[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos SimPos
  • Data de Início Data de Início
Com o S7/M4/M5 (wifi 5) vc vai ficar limitado nuns 650~700mbps mesmo se tiver 1gbps de link de internet. Então seria gastar dinheiro agora pra ter que trocar tudo no futuro próximo.
Você pode tentar partir para a série Deco X20 e garantir uns 950mbps de internet (limitação da porta gigabit) quando aumentar a velocidade de sua internet..
E eu achei que iria demorar para chegar no link de 1gbps.. mas no início de 2022 eu tinha 250mbps de internet, que depois de 6 meses virou 350, que virou 500mbps e hoje virou 750mbps..
Com overhead e sem a limitação da porta WAN Gigabit do roteador da Claro, bato fácil velocidades acima de 1gbps
1c0db5e3-c2d3-49ea-a6a2-4981921d3d5b.png

Mas usando minha rede Mesh (Redmi AX6/AX5) com porta gigabit, fico batendo nos 970mbps, que pra mim ainda tá excelente..
007a56a4-da94-43b0-a9a9-8f2aed1ca211.png

Fala meu querido, blz?
Concordo que ir atrás de um wifi 5 hoje é meio "broxante". Por mais que atenda minha necessidade, acho que não precisaria ir mais nisso hehe

Eu vi que outros routers também funcionam mesh, visto o teu xiaomi também, não fico dependente da linha Deco

To nessa ainda estudando qual modelo pegar até uns 600~800 reais.

Assim seria meu "diagrama" da minha rede com o novo roteador no "meio do caminho", e deixando o de hoje apenas para a chamada e dhcp.

Obs:
- os dispositivos da imagem são todos cabeados, ai na wifi entraria outro computador e etc
- hoje não tenho a necessidade real do mesh, mas sim mais pra frente... somente a minha casa 1 roteador bom dá conta (interior ao menos)

Imagem-do-Whats-App-de-2024-06-17-s-15-49-42-0c6e03b2.jpg

Última edição:
vou fazer uma rede mesh com cabo, importei um Ax6000 mas ele ficou de presente pro filho do cara que trabalha na ANATEL, então vou ter que fazer uma rede com um Ax6000 e dois ou tres Ax3000, qual cabo é melhor de comprar? precisa ser CAT6, só isso ou algo mais?

vou fazer uma rede mesh com cabo, importei um Ax6000 mas ele ficou de presente pro filho do cara que trabalha na ANATEL, então vou ter que fazer uma rede com um Ax6000 e dois ou tres Ax3000, qual cabo é melhor de comprar? precisa ser CAT6, só isso ou algo mais?
CAT5e é capaz de segurar velocidades das portas Gigabit desses roteadores por pelo menos 100 metros, e velocidades ainda maiores em distancias menores.

Guys, tenho dois Archer C6 v3.2 que possuem conexão OneMesh... Um deles é meu router principal e o outro está encostado. Não posso conectar o encostado ao principal né?

Se eu comprar o Archer C v4 que possui EasyMesh, consigo conectar ele ao Archer v3.2 que uso como roteador principal, aumentando a área de cobertura da rede?

Olá, pessoal!

Vou me mudar para uma casa, e, por isso, vou usar uma rede mesh. Como todo o processo da mudança foi meio corrido, não tive muito tempo de me aprofundar, e terminei comprando um kit com 2 Intelbras Twibi Force AX1500 por uns R$ 600,00 no ML.

Montei a rede hoje ainda no apartamento que estamos morando pra já deixar tudo configurado. Liguei o nó principal no roteador da operadora e conectei o segundo a ele via cabo de rede como manda o figurino. A rede tá operante.

Mas, senti falta de duas coisas:
  • em modo mesh, esse modelo não permite separar as redes 2.4GHz e 5GHz com SSIDs distintos, o que acho uma merda, porque tem coisa que podia ir pra rede 5GHz que fica presa na rede 2.4GHz.
  • a segunda é poder especificar o nó ou a rede preferida de cada dispositivo, pra meio que forçar a conexão na rede mais apropriada e não deixar isso só a cargo do roteador.
Qual seria o modelo vendido em solo nacional mais adequado para atender a essas particularidades? O Deco X50 seria uma opção?

Desde já, muito obrigado!

Boa noite galera. Hoje chegou o segundo ax3000. Fiz o pareamento e a rede mesh está funcionando, porém a minha tv, lg c1, está conectando no 2.5 mesmo estando bem perto do router. No app mi home, não consegui achar ela e também acho que não tem opção de forçar um dispositivo a conectar em uma banda específica. Alguém aí sabe como posso resolver sem ter que separar as redes 2.5 e 5?

Boa noite galera. Hoje chegou o segundo ax3000. Fiz o pareamento e a rede mesh está funcionando, porém a minha tv, lg c1, está conectando no 2.5 mesmo estando bem perto do router. No app mi home, não consegui achar ela e também acho que não tem opção de forçar um dispositivo a conectar em uma banda específica. Alguém aí sabe como posso resolver sem ter que separar as redes 2.5 e 5?
Cara, na boa? Pode separar, vai te evitar muita dor de cabeça. Aqui em casa o roaming entre roteadores era uma merda por causa da unificação, pois não sei pq ele preferia deixar o aparelho pendurado no 2.4ghz no roteador distante do q no 5ghz q ele tava do lado.

A boa notícia é que sim, mesmo estando com duas redes separadas vc pode controlar seus dispositivos que estão em 2.4ghz mesmo estando na rede de 5Ghz de boa.

Galera, gostaria de uma ajuda para pensar na minha rede doméstica, por favor.

Estou me mudando para um sobrado de 80m². Gostaria de ter wifi boa disponível na casa toda, de 300mb. No andar de cima, pretendo puxar um cabo de rede para usar no meu notebook que ficará no escritório e próximo ao roteador, que ficará no andar de baixo, colocarei cabo de rede na TV e no PS5.

Quais modelos de roteadores vocês recomendam para isto, por gentileza? Compensa mesmo uma rede Mesh ou um roteador mais potente?

Agradeço desde já!

Galera, gostaria de uma ajuda para pensar na minha rede doméstica, por favor.

Estou me mudando para um sobrado de 80m². Gostaria de ter wifi boa disponível na casa toda, de 300mb. No andar de cima, pretendo puxar um cabo de rede para usar no meu notebook que ficará no escritório e próximo ao roteador, que ficará no andar de baixo, colocarei cabo de rede na TV e no PS5.

Quais modelos de roteadores vocês recomendam para isto, por gentileza? Compensa mesmo uma rede Mesh ou um roteador mais potente?

Agradeço desde já!
Rede mesh sempre vai ser melhor ainda mais se você interligar os roteadores com cabo de rede.

pessoal eu tenho aqui um ax6000 e dois ax3000, todos em mesh cabeada

mas no app do mi wifi e no pc também, eu só identifico um ponto mesh, além do roteador principal

já testei o sinal do cabo do terceiro ponto mesh e ele está funcionando, mas não aparece de jeito nenhum como mesh

além disso a extensão do sinal não está satisfatória , já comprei um segundo ax6000, mas meu receio é que isso seja mais do que um bug visual
alguém tem ideia de melhorar esse ponto?

pessoal eu tenho aqui um ax6000 e dois ax3000, todos em mesh cabeada

mas no app do mi wifi e no pc também, eu só identifico um ponto mesh, além do roteador principal

já testei o sinal do cabo do terceiro ponto mesh e ele está funcionando, mas não aparece de jeito nenhum como mesh

além disso a extensão do sinal não está satisfatória , já comprei um segundo ax6000, mas meu receio é que isso seja mais do que um bug visual
alguém tem ideia de melhorar esse ponto?

Quando você acessa a página web do roteador principal ele mostra os dois AX3000 no mapa da rede? Isso é na opção traduzida "veja a rede completa" ou "查看完整网络" em clinês.

Teria problema em adicionar dois deco x50 a minha rede que ja é composta por 3 S7 ? Assinei o plano de 1GB e não passam mais do que os 600MB do meu plano antigo, os decos estão cabeados.

Teria problema em adicionar dois deco x50 a minha rede que ja é composta por 3 S7 ? Assinei o plano de 1GB e não passam mais do que os 600MB do meu plano antigo, os decos estão cabeados.
Não há problemas, mas você vai nivelar a rede por baixo, ou seja, pelo S7. Vai perder alguns benefícios do Wi-Fi 6. Se possível deixei apenas os x50.

A loja te reembolsou o valor, ou vc ficou no prejuizo?

Galerinha, tô com um problema aqui...

Estou mudando pra uma casa nova e tenho 3 pavimentos, cada um com um Twibi Force conectado por cabo em modo bridge criando a rede mesh: Térreo com churrasqueira; Primeiro andar com a sala e Segundo andar com os quartos. Tenho um plano de 700mb da vivo e a velocidade de download me atende perfeitamente, o computador de trabalho fica do lado de um AP e todos os meus dispositivos, mesmo quando no ponto mais extremo de cada andar, ficam com seus 200-300mb de download na rede 5GHz (o que não é um problema, eu me importo somente em ter a velocidade máxima no computador).

Estou tendo um único problema: O wi-fi fica desconectando aleatoriamente e os Twibi começam a piscar o LED em verde, e essa anomalia fica derrubando todas as minhas conexões por alguns segundos, várias vezes, até a rede se estabilizar. Estou analisando a compra de 3 novos roteadores para criar uma nova rede mesh e substituir esses. Eu deveria ir com os Decvo X50 ou com os Huawei WS8100? Cada piso aqui tem em média 40m2, vale a pena investir os +- 300 reais a mais para ter os 3 X50? Existe algum outro roteador que eu não vi ainda que valha mais a pena que esses 2? Importar está fora de cogitação pois ficar parado na alfândega é quase certo e eu não quero correr nenhum risco ou esperar ainda mais pela entrega =/

EDIT: A Vivo me entregou a ONT nova deles com Wifi 6, não aquela Wifi 5 antiga que era baixinha... Se algum desses 2 conectar na rede mesh da Vivo a vida fica mais fácil, porque ai eu preciso só de 2 roteadores em vez de 3

Última edição:
Estou tendo um único problema: O wi-fi fica desconectando aleatoriamente e os Twibi começam a piscar o LED em verde, e essa anomalia fica derrubando todas as minhas conexões por alguns segundos, várias vezes, até a rede se estabilizar. Estou analisando a compra de 3 novos roteadores para criar uma nova rede mesh e substituir esses. Eu deveria ir com os Decvo X50 ou com os Huawei WS8100? Cada piso aqui tem em média 40m2, vale a pena investir os +- 300 reais a mais para ter os 3 X50? Existe algum outro roteador que eu não vi ainda que valha mais a pena que esses 2? Importar está fora de cogitação pois ficar parado na alfândega é quase certo e eu não quero correr nenhum risco ou esperar ainda mais pela entrega =/
Tente remover o modo bridge dos Twibi e coloque o IP do Twibi principal no DMZ da HGU da Vivo..
Ou coloque a HGU em bridge e faça a autenticação pelos Twibi..

Sobre Mesh com a HGU a vivo, não sei se isso é algo que existe ainda.. eu pelo menos não conheço.. Mas se informar qual é o modelo da HGU da Vivo, talvez seja possível pesquisar se existe a;lgum protocolo Easymesh padrão disponível..

Alias só um comentário, eu passei uns perrengues com meus AX3000 da Xiaomi aqui nas últimas semanas. Faz coisa de 1 mês e meio eu resolvi por meu modem da vivo em bridge e deixar autenticando pelo Xiaomi, e funcionou belezinha. E desde que eu comprei meus antigos Tenda, que recomendavam reiniciar eles todo dia, eu tbm sempre programei esses Xiaomi pra isso, todo dia as 4h da manhã eles reiniciam.

Pois bem, começou que após reiniciar, o roteador lá da sala simplesmente perdia comunicação com o node central, ficava acesa a luz de Sem Internet, só que eu reiniciava ele e nada de voltar, se reiniciasse o central ele voltava. Já comecei a achar estranho mas pensei que talvez ele não estivesse reiniciando. Resetei ele e coloquei de volta no mesh, dai ele começou a travar do nada aleatóriamente a cada 2 dias, e durante o dia! Ai fiquei encucado e lembrei que tudo isso começou depois que eu passei a autenticar a vivo com ele. Dai resolvi voltar o modem a autenticar e só pegar via DHCP mesmo e talz, nessa que fiz isso simplesmente o node central travou, ele não pegava DHCP por nada! Depois de várias desligadas eu só retirei o cabo de rede e coloquei e dai ele pegou o IP e voltou a funcionar. Hoje já faz mais de 1 semana que a rede ta OK sem travamentos.

Será que o AX3000 não deu conta de gerenciar as conexões? Pq bem, eu não tenho uma tonelada de dispositivos, mas também não são poucos ( 1 Camera, 2 TVs, 3 smartsphones, 2 notebooks, 2 smartlamps, 1 controladora de led e 1 tomada inteligente) Tem mais umas coisinhas como PS4, Steam Deck e etc mas não são usados todo dia como esses que comentei.

Tente remover o modo bridge dos Twibi e coloque o IP do Twibi principal no DMZ da HGU da Vivo..
Ou coloque a HGU em bridge e faça a autenticação pelos Twibi..

Sobre Mesh com a HGU a vivo, não sei se isso é algo que existe ainda.. eu pelo menos não conheço.. Mas se informar qual é o modelo da HGU da Vivo, talvez seja possível pesquisar se existe a;lgum protocolo Easymesh padrão disponível..

Bom, vamo ver... Deixei a HGU em bridge e to controlando tudo pelos Twibi. Se funcionar assim já vai ser lindo e me economizar milão no final do mês hehe, a parte mais chata foi reconectar todas as lâmpadas, videoporteiro e interruptores na rede nova, eu gostava de ter a rede da vivo funcionando em 2.4 sozinha pra conectar os IOT =/

Existe algum problema conhecido dos Twibi em relação a desconexão mesmo?

Bom, vamo ver... Deixei a HGU em bridge e to controlando tudo pelos Twibi. Se funcionar assim já vai ser lindo e me economizar milão no final do mês hehe, a parte mais chata foi reconectar todas as lâmpadas, videoporteiro e interruptores na rede nova, eu gostava de ter a rede da vivo funcionando em 2.4 sozinha pra conectar os IOT =/

Existe algum problema conhecido dos Twibi em relação a desconexão mesmo?
E aí, ficou melhor?

Vi um post seu no tópico de indicações e acho que na faixa dos 1000 reais não vai conseguir achar nada muito melhor, como vc já tem a infra montada e atendendo bem não vejo porque trocar neste momento caso tenha conseguido resolver as interrupções que podem ser relacionadas à configuração apenas.

Algo que pode ajudar é aumentar o lease time do servidor DHCP e nos casos de redes com múltiplos APs "fixar" determinados devices aos pontos de acesso fisicamente mais próximos a eles (especialmente os que não saem do lugar), assim como verificar se a potência nos rádios estão num valor adequado pois nem sempre é necessário ou recomendado deixar todos no máximo.

Também moro em sobrado e por aqui um único AP (Unifi) no andar intermediário consegue suprir todos os cômodos com rede 5Ghz rápida sem problemas e evita essa coisa de ter que ficar 'comutando' de um ponto de acesso para outro ou de um rádio para o outro ao andar pela casa, mesmo que seja coisa rápida isso às vezes pode acabar impactando na experiência.

E aí, ficou melhor?

Vi um post seu no tópico de indicações e acho que na faixa dos 1000 reais não vai conseguir achar nada muito melhor, como vc já tem a infra montada e atendendo bem não vejo porque trocar neste momento caso tenha conseguido resolver as interrupções que podem ser relacionadas à configuração apenas.

Algo que pode ajudar é aumentar o lease time do servidor DHCP e nos casos de redes com múltiplos APs "fixar" determinados devices aos pontos de acesso fisicamente mais próximos a eles (especialmente os que não saem do lugar), assim como verificar se a potência nos rádios estão num valor adequado pois nem sempre é necessário ou recomendado deixar todos no máximo.

Também moro em sobrado e por aqui um único AP (Unifi) no andar intermediário consegue suprir todos os cômodos com rede 5Ghz rápida sem problemas e evita essa coisa de ter que ficar 'comutando' de um ponto de acesso para outro ou de um rádio para o outro ao andar pela casa, mesmo que seja coisa rápida isso às vezes pode acabar impactando na experiência.

Rapaz, aparentemente sim... Ontem e hoje eu passei o dia conectado aqui sem downtime, talvez esteja tudo OK agora ou, se deu problema, caiu fora do horário do trabalho hehe (e não acredito que seja questão de conectar em outro AP o problema, o próprio roteador do escritório ficava piscando loucamente quando o problema acontecia), mas ainda não mexi nada em potência da rede, não rodei nenhum site survey ainda na casa pra ver, a preguiça de criar o desenho da planta fala mais alto kkk

Se precisar trocar eu tava dando uma olhada nos EX511 e nos AX3S, da pra pegar 3 unidades de cada um por 800-1000... Se o alcance do wi-fi deles for melhor que os da intelbras eu já fico feliz, mas vou priorizar outras coisas da casa no lugar dos roteadores se a rede não ficar caindo mais, o 5GHz em 80MHz me entrega os 700mb no escritório, 500 na edícula (ai é culpa do cabo que eu usei pra passar do switch da garagem pra lá hehe, comprei pra cabear as câmeras mas fiquei com preguiça de comprar um melhor pra passar pra ele) e na cozinha 300-400... Já ta bão demais por enquanto, pra uso doméstico a velocidade ta OK, mas se eu comprar outros roteadores pra deixar tudo AX3000 eu levo esses aqui pra casa dos meus pais e já deixo tudo redondo por lá também

Tem como fixar os devices pelo app ou web do twibi? Eu percebi que o videoporteiro e uma câmera wi-fi tão conectados no AP da sala em vez do da edícula, mas a console da intelbras é muito basicona =/

Rapaz, aparentemente sim... Ontem e hoje eu passei o dia conectado aqui sem downtime, talvez esteja tudo OK agora ou, se deu problema, caiu fora do horário do trabalho hehe (e não acredito que seja questão de conectar em outro AP o problema, o próprio roteador do escritório ficava piscando loucamente quando o problema acontecia)
Ótimo, meu palpite é que seja algo relacionado ao lease time padrão do servidor DHCP dos equipamentos da Vivo que costuma ser baixo.

mas ainda não mexi nada em potência da rede, não rodei nenhum site survey ainda na casa pra ver, a preguiça de criar o desenho da planta fala mais alto kkk
Às vezes é mais fácil abrir um WiFi Analyzer no celular e sair passeando pela casa mesmo.

Sobre o ajuste de potência, não sei se é possível fazer isso em equipamentos desse tipo, nos TP-Link Deco (ao menos nos M5) eu sei que não dá.

(ai é culpa do cabo que eu usei pra passar do switch da garagem pra lá hehe, comprei pra cabear as câmeras mas fiquei com preguiça de comprar um melhor pra passar pra ele
Se estiver conectado em gigabit não acho que tenha relação com isso.

Tem como fixar os devices pelo app ou web do twibi? Eu percebi que o videoporteiro e uma câmera wi-fi tão conectados no AP da sala em vez do da edícula, mas a console da intelbras é muito basicona =/
Boa pergunta, como disse não conheço esses carinhas, nos Deco é possível.

Às vezes é mais fácil abrir um WiFi Analyzer no celular e sair passeando pela casa mesmo.

Sobre o ajuste de potência, não sei se é possível fazer isso em equipamentos desse tipo, nos TP-Link Deco (ao menos nos M5) eu sei que não dá.

iPhone é meio tronxo pra fazer isso... Mais facil sair com o note por aí hehe, nele da pra mexer na potência sim e é bem tranquilo, mas não sei como isso iria se comportar na garagem/edícula por não conseguir controlar individualmente...

Se estiver conectado em gigabit não acho que tenha relação com isso.
É um cabo xing ling de alumínio envolto em cobre... É um CAT5e, mas de qualidade duvidosa e barato ehehe
Boa pergunta, como disse não conheço esses carinhas, nos Deco é possível.
É, eu acho que isso não rola... Paciência, vou deixar assim mesmo e acompanhar pra ver se eles perdem conexão um dia mas deve ficar tudo 100%

Valeu!

Users who are viewing this thread

Voltar