Giga+, tenho o mesmo setup que você disse num comentário anterior (com a adição de um "dumb" switch entre os 2 Twibis) e fiz aqui um teste no PC ligado na LAN, fazendo um ping láaaa na Islândia (servidor do EVE Online). Minha VPN é a Mullvad. Resultado normal.

s/ VPN
Disparando 87.237.38.2 com 32 bytes de dados:
Resposta de 87.237.38.2: bytes=32 tempo=244ms TTL=239
Resposta de 87.237.38.2: bytes=32 tempo=245ms TTL=239
Resposta de 87.237.38.2: bytes=32 tempo=246ms TTL=239
Resposta de 87.237.38.2: bytes=32 tempo=243ms TTL=239

com VPN
Disparando 87.237.38.2 com 32 bytes de dados:
Resposta de 87.237.38.2: bytes=32 tempo=236ms TTL=240
Resposta de 87.237.38.2: bytes=32 tempo=235ms TTL=240
Resposta de 87.237.38.2: bytes=32 tempo=240ms TTL=240

resultado do speedtest conectado na VPN. Uso FTTH aqui da região de BH 300/150, mas normalmente vem uns 15% a mais.

Inclusive vi seu relato deles se conectarem por Wifi mesmo estando cabeado, e eu também estou quase trocando eles por outra solução. Pra usuário leigo eles atendem mas tem suas esquisitices, só a limitação de clientes na rede 5 GHz (que eu só descobri na prática) já me desanimaram com o produto.

Inclusive estou aceitando sugestões de outros aparelhos Mesh antes que eu chute o balde e compre um roteador x86 no Ali + 2 AP pra passar raiva configurando o openWRT/pfsense

Hoje eu tenho 300MB da VIVOFIBRA, no momento me atende muito bem essa velocidade
Então vale pegar um M4 por 1/3 do preço..

mas no futuro a gente sabe que isso vai mudar e a tendência é aumentar cada vez mais
Então não vale pegar nada AC e vale mais partir pra AX..
Se quiser um sistema leve, simples, robusto, com bom alcance e barato, recomendo olhar os roteadores AX da Xiaomi/Redmi..
Da pra pegar um par de AX3000 por menos de R$600..

Opa amigo, também tenho o Giga+, tenho o mesmo setup que você disse num comentário anterior (com a adição de um "dumb" switch entre os 2 Twibis) e fiz aqui um teste no PC ligado na LAN, fazendo um ping láaaa na Islândia (servidor do EVE Online). Minha VPN é a Mullvad. Resultado normal.

Nesse seu caso você consegue ver se o tráfego está passando pela vpn? Aqui tenho uma rota default que ao conectar nela tudo vai para o túnel.

Eu também estou pensando seriamente em trocar por uma outra solução mas fui olhar os preços dos unifi e dei uma desanimada, Xiaomi já usei (sem mesh) e também senti que ele tem poucas ou nenhuma configuração avançada.

Inclusive vi seu relato deles se conectarem por Wifi mesmo estando cabeado

Aqui quando sinto a velocidade ruim, 99% das vezes ele conectou o mesh no wifi e eu tenho que reiniciar eles.

O que me deixa p. da vida é que nos aplicativos eu tenho uma grande lentidão ao carregar as coisas, reddit/twitter é impossível assistir algum video, tenho que ficar trocando para o 4g ou conectar no modem da OI.

Aqui um teste que acabei de fazer conectado no twibi secundário que está na minha frente:

zFpm9wa.png

E o status no app do twibi:

Wn2Sf4D.png

E um teste no modem da OI que está lá na sala:

qxNo0PR.png

Nesse seu caso você consegue ver se o tráfego está passando pela vpn? Aqui tenho uma rota default que ao conectar nela tudo vai para o túnel.

Eu também estou pensando seriamente em trocar por uma outra solução mas fui olhar os preços dos unifi e dei uma desanimada, Xiaomi já usei (sem mesh) e também senti que ele tem poucas ou nenhuma configuração avançada.

Consigo sim, no tracert aparece direitinho. Sem VPN o pacote dá umas voltas em IPs diferentes até aparecer nos EUA. Via VPN ele bate em alguns lugares em SP antes de ir pros EUA.

Aqui quando sinto a velocidade ruim, 99% das vezes ele conectou o mesh no wifi e eu tenho que reiniciar eles.

O que me deixa p. da vida é que nos aplicativos eu tenho uma grande lentidão ao carregar as coisas, reddit/twitter é impossível assistir algum video, tenho que ficar trocando para o 4g ou conectar no modem da OI.

Seria cômico se não fosse trágico, fui conferir aqui e o meu também está conectado via Wi-Fi. Firmware 1.0.17. Reiniciei 5x e continua assim. Cheguei a ligar o gateway primeiro, esperar uns minutos e ligar o do quarto. Mesma coisa.

h13MVY1.png

Por curiosidade, meus pais tem um Giga (sem mais), firmware 1.1.9. Dei uma passadinha lá e estava funcionando o backhaul normalmente.

Fagdb7W.png

Pior que eu nem quero ou preciso de uma solução pesada, não manjo muito de redes, só o básico mesmo... Apesar que seria bacana de ter a opção de colocar a VPN direto no roteador. Mas só quero uma coisa que eu não precise ficar vigiando todo dia pra saber se está funcionando 100%. Outro bug que tem acontecido comigo, dependendo de qual cliente eu renomeio no app, ele começa a nomear todos com este nome, e só volta ao normal resetando.

Já bastava a digníssima aqui em casa reclamando da velocidade antes de ter que atravessar parede e prender cabo de rede pra fazer o backhaul. Enfim, vou acabar comprando um Deco M4 ou um Covr AC1200, se um deles reconhecer o backhaul já valeu MUITO a compra.

Consigo sim, no tracert aparece direitinho. Sem VPN o pacote dá umas voltas em IPs diferentes até aparecer nos EUA. Via VPN ele bate em alguns lugares em SP antes de ir pros EUA.

Seria cômico se não fosse trágico, fui conferir aqui e o meu também está conectado via Wi-Fi. Firmware 1.0.17. Reiniciei 5x e continua assim. Cheguei a ligar o gateway primeiro, esperar uns minutos e ligar o do quarto. Mesma coisa.

h13MVY1.png

Por curiosidade, meus pais tem um Giga (sem mais), firmware 1.1.9. Dei uma passadinha lá e estava funcionando o backhaul normalmente.

Fagdb7W.png

Pior que eu nem quero ou preciso de uma solução pesada, não manjo muito de redes, só o básico mesmo... Apesar que seria bacana de ter a opção de colocar a VPN direto no roteador. Mas só quero uma coisa que eu não precise ficar vigiando todo dia pra saber se está funcionando 100%. Outro bug que tem acontecido comigo, dependendo de qual cliente eu renomeio no app, ele começa a nomear todos com este nome, e só volta ao normal resetando.

Já bastava a digníssima aqui em casa reclamando da velocidade antes de ter que atravessar parede e prender cabo de rede pra fazer o backhaul. Enfim, vou acabar comprando um Deco M4 ou um Covr AC1200, se um deles reconhecer o backhaul já valeu MUITO a compra.
Mano, se for usar o Covr com Backhaul cabeado foge dele!! Tô com uma dor de cabeça tremenda com ele por causa disso e descobrir que ele mesmo cabeado, a unidade principal com a secundária, ele fica tentando conectar uma unidade com a outra via wifi. Quando ele consegue realizar a sincronia dá loop na rede, todos os aparelhos são desconectados e ele não reconhece mais senha nenhuma. Só volta a funcionar quando retira o cabo.

Mano, se for usar o Covr com Backhaul cabeado foge dele!! Tô com uma dor de cabeça tremenda com ele por causa disso e descobrir que ele mesmo cabeado, a unidade principal com a secundária, ele fica tentando conectar uma unidade com a outra via wifi. Quando ele consegue realizar a sincronia dá loop na rede, todos os aparelhos são desconectados e ele não reconhece mais senha nenhuma. Só volta a funcionar quando retira o cabo.
É, fudeu. Só sobrou os Deco mesmo.

Já ouvi relatos desse problema nos Twibi da Intelbras

Última edição:
Pessoal, o meu provedor novo instalou um Huawei AX2 como router pra fibra, e o mesmo tem um sisteminha bem bacana e tal, já pronto pro mesh.

Alguma recomendação de outros produtos pra fazer um mesh bacana aqui? Já sei mais ou menos onde ficariam as outras duas unidades, só não sei decidir se mantenho o mesh da huawei, ou se é preferivel ir pra um tplink ou intelbras

Pior que quase não tem informação na internet sobre os problemas do COVR, fora uns fóruns gringos, e a assistência parece não entender nada do produto.
Tem um post que abrir em outro fórum tentando achar uma solução e não consegui nada. Compra COVR da D-Link é jogar dinheiro fora.

Alguma recomendação de outros produtos pra fazer um mesh bacana aqui?
Eu particularmente me manteria no mesmo ecosistema da Huawei, que até onde eu sei é estável e robusto. Não posso garantir sobre o alcance, pois não conheço o produto.
Acredito que vc consiga montar Mesh com outro AX2 da mesma região que esse que lhe foi fornecido.

Provavelmente sairá mais barato que outras soluções Mesh AX disponíveis no mercado, visto quem um AX2 costuma sair por menos de R$300 no ML..

Pior que quase não tem informação na internet sobre os problemas do COVR, fora uns fóruns gringos, e a assistência parece não entender nada do produto.
Tem um post que abrir em outro fórum tentando achar uma solução e não consegui nada. Compra COVR da D-Link é jogar dinheiro fora.

Já tive um roteador DIR-842 da D-Link que deu problema e precisei do suporte. Passei quase 20 dias tentando ao menos que endentessem do problema (firmware com problema no NAT loopback) e somente um atendente sabia sobre o assunto. Tiveram dois atendentes que me perguntaram se eu comprei o produto no Brasil mesmo eu tendo enviado a nota fiscal na abertura do RMA. Surreal a inexperiência do suporte D-Link. A raiva foi tão grande que me desfiz dele.

Passei a usar apenas produtos TP-Link porque tem um suporte muito melhor. Atualmente uso duas unidades do Deco X60.

Pessoal, bom dia.
Me ajudem quem puder por favor...
Tenho um AX3 pro (A) como roteador principal, e mais dois ax3 "convencionais" (B)-(C), os quais estes estou tentando conectar via mesh ao principal via wifi....
Acontece que quando eu conecto o ax3 (B) e o ax3 (C) ao ax3 pro (A) (sincronizando apertando o botão H), eles puxam as configurações do pro (A) e passam a ter internet normalmente, porem o nome da rede os dois convencionais (B)-(C) não puxam, eles criam outro nome de rede com os respectivos modelos deles, e ainda por cima rede aberta... já tentei configurá-los via app al life da huawei, mas aparece o erro falha ao conectar. E pelo site tentei acessá-los com a senha de administrador do ax3 pro (A) mas sem sucesso tambem.
Tentei como alternativa configurá-los como repetidor de sinal, e até da certo, mas somente quando apenas um está ligado (B) ou (C) repetindo o sinal do pro (A)... Por exemplo, quando eu ligo primeiro o ax3 (B) ele funciona normalmente repetindo o sinal do (A), mas quando eu ligo o ax3 (C), o ax3 (B) para de funcionar e o (C) funciona normalmente, talvez gerando conflito ?
Alguem poderia me ajudar ?

Boa noite.
Estou precisando de uma ajuda para configurar adequadamente a minha rede:
1) Tenho um modem/roteador da NET ARRIS TG1692A v4,
2) Tenho um par de HUAWEI WiFi Mesh 3,
3) Tenho um roteador TP-LINK AC1750 C7 V2.
Objetivo: Distribuir a rede apenas com os Huawei HUAWEI WiFi Mesh 3.
A) Como devo configurar o modem/roteador da NET? Hoje está com o Modo NAT como RoutedWithNAT, com a faixa de IP 192.168.0.1 ... . Não vou usar o WIFI.
B) O Huawei HUAWEI WiFi Mesh 3 está com a faixa de IP 192.168.3.1 ... .
C) O TP-LINK AC1750 C7 V2 só vou usá-lo pois tem duas entradas USB com HDs. Não vou usar o WIFI. Gostaria de usá-lo como access point com conexões via cabo.
Grato.

Última edição:
Olá galera, tenho um Archer C6 v2 e o sinal no segundo andar nas extremidades é fraco estava pensando em usar um repetidor de sinal dual band da TP link tbm, mas pelo preço já é metade do valor de um par de Deco m4, aí fico na dúvida de qual compensa ir, o sinal dos M4 são mais fortes tbm né?

Boa noite.
Estou precisando de uma ajuda para configurar adequadamente a minha rede:
1) Tenho um modem/roteador da NET ARRIS TG1692A v4,
2) Tenho um par de HUAWEI WiFi Mesh 3,
3) Tenho um roteador TP-LINK AC1750 C7 V2.
Objetivo: Distribuir a rede apenas com os Huawei HUAWEI WiFi Mesh 3.
A) Como devo configurar o modem/roteador da NET? Hoje está com o Modo NAT como RoutedWithNAT, com a faixa de IP 192.168.0.1 ... . Não vou usar o WIFI.
B) O Huawei HUAWEI WiFi Mesh 3 está com a faixa de IP 192.168.3.1 ... .
C) O TP-LINK AC1750 C7 V2 só vou usá-lo pois tem duas entradas USB com HDs. Não vou usar o WIFI. Gostaria de usá-lo como access point com conexões via cabo.
Grato.
Você está com duas redes (uma dentro da outra).

Ou você colocar os Huawei em modo AP e dessa forma sua rede fica sendo gerenciada pelo Arris;
Ou coloca o Arris em Bridge e controla sua rede pelo Huawei. Mas todas as portas LAN do Arris exceto a que liga o Huawei deverão ser plugadas no Huawei ou TP-Link em modo AP.

A sim, o TP-Link deve ficar em modo Access Point para não criar outra rede dentro da rede do Arris.

Olá galera, tenho um Archer C6 v2 e o sinal no segundo andar nas extremidades é fraco estava pensando em usar um repetidor de sinal dual band da TP link tbm, mas pelo preço já é metade do valor de um par de Deco m4, aí fico na dúvida de qual compensa ir, o sinal dos M4 são mais fortes tbm né?
Eu não curto usar repetidores. Eu prefiro usar Mesh.
O M4 tem potencia de 480mW em 5.2GHz.. O C6 tem ~200mW nessa mesma banda.

Só recomendo planejar bem os pontos de instalação dos M4, principalmente se for conectar por Wifi.. é preciso colocar os pontos em locais que o Wifi ainda é forte.

Ou você colocar os Huawei em modo AP e dessa forma sua rede fica sendo gerenciada pelo Arris;
Estou com os Huawei em modo AP. O Principal ligado ao modem/roteador da Claro NET com cabo e o Secundário ligado ao Principal via WIFI e tenho a possibilidade de ligar os dois via cabo.
Ou coloca o Arris em Bridge e controla sua rede pelo Huawei. Mas todas as portas LAN do Arris exceto a que liga o Huawei deverão ser plugadas no Huawei ou TP-Link em modo AP.
Por enquanto vou deixar como APs. Essa opção tem melhor performance que a citada anteriormente ou não faz diferença, se os Huawei's estão como AP ou Roteador?
A sim, o TP-Link deve ficar em modo Access Point para não criar outra rede dentro da rede do Arris.
Sim, está como AP via cabo com o Arris. Inclusive desativei os WIFIs do Arris e gostaria de desativar os WIFIs do TP-LINK AC1750 C7 V2, mas estou com uma pequena dificuldade. No TP-LINK AC1750 C7 V2 não tem como desativar pela configuração é uma chavinha que fica atrás do TP-LINK AC1750 C7 V2 e está meio que emperrada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@tecpix
Grato pela sua atenção para a minha mensagem e seus comentários me ajudaram.

Você está com duas redes (uma dentro da outra).

Eu não curto usar repetidores. Eu prefiro usar Mesh.
O M4 tem potencia de 480mW em 5.2GHz.. O C6 tem ~200mW nessa mesma banda.

Só recomendo planejar bem os pontos de instalação dos M4, principalmente se for conectar por Wifi.. é preciso colocar os pontos em locais que o Wifi ainda é forte.
Imaginei que seria mais potente, diferença gritante em kkk, provavelmente vou passar o cabo, uma dúvida cabo de rede pode fazer curva a 90 graus muito fechadas?

Imaginei que seria mais potente, diferença gritante em kkk, provavelmente vou passar o cabo, uma dúvida cabo de rede pode fazer curva a 90 graus muito fechadas?
cabo de rede não é mangueira.. :bem:

Pode ficar em curva de 90graus.. mas passar pela curva pode romper o cabo..

Essa opção tem melhor performance que a citada anteriormente ou não faz diferença, se os Huawei's estão como AP ou Roteador?
Depende.. Deixar o roteador da operadora em Bridge irá trazer todo o processamento para os Huawei.

O que eu costumo fazer é ver qual roteador tem maior poder de processamento e deixo ele roteando..

Exemplo: Meu CBN ch8568 tem CPU Dual Core Intel de 2.5GHz e meu Redmi AX6 tem cpu quadcore de 1.4GHz. Minha internet ta batendo uns 800mbps.. Então eu preferi deixar o CBN em bridge e fazer o processamento no AX6.

Última edição:
cabo de rede não é mangueira.. :bem:

Pode ficar em curva de 90graus.. mas passar pela curva pode romper o cabo..

Depende.. Deixar o roteador da operadora em Bridge irá trazer todo o processamento para os Huawei.

O que eu costumo fazer é ver qual roteador tem maior poder de processamento e deixo ele roteando..

Exemplo: Meu CBN ch8568 tem CPU Dual Core Intel de 2.5GHz e meu Redmi AX6 tem cpu quadcore de 1.4GHz. Minha internet ta batendo uns 800mbps.. Então eu preferi deixar o CBN em bridge e fazer o processamento no AX6.
Entendi kkkkk, muito obrigado, uma última dúvida cabo cat6?

Entendi kkkkk, muito obrigado, uma última dúvida cabo cat6?
Nao precisa.. Um Cat5e bem feito (como o SohoPlus da Furukawa) pode carregar 1gbps por até 100 metros modulando a 100mhz.
Cat6 é para 10gbps por 50 metros modulando a 250MHz. Cat6a é para 10gbps por 100 metros a 500MHz.

*Errata: Cat6a carrega 10gbps a 100 metros, não 100gbps.

Última edição:
Nao precisa.. Um Cat5e bem feito (como o SohoPlus da Furukawa) pode carregar 1gbps por até 100 metros modulando a 100mhz.
Cat6 é para 10gbps por 50 metros modulando a 250MHz. Cat6a é para 100gbps por 100 metros a 500MHz.
Entendi, muito obrigado pelas dicas 🙃.

Mais uma duvida kkkkk um deco vai ficar do lado do pc uso adaptador wifi usb Archer T4U ou compro um switch?

acho que vou de switch mesmo mais barato kkkk

Na verdade o T3U mas dependo do preço pode ser o melhor.

Última edição:
Mais uma duvida kkkkk um deco vai ficar do lado do pc uso adaptador wifi usb Archer T4U ou compro um switch?

acho que vou de switch mesmo mais barato kkkk

Na verdade o T3U mas dependo do preço pode ser o melhor.
Nunca uma conexão wifi será melhor do que uma conexão cabeada. Se puder ligar por cabo, use cabo.
Se precisar de um switch para expandir as portas LAN do M4, faça isso..

Users who are viewing this thread

Voltar