• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Você pode sair com o cabo de um M4 para o outro M4, sem passar pelo roteador, até por que ele vai estar em Bridge e apenas uma porta estará funcionando.
Eu acredito que o M4 já venha de fábrica configurado para funcionar no modo Router, não sendo necessário nenhuma configuracão que não seja a conexão automática ao ISP.

Ou você pode ligar, como o colega acima comentou, os dois M4 em modo Access Point. Nesse caso não é necessário fazer Bridge no roteador na operadora, bastando ligar ou um M4 no outro ou os dois no roteador da operadora. Nese caso é necessário ajustar os M4 para funcionar no modo Access Point.
Só pratico na troca de equipamentos kkk

Então qual seria melhor maneira de ligação, a mais eficiente, a casa é inteligente, tem pelo menos 30 equipamentos conectados e também um pc que será ligado via cabo saindo de um m4.
 
Mais um adepto da rede mesh. Xiaomi Redmi AX6 e Xiaomi Redmi AX5, agora cobre duas residências no mesmo lote no wifi 5ghz. Valeu cada centavo.

 
Qual seria o melhor roteador pra fazer mesh com um AX1800? Outro AX1800, um AX6, AX3600...?
 
Qual seria o melhor roteador pra fazer mesh com um AX1800? Outro AX1800, um AX6, AX3600...?
Se for pegar o AX6 ou AX3600, eu deixaria um deles como o roteador principal e colocaria o AX1800 como mesh, Se for pegar o AX1800, pode pegar o AX5 que é praticamente igual o AX1800 porem um pouco mais barato.

Fui!
 
Se for pegar o AX6 ou AX3600, eu deixaria um deles como o roteador principal e colocaria o AX1800 como mesh, Se for pegar o AX1800, pode pegar o AX5 que é praticamente igual o AX1800 porem um pouco mais barato.

Fui!
Já tenho um ax1800 aqui mas não tá me atendendo muito bem, qual seria melhor AX6 ou o AX3600? Usaria um deles como principal e jogaria o AX1800 como secundário na mesh, correto?
 
Já tenho um ax1800 aqui mas não tá me atendendo muito bem, qual seria melhor AX6 ou o AX3600? Usaria um deles como principal e jogaria o AX1800 como secundário na mesh, correto?
Isso mesmo é melhor deixar o AX 1800 como secundário no mesh. Sobre escolher entre o AX6 e o AX3600, depende do seu uso, ambos tem o mesmo hardware, porem o AX3600 tem uma antena a mais para a internet das coisas, pelo que vi nos reviews gringos comparando os dois roteadores em area de cobertura de sinal, os dois tem um empate tecnico. Eu fui de AX6 + AX5, porque procurei um custo beneficio melhor, não ligo pra design de roteador, e a antena da internet das coisas do AX3600 ao meu ver no futuro não me fará falta.

Eu iria de AX6 pois o mesmo aqui está cobrindo uma casa de três andares mais uma casa dos fundos do lote de 360m². o AX5 como secundario na rede mesh aumentou e a cobertura do Wifi 5Ghz para a area do lote.

PS: Meu roteador anterior era um D-link DIR 878, e o Redmi AX6 da um banho nele na cobertura wifi 5Ghz.

Fui!
 
Isso mesmo é melhor deixar o AX 1800 como secundário no mesh. Sobre escolher entre o AX6 e o AX3600, depende do seu uso, ambos tem o mesmo hardware, porem o AX3600 tem uma antena a mais para a internet das coisas, pelo que vi nos reviews gringos comparando os dois roteadores em area de cobertura de sinal, os dois tem um empate tecnico. Eu fui de AX6 + AX5, porque procurei um custo beneficio melhor, não ligo pra design de roteador, e a antena da internet das coisas do AX3600 ao meu ver no futuro não me fará falta.

Eu iria de AX6 pois o mesmo aqui está cobrindo uma casa de três andares mais uma casa dos fundos do lote de 360m². o AX5 como secundario na rede mesh aumentou e a cobertura do Wifi 5Ghz para a area do lote.

PS: Meu roteador anterior era um D-link DIR 878, e o Redmi AX6 da um banho nele na cobertura wifi 5Ghz.

Fui!
Entendi, muito obrigado pela ajuda!

Aqui é um apartamento mas acho que a "briga" entre os roteadores de cada unidade é o que mais prejudica, utilizando seu relato, acho que vou de AX6 mesmo!

Abraços
 
Entendi, muito obrigado pela ajuda!

Aqui é um apartamento mas acho que a "briga" entre os roteadores de cada unidade é o que mais prejudica, utilizando seu relato, acho que vou de AX6 mesmo!

Abraços

Dependendo da area em metros quadrados do seu apê, se você colocar seu AX1800 no meio, pode ser que nem precise de outro roteador para fazer mesh, mas se for um apartamento gigante ai pode ir de AX6 tranquilamente.

O canal do Erik Arruda, da muitas dicas e ele misturou o AX3600 com varios AX1800 que ele possui em mesh. Da uma conferida nos videos dele: https://www.youtube.com/channel/UCpIl4EppUEgT-5gWD5WdpLA
Fui!
 
Alguém aqui de Niterói / RJ que use a internet da HR virtual?
Um amigo instalou ontem e parece ser tudo ok até o momento.
Estou no aguardo da instalação aqui em casa. Link 300/150
Achei estranho a faixa de IP deles começar com 45...
 
Pessoal, gostaria de uma ajuda. Meu esquema atual é o seguinte:

Ofg0JWm.jpg


Tenho dois PCs ligados por cabo ao modem da NET, um em um quarto onde está o modem e outro no quarto vizinho. Além de usar o Wifi do modem da NET também tenho um roteador antigo Tp-Link que fica na sala.

Estou pensando em comprar o Deco M4 mas não sei como ficaria a ligação. Os dois PCs não têm WiFi, então acho que terão que continuar ligados por cabo ao modem da NET. Então como ficaria? Pensei nesse esquema:

0bjTMcF.jpg


Está certo ou existe outra solução melhor?
Abraços!
 
Pessoal, gostaria de uma ajuda. Meu esquema atual é o seguinte:

Ofg0JWm.jpg


Tenho dois PCs ligados por cabo ao modem da NET, um em um quarto onde está o modem e outro no quarto vizinho. Além de usar o Wifi do modem da NET também tenho um roteador antigo Tp-Link que fica na sala.

Estou pensando em comprar o Deco M4 mas não sei como ficaria a ligação. Os dois PCs não têm WiFi, então acho que terão que continuar ligados por cabo ao modem da NET. Então como ficaria? Pensei nesse esquema:

0bjTMcF.jpg


Está certo ou existe outra solução melhor?
Abraços!
O Deco também serve como roteador, caso você queira colocar o modem da Net em modo bridge.

O valor do Deco eu considero acima do que ele realmente entrega, existem outras opções melhores adquirindo pelo Aliexpress como o AX6 e AX3
 
O Deco também serve como roteador, caso você queira colocar o modem da Net em modo bridge.

O valor do Deco eu considero acima do que ele realmente entrega, existem outras opções melhores adquirindo pelo Aliexpress como o AX6 e AX3
Lembre que o Deco vem 2, comprado no Brasil com garantia de 5 anos, sem maiores riscos de importação e custa 750 reais mais ou menos que foi o quanto paguei no meu a uma semana.

Mas logicamente que importando tem suas vantagens.
 
Última edição:
O Deco também serve como roteador, caso você queira colocar o modem da Net em modo bridge.

O valor do Deco eu considero acima do que ele realmente entrega, existem outras opções melhores adquirindo pelo Aliexpress como o AX6 e AX3
Eu quero manter meus dois PCs ligados por cabo. É possível com o modem da Net no modo bridge?
 
Eu quero manter meus dois PCs ligados por cabo. É possível com o modem da Net no modo bridge?
Depende.
Se você puser o modem da Net em bridge e tiver um roteador (Deco ou AX3 ou AX6) fazendo o roteamento irá funcionar se você ligar os PCs no roteador.

A partir do momento em que você coloca o modem da Net em bridge ele para de fornecer ips prós dispositivos e só a porta 1 do modem funciona pra servir de ponte (bridge) entregando o sinal da internet.
 
A informação de que o Deco M4 nao permite uma simples mudança de canal de wifi manualmente procede msm?

Voltei algumas boas paginas do tópico e a aquisição de um kit de Decos ta no meu radar, no meu caso ligaria todos via cabo, em casa ja tenho toda a infraestrutura de rede montada, ficaria do jeito que o @Arris recomendou pra ficar 100%

Mas nao tenho certeza se vale
 
A informação de que o Deco M4 nao permite uma simples mudança de canal de wifi manualmente procede msm?

Voltei algumas boas paginas do tópico e a aquisição de um kit de Decos ta no meu radar, no meu caso ligaria todos via cabo, em casa ja tenho toda a infraestrutura de rede montada, ficaria do jeito que o @Arris recomendou pra ficar 100%

Mas nao tenho certeza se vale
Infelizmente sim. A TPLINK quis fazer do Deco algo tão "fácil" que removeu quase todas as funcionalidades de um roteador.
Hoje eu não compraria o Deco, mas sim um AX6 importado. Mais barato e melhor.
 
Infelizmente sim. A TPLINK quis fazer do Deco algo tão "fácil" que removeu quase todas as funcionalidades de um roteador.
Hoje eu não compraria o Deco, mas sim um AX6 importado. Mais barato e melhor.

Concordo com você, sou um feliz usuário de um Redmi AX6 e um Redmi AX5, e os dois são brutos demais, valeu cada centavo, fora a economia que eu fiz por se um produto bem mais barato, claro que dei sorte de nao ter sido taxado. Futuramente com um firmware openwrt, ai que vai ficar melhor ainda. O pessoal reclama do firmware dos roteadores da Xiaomi, mas pra mim, lanço o google tradutor na pagina e boa, o importante é que o firmware é estável.

Fui!
 
Depende.
Se você puser o modem da Net em bridge e tiver um roteador (Deco ou AX3 ou AX6) fazendo o roteamento irá funcionar se você ligar os PCs no roteador.

A partir do momento em que você coloca o modem da Net em bridge ele para de fornecer ips prós dispositivos e só a porta 1 do modem funciona pra servir de ponte (bridge) entregando o sinal da internet.
Entendi. Mas como o Deco só tem duas portas eu não conseguirei ligar os dois PCs nele. Teria um cabo do modem pro Deco do quarto e outro dele pro Deco da sala.
Tem algum problema em usar o modem da Net como router? Aí os Decos seriam só access points né? Na prática qual seria a diferença?
 
Entendi. Mas como o Deco só tem duas portas eu não conseguirei ligar os dois PCs nele. Teria um cabo do modem pro Deco do quarto e outro dele pro Deco da sala.
Tem algum problema em usar o modem da Net como router? Aí os Decos seriam só access points né? Na prática qual seria a diferença?
Pode usar o modem da net como router sim. Terá que colocar os decos em modo access point e ligar o Deco principal no modem. Os demais são ligados ou via wi-fi ou via cabo saindo do Deco principal.
 
Pode usar o modem da net como router sim. Terá que colocar os decos em modo access point e ligar o Deco principal no modem. Os demais são ligados ou via wi-fi ou via cabo saindo do Deco principal.
Vejo muita gente recomendando que se coloque o modem da NET em bridge pra usar o Deco como router. Qual a vantagem?
Nesse caso acho que eu teria que usar um switch. Por exemplo: Modem NET em bridge ------- Deco M4 principal ------- Switch ------ Deco M4 na sala
Aí eu poderia ligar os PCs nesse switch. Tem problema?
Obrigado pela ajuda!
 
Vejo muita gente recomendando que se coloque o modem da NET em bridge pra usar o Deco como router. Qual a vantagem?
Nesse caso acho que eu teria que usar um switch. Por exemplo: Modem NET em bridge ------- Deco M4 principal ------- Switch ------ Deco M4 na sala
Aí eu poderia ligar os PCs nesse switch. Tem problema?
Obrigado pela ajuda!
A vantagem é que você terá muito mais controle usando um bom roteador (não é o caso do Deco) do que as configurações do modem da Net.
Acredito que até o modem da Net tenha mais configurações que o Deco.
Essa configuração que você citou é ideal.

Modem em bridge - cabo roteador - cabo switch - cabo outras coisas
 
Então galera eu estou numa dúvida. Será que valia a pena fazer mesh com 3x Huawei ax3 ou com 3x tenda mw6? Vou integrar eles todos por cabos de rede cat6 Furukawa. Seria pra cobrir uns 800m quadrados, praticamente um corredor 10mx80m, área rural.
 
Então galera eu estou numa dúvida. Será que valia a pena fazer mesh com 3x Huawei ax3 ou com 3x tenda mw6? Vou integrar eles todos por cabos de rede cat6 Furukawa. Seria pra cobrir uns 800m quadrados, praticamente um corredor 10mx80m, área rural.
Você tem necessidade de mais de 1gb de transferencia na rede? Se não, utilize os cat5e que são mais baratos e vão te entregar o mesmo resultado.
 
Então galera eu estou numa dúvida. Será que valia a pena fazer mesh com 3x Huawei ax3 ou com 3x tenda mw6? Vou integrar eles todos por cabos de rede cat6 Furukawa. Seria pra cobrir uns 800m quadrados, praticamente um corredor 10mx80m, área rural.

Tudo tranquilo?

Entre esses roteadores mesh que você mencionou eu iria de Huawei AX3 PRO, versão chinesa. Comparando com o tenda o Huawei na minha opinião vai ter uma cobertura muito maior. Caso queria tem outras opções de roteadores chineses como os da Xiaomi Redmi AX5 ou AX6 e também da Xiaomi os AX1800 e o Ax3600. No meu caso usei um Xiaomi Redmi AX6 e um AX5 como secundário na rede mesh. Utilizei o cabo Cat5e mesmo para interliga-los e chega a velocidade contratada da minha internet de fibra que é 300/150. Caso queira conferir a rede mesh dos Xiaomi, link do canal do Erik Arruda: https://www.youtube.com/channel/UCpIl4EppUEgT-5gWD5WdpLA

Fui!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo