[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Pois, eu acabei até desativando o IPV6 após alguns dias pois o pessoal se queixou que a conectividade nos devices às vezes ficava intermitente ou demorava para ser restabelecida, geralmente ao alternar entre os pontos de acesso e/ou entre os rádios 2.4 e 5Ghz.

Não sei se era algo na rede da Claro (modem em bridge) ou nos equipamentos mas segundo eles ficou melhor assim, já houveram 2-3 atualizações de firmware após a instalação mas preferi manter assim, até porque usuário comum nem liga se a conexão está indo por v4 ou v6.

Como os pontos adicionais estão por Wi-Fi o que incomoda hoje é a velocidade baixa em alguns momentos, mas como o sobrado é grande, ruim de infra e alugado não há muito o que fazer.
Único problema que tive mas que parece ser algo da Samsung e não da TPLink é o fato do celular ficar desconectando da rede WiFi, alternar pros dados móveis e depois reconectar na rede, tudo isso ocorre em menos de 3 segundos como se minha internet tivesse oscilado (as setinhas do icone do WiFi do celular até param de piscar indicando que não está trafegando dados), acabei deixando a rede principal só 5GHz e parece que resolveu o problema.

Aqui acabei cabeando pros dois X20 ficarem interligados via cabo, na minha rede 1Gb consigo até uns 765Mb no WiFi 5Ghz e via cabo consigo os 950Mb, por limitação de como é a estrutura tive que deixar os dois em modo AP.
 
Troquei de provedor e no lugar do Intelbras do serviço antigo recebi um ZTE. Ele tem a opção de criar rede mesh, mas será que funciona com qualquer marca de repetidor mesh ou preciso comprar os da própria ZTE?
 
mas será que funciona com qualquer marca de repetidor mesh ou preciso comprar os da própria ZTE?
Tenha em mente que, tirando o sistema EasyMesh (que é Open Source), nenhuma marca é compatível com outra marca.
Inclusive a TP-Link posui 4 sistemas de Mesh que não funcionam entre si:

Mesh Types

Então é preciso pesquisar e saber quais são os roteadores compatíveis com esse Mesh. Entre no site da ZTE, procure pelo modelo do seu HGU e verifique a compatibilidade.
 
Última edição:
@tecpix você saberia me dizer se o Xiaomi Redmi Ax5400 Gamer faz mesh com o Xiaomi Mi AX3000(Torre)?
 
Bom dia pessoal. Sou leigo no assunto e gostaria de uma ajuda. Tenho aqui Internet 750MB da Claro, infelizmente não é fibra. Roteador é o 3896. Nele deixo o Wi-Fi desativado. Uso uma porta do 3896 para alimentar um switch + NVR para o sistema de CFTV. Outra porta ligo direto no PC desktop e outra porta ligo em um Deco X60 primário, desde Deco principal ligo outros dois X60 por cabo. Possuo alguns dispositivos sonoff, echo dot, etc. Algo em torno de 50 dispositivos conectados nos Deco X60. Minha dúvida é sobre deixar ou não em Brigde pois de certa forma esses 50 dispositivos não estão na mesma rede que aa câmeras IP, todas as câmeras IP são 8MP/4K e utilizam bastante largura de banda. Então as câmeras estão na mesma rede do roteador da Claro e os 50 dispositivos na rede dos Decos. Estou fazendo errado? Deveria deixar em brigde e ficar tudo sendo gerenciado somente pelos Decos X60? Outra coisa, como faço para ativar o IPV6? Pelo app está ativado mas ao fazer o teste naqueles sites informa que não. Sou leigo no assunto, por isso peço ajuda.
 
Bom dia pessoal. Sou leigo no assunto e gostaria de uma ajuda. Tenho aqui Internet 750MB da Claro, infelizmente não é fibra. Roteador é o 3896. Nele deixo o Wi-Fi desativado. Uso uma porta do 3896 para alimentar um switch + NVR para o sistema de CFTV. Outra porta ligo direto no PC desktop e outra porta ligo em um Deco X60 primário, desde Deco principal ligo outros dois X60 por cabo. Possuo alguns dispositivos sonoff, echo dot, etc. Algo em torno de 50 dispositivos conectados nos Deco X60. Minha dúvida é sobre deixar ou não em Brigde pois de certa forma esses 50 dispositivos não estão na mesma rede que aa câmeras IP, todas as câmeras IP são 8MP/4K e utilizam bastante largura de banda. Então as câmeras estão na mesma rede do roteador da Claro e os 50 dispositivos na rede dos Decos. Estou fazendo errado? Deveria deixar em brigde e ficar tudo sendo gerenciado somente pelos Decos X60? Outra coisa, como faço para ativar o IPV6? Pelo app está ativado mas ao fazer o teste naqueles sites informa que não. Sou leigo no assunto, por isso peço ajuda.
Coloque o X60 em bridge (modo AP) e deixe o 3896 gerenciar sua rede. Assim vc não terá mais problemas de DuploNAT.

@tecpix você saberia me dizer se o Xiaomi Redmi Ax5400 Gamer faz mesh com o Xiaomi Mi AX3000(Torre)?
Se ambos forem da mesma região, sim...
 
Boa noite!

Estou com uma dúvida. É possível montar uma rede mesh onde terei um roteador principal (xiaomi ax6000) ligado diretamente a 2 secundários (xiaomi ax3000) um em cada "canto" da casa e de um deles puxar um cabo para um terceiro ax3000? Desse modo ficam todos em mesh ou preciso ligar esse terceiro ax3000 tb diretamente ao principal ax6000?
 
Boa noite!

Estou com uma dúvida. É possível montar uma rede mesh onde terei um roteador principal (xiaomi ax6000) ligado diretamente a 2 secundários (xiaomi ax3000) um em cada "canto" da casa e de um deles puxar um cabo para um terceiro ax3000? Desse modo ficam todos em mesh ou preciso ligar esse terceiro ax3000 tb diretamente ao principal ax6000?
Nunca tentei no sistema da Xiaomi, mas teoricamente é possível.. seria uma conexão em cascata, chamada daisy chain..
Não é o mais recomendado, pois costuma elevar alguns milisegundos o tempo de transmissão por passar por mais pontos de processamento e redirecionamento.
 
Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e preciso de um direcional para o problema de sinal na minha residência.
Tenho um plano de 500mb da Net/Claro e utilizo o modem/roteador Docsis 3.1 fast_3895. próximo ao ponto, no WIFI 5 consigo em média de 530mb, porém no ultimo quarto (~10m de distancia), mal chega o sinal do 5Ghz e em 2,4Ghz a velocidade cai para em torno 30 mb. Se eu substiuir o roteamento do Fast por um AX3000 Xiaomi, consigo um sinal melhor em 5Ghz?
Ou o indicado seria 2 AX3000? Ou Já pensando no futuro, um AX6000?
imagem apartamento
Obrigado
 
Fala galera, sou novo por aqui mas já passei um bom tempo aqui nesse tópico, e queria ver se alguém me dá um help/conselho.
A situação é a seguinte: sou meio leigo quando o assunto é estrutura de rede, mas comprei 2 pares de Covr-1102 (tava barato e tal, na hora da compra nem me atentei em pesquisar se ele ia ter alguma limitação pra minha necessidade aqui), um pra casa e um pro local de trabalho. Vou focar no cenário do trabalho mas o de casa é bem parecido: Internet da Vivo fibra aqui, 600 mega, Covr primário ligado via cabo e o secundário fica numa sala a uns 20m de distância, também cabeado; todos os cabos CAT6, velocidade entregue direitinho nos pcs ligados via cabo e também em conexão wifi direto no modem.
O [maior] problema que encontrei até agora é q em nenhum caso consegui passar de 300mbps conectado na rede mesh. Tentei colocar o roteador em modo bridge e o mesh em router, e também o contrário, roteador da operadora no modo normal de operação e o mesh como AP. Imaginei que talvez fosse limitação de 2.4Ghz, mas na config do covr não existe (ou não achei) opção de configurar as redes separadamente. Outro problema que encontrei é que no modo AP ele desativa a rede de convidados que seria legal ter, principalmente no trabalho pra separar os acessos dos clientes do acesso da equipe; mas no modo router, ele separa a rede e equipamentos conectados na rede não conseguem acessar o servidor, por exemplo :fire:.

Resumindo: em algum post aqui alguém comentou que "covr era dinheiro jogado fora", queria saber se é isto mesmo, se sugerem devolver e pegar algo melhor que tenha opções melhores de configuração, ou se rola de contornar esses perrengues que comentei.
 
porém no ultimo quarto (~10m de distancia), mal chega o sinal do 5Ghz e em 2,4Ghz a velocidade cai para em torno 30 mb. Se eu substiuir o roteamento do Fast por um AX3000 Xiaomi, consigo um sinal melhor em 5Ghz?
Provavelmente não vai melhorar muito se colocar um AX3000.. Em teoria, a linha F@st 389x tem em torno de 800mW de potencia em 5GHz, a mesma coisa do AX3000.
O que vc pode tentar é colocar num canal mais alto (acima do 149) no F@st e ver se mehora.. Normalmente esses canais tem uma potencia maior..

Senão só partindo pra Mesh (preferenciamente cabeado)

Internet da Vivo fibra aqui, 600 mega, Covr primário ligado via cabo e o secundário fica numa sala a uns 20m de distância, também cabeado; todos os cabos CAT6, velocidade entregue direitinho nos pcs ligados via cabo e também em conexão wifi direto no modem.
O [maior] problema que encontrei até agora é q em nenhum caso consegui passar de 300mbps conectado na rede mesh.
Qual é a velocidade que seus clientes conseguem hoje na HGO da Vivo?
O Covr em teoria é 2x2, o que permite velocidades de até 866mbps teóricos, uns 650mbps na prática..
Pode ser que ou a largura não esteja em 80MHz ou o ponto esteja usando uma stream do Wifi pra se comunicar com a Base, dando um bypass do cabo..
 
Galera, boa noite! blz ? Estou com uma dúvida. Comprei o kit com 2 DECO m4 da tp-link
Aqui em casa a internet é de 400mbps de download e 200 de upload. A unidade principal ligada direto no aparelho da fibra atingiu essa velocidade no wifi tranquilamente
a segunda unidade que vai ficar no primeiro andar não passa de 100mbps.
Quando coloco um computador no cabo ligado direto a primeira unidade bate os 400 normal, mas ao conectar o segundo DECO m4 a velocidade fica limitada a 100mbps
Alguma dica para resolver esse problema ?
 
Galera, boa noite! blz ? Estou com uma dúvida. Comprei o kit com 2 DECO m4 da tp-link
Aqui em casa a internet é de 400mbps de download e 200 de upload. A unidade principal ligada direto no aparelho da fibra atingiu essa velocidade no wifi tranquilamente
a segunda unidade que vai ficar no primeiro andar não passa de 100mbps.
Quando coloco um computador no cabo ligado direto a primeira unidade bate os 400 normal, mas ao conectar o segundo DECO m4 a velocidade fica limitada a 100mbps
Alguma dica para resolver esse problema ?
Não tá conectando em 2.4ghz na segunda não? Simplesmente tbm ela pode tá pegando o sinal meio ruim já tbm se tiver no Wi-Fi.
 
Comprei um kit de 3 unidades do Xiaomi AX3000 para criar a rede mesh, vou tentar configurar hoje e posto os resultados aqui.
 
Comprei um kit de 3 unidades do Xiaomi AX3000 para criar a rede mesh, vou tentar configurar hoje e posto os resultados aqui.
Ótima escolha!
Tenho 2 Xiaomi AX3000 versão chinesa em rede mesh, interligados via cabo de rede.
O sinal é muito forte e a banda transmitida é excelente.
 
Ótima escolha!
Tenho 2 Xiaomi AX3000 versão chinesa em rede mesh, interligados via cabo de rede.
O sinal é muito forte e a banda transmitida é excelente.
Me tira uma duvida. Se eu tenho rede mesh e um está no quarto(principal) e outro está na sala(mesh) e na sala tenho um fire stick, consigo fazer ele se conectar no roteador que está na sala e não no roteador do quarto? To perguntando porque fiz uma rede mesh aqui e todos os dispositivos se conectavam no roteador do quarto(principal), mesmo o dispositivo colado no roteador da sala.
 
Me tira uma duvida. Se eu tenho rede mesh e um está no quarto(principal) e outro está na sala(mesh) e na sala tenho um fire stick, consigo fazer ele se conectar no roteador que está na sala e não no roteador do quarto? To perguntando porque fiz uma rede mesh aqui e todos os dispositivos se conectavam no roteador do quarto(principal), mesmo o dispositivo colado no roteador da sala.
Se você quer saber se existe alguma configuração pra meio que obrigar o dispositivo a conectar sempre no dispositivo mais próximo e de melhor sinal, eu desconheço.
Até onde sei, isso é definido pelo próprio equipamento de forma automática.
 
Pela lógica, o dispositivo vai sempre buscar o melhor sinal, mas não sei o que acontece com um dispositivo já meio defasado ao se deparar com duas ou mais fontes de mesmo SSID. Talvez se conecte na primeira tentativa sem buscar o sinal mais forte,
 
Se você quer saber se existe alguma configuração pra meio que obrigar o dispositivo a conectar sempre no dispositivo mais próximo e de melhor sinal, eu desconheço.
Até onde sei, isso é definido pelo próprio equipamento de forma automática.

Pela lógica, o dispositivo vai sempre buscar o melhor sinal, mas não sei o que acontece com um dispositivo já meio defasado ao se deparar com duas ou mais fontes de mesmo SSID. Talvez se conecte na primeira tentativa sem buscar o sinal mais forte,
De fato tá acontecendo isso. To com um Ax5400 e um AX6. Os dispositivos estão se conectando sempre no principal, mesmo esse sendo mais distante e com menor sinal que o Mesh que está do lado do dispositivo. Aqui é um sobrado, queria deixar um roteador na parte de cima e outra na parte de baixo, para cobrir o sobrado todo com rede 5ghz em 100%.
 
Me tira uma duvida. Se eu tenho rede mesh e um está no quarto(principal) e outro está na sala(mesh) e na sala tenho um fire stick, consigo fazer ele se conectar no roteador que está na sala e não no roteador do quarto? To perguntando porque fiz uma rede mesh aqui e todos os dispositivos se conectavam no roteador do quarto(principal), mesmo o dispositivo colado no roteador da sala.
Eu tive esse problema com o AX3000, ele não fazia roaming, ao invés disso ele preferia deixar os aparelhos no roteador q ele conectou primeiro (por exemplo no da sala) ao invés do central ou o do quarto q estava mais perto, e fazendo isso ainda jogava os aparelhos na rede de 2.4Ghz :haa:

A solução aqui foi separar as redes (elas tem essa opção de unificar a 2.4 e 5ghz em uma rede transparente)… daí agora com as 2 separadas e eu logado só na 5Ghz ele faz o roaming direitinho. Meu medo era q eu teria duas redes distintas e meus acessórios smart q usam a rede 2.4 não tivessem acesso, mas no final não sei o q a Xiaomi faz mas eles se comunicam normal… então deixei desse jeito aqui e funciona muito bem
 
Testando ainda, mas já adianto que o mesh do AX3000 funciona normalmente em conjunto com o wifi do roteador da operadora, um ZTE.
 
Testando ainda, mas já adianto que o mesh do AX3000 funciona normalmente em conjunto com o wifi do roteador da operadora, um ZTE.
Mas está em Mesh mesmo? O ZTE mostra o Xiaomi como ponto de acesso e vice-versa com setup automático?
Ou vc está apenas usando o mesmo SSID entre os equipamentos?
 
Eu tive esse problema com o AX3000, ele não fazia roaming, ao invés disso ele preferia deixar os aparelhos no roteador q ele conectou primeiro (por exemplo no da sala) ao invés do central ou o do quarto q estava mais perto, e fazendo isso ainda jogava os aparelhos na rede de 2.4Ghz :haa:

A solução aqui foi separar as redes (elas tem essa opção de unificar a 2.4 e 5ghz em uma rede transparente)… daí agora com as 2 separadas e eu logado só na 5Ghz ele faz o roaming direitinho. Meu medo era q eu teria duas redes distintas e meus acessórios smart q usam a rede 2.4 não tivessem acesso, mas no final não sei o q a Xiaomi faz mas eles se comunicam normal… então deixei desse jeito aqui e funciona muito bem
Aqui a rede 2.4 e 5ghz tá separada. Mas os dispositivos só conectam em um roteador.
Não sei se é porque o sinal do que fica mais longe ainda é um sinal forte de uns 70%, e os dispositivos não acham necessários conectar no mais perto. Mas se tem um roteador com sinal 100%, naomdevria conectar em outro com sinal mais fraco.
 
Mas está em Mesh mesmo? O ZTE mostra o Xiaomi como ponto de acesso e vice-versa com setup automático?
Ou vc está apenas usando o mesmo SSID entre os equipamentos?

Na verdade no ZTE só existe a opção de ativar ou desativar a rede mesh, deixei ativado. Nos AX3000, existe a opção de selecionar ou rede mesh ou repetidor, selecionei mesh, teria algo além disso para ser feito?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora vocês vão rir da minha cara, mas preciso perguntar: rede cabeada em mesh, significa cabo ligando os roteadores entre si? Porque tenho a opção de ligar todos os AX3000 no roteador do provedor, mas imagino que aí eles seriam repetidores, correto? Para funcionar em mesh, um dos AX3000 deve conectar as suas portas LAN à porta WAN dos demais?
 
Última edição:
Na verdade no ZTE só existe a opção de ativar ou desativar a rede mesh, deixei ativado. Nos AX3000, existe a opção de selecionar ou rede mesh ou repetidor, selecionei mesh, teria algo além disso para ser feito?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora vocês vão rir da minha cara, mas preciso perguntar: rede cabeada em mesh, significa cabo ligando os roteadores entre si? Porque tenho a opção de ligar todos os AX3000 no roteador do provedor, mas imagino que aí eles seriam repetidores, correto? Para funcionar em mesh, um dos AX3000 deve conectar as suas portas LAN à porta WAN dos demais?
MESH de verdade, são os "nós" (como são chamados os pontos de acesso/roteadores que ficam passivos) conectados ao roteador principal via Wifi (sem cabo). Só com a tecnologia mesh você vai fazer isso de forma meio que plug n'play (existem os repetidores que fazem isso, mas geralmente é bem ruim). E geralmente só funciona com roteadores da mesma marca e mesma tecnologia de mesh. Só de exemplo, a TP-Link tem 4 (sim... QUATRO) tipos de mesh diferentes, e segundo o colega tecpix, eles são incompatíveis entre si.

Na maioria dos casos, quando você monta uma rede mesh, você tem a opção de conectar os "nós" (cada ponto de acesso passivo) ao roteador principal com cabos ethernet. Isso é chamado de ethernet backhaul e serve pra melhorar a velocidade, já que o nó vai receber a velocidade máxima sem percas e interferências e não vai utilizar uma das streams de cada roteador/ponto de acesso. O ideal é você conectar cada nó, diretamente ao roteador principal, ou seja, cada nó/ponto de acesso vai ter seu cabo até o roteador. Isso é chamado de topologia estrela. Em alguns casos é possivel conectar um roteador ao outro em forma de "cascata", porém, terá um aumento de 50% no ping em cada salto. Esse aumento no ping pode ser significante, dependendo do caso, ou totalmente desprezível.

Mas note que você pode montar uma rede interna com roteadores diferentes e configurar cada ponto de acesso cabeado com os mesmos parâmetros da rede wifi (mesmo nome de rede, mesma senha, mesma encriptação) mudando apenas os canais de forma que eles não se sobreponham (1, 6, 11 no caso da rede 2.4GHz). Isso não é mesh de verdade, e sim um "mesh" fajuto, pois você depende 100% da vontade do dispositivo em mudar de rede quando for conveniente (o chamado roaming automatico, que muita gente confunde com mesh).
Pra que o roaming automático funcione rapido igual fazem na propaganda da tecnologia mesh, os roteadores conectados ao mesh tem que serem iguais, ou compatíveis entre si, possuindo os protocolos k/v/r, que servem para facilitar a troca "seamless" (imperceptível e de forma rapida) entre um nó e outro. Se eles forem diferentes e você configurar manualmente as redes em cada com os mesmos nomes e senhas, o roaming automático pode levar varios segundos pra acontecer.

Pela sua descrição, eu entendi que você não montou um mesh de verdade entre seu ZTE e seus AX3000, e sim deixou os AX3000 como pontos de acesso. Geralmente quando você monta uma rede mesh, você configura a rede wifi em um, e o outro só replica as configurações. Eu realmente não sei se é possível montar um rede mesh entre os AX3000 com eles em modo ponto de acesso e deixando o equipamento da operadora em modo rotador mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui a rede 2.4 e 5ghz tá separada. Mas os dispositivos só conectam em um roteador.
Não sei se é porque o sinal do que fica mais longe ainda é um sinal forte de uns 70%, e os dispositivos não acham necessários conectar no mais perto. Mas se tem um roteador com sinal 100%, naomdevria conectar em outro com sinal mais fraco.
Quando se monta uma rede mesh, deve-se tomar o cuidado em não deixar os pontos de acesso com a potencia muito alta, justamente pra que os dispositivos clientes consigam se desligar do nó mais distante e se conectar ao mais próximo. O ponto de acesso tem que ficar numa área de transição, onde o sinal começa a ficar mais fraco.

Se o sinal chega com 70% da força na area a frete do nó do mesh, então tecnicamente, você não necessitaria do segundo nó. Ou então, teria que posicionar ele melhor, ficando mais longe do roteador (ou ainda diminuindo a potencia do primeiro)
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo