• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

MESH de verdade, são os "nós" (como são chamados os pontos de acesso/roteadores que ficam passivos) conectados ao roteador principal via Wifi (sem cabo). Só com a tecnologia mesh você vai fazer isso de forma meio que plug n'play (existem os repetidores que fazem isso, mas geralmente é bem ruim). E geralmente só funciona com roteadores da mesma marca e mesma tecnologia de mesh. Só de exemplo, a TP-Link tem 4 (sim... QUATRO) tipos de mesh diferentes, e segundo o colega tecpix, eles são incompatíveis entre si.

Na maioria dos casos, quando você monta uma rede mesh, você tem a opção de conectar os "nós" (cada ponto de acesso passivo) ao roteador principal com cabos ethernet. Isso é chamado de ethernet backhaul e serve pra melhorar a velocidade, já que o nó vai receber a velocidade máxima sem percas e interferências e não vai utilizar uma das streams de cada roteador/ponto de acesso. O ideal é você conectar cada nó, diretamente ao roteador principal, ou seja, cada nó/ponto de acesso vai ter seu cabo até o roteador. Isso é chamado de topologia estrela. Em alguns casos é possivel conectar um roteador ao outro em forma de "cascata", porém, terá um aumento de 50% no ping em cada salto. Esse aumento no ping pode ser significante, dependendo do caso, ou totalmente desprezível.

Mas note que você pode montar uma rede interna com roteadores diferentes e configurar cada ponto de acesso cabeado com os mesmos parâmetros da rede wifi (mesmo nome de rede, mesma senha, mesma encriptação) mudando apenas os canais de forma que eles não se sobreponham (1, 6, 11 no caso da rede 2.4GHz). Isso não é mesh de verdade, e sim um "mesh" fajuto, pois você depende 100% da vontade do dispositivo em mudar de rede quando for conveniente (o chamado roaming automatico, que muita gente confunde com mesh).
Pra que o roaming automático funcione rapido igual fazem na propaganda da tecnologia mesh, os roteadores conectados ao mesh tem que serem iguais, ou compatíveis entre si, possuindo os protocolos k/v/r, que servem para facilitar a troca "seamless" (imperceptível e de forma rapida) entre um nó e outro. Se eles forem diferentes e você configurar manualmente as redes em cada com os mesmos nomes e senhas, o roaming automático pode levar varios segundos pra acontecer.

Pela sua descrição, eu entendi que você não montou um mesh de verdade entre seu ZTE e seus AX3000, e sim deixou os AX3000 como pontos de acesso. Geralmente quando você monta uma rede mesh, você configura a rede wifi em um, e o outro só replica as configurações. Eu realmente não sei se é possível montar um rede mesh entre os AX3000 com eles em modo ponto de acesso e deixando o equipamento da operadora em modo rotador mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Quando se monta uma rede mesh, deve-se tomar o cuidado em não deixar os pontos de acesso com a potencia muito alta, justamente pra que os dispositivos clientes consigam se desligar do nó mais distante e se conectar ao mais próximo. O ponto de acesso tem que ficar numa área de transição, onde o sinal começa a ficar mais fraco.

Se o sinal chega com 70% da força na area a frete do nó do mesh, então tecnicamente, você não necessitaria do segundo nó. Ou então, teria que posicionar ele melhor, ficando mais longe do roteador (ou ainda diminuindo a potencia do primeiro)


Os AX3000 se configuram entre si desta forma, conecta-se o LAN do primário ao WAN dos demais e eles se encarregam de copiar as informações. A questão então é ver se fazendo isso com o ZTE vai haver a transferência de informações para o primeiro AX3000.

Obrigado pela explicação do que é a topologia estrela, estava em dúvida se deveria usar ela ou cascata.
 
Pessoal, nao sei se é o local certo de perguntar, estou tendo dificuldades na minha rede Mesh com 2 Tp Links X90.

Minha rede é montada com a seguinte estrutura:

Roteador Deco X90 ===cabo cat8===> switch mikrotik= ==cabo cat 6a====> switch mikrotik===cabo cat6a======> NAS QNAP
l----------> TV E APPLETV. l---------->TV / PS5 / RECEIVER.

O problema ocorre pois o segundo DECO X90 teima em ficar conectado por wifi e não pelo cabo cat6a. Quando eu reinicio o segundo Deco ele volta a ficar conectado por cabo e tempos depois ele aparece conectado por wifi e consequentemente a velocidade por wifi cai de 1gbs para uns 500mbs.

Alguém passa por isso? Existe algum método de forçar a conexão por cabo?
 
Na verdade no ZTE só existe a opção de ativar ou desativar a rede mesh, deixei ativado. Nos AX3000, existe a opção de selecionar ou rede mesh ou repetidor, selecionei mesh, teria algo além disso para ser feito?

Agora vocês vão rir da minha cara, mas preciso perguntar: rede cabeada em mesh, significa cabo ligando os roteadores entre si? Porque tenho a opção de ligar todos os AX3000 no roteador do provedor, mas imagino que aí eles seriam repetidores, correto? Para funcionar em mesh, um dos AX3000 deve conectar as suas portas LAN à porta WAN dos demais?
Foi o que imaginei. Vc não montou Mesh.. Montou um repetidor, mesmo que tenha escolhido "Mesh".
Mesh não tem nada a ver, como nosso colega @paulo_cwb comentou, com estar ligada por cabo ou detectar a um SSID para repetir..

Os AX3000 se configuram entre si desta forma, conecta-se o LAN do primário ao WAN dos demais e eles se encarregam de copiar as informações. A questão então é ver se fazendo isso com o ZTE vai haver a transferência de informações para o primeiro AX3000.
O ZTE não vai enxergar o Mesh Xiaomi pois eles utilizam diferentes algoritmos de sincronização.
Será apenas um repetidor..
 
Foi o que imaginei. Vc não montou Mesh.. Montou um repetidor, mesmo que tenha escolhido "Mesh".
Mesh não tem nada a ver, como nosso colega @paulo_cwb comentou, com estar ligada por cabo ou detectar a um SSID para repetir..


O ZTE não vai enxergar o Mesh Xiaomi pois eles utilizam diferentes algoritmos de sincronização.
Será apenas um repetidor..

Não, amigo. Minha dúvida era se a ligação entre os AX3000 deveria ser cascata ou estrela, não lembrei do termo correto para descrever. Que mesh pode ser wifi ou cabeada ou sabia, mas não tinha certeza de qual tipo de ligação entre eles deveria usar no caso de optar por cabo.
 
Quando se monta uma rede mesh, deve-se tomar o cuidado em não deixar os pontos de acesso com a potencia muito alta, justamente pra que os dispositivos clientes consigam se desligar do nó mais distante e se conectar ao mais próximo. O ponto de acesso tem que ficar numa área de transição, onde o sinal começa a ficar mais fraco.

Se o sinal chega com 70% da força na area a frete do nó do mesh, então tecnicamente, você não necessitaria do segundo nó. Ou então, teria que posicionar ele melhor, ficando mais longe do roteador (ou ainda diminuindo a potencia do primeiro)
Aquela opção de força do sinal, já deixei em conservação de energia, que a principio deixa o sinal mais fraco e deixou, mas pouco, ficou em 60%. ainda sim os dispositivos ficaram conectados no principal.
To pensando em mudar para o AX7000, acho que com ele onde o sinal 5ghz chega a 70% com o AX5400, será que chegaria a uns 90%?
 
Aquela opção de força do sinal, já deixei em conservação de energia, que a principio deixa o sinal mais fraco e deixou, mas pouco, ficou em 60%. ainda sim os dispositivos ficaram conectados no principal.
To pensando em mudar para o AX7000, acho que com ele onde o sinal 5ghz chega a 70% com o AX5400, será que chegaria a uns 90%?
Boa pergunta, não sei responder. A Xiaomi não costuma fornecer os dados de potencia nos seus roteadores, mas acredito não que não sejam tão diferentes assim em relação ao alcance.
 
Aquela opção de força do sinal, já deixei em conservação de energia, que a principio deixa o sinal mais fraco e deixou, mas pouco, ficou em 60%. ainda sim os dispositivos ficaram conectados no principal.
To pensando em mudar para o AX7000, acho que com ele onde o sinal 5ghz chega a 70% com o AX5400, será que chegaria a uns 90%?
Não.. ambos já estão no mesmo limite da potência de 1000mW..
 
Pessoal, recentemente adquiri um redmi ax5400. Tenho dois links de internet de ligados a ele (claro e oi), cada um de 500mb. Reparei que ao ligar um AX1800 em mesh, a velocidade do wifi não passa de 250mb, quando desconecto esse ax1800, a velocidade chega a 500mb. O ax1800 recebe o sinal de apenas um link? Caso positivo, existe alguma forma de contornar isso?
 
Pessoal, recentemente adquiri um redmi ax5400. Tenho dois links de internet de ligados a ele (claro e oi), cada um de 500mb. Reparei que ao ligar um AX1800 em mesh, a velocidade do wifi não passa de 250mb, quando desconecto esse ax1800, a velocidade chega a 500mb. O ax1800 recebe o sinal de apenas um link? Caso positivo, existe alguma forma de contornar isso?
O Mesh é por cabo ou Wifi?
 
Testa por cabo.. Por Wifi, metade da capacidade do rádio é usado para fazer o link e a outra metade é para servir os clientes.
Com cabo chegou a velocidade total, mas não tenho como deixar esse cabo atravessando os ambientes. Essa seria a única forma possível?
 
Com cabo chegou a velocidade total, mas não tenho como deixar esse cabo atravessando os ambientes. Essa seria a única forma possível?
Para altas velocidades (acima dos 500mbps) fazer Mesh por Wifi é caro, pois exige equipamento com banda exclusiva de backhaul, além de ser instável, pois utiliza praticamente todos os canais disponívels do espectro para fazer esse backhaul e ainda servir o Wifi com alta velocidade - o que nos dias de hoje é complicado pois sempre haverá canais já usado por outros Wifis próximos.
Se esse Mesh tiver paredes, lajes, banheiros, entre os pontos, o sinal fica ainda mais fraco e instável, pois o ponto secundário iria repetir esse mesmo sinal fraco e instável.
O melhor custo benefício pra sua instalação seria procurar alguém que tente passar esse cabo de rede do AX5400 até o AX1800.
 
Para altas velocidades (acima dos 500mbps) fazer Mesh por Wifi é caro, pois exige equipamento com banda exclusiva de backhaul, além de ser instável, pois utiliza praticamente todos os canais disponívels do espectro para fazer esse backhaul e ainda servir o Wifi com alta velocidade - o que nos dias de hoje é complicado pois sempre haverá canais já usado por outros Wifis próximos.
Se esse Mesh tiver paredes, lajes, banheiros, entre os pontos, o sinal fica ainda mais fraco e instável, pois o ponto secundário iria repetir esse mesmo sinal fraco e instável.
O melhor custo benefício pra sua instalação seria procurar alguém que tente passar esse cabo de rede do AX5400 até o AX1800.
Valeu, muito obrigado pela ajuda!
 
Prezados, bom dia!
Alguém aí já teve experiência em utilizar a banda larga fibra da Vivo com a rede mesh do Google WIFI e poderia me ajudar com uma questão?

Pergunto porque conectei o Google WIFI na porta LAN da HGU da Vivo, mas a internet fica caindo toda hora e eu preciso reiniciar o Google WIFI para voltar.
Me parece mais um problema de configuração, o Google WIFI está em modo router. Eu já havia tentando colocar a HGU da Vivo em modo bridge (seguindo uns tutoriais que encontrei no Youtube) até funcionou, mas como estava com este problema de cair toda hora, voltei a HGU para a configuração original. Deixei os rádios WIFI da HGU desabilitados.
Alternativamente, eu desabilitei o IPV6 do Google WIFI para ver se era isso, mas continua caindo. Só volta se reiniciar o Google WIFI.
A rede mesh é feita com dois PUKs do Google WIFI.
 
Com cabo chegou a velocidade total, mas não tenho como deixar esse cabo atravessando os ambientes. Essa seria a única forma possível?

Porque não?
Não tem uma tomada elétrica onde liga o equipamento?
É só passar o cabo junto com os fios da tomada.

Uma dica boa se não tiver espaço.
Ajudei um amigo na casa dele, casa antiga a tubulação é de 1/2". Usamos fibra ótica que é mais fina juntamente com dois conversores de rede made in china. Passamos a fibra juntos com os fios de energia. Dessa forma se evita qualquer tipo de interferência, quebra quebra de parede e se tem conexão gigabit.
 
Prezados, bom dia!
Alguém aí já teve experiência em utilizar a banda larga fibra da Vivo com a rede mesh do Google WIFI e poderia me ajudar com uma questão?

Pergunto porque conectei o Google WIFI na porta LAN da HGU da Vivo, mas a internet fica caindo toda hora e eu preciso reiniciar o Google WIFI para voltar.
Me parece mais um problema de configuração, o Google WIFI está em modo router. Eu já havia tentando colocar a HGU da Vivo em modo bridge (seguindo uns tutoriais que encontrei no Youtube) até funcionou, mas como estava com este problema de cair toda hora, voltei a HGU para a configuração original. Deixei os rádios WIFI da HGU desabilitados.
Alternativamente, eu desabilitei o IPV6 do Google WIFI para ver se era isso, mas continua caindo. Só volta se reiniciar o Google WIFI.
A rede mesh é feita com dois PUKs do Google WIFI.
não sei como funciona o sistema da GOogle, mas vc deve estar com DuploNAT e conflito de IPs.
Tente deixar os pucks em modo AP
 
não sei como funciona o sistema da GOogle, mas vc deve estar com DuploNAT e conflito de IPs.
Tente deixar os pucks em modo AP
obrigado @tecpix pela resposta.
Sem dúvida alguma estou com duplo NAT sim. Embora eu perca algumas das funcionalidades do Google WIFI como router, a ideia de colocar os pucks em modo AP talvez seja uma boa alternativa para evitar estas quedas, aí eu apenas utilizaria a WIFI da rede mesh. :rub1:
 
Porque não?
Não tem uma tomada elétrica onde liga o equipamento?
É só passar o cabo junto com os fios da tomada.

Uma dica boa se não tiver espaço.
Ajudei um amigo na casa dele, casa antiga a tubulação é de 1/2". Usamos fibra ótica que é mais fina juntamente com dois conversores de rede made in china. Passamos a fibra juntos com os fios de energia. Dessa forma se evita qualquer tipo de interferência, quebra quebra de parede e se tem conexão gigabit.
Depende muito da casa… eu mesmo onde moro é um terror as tomadas de lá, simplesmente não tem padrão, cada tomada vai pra onde entende, sem falar nas que vão por baixo e outras q saem pela laje, daí ainda tem q tirar telha pra se enfiar embaixo do telhado, é uma loucura! Tanto que quando fui passar na época o fio da TIM e a fibra agora da Vivo já falei pro cara jogar por cima do telhado da casa e furar do lado da janela do meu quarto hahaha… pq ali é um caos!
 
Porque não?
Não tem uma tomada elétrica onde liga o equipamento?
É só passar o cabo junto com os fios da tomada.

Uma dica boa se não tiver espaço.
Ajudei um amigo na casa dele, casa antiga a tubulação é de 1/2". Usamos fibra ótica que é mais fina juntamente com dois conversores de rede made in china. Passamos a fibra juntos com os fios de energia. Dessa forma se evita qualquer tipo de interferência, quebra quebra de parede e se tem conexão gigabit.
Você fez exatamente o que eu tava querendo fazer aqui em casa, cabo de rede é muito grosso, fibra é mais fininha, ocupa menos espaço e é mais eficiente. Vou acessar os links ali pra me inteirar do preço.
 
Pessoal, uma dúvida. Se eu comprar o mesh x50 da TPlink e instalar os nós cabeados (modem operadora - nó1 - nó2) , eu perco o sinal das portas ethernet atrás do modem da Claro modelo Technocolor Docsis 3.1?

O roteador está no escritório e meu note e meu computador do serviço uso internet por cabo que sai das portas amarelas ethernet do Technocolor.
 
Pessoal, uma dúvida. Se eu comprar o mesh x50 da TPlink e instalar os nós cabeados (modem operadora - nó1 - nó2) , eu perco o sinal das portas ethernet atrás do modem da Claro modelo Technocolor Docsis 3.1?

O roteador está no escritório e meu note e meu computador do serviço uso internet por cabo que sai das portas amarelas ethernet do Technocolor.
não.. o roteador da operadora vai entender como mais dois clientes conectados
Mas entenda que para funcionar dessa forma, o Deco deve ser configurado em modo Bridge (ou modo AP), senão vai criar outra rede dentro da rede da operadora.
 
não.. o roteador da operadora vai entender como mais dois clientes conectados
Mas entenda que para funcionar dessa forma, o Deco deve ser configurado em modo Bridge (ou modo AP), senão vai criar outra rede dentro da rede da operadora.
mais uma pergunta, eu consigo fazer essa configuração facilmente no aplicativo da TP-Link?

Hoje eu tenho o Techinocolor da Claro e a ele ligado um AX-73 em AP que distribui o sinal para todo o AP. Pelo jeito teria que aposentar o AX-73....
 
mais uma pergunta, eu consigo fazer essa configuração facilmente no aplicativo da TP-Link?

Hoje eu tenho o Techinocolor da Claro e a ele ligado um AX-73 em AP que distribui o sinal para todo o AP. Pelo jeito teria que aposentar o AX-73....

E sim.. Pelo fao do AX73 suportar apenas OneMesh, ele só poderia montar Mesh com extensores OneMesh, que não permitem o uso de conexão cabeada, muito menos funcionar com os sistema Deco mesh.
É uma pena, pois o AX73 tem o dobro de potência que o X50 e é um excelente roteador, mas peca no Mesh.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo