[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos SimPos
  • Data de Início Data de Início
Valeu pelo relato! No fim, é só minha mãe que mora lá, tanto que eu nem aumentei a internet que tem la (acho que nem tem 100MB). No fim, ela só usa pra ver Youtube/Streaming/Alexa/coisas básicas, então se a conexão se mantiver estável, mesmo que em velocidade mais baixa, é o que importa.

Vi bastante gente comentando sobre os AX3000, acho que vou fazer o teste e comprar três de uma vez, e usar eles como Access Point, desligando o wifi do roteador da Claro.
Eu sinceramente gostei bastante dele, e achei bem bonito Ele é um tipo de monolito preto em pé... bem estiloso hehehehe... agora pelo mesmo preço tem o (AX6S? acho q era esse) que se não me engano é mais forte , tem 4x4 de linhas e garantiria mais internet ainda, por basicamente o mesmo preço, mas eu particularmente achei ele muito feio, pq é um trambolho enorme com um monte de antena, que pelo menos pra mim não curti pra deixar na sala por exemplo hehehehe

Só tem outro detalhe desse AX3000 da Xiaomi... ele tem a versão Global e a Chinesa... e a Chinesa é mais potente pelo que dizem... eu preferi comprar a Global pq né, num tava afim de ficar recorrendo a tradução de página web e ficar decorando pictograma no app hahaaha... mas quem não liga ele vale mais a pena... e acha até um pouquinho mais barato

Ah, nisso eu quero pegar só os "tijolinhos" Mesh mesmo, nada de antenas.

Pessoal, por favor,
Alguém recomenda alguma empresa de soluções de TI residencial em SP capital?
Cabeamento, mesh etc?

Alias, ontem apareceu um cara vendendo um AX3000 no ML, usado, comprado em Dezembro, aceitou vender por 400 conto... ai acabei abraçando hehehe... pq primeiro que ta dificil de achar versão Global com 1 unidade pra venda (só tem o pack com 2)... e segundo que o Chines mesmo o mais barato que achei foi 320 conto... ou seja... por 80 conto a mais só já pego aqui, sem correr risco de taxa e Global :vish:

Assim já coloco ele no quarto do lado e resolvo de vez o problema do sinal ruim no outro quarto heheehe

Galera, podem me ajudar. Acabei de contratar um plano Claro fibra de 1gb estou me mudando essa semana.
A situação é 1 AP de 73 m² duplex, metade em cima metade em baixo. A claro vai instalar um ponto extra de internet, ponto ultra algo asism que eles chamam.

Para ter internet boa para trabalhar tanto em cima como em baixo vou precisar de um ponto de wifi em cada andar, correto? Qual a melhor opção:

1. Aposentar o roteador da Claro e ligar dois Mesh por cabo?
  2. Aproveitar o roteador da claro e ligar um segundo AP no roteador da claro ?, Existe a opção desse AP só expandir a rede do principal, sem precisar que setar nome e senha igual.
  3. Ou outra solução que não tenha vindo a mim haha

Bom... chegou o meu terceiro AX3000, coloquei no quarto ao lado e como pensei que poderia de fato acontecer ao pendurar mais um por Wifi... tive uma pequenissima queda de velocidade... dos 305mb que pega no quarto central onde ta o roteador como gateway, em ambos das pontas a velocidade chega em 290mb... muuuito longe de ser ruim, afinal onde antes chegava uns 130 meio instável e nos piores cenários caia pra 60, agora pelo menos na maioria das vezes fica nos 290... no pior cenário onde antes ficava com 60 agora chega 230... então por hora ta excelente! Mas já deu pra entender que futuras velocidades maiores provavelmente terei perdas bem grandes

Obs.: Cheguei a testar com 160mhz de banda... ele ganha ai uns 20 mb em média nos lugares mais fracos... mas o sinal mesmo cai bem e não sei se ele fica estável... talvez teste melhor depois e se ninguem ficar com sinal instável eu deixe em 160mhz mesmo... senão seguimos em 80mhz q ta ótimo

Galera, podem me ajudar. Acabei de contratar um plano Claro fibra de 1gb estou me mudando essa semana.
A situação é 1 AP de 73 m² duplex, metade em cima metade em baixo. A claro vai instalar um ponto extra de internet, ponto ultra algo asism que eles chamam.

Para ter internet boa para trabalhar tanto em cima como em baixo vou precisar de um ponto de wifi em cada andar, correto? Qual a melhor opção:

1. Aposentar o roteador da Claro e ligar dois Mesh por cabo?
  2. Aproveitar o roteador da claro e ligar um segundo AP no roteador da claro ?, Existe a opção desse AP só expandir a rede do principal, sem precisar que setar nome e senha igual.
  3. Ou outra solução que não tenha vindo a mim haha
Se a ideia é apenas ter uma internet boa no segundo andar, não precisaria usar Mesh.. Apenas um AP ja te supriria..
MAs se quiser conexão automatica entre o andar de cima e de baixo (fast roaming), só com Mesh..
Eu uso o roteador da claro em bridge com um AX6 fazendo a conexão, e um AX5 ligado por cabo no outro andar pra fornecer internet nesse andar.. bato 600mbps nos dois andares sem precisar reconectar no AP de cada andar..

Se a ideia é apenas ter uma internet boa no segundo andar, não precisaria usar Mesh.. Apenas um AP ja te supriria..
MAs se quiser conexão automatica entre o andar de cima e de baixo (fast roaming), só com Mesh..
Eu uso o roteador da claro em bridge com um AX6 fazendo a conexão, e um AX5 ligado por cabo no outro andar pra fornecer internet nesse andar.. bato 600mbps nos dois andares sem precisar reconectar no AP de cada andar..
Entendi, jeito vai ser investir em um kit mesh. Imagino que um simples dê conta aqui. Eu vou tirar em um andar e a mulher no outro, ambos home office.

Aí ideia é não prejudicar ngm com a falta de Internet haha. Vou ver se tem algum rodedor sobrando enquanto escolho uma dupla mesh ( a mudança de rede automática ia ser bem prática)

Alguém saberia me dizer se hoje(2023) é possível formar uma rede mesh entre dois aparelhos de fabricantes diferentes:
Roteador Huawei(WS7000 AX2s)
b5c52f_3bff76e3a53e4298a7ed45530abe4aff~mv2.png

e

Xiaomi
(AC1200 Mi WiFi Range Extender)
124349.jpg

***Ambos Global version

????

Última edição:
Pessoal boa noite. Estou atrás de colocar uma rede mesh aqui em casa, pois tenho Vivo Fibra de 200mb e pega muito mal nos lugares da casa afastados do roteador. E além disso, o roteador da própria Vivo está em um lugar muito ruim para propagar o sinal. Dando uma lida nesse tópico, resolvi partir para um par de Xiaomi AX3000, o que já me deixaria preparado para um eventual upgrade no plano de internet. O par deve suprir uma casa de 240 m2? Uma observação a ser feita é que não terei como ligar eles por cabo. Somente do roteador da Vivo a um deles por cabo, e o outro seria WiFi mesmo.

Outra pergunta, não poderei usar o roteador da Vivo em modo bridge, pois perde a TV? É isso mesmo? Roteador da Vivo aqui é o Askey RTF3507VW-N1. Como deve ser feita a ligação?

Como está a situação da compra destes roteadores Xiaomi no Aliexpress com a alfândega aqui? Loteria??

Agradeço quem puder ajudar, valeeeeuu!!

Pessoal boa noite. Estou atrás de colocar uma rede mesh aqui em casa, pois tenho Vivo Fibra de 200mb e pega muito mal nos lugares da casa afastados do roteador. E além disso, o roteador da própria Vivo está em um lugar muito ruim para propagar o sinal. Dando uma lida nesse tópico, resolvi partir para um par de Xiaomi AX3000, o que já me deixaria preparado para um eventual upgrade no plano de internet. O par deve suprir uma casa de 240 m2? Uma observação a ser feita é que não terei como ligar eles por cabo. Somente do roteador da Vivo a um deles por cabo, e o outro seria WiFi mesmo.

Outra pergunta, não poderei usar o roteador da Vivo em modo bridge, pois perde a TV? É isso mesmo? Roteador da Vivo aqui é o Askey RTF3507VW-N1. Como deve ser feita a ligação?

Como está a situação da compra destes roteadores Xiaomi no Aliexpress com a alfândega aqui? Loteria??

Agradeço quem puder ajudar, valeeeeuu!!
Tem um relato meu usando o AX3000 um pouco pra trás aí…antes usava 2 e agora uso 3… e gosto bastante! E tbm estão somente via Wi-Fi aqui.

Quanto as questões do Ali por enquanto ainda tá loteria, os meus passaram batido maaaaas ainda podem tacar ou barrar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém saberia me dizer se hoje(2023) é possível formar uma rede mesh entre dois aparelhos de fabricantes diferentes:
b5c52f_3bff76e3a53e4298a7ed45530abe4aff~mv2.png

e

Xiaomi
124349.jpg

***Ambos Global version

????
Se não me engano até existe aí um protocolo que seria meio open source pra interligar marcas diferentes em mesh, mas acho q são pouquíssimos os que possuem ele… até mesmo dentro da mesma marca não se garante… vários funcionam somente dentro das próprias séries… e alguns até mesmo só se for por exemplo Global com global e chinês com chinês

Tem um relato meu usando o AX3000 um pouco pra trás aí…antes usava 2 e agora uso 3… e gosto bastante! E tbm estão somente via Wi-Fi aqui.

Quanto as questões do Ali por enquanto ainda tá loteria, os meus passaram batido maaaaas ainda podem tacar ou barrar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se não me engano até existe aí um protocolo que seria meio open source pra interligar marcas diferentes em mesh, mas acho q são pouquíssimos os que possuem ele… até mesmo dentro da mesma marca não se garante… vários funcionam somente dentro das próprias séries… e alguns até mesmo só se for por exemplo Global com global e chinês com chinês
Show, vou segurar mais um pouco e comprar do mesmo fabricante e um melhor.

Galera, estou precisando comprar um roteador porque meu AX1800 tá de putaria aqui e eu nem quero resolver, quero só tacar na casa d%@*%@*%@.

Eu não vou importar outro, aí estava pensando em pegar o Kit de 2 TP-Link Deco M4. Aí queria saber se tá valendo a pena? Ambos seriam conectados por cabo, um ao lado do modem da vivo, outro no quarto do outro lado da casa, onde fica uma TV LG e um aparelho IPTV.

Minha dúvida é: meu PC fica conectado direto ao modem por cabo, assim como outro PC da casa. Minha ideia seria desativar o Wi-Fi do modem da vivo e deixar ele passando só internet por cabo. Eu teria que colocá-lo em modo bridge? Não daria algum problema? E o segundo M4 poderia ser conectado por cabo pela saída que tem no primeiro M4?

Seria assim:
55Ccgat.png

2 PCs e 2 M4 conectados no modem da Vivo, o resto por Wi-Fi através dos M4

Galera, estou precisando comprar um roteador porque meu AX1800 tá de putaria aqui e eu nem quero resolver, quero só tacar na casa d%@*%@*%@.

Eu não vou importar outro, aí estava pensando em pegar o Kit de 2 TP-Link Deco M4. Aí queria saber se tá valendo a pena? Ambos seriam conectados por cabo, um ao lado do modem da vivo, outro no quarto do outro lado da casa, onde fica uma TV LG e um aparelho IPTV.

Minha dúvida é: meu PC fica conectado direto ao modem por cabo, assim como outro PC da casa. Minha ideia seria desativar o Wi-Fi do modem da vivo e deixar ele passando só internet por cabo. Eu teria que colocá-lo em modo bridge? Não daria algum problema? E o segundo M4 poderia ser conectado por cabo pela saída que tem no primeiro M4?

Seria assim:
55Ccgat.png

Olá, o modem da vivo pode sim, ficar em bridge desde que vc não tenha tv da vivo. Daí o primeiro nó faz a discagem pppoe e o segundo só transmite o sinal. Também estou refazendo minha rede mesh aqui de casa. Comprei dois Redmi Ax3000 (um ja chegou e tem um mega sinal) e quando tiver os 2 ambos serão ligados por cabo entre si e o primeiro nó ligarei por cabo ao modem da net/Claro com o mesmo estando em bridge.

Seria assim:
55Ccgat.png

Só complementando o que o Alessandro disse... vc pode por em bridge sim o modem, mas não é obrigatório... eu mesmo aqui quando estava com o MW6 da Tenda, ele simplesmente não conectava, sei lá o pq... então por final só desativei o wifi do modem e deixei ele autenticando normal... cheguei a testar em deixar ele gerenciar todo IP tbm e talz... mas num era lá grande coisa... então hoje ele ainda tem o DHCP ativado, mas só pra fornecer o IP da WAN... toda a rede WiFi pega IP do DHCP da rede mesh mesmo

AGORA se vc pretende que tudo se comunique, por exemplo seu PC com os dispositivos que vão estar no WiFi... ai vc vai precisar usar eles como AP... ou seja, quem vai cuidar e gerenciar os IPs vai ser o modem da Vivo e os Deco no caso só vão dar porta de acesso

Seria assim:
55Ccgat.png

Não há a necessidade de colocar o modem da Vivo em bridge pra ligar os Deco M4, só se você quiser mesmo. Só desligar o Wi-Fi da Vivo nas configurações e ligar a primeira torre Deco no aparelho da Vivo, a segunda vai ficar ligada na primeira torre Deco por cabo ou Wi-Fi, o que você desejar. Aí você configura como Access Point a primeira torre Deco, porque o modem da Vivo administra a conexão, mas os Deco administram todo o resto pelo app Deco, apenas repetindo o sinal que já vem do modem da Vivo.

Não precisa colocar as duas torres como Access Point ?
Seria a mesa configuração com roteadores de outras marcas?
Só a primeira torre precisa ser configurada assim, a segunda é apenas uma continuação da primeira. Sim, qualquer outra marca teria que ser configurado da mesma forma.

Não precisa colocar as duas torres como Access Point ?
Seria a mesa configuração com roteadores de outras marcas?
Na rede Mesh vc configura só 1 modem (gateway)... as outras serão tipo um modo escravo, que ao ser adicionada pega todas as configs do gateway

e

Xiaomi

***Ambos Global version

????
Não.. só se rodassem EasyMesh, o que não rodam..

Seria assim:

O AX1800 tem 1000mW de potencia no Wifi.. O M4 tem 480mW..

O mais facil seria ligar o AX1800 como AP no outro extremo da casa.. e deixar o router da vivo servindo wifi pra outra metade da casa..

O mais facil seria ligar o AX1800 como AP no outro extremo da casa.. e deixar o router da vivo servindo wifi pra outra metade da casa..
Só que nesse caso ele teria duas redes distintas, não seria mesh. Quando ele for mudar de local, tem aquele momento de queda antes de trocar para outra rede.

Eu quero distância desse troço. Eu configurei ele certinho. Estava funcionando perfeitamente há mais de 2 anos, DO NADA, o bagulho assumiu a rede e me deixou sem internet por 4 dias (nem eu, nem os técnicos da vivo suspeitamos que ele poderia ser o culpado).

Também tem o fato de que o sinal do modem da vivo não pega bem nem na sala de estar, que é colado, então colocar 2 desse M4 deve sorrir melhor no geral, considerando que o AX1800 chegava até onde fica o notebook no desenho que fiz, mas bem fraco, com o sinal parecido com o da vivo, que fica do lado.

Com 480mW de potência um M4 em cada canto da casa devem ser suficientes para pegar sinal onde eu preciso (forte nas TVs e o suficiente para mexer em redes sociais no antigone no resto da casa).

Eu quero distância desse troço. Eu configurei ele certinho. Estava funcionando perfeitamente há mais de 2 anos, DO NADA, o bagulho assumiu a rede e me deixou sem internet por 4 dias (nem eu, nem os técnicos da vivo suspeitamos que ele poderia ser o culpado).

Também tem o fato de que o sinal do modem da vivo não pega bem nem na sala de estar, que é colado, então colocar 2 desse M4 deve sorrir melhor no geral, considerando que o AX1800 chegava até onde fica o notebook no desenho que fiz, mas bem fraco, com o sinal parecido com o da vivo, que fica do lado.

Com 480mW de potência um M4 em cada canto da casa devem ser suficientes para pegar sinal onde eu preciso (forte nas TVs e o suficiente para mexer em redes sociais no antigone no resto da casa).
Meus Decos ficam 30m de distância um do outro. As redes trocam exatamente no meio da casa. Ficou perfeito aqui. No canto mais fraco de sinal, recebo 60 Mega de 500. Esse lugar é um banheiro, não uso nada lá dentro. Então quando sai dele já bate 150. Tá ótimo.

Users who are viewing this thread

Voltar