• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Pessoal, eu não entendo mto e gostaria de uma ajuda. Eu comprei aqui em casa aquele HUAWEI Mesh 3 com duas torres. Acabei de instalar fibra da Oi e veio uma ont HUAWEI Echolife HG8145v5. O apto é grande, e eu deixei a Ont na sala e to usando Wi-Fi da própria ont para esse cômodo. Ai cabeei até o quarto mais longe, e pluguei em uma torre do Mesh 3. E a outra torre Mesh 3 eu deixei em outro quarto. Isso é correto? Estou numa rede Mesh completa, considerando a ont dentro dessa rede Mesh? Ou fiz algo errado? Abraços e mto obrigado!
 
Estou numa rede Mesh completa, considerando a ont dentro dessa rede Mesh? Ou fiz algo errado? Abraços e mto obrigado!
Não.. a ONT cria uma rede e a torre cria outra. Basicamente se vc estiver logado na rede Mesh3, não terá acesso aos dispositivos conectados na rede do echolife e vice-versa.
O Wifi do Echolife também será separado do Wifi do Mesh3 e não terá troca automática.
Isso por que o Echolife não trabalha em Mesh.
 
Galera to tendo problema no apto novo de que o modem da Claro (NET) fica na sala, e pelas paredes serem grossas e os quartos longes, não chega quase nada de Wifi.

Não manjo nada de rede mesh e nem sei se meu modem que já veio é bom. Vale a pena uma rede mesh da tplink pra cobrir todo o apto? O meu plano é de 500mb, não é fibra.

Segue foto do modem atual, só tenho ele.

 
Galera to tendo problema no apto novo de que o modem da Claro (NET) fica na sala, e pelas paredes serem grossas e os quartos longes, não chega quase nada de Wifi.

Não manjo nada de rede mesh e nem sei se meu modem que já veio é bom. Vale a pena uma rede mesh da tplink pra cobrir todo o apto? O meu plano é de 500mb, não é fibra.

Segue foto do modem atual, só tenho ele.


Se ser bom significa ter uma boa potencia de Wifi, sim.. Esse CGA possui pouco mais de 700mW (~28.5dBm) de potencia em 5.2GHz, o que é próximo ao limide de 30dBm que temos nessa frequencia.
Mas não dá pra cravar uma resposta para sua pergunta, pois tem um monte de variáveis que podem afetar uma boa cobertura:
Vc quer receber os 500mbps nos quartos longes?
Você pode usar cabos para interligar os pontos?
Como seria a distribuição dos pontos? Sua planta é quadrada ou alongada?
 
@tecpix aproveitar uma pergunta que não sei se vc saberia... Madeira é mais difícil do Wifi ultrapassar do q tijolo por exemplo?

Explicando, a chacara dos meus pais é mista de madeira pré fabricada e tijolo daqueles de vermelhos com furos, cada parede de madeira é relativamente bem fina, coisa de 1cm... 1,5cm de espessura, mas é uma madeira maciça... e nesse fds instalaram finalmente lá fibra e eu fiquei meio cabreiro com o Wifi, no caso pedi pro cara instalar no meio da casa, no caso na sala, nessa situação pro lado esquerdo ficam os quartos onde tudo pra quele lado é só as madeira, já pro lado direito tem mais tijolo por conta de banheiros e etc, assim como vidros grandes. A questao é que no ultimo quarto, simplesmente não chega NADA de sinal desse wifi! Lá não aparece nem mesmo a banda de 2.4ghz... agora do outro lado, saindo da casa e indo pra área de churrasco, lá o sinal pega quase cheio! Achei bem bizarro hehehe

No meu caso eu resolvi levando meus antiguinhos Tenda pra lá... liguei na sala o MW6 que travava aqui (espero que não trave lá)... e um MW3 mas esse fiz simplesmente pra ligar o alarme que só tem cabo de rede, então fiz um jeito de ficar uma conexão "sem fio" hehehe... mas no caso tbm fica pro lado direito.... e qual a minha surpresa ali? O MW6 que esta bem do lado do roteador da prestadora, o sinal chega super de boa lá no quarto, ainda sim em 5Ghz! Claro que dos 400mb de internet lá eu fico variando entre 80 e 140... mas ta é ótimo hehehee

Só fiquei mesmo mais cabreiro com essa diferença de penetração entre parede de madeira e de tijolo
 
@tecpix aproveitar uma pergunta que não sei se vc saberia... Madeira é mais difícil do Wifi ultrapassar do q tijolo por exemplo?

Explicando, a chacara dos meus pais é mista de madeira pré fabricada e tijolo daqueles de vermelhos com furos, cada parede de madeira é relativamente bem fina, coisa de 1cm... 1,5cm de espessura, mas é uma madeira maciça... e nesse fds instalaram finalmente lá fibra e eu fiquei meio cabreiro com o Wifi, no caso pedi pro cara instalar no meio da casa, no caso na sala, nessa situação pro lado esquerdo ficam os quartos onde tudo pra quele lado é só as madeira, já pro lado direito tem mais tijolo por conta de banheiros e etc, assim como vidros grandes. A questao é que no ultimo quarto, simplesmente não chega NADA de sinal desse wifi! Lá não aparece nem mesmo a banda de 2.4ghz... agora do outro lado, saindo da casa e indo pra área de churrasco, lá o sinal pega quase cheio! Achei bem bizarro hehehe

No meu caso eu resolvi levando meus antiguinhos Tenda pra lá... liguei na sala o MW6 que travava aqui (espero que não trave lá)... e um MW3 mas esse fiz simplesmente pra ligar o alarme que só tem cabo de rede, então fiz um jeito de ficar uma conexão "sem fio" hehehe... mas no caso tbm fica pro lado direito.... e qual a minha surpresa ali? O MW6 que esta bem do lado do roteador da prestadora, o sinal chega super de boa lá no quarto, ainda sim em 5Ghz! Claro que dos 400mb de internet lá eu fico variando entre 80 e 140... mas ta é ótimo hehehee

Só fiquei mesmo mais cabreiro com essa diferença de penetração entre parede de madeira e de tijolo
Madeira maciça é menos pior que uma parede de tijolo.. O problema talvez seja a quantidade de paredes de madeira até o ultimo quarto contra a quantidade de paredes e zonas de reflexo até a area do churrasco.
Sobre os Tenda, parece que o ONT da sua operadora possui potencia padrão, enquanto seu MW6 possui algo próximo de 900mW de potencia.
 
Madeira maciça é menos pior que uma parede de tijolo.. O problema talvez seja a quantidade de paredes de madeira até o ultimo quarto contra a quantidade de paredes e zonas de reflexo até a area do churrasco.
Sobre os Tenda, parece que o ONT da sua operadora possui potencia padrão, enquanto seu MW6 possui algo próximo de 900mW de potencia.
É... de fato em direção ao quarto ele tem 1 parede de madeira do corredor e algumas quinas até chegar a porta, tudo bem espremido hehehe... já lá pra fora ela passa 1 parede de madeira e uma com vidro... mas sei lá... achei bem bizarro

Quanto aos Tenda olha, sempre gostei do alcance deles, só não investi mais neles pq o app infelizmente ta um lixo! Ele simplesmente some a rede e vc não consegue configurar se não zerar os roteadores e criar uma rede nova, eles funcionam, mas vc não consegue gerenciar nada pq ele não reconhece a rede... sem falar q ele vincula a rede ao login e simplesmente não tira nem por decreto! Mas a potencia é bem legal... tanto do MW6 quanto o MW3 q é mais simplinho (infelizmente em 5ghz só entrega algo na casa dos 150mb... e é de se esperar já q ele não tem nem rede gigabit hehehe)
 
Se ser bom significa ter uma boa potencia de Wifi, sim.. Esse CGA possui pouco mais de 700mW (~28.5dBm) de potencia em 5.2GHz, o que é próximo ao limide de 30dBm que temos nessa frequencia.
Mas não dá pra cravar uma resposta para sua pergunta, pois tem um monte de variáveis que podem afetar uma boa cobertura:
Vc quer receber os 500mbps nos quartos longes?
Você pode usar cabos para interligar os pontos?
Como seria a distribuição dos pontos? Sua planta é quadrada ou alongada?
Ja desistimos de passar cabo, que é o que eu queria mas não tem como.

Eu queria o máximo possível dos 500mb que seja estável pra jogar e trampar.

Aqui a planta do apto, vermelho o modem, verde onde vão ta os pcs


 
Ja desistimos de passar cabo, que é o que eu queria mas não tem como.

Eu queria o máximo possível dos 500mb que seja estável pra jogar e trampar.

Aqui a planta do apto, vermelho o modem, verde onde vão ta os pcs


Olha, posso falar besteira ( ou não hahaha )... mas nessa planta ai acho q um par de Mesh AX onde ta o modem e um no meio do corredor ali ja nas portas pros quartos, acredito que te resolveria... mas dai teria que ser um roteador 4x4 pra garantir todos os 500... lembro que o tecpix comentou quando comprei os meus Xiaomi AX3000 que sem fio eu conseguiria uns 400 e poucos máximos nos nodes... hoje eu tenho 300mb e ele bate 300 certinho nos nodes e no central... mesmo que eu suba em alguns anos essa velocidade ainda sim acredito que estarei bem servido. no meu caso a casa é comprida e eu uso 3 AX3000, o central é o conectado ao roteador e tenho mais 1 em cada ponta, pros quartos mais ao fundo e pra sala e garagem
 
Olha, posso falar besteira ( ou não hahaha )... mas nessa planta ai acho q um par de Mesh AX onde ta o modem e um no meio do corredor ali ja nas portas pros quartos, acredito que te resolveria... mas dai teria que ser um roteador 4x4 pra garantir todos os 500... lembro que o tecpix comentou quando comprei os meus Xiaomi AX3000 que sem fio eu conseguiria uns 400 e poucos máximos nos nodes... hoje eu tenho 300mb e ele bate 300 certinho nos nodes e no central... mesmo que eu suba em alguns anos essa velocidade ainda sim acredito que estarei bem servido. no meu caso a casa é comprida e eu uso 3 AX3000, o central é o conectado ao roteador e tenho mais 1 em cada ponta, pros quartos mais ao fundo e pra sala e garagem
Um par você diz o central e um node só? Não tenho problema em pagar caro, vi uns de 2000 mas não sei se são o que realmente preciso.

Aqui achei uma planta do apto, os dois dormitórios de baixo que precisam da internet

 
Última edição:
queria deixar aqui minha pequena experiência. comprei um par de deco m4 no prime day que tava custando por volta de 430 reais. chegou, instalei e to bem satisfeito. uso uma torre no meu quarto e a outra na cozinha, minha casa é um pouco grande e antes eu só tinha wifi até o começo da área de serviço, depois da cozinha. usava um huawei ax3 pro versão chinesa. o alcance dele é um absurdo mas é bem capado de funções, mas isso nao me incomodava, o pior era tentar usar a internet na parte de trás da casa e nao chegar. agora tenho toda a casa coberta. inclusive já comprei um cabo cat5e para passar até a outra torre e conecta-las via cabo, deixando assim ainda melhor. hoje consigo pegar no ponto da cozinha por volta de 150mb estando conectado via wifi (possuo internet de 400mbps). até agora to satisfeito, tá cumprindo com o prometido. o alcance de sinal é bem satisfatório, até me surpreendi. o único ponto negativo que achei é que só tem 2 portas lan, uma vai o cabo vindo da ont e para a outra eu tive que comprar um switch pq uso o computador, impressora (é uma laser antiga e nao tem wifi, só porta lan), e televisão cabeados no quarto. a porta que sobrou ligarei o ponto da cozinha. a ont da operadora até tem 4 portas lan mas fica na sala por causa do ponto de tv (ligado diretamente nela), por isso optei pelo switch. achei o app simples, fácil de usar e bem funcional. dificuldade nenhuma para configurar. apenas um pequeno relato sobre o meu uso e até agora to bem satisfeito
 
Comprei o AX6000 e coloquei do lado do modem da Claro na sala. Chega 100mb agora nos quartos mas é MUITO instável. Vocês acham que criar um mesh com mais duas torres em cada quarto vai ajudar?
BXPXKUA.jpeg
 
Comprei o AX6000 e coloquei do lado do modem da Claro na sala. Chega 100mb agora nos quartos mas é MUITO instável. Vocês acham que criar um mesh com mais duas torres em cada quarto vai ajudar?
BXPXKUA.jpeg
Se nos quartos fica instável, não adianta colocar eles nos quartos, afinal o sinal já não é bom ali, vc tem que por um pouco antes de onde o sinal fica instável pra dai ele jogar pra frente um sinal melhor... OU liga por cabo, ai sim bota nos lugares ruins e pronto
 
Comprei o AX6000 e coloquei do lado do modem da Claro na sala. Chega 100mb agora nos quartos mas é MUITO instável. Vocês acham que criar um mesh com mais duas torres em cada quarto vai ajudar?
BXPXKUA.jpeg
Antes de gastar com torres pra montar Mesh, vc desligou os outros Wifis dos outros equipamentos para evitar interferencias?
Já tentou trocar o canal para algum que não esteja em uso? talvez algo nos canais 149+
Vc pode tb fixar a largura para 80MHz para não invadir outros canais que possam causar interferencias..
 
Antes de gastar com torres pra montar Mesh, vc desligou os outros Wifis dos outros equipamentos para evitar interferencias?
Já tentou trocar o canal para algum que não esteja em uso? talvez algo nos canais 149+
Vc pode tb fixar a largura para 80MHz para não invadir outros canais que possam causar interferencias..
Se nos quartos fica instável, não adianta colocar eles nos quartos, afinal o sinal já não é bom ali, vc tem que por um pouco antes de onde o sinal fica instável pra dai ele jogar pra frente um sinal melhor... OU liga por cabo, ai sim bota nos lugares ruins e pronto
Infelizmente não tem como passar cabo, pelo menos por enquanto, e ficar sem wifi bom nos quartos seria muito ruim pra quem for visistar.

Eu desliguei todos os aparelhos de wifi e deixei o da Claro em Bridge. O Canal que eu vi tava vazia mas vou tentar fixar a largura pra 80MHz e ver se muda alguma coisa.

A ideia seria colocar 1 torre mesh no corredor e outra dentro do quarto.
 
boa tarde galera

tenho um m4, 3 pods cabeados, e fibra de 600mb claro, no wifi do modem pega 550mb, no cabo até mais, quando coloco no wifi do m4 a internet automaticamente para 200mb, já tentei usar como ap, como router e mesmo assim não melhora, já usei o qos, já usei sem o qos e continua ruim do mesmo jeito

alguém tem uma ideia do que pode ser?

não queria abrir mão do roteador, foi caro, mas desse jeito tá melhor deixar sem ele
 
boa tarde galera

tenho um m4, 3 pods cabeados, e fibra de 600mb claro, no wifi do modem pega 550mb, no cabo até mais, quando coloco no wifi do m4 a internet automaticamente para 200mb, já tentei usar como ap, como router e mesmo assim não melhora, já usei o qos, já usei sem o qos e continua ruim do mesmo jeito

alguém tem uma ideia do que pode ser?

não queria abrir mão do roteador, foi caro, mas desse jeito tá melhor deixar sem ele
não entendi esses "pods", são 3 M4 cabeados é isso? Pq pelo q tava vendo ele é um AC1300... ou seja... no 5Ghz vem no máximo 867 mbps... se de fato estiver cabeado era pra vir mais pelo que eu já entendi por ai, mas li numas páginas ai pra tras que tinha algum roteador que mesmo cabeando ele era teimoso e formava a rede mesh via wifi... e dai por wifi como ele vai ocupando banda é por ai mesmo que vai parar... nos meus Tenda que to usando agora no interior... o MW6 é melhor, mas os MW3 tem as mesmas specs que o Deco, apesar de ser bem forte o sinal, ele pega ai coisa de 160-180 tbm... dos 400... já quando me penduro no MW6 ele pega os 400 completos... e se não me engano é por conta da quantidade de antenas... eu não tenho ctz agora mas acho que o MW3 tinha 1 antena só e o MW6 tem duas... era algo assim

Enfim... o que eu tentaria primeira era desfazer a rede e por só 1 M4 por cabo no roteador, e claro, desativar o wifi do roteador pra ver se não é interferencia. Se não bater a velocidade ai é coisa do M4... se bater... tenta ir colocando mais um node e testando
 
não entendi esses "pods", são 3 M4 cabeados é isso? Pq pelo q tava vendo ele é um AC1300... ou seja... no 5Ghz vem no máximo 867 mbps... se de fato estiver cabeado era pra vir mais pelo que eu já entendi por ai, mas li numas páginas ai pra tras que tinha algum roteador que mesmo cabeando ele era teimoso e formava a rede mesh via wifi... e dai por wifi como ele vai ocupando banda é por ai mesmo que vai parar... nos meus Tenda que to usando agora no interior... o MW6 é melhor, mas os MW3 tem as mesmas specs que o Deco, apesar de ser bem forte o sinal, ele pega ai coisa de 160-180 tbm... dos 400... já quando me penduro no MW6 ele pega os 400 completos... e se não me engano é por conta da quantidade de antenas... eu não tenho ctz agora mas acho que o MW3 tinha 1 antena só e o MW6 tem duas... era algo assim

Enfim... o que eu tentaria primeira era desfazer a rede e por só 1 M4 por cabo no roteador, e claro, desativar o wifi do roteador pra ver se não é interferencia. Se não bater a velocidade ai é coisa do M4... se bater... tenta ir colocando mais um node e testando
são 3 pods do m4 cabeados, 1 em cada ponto da casa, e sim, já fiz esses testes todos, ele não alcança mais de 300mb nem no cabo direto dele pro notebook, é triste
 
Fala galera! Tenho ClaroNET e uso como bridge. Montei uma rede mesh com cabo usando 3 roteadores xiaomi ax1800. Já faz uns anos e tudo funcionando 100%. Todos os pontos com velocidade máxima.
Quero adicionar mais um node, porém atualmente não acha tão facil o modelo ax1800. Vi que o modelo atual é o ax3000.
Posso colocar mais um node mesh com o ax3000? Ou é melhor usar o ax3000 como roteador principal e os 3 ax1800 como node mesh?
Ou alguma recomendação pra garantir máxima compatibilidade?
 
Fala galera! Tenho ClaroNET e uso como bridge. Montei uma rede mesh com cabo usando 3 roteadores xiaomi ax1800. Já faz uns anos e tudo funcionando 100%. Todos os pontos com velocidade máxima.
Quero adicionar mais um node, porém atualmente não acha tão facil o modelo ax1800. Vi que o modelo atual é o ax3000.
Posso colocar mais um node mesh com o ax3000? Ou é melhor usar o ax3000 como roteador principal e os 3 ax1800 como node mesh?
Ou alguma recomendação pra garantir máxima compatibilidade?
Quanto a compatibilidade eu não sei dizer, só tenho um AX3000 que uso como AP cabeado com o modem da operadora.

Mas o AX1800 tem um cpu melhor que o AX3000 (QuadCore 1.2GHz + NPU 1.5GHz vs DualCore 1.0GHz + NPU 1.0GHz).

Pela lógica eu deixaria um dos AX1800 como "principal", mas resta saber se ele vai enxergar o AX3000 como um node.
 
Moro num sobrado e estou querendo comprar pack com 2 Deco S7 por 750 colocando um por andar ligados por cabo. É uma boa escolha? Não vejo ninguém falando dele. É bem melhor que o Deco M5? Obrigado!

O Deco S7 com 2 packs abaixou para R$645 na Amazon:


Vc comprou e chegou a testá-lo?

Estou com 1GB da Tim Live e queria atingir pelo menos uns 600MB de Wi-Fi no cômodo de baixo do sobrado.
 
O Deco S7 com 2 packs abaixou para R$645 na Amazon:


Vc comprou e chegou a testá-lo?

Estou com 1GB da Tim Live e queria atingir pelo menos uns 600MB de Wi-Fi no cômodo de baixo do sobrado.
Seus clientes Wifi hoje conseguem 600mbps no seu roteador atual? Pergunto isso pois é difícil atingir essa velocidade hoje em dia, com spectro saturado, numa conexão 2x2 de 80MHz.
Por isso, eu não recomendo pegar um sistema Wifi 5 (antigo Wifi AC) para velocidades acima de 500mbps..
Para essas velocidades é melhor procurar algo Wifi 6 que permite velocidades máximas teóricas de 1200mbps, enquanto o Wifi 5 só 866mbps, além do Wifi 6 tratar melhor os ruídos e interferências causados por outros Wifi próximos.

Mas se mesmo assim vc quiser esse sistema M4, para se obter pelo menos uns 500mbps vc deve obrigatoriamente ligar os pontos por cabo. 600mbps eu acho mais dificil pelo spectro (canais) já usado de Wifi próximos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo