[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos SimPos
  • Data de Início Data de Início
Se precisar trocar eu tava dando uma olhada nos EX511 e nos AX3S, da pra pegar 3 unidades de cada um por 800-1000... Se o alcance do wi-fi deles for melhor que os da intelbras eu já fico feliz, mas vou priorizar outras coisas da casa no lugar dos roteadores se a rede não ficar caindo mais, o 5GHz em 80MHz me entrega os 700mb no escritório, 500 na edícula (ai é culpa do cabo que eu usei pra passar do switch da garagem pra lá hehe, comprei pra cabear as câmeras mas fiquei com preguiça de comprar um melhor pra passar pra ele) e na cozinha 300-400... Já ta bão demais por enquanto, pra uso doméstico a velocidade ta OK, mas se eu comprar outros roteadores pra deixar tudo AX3000 eu levo esses aqui pra casa dos meus pais e já deixo tudo redondo por lá também

Se for gastar, sai fora desses OneMesh e EasyMesh, são soluções limitadas da TP-Link antes de terem lançado a linha Deco (boa, mas cara)
Ex: redes IoT e Guest não funcionam no Mesh, só o router "main" opera elas. Mesma coisa que acontece nos queridinhos da Xiaomi e Huawei aliás.

Eles tem a marca Mercusys (marca menor da TP-Link), e a linha H deles são os "Deco pobres" rss.

O kit com 3 do recém homologado H80x tá menos de 1200 no ML.
Mesh de verdade, AX3000, etc.

Bom Dia

Pessoal, 1 dúvida.

É possível numa rede mesh que tem 2 dispositivos, p. ex., ao invés de ligar o 2º dispositivo por cabo no 1º dispositivo, é possível ligar o 2º dispositivo saindo do roteador da operadora?

O 1º e o 2º dispositivo estariam conectados, via cabo, saindo do roteador da operadora.

Existe este tipo de configuração? É possível? Os TP-Link aceitam?

Grato.

Bom Dia

Pessoal, 1 dúvida.

É possível numa rede mesh que tem 2 dispositivos, p. ex., ao invés de ligar o 2º dispositivo por cabo no 1º dispositivo, é possível ligar o 2º dispositivo saindo do roteador da operadora?

O 1º e o 2º dispositivo estariam conectados, via cabo, saindo do roteador da operadora.

Grato.
Se o node 'principal' está atuando no roteamento não é recomendado que nenhum outro equipamento esteja conectado ao equipamento da operadora.

Agora, se estiverem configurados como ponto de acesso é indiferente estarem conectados um ao outro diretamente, em outro roteador ou em um switch.

Bom Dia

Pessoal, 1 dúvida.

Grato.
Pelo que sei nesse esquema só se o roteador da operadora possuir protocolo Mesh, pois ai ele seria o principal e os outros dois os nodes. Se não tiver eles seriam simples Acess Point e não uma rede mesh

Qual kit vcs recomendariam até uns R$1200?

Dois Deco X50 ou dois Huawei Mesh 7 ?

Acabei esquecendo que tem esse tópico aqui e só postei no de "melhores roteadores"...

Dando meu relato aqui para quem interessar sobre os Mercusys Halo H80X, que finalmente chegaram:

TLDR: aprovado!

PS: Comprei a versão "3-pack", que ainda não está oficialmente no BR, veio a versão "EU". Nada demais, funciona normalmente.

Fiz um sketch da planta aqui de casa (com ajuda do mapa do aspirador robô, ou não ia conseguir desenhar isso direito nunca kkk)
oBy1Ykv.png

O problema antes era que meu AP Wifi (que ficava no mesmo lugar do H80X #1), não alcançava na parte "de cima" da planta, acaba precisando esperar as devices "caírem" do wifi principal e conectarem no Wifi do ISP2. E se o ISP2 caia, o Escritório 2 ficava completamente sem internet.
O robô aspirador as vezes se perdia quando ia nos cantos da suíte, varandas ou da area de serviço/dispensa, pq caia o sinal dele.
E a velocidade no Firestick da cozinha era "no limite" pra ver algo em Full HD, tinha dia que parecia ter mais interferência e baixava a velocidade.

Agora colocando apenas DOIS pontos já resolveu o problema.
Comprei o 3-pack pensando em colocar o #3 ali na cozinha, para atender melhor o quarto de hospedes, mas como podem ver pelos testes ali na planta, nem precisarei, melhor que fica um guardado de backup rss.

Pontos positivos:
  • Setup simples e fácil
  • Tem todas as configs no App do celular
  • Rede Guest também faz Mesh, não fica só no #1 (não é comum), tem config de ficar isolada.
  • Fast Roaming e Beamforming
  • Dá pra desligar o LED ou configurar "Night time"
  • Push notification quando uma device conecta na sua rede
  • Dá pra nomear/identificar cada device, para as que aparecem "Unknown"

Coisas que poderia ter
  • Rede IoT além da Guest. Mas ficou só para os Deco. Nada demais tbm.
  • Alguma forma de selecionar para uma device conectar somente no Halo #1 ou #2. Até tem como contornar isso, vc consegue desativar "Mesh roaming" por device, aí dá um forget network e conecta novamente, na teoria deve conectar na mais próxima. Mas é meio gambi, deveria ser mais direto.
  • Opção para separar a rede 2.4 e 5Ghz. Você pode desligar o rádio se quiser (por exemplo a rede Guest deixei só 2.4), mas não tem como ter um SSID pra cada. Não me importo de ser automático na mesma, mas tem gente que prefere.

Acho que é isso!

Pessoal, tenho um AX-73 no escritório, mas na sala o sinal chega com ping de 2 foi para 14 e a velocidade cai para 50% do que alcanço no escritório. Por isso, passei um cabo CAT6 do AX-73 até a sala, onde pretendo conectar a TV e o PS5 via cabo e expandir a rede via mesh. Estou pensando no TP-Link EX511 WI-FI 6 AX3000, que está por volta de R$ 250,00. Esse mesh via cabo vai funcionar?

Obrigado

Prezados, gostaria de ajuda em uma dúvida se possível.

Tenho um modem da operadora e 2 roteadores em rede mesh, sendo o roteador 1 o principal da rede mesh. Eles estão ligados assim:

Modem <porta WAN cabeada> Roteador 1 <porta LAN cabeada> Roteador 2

E tem conexões cabeadas em todos os 3 dispositivos, ou seja, os 3 dispositivos fornecem internet cabeada e o roteador 1 tem uma rede wifi mesh, com o roteador 2 ligado ao roteador 1 por cabo na porta LAN.

Problema 1: o wifi no roteador 2 está limitado a 100 Mbps. Não passa disso de jeito nenhum. Só consigo a velocidade máxima da operadora (400 Mbps) no WIFI no roteador 1. O SSID é único, mas tem esse problema.
Problema 2: o modem não está em bridge, o que causa os dispositivos conectados nele estarem em faixa de IP diferente dos conectados no roteador e WIFI, de modo que não consigo espelhar tela, imprimir via internet etc.

A solução seria mudar o modem para modo bridge? Se sim, os dispositivos conectados via LAN no modem terão internet ainda? Não consigo conectar todos via cabo nos roteadores porque tem mais cabos do que portas disponíveis.

E essa limitação de velocidade de 100 Mbps no Wifi no roteador 2, seria por ligar o roteador 2 via LAN no roteador 1? O ideal para a rede mesh seria ligar o roteador 2 via LAN no modem, mesmo que ele fique em modo bridge?

Ps: o roteador é o EX511.

Grato pela ajuda.

Prezados, gostaria de ajuda em uma dúvida se possível.

Tenho um modem da operadora e 2 roteadores em rede mesh, sendo o roteador 1 o principal da rede mesh. Eles estão ligados assim:

Modem <porta WAN cabeada> Roteador 1 <porta LAN cabeada> Roteador 2

E tem conexões cabeadas em todos os 3 dispositivos, ou seja, os 3 dispositivos fornecem internet cabeada e o roteador 1 tem uma rede wifi mesh, com o roteador 2 ligado ao roteador 1 por cabo na porta LAN.

Problema 1: o wifi no roteador 2 está limitado a 100 Mbps. Não passa disso de jeito nenhum. Só consigo a velocidade máxima da operadora (400 Mbps) no WIFI no roteador 1. O SSID é único, mas tem esse problema.
Problema 2: o modem não está em bridge, o que causa os dispositivos conectados nele estarem em faixa de IP diferente dos conectados no roteador e WIFI, de modo que não consigo espelhar tela, imprimir via internet etc.

A solução seria mudar o modem para modo bridge? Se sim, os dispositivos conectados via LAN no modem terão internet ainda? Não consigo conectar todos via cabo nos roteadores porque tem mais cabos do que portas disponíveis.

E essa limitação de velocidade de 100 Mbps no Wifi no roteador 2, seria por ligar o roteador 2 via LAN no roteador 1? O ideal para a rede mesh seria ligar o roteador 2 via LAN no modem, mesmo que ele fique em modo bridge?

Ps: o roteador é o EX511.

Grato pela ajuda.
Recrimpe as pontas do cabo de rede, pois isso é o que está causando a limitação a 100 Mbps.

Recrimpe as pontas do cabo de rede, pois isso é o que está causando a limitação a 100 Mbps.
Certo, vou providenciar isso. Obrigado pela dica.

Quanto à ligação entre o roteador 1 e 2 ser feita pela porta LAN do 1, tanto faz? Eu li algo sobre rede mesh em estrela ou algo assim, me parece que o melhor seria ligar o roteador 1 e 2 direto ao modem, não?

E quanto à estarem na mesma rede/faixa de IP, acredito que só colocando o modem em modo bridge mesmo, correto? Pior que acho que só consigo isso via operadora, nas configs do modem não achei essa opção. O meu problema maior é a falta de portas LAN no roteador 1, acabo precisando de portas LAN do modem também. Não sei se elas funcionariam após mudá-lo para bridge.

Valeu.

Pessoal, tenho um AX-73 no escritório, mas na sala o sinal chega com ping de 2 foi para 14 e a velocidade cai para 50% do que alcanço no escritório. Por isso, passei um cabo CAT6 do AX-73 até a sala, onde pretendo conectar a TV e o PS5 via cabo e expandir a rede via mesh. Estou pensando no TP-Link EX511 WI-FI 6 AX3000, que está por volta de R$ 250,00. Esse mesh via cabo vai funcionar?

Obrigado
Se ambos estiverem a função EasyMesh, sim..

Certo, vou providenciar isso. Obrigado pela dica.

Quanto à ligação entre o roteador 1 e 2 ser feita pela porta LAN do 1, tanto faz? Eu li algo sobre rede mesh em estrela ou algo assim, me parece que o melhor seria ligar o roteador 1 e 2 direto ao modem, não?

E quanto à estarem na mesma rede/faixa de IP, acredito que só colocando o modem em modo bridge mesmo, correto? Pior que acho que só consigo isso via operadora, nas configs do modem não achei essa opção. O meu problema maior é a falta de portas LAN no roteador 1, acabo precisando de portas LAN do modem também. Não sei se elas funcionariam após mudá-lo para bridge.

Valeu.
Se vc ligar os pontos mesh direto do roteador da operadora, eles irão obter um IP da rede da operadora. e não vão se interligar a não ser que estejam configurados para Mesh em modo Bridge (modo AP)

Dica: Seja sempre claro no modelo dos equipamentos que você está usando.. Ser genérico dizendo "modem" ou "Roteador" pode gerar respostas genéricas..

Se ambos estiverem a função EasyMesh, sim..
Pelo que pesquisei, ambos possuem suporte ao OneMesh. Fiquei confuso porque alguns vídeos no YouTube dizem que o OneMesh não funciona via cabo, mas não sei se isso é verdade ou se é algo antigo que já foi corrigido.

Pelo que pesquisei, ambos possuem suporte ao OneMesh. Fiquei confuso porque alguns vídeos no YouTube dizem que o OneMesh não funciona via cabo, mas não sei se isso é verdade ou se é algo antigo que já foi corrigido.
OneMesh não faz conexão por Cabo Ethernet e também não faz conexão com outro roteador. Apenas wifi com um repetidor com OneMesh.. por isso a TP-Link está substituindo pelo EasyMesh.

Na página do EX511 diz que esse roteador é compatível com EasyMesh.
Já no fórum oficial, o moderador postou sobre o AX73 mostrando que a atualização 1.3.5 adiciona essa funcionalidade..

OneMesh não faz conexão por Cabo Ethernet e também não faz conexão com outro roteador. Apenas wifi com um repetidor com OneMesh.. por isso a TP-Link está substituindo pelo EasyMesh.

Na página do EX511 diz que esse roteador é compatível com EasyMesh.
Já no fórum oficial, o moderador postou sobre o AX73 mostrando que a atualização 1.3.5 adiciona essa funcionalidade..

Uma duvida minha. No uso do dia a dia, a unica diferença entre dois c80 conectados em mesh por WIFI e um C80 + um repetidor de sinal normal como o WA850RE é o fato de nao precisar trocar de uma rede para outra manualmente? Tipo: Velocidade e estabilidade vao ser a mesma coisa por ambos estarem conectados por wifi? Ou o fato dos dois c80 estarem conectados em mesh vai resultar em melhor estabilidade e velocidade?

Uma duvida minha. No uso do dia a dia, a unica diferença entre dois c80 conectados em mesh por WIFI e um C80 + um repetidor de sinal normal como o WA850RE é o fato de nao precisar trocar de uma rede para outra manualmente? Tipo: Velocidade e estabilidade vao ser a mesma coisa por ambos estarem conectados por wifi? Ou o fato dos dois c80 estarem conectados em mesh vai resultar em melhor estabilidade e velocidade?
Os dois C80 em mesh serão mais estáveis e terá melhor desempenho.
Teve uma época que eu tinha apenas um C80 e coloquei um repetidor para atender uma parte da casa que sinal era fraco, e a experiencia foi muito ruim.
Depois experimentei colocar um outro router com rede separada, e só dava reclamação por não conectar automaticamente algumas vezes.
Dai resolvi pegar outro C80 e coloquei em mesh com cabo ethernet e nunca mais tive problemas.
Faz alguns meses peguei um terceiro C80 e coloquei como satélite em uma outra área da casa que fica atrás da cozinha e o sinal era fraco. Nesse eu precisei deixar o mesh funcionando via wifi. Achei que não ficaria bom, mas estava enganado. Meu filho usa esse satélite direto pra jogos e downloads sem qualquer problema.

Opa, eu tenho dois roteadores, um principal, com fibra ótica, um ZTE AC1200 e um XIAOMI Be3600. Eu quero formar uma rede MESH com esses dois roteadores pra maior eficiencia do sinal na minha casa, mas eu não faço ideia de como configurar pra isso, até agora, o Xiaomi só está ligado ao outro roteador por um cabo cat 8 e tá passando internet pro resto da casa, mas isso foi só uma gambiarra que eu achei pra tentar arrumar. Alguém pode me ajudar?
Se a ideia é montar uma rede com pre autenticação e troca automática, acredito que não vai rolar com esses equipamentos, até por que o ZTE, pelo que verifiquei no site do produto, não possui os protocolos 802.11/k/v/r que "montam" a rede Mesh

Há também o fato que o algoritmo Mesh dos roteadores são proprietários e só funcionam com equipamentos da mesma marca da mesma tecnologia.. Mas mesmo assim, a TP-Link possui 4 sistemas Mesh que não funcionam entre si (OneMesh, Deco, Omada e EasyMesh)

A melhor coisa para vc seria adquirir um outro roteador Xiaomi para adicionar como Mesh num outro ponto e colocar o ZTE em bridge.

Se a ideia é montar uma rede com pre autenticação e troca automática, acredito que não vai rolar com esses equipamentos, até por que o ZTE, pelo que verifiquei no site do produto, não possui os protocolos 802.11/k/v/r que "montam" a rede Mesh

Há também o fato que o algoritmo Mesh dos roteadores são proprietários e só funcionam com equipamentos da mesma marca da mesma tecnologia.. Mas mesmo assim, a TP-Link possui 4 sistemas Mesh que não funcionam entre si (OneMesh, Deco, Omada e EasyMesh)

A melhor coisa para vc seria adquirir um outro roteador Xiaomi para adicionar como Mesh num outro ponto e colocar o ZTE em bridge.
Em bridge? como assim?

Tem algum roteador com suporte a mesh e com suporte a cabo de fibra óptica?

Tem algum roteador com suporte a mesh e com suporte a cabo de fibra óptica?
Sim, existe, mas ele normalmente é fornecido e configurado pela própria operadora, pois cada uma faz um tipo de autenticação diferente..
Substituir o equipamento de fibra da operadora é complexo e muitas vezes não dá certo, como mostrado no tópico https://forum.adrenaline.com.br/threads/eliminar-ou-trocar-onu-ont-hgu-da-operadora-provedor.699243/

Acredito que o melhor seja você manter o equipamento da operadora em bridge e autenticar pelo Xiaomi, adicionando outro Xiaomi para fazer Mesh..

Pessoal estou entre um pacote com 3 huawei mesh 3 ou 3 Deco x50.

Qual vcs recomendariam? A casa é bem grande e a diferença de valores tbem é bem grande.
Acho que o kit de 3 da Deco x50 fica uns 2k
O da huawei sai por 1300

Tenho um gx90 da tp link, tem como aproveitar ele de alguma maneira com o huawei ou deco?
Comprei aqueles repetidores onemesh mas vou ter q substituir por uma dessas duas opções pq são um verdadeiro lixo

Pessoal estou entre um pacote com 3 huawei mesh 3 ou 3 Deco x50.

Qual vcs recomendariam? A casa é bem grande e a diferença de valores tbem é bem grande.
Acho que o kit de 3 da Deco x50 fica uns 2k
O da huawei sai por 1300

Tenho um gx90 da tp link, tem como aproveitar ele de alguma maneira com o huawei ou deco?
Comprei aqueles repetidores onemesh mas vou ter q substituir por uma dessas duas opções pq são um verdadeiro lixo
Já pensou em olhar algo da China? Pq caramba 2k é muita coisa. As vezes 3 desses aqui que já é wifi 7 valeria mais: https://pt.aliexpress.com/item/1005006616890268.html?spm=a2g0o.productlist.main.3.6ae4moGYmoGYIc&algo_pvid=6cfa040c-9f26-4932-b0a5-b2f97326ff56&algo_exp_id=6cfa040c-9f26-4932-b0a5-b2f97326ff56-1&pdp_npi=4@dis!BRL!681.50!257.24!!!781.90!295.14!@2103277f17343817371255085e1483!12000037833491065!sea!BR!144108889!X&curPageLogUid=NTkC70wbvKau&utparam-url=scene:search|query_from:

se comprar em pedidos separados sai cerca de 380 cada com imposto

mas não sei como ele é frente ao huawei ou os Deco

Chegou meu TP-Link EX511.
Já tinha o AX73 como roteador principal e conectei o TP-Link EX511 via cabo. Sem precisar configurar nada, o EX511 se tornou um satélite e integrou-se automaticamente à rede mesh abaixo do AX73. Até o momento, está funcionando muito bem. O AX73 ficou com o sinal predominante nos três quartos, na sacada e nos corredores, enquanto o EX511 cobre principalmente a sala, a cozinha e a lavanderia. E tudo que foi possivel ligar via cabo foi ligado, tudo que é fixo como TV, video game etc.

Chegou meu TP-Link EX511.
Já tinha o AX73 como roteador principal e conectei o TP-Link EX511 via cabo. Sem precisar configurar nada, o EX511 se tornou um satélite e integrou-se automaticamente à rede mesh abaixo do AX73. Até o momento, está funcionando muito bem. O AX73 ficou com o sinal predominante nos três quartos, na sacada e nos corredores, enquanto o EX511 cobre principalmente a sala, a cozinha e a lavanderia. E tudo que foi possivel ligar via cabo foi ligado, tudo que é fixo como TV, video game etc.
Essa era a minha dúvida.
Sempre achei que o mesh desses roteadores da TP Link só era possível fazer com um roteador + um repetidor.
Bom saber que funciona com dois roteadores.
Tenho vontade de comprar dois TP Link AX73 para usar os dois em rede mesh cabeada.

Essa era a minha dúvida.
Sempre achei que o mesh desses roteadores da TP Link só era possível fazer com um roteador + um repetidor.
Bom saber que funciona com dois roteadores.
Tenho vontade de comprar dois TP Link AX73 para usar os dois em rede mesh cabeada.
a TP-Link tem 4 tipos diferentes de Mesh: OneMesh, EasyMesh, Deco e Omada.. Nenhum conversa com o outro..
O OneMesh só funciona por Wifi e não suporta dois roteadores interligados, apenas repetidor.
Já o EasyMesh, que é OpenSource e presente no EX511, funciona como nós imaginamos que deveria funcionar..
O AX73 recebeu suporte ao EasyMesh no final do ano passado na build 1.3.5 do firmware..

Users who are viewing this thread

Voltar