Boa tarde, pessoal. Li os últimos 8 meses de mensagens deste tópico, antes de comentar. Há uma semana adquiri o par de TP-Link Deco X50 para cobrir um apartamento de 75m².
Meu relato se assemelha com o do colega:
Eu tive esse problema com o AX3000, ele não fazia roaming, ao invés disso ele preferia deixar os aparelhos no roteador q ele conectou primeiro (por exemplo no da sala) ao invés do central ou o do quarto q estava mais perto, e fazendo isso ainda jogava os aparelhos na rede de 2.4Ghz
A solução aqui foi separar as redes (elas tem essa opção de unificar a 2.4 e 5ghz em uma rede transparente)… daí agora com as 2 separadas e eu logado só na 5Ghz ele faz o roaming direitinho. Meu medo era q eu teria duas redes distintas e meus acessórios smart q usam a rede 2.4 não tivessem acesso, mas no final não sei o q a Xiaomi faz mas eles se comunicam normal… então deixei desse jeito aqui e funciona muito bem
De maneira geral, eu tive o mesmo problema. Se deixar no modo default, via app Deco, os aparelhos, mesmo os compatíveis com Wifi 6, como o Galaxy S23+, não desconectam do roteador mais distante, e preferem se rebaixar à rede 2.4Ghz. Como a minha casa não é muito grande, a rede 2.4Ghz pega com qualidade mesmo distante do roteador, o que faz com que os dispositivos não se conectem à rede 5Ghz que está mais próxima. Resolvi isto setando manualmente cada aparelho, no app Deco, com a preferência de rede 5Ghz, ou seja, meus celulares e notebooks estão exclusivos à rede 5Ghz, e agora sim, ao transitar pela casa, em poucos segundos após me distanciar do roteador conectado, ele já troca para a rede 5Ghz mais próxima, conseguindo uma conexão forte e rápida em toda a casa. Mas isto serviu para mim pois meu apartamento não é gigante, mas imagino que possa ser um problema para quem possui casas maiores.
E também gostaria de comentar sobre minha experiência com o "Fast Roaming", ou Roaming Rápido, que é uma funcionalidade já da Wifi 6. Quando habilito ela, os dispositivos compaíiveis com wifi6 trocam de Wifi muito rápido (testei com um Galaxy S10 e um Galaxy S23+), mas os que são wifi 5 (Galaxy A22 e meus notebooks) menos simplesmente
NUNCA trocam de wifi. Eles ficam até perder o sinal do roteador original, ou seja, ficam por horas com um mínimo de sinal, super longe, velocidade lenta, um tracinho apenas de sinal, mas não trocam. Só vão trocar se você fizer ele perder o sinal, ir longe, até o elevador no corredor, tipo assim. Não faz muito sentido. Portanto, como o uso do Roaming Rápido simplesmente inviabiliza o uso de todos os outros dispositivos que não tenham Wifi6, não posso usá-lo. Mas mesmo com ele desligado, após a configuração de seleção de rede que expliquei no outro parágrafo, consegui trocas rápidas em todos os dispositivos.
Obs: Meus dois roteadores estão conectados via cabo de rede CAT6 - minha casa é toda cabeada, ou seja, utilizo o recurso Ethernet Backhaul para conectá-los, e por mais que eu tenha Switches na rede, todos os Switches são TP-Link Gigabit Ethernet. Os Switches estão abaixo do Deco Principal, como manda a instrução da TP-Link para correta utilização do Ethernet Backhaul. Consigo velocidades sem perdas via cabo no Deco filho com esta configuração.
Por enquanto, é este meu relato, ainda não testei rede de convidados, rede IoT, etc.
Abs