MESH de verdade, são os "nós" (como são chamados os pontos de acesso/roteadores que ficam passivos) conectados ao roteador principal via Wifi (sem cabo). Só com a tecnologia mesh você vai fazer isso de forma meio que plug n'play (existem os repetidores que fazem isso, mas geralmente é bem ruim). E geralmente só funciona com roteadores da mesma marca e mesma tecnologia de mesh. Só de exemplo, a TP-Link tem 4 (sim... QUATRO) tipos de mesh diferentes, e segundo o colega tecpix, eles são incompatíveis entre si.
Na maioria dos casos, quando você monta uma rede mesh, você tem a opção de conectar os "nós" (cada ponto de acesso passivo) ao roteador principal com cabos ethernet. Isso é chamado de ethernet backhaul e serve pra melhorar a velocidade, já que o nó vai receber a velocidade máxima sem percas e interferências e não vai utilizar uma das streams de cada roteador/ponto de acesso. O ideal é você conectar cada nó, diretamente ao roteador principal, ou seja, cada nó/ponto de acesso vai ter seu cabo até o roteador. Isso é chamado de topologia estrela. Em alguns casos é possivel conectar um roteador ao outro em forma de "cascata", porém, terá um aumento de 50% no ping em cada salto. Esse aumento no ping pode ser significante, dependendo do caso, ou totalmente desprezível.
Mas note que você pode montar uma rede interna com roteadores diferentes e configurar cada ponto de acesso cabeado com os mesmos parâmetros da rede wifi (mesmo nome de rede, mesma senha, mesma encriptação) mudando apenas os canais de forma que eles não se sobreponham (1, 6, 11 no caso da rede 2.4GHz). Isso não é mesh de verdade, e sim um "mesh" fajuto, pois você depende 100% da vontade do dispositivo em mudar de rede quando for conveniente (o chamado roaming automatico, que muita gente confunde com mesh).
Pra que o roaming automático funcione rapido igual fazem na propaganda da tecnologia mesh, os roteadores conectados ao mesh tem que serem iguais, ou compatíveis entre si, possuindo os protocolos k/v/r, que servem para facilitar a troca "seamless" (imperceptível e de forma rapida) entre um nó e outro. Se eles forem diferentes e você configurar manualmente as redes em cada com os mesmos nomes e senhas, o roaming automático pode levar varios segundos pra acontecer.
Pela sua descrição, eu entendi que você não montou um mesh de verdade entre seu ZTE e seus AX3000, e sim deixou os AX3000 como pontos de acesso. Geralmente quando você monta uma rede mesh, você configura a rede wifi em um, e o outro só replica as configurações. Eu realmente não sei se é possível montar um rede mesh entre os AX3000 com eles em modo ponto de acesso e deixando o equipamento da operadora em modo rotador mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Quando se monta uma rede mesh, deve-se tomar o cuidado em não deixar os pontos de acesso com a potencia muito alta, justamente pra que os dispositivos clientes consigam se desligar do nó mais distante e se conectar ao mais próximo. O ponto de acesso tem que ficar numa área de transição, onde o sinal começa a ficar mais fraco.
Se o sinal chega com 70% da força na area a frete do nó do mesh, então tecnicamente, você não necessitaria do segundo nó. Ou então, teria que posicionar ele melhor, ficando mais longe do roteador (ou ainda diminuindo a potencia do primeiro)
Os AX3000 se configuram entre si desta forma, conecta-se o LAN do primário ao WAN dos demais e eles se encarregam de copiar as informações. A questão então é ver se fazendo isso com o ZTE vai haver a transferência de informações para o primeiro AX3000.
Obrigado pela explicação do que é a topologia estrela, estava em dúvida se deveria usar ela ou cascata.