[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Pessoal, nao sei se é o local certo de perguntar, estou tendo dificuldades na minha rede Mesh com 2 Tp Links X90.

Minha rede é montada com a seguinte estrutura:

Roteador Deco X90 ===cabo cat8===> switch mikrotik= ==cabo cat 6a====> switch mikrotik===cabo cat6a======> NAS QNAP
l----------> TV E APPLETV. l---------->TV / PS5 / RECEIVER.

O problema ocorre pois o segundo DECO X90 teima em ficar conectado por wifi e não pelo cabo cat6a. Quando eu reinicio o segundo Deco ele volta a ficar conectado por cabo e tempos depois ele aparece conectado por wifi e consequentemente a velocidade por wifi cai de 1gbs para uns 500mbs.

Alguém passa por isso? Existe algum método de forçar a conexão por cabo?

Você não colocou ai onde está o segundo x90, se estiver passando pelo switch pode ser esse o problema
 
Peiblrk
Coloque o X60 em bridge (modo AP) e deixe o 3896 gerenciar sua rede. Assim vc não terá mais problemas de DuploNAT.


Se ambos forem da mesma região, sim...
Problema é que preciso usar as portas do roteador da operadora pq o X60 só tem duas portas sendo uma de entrada. E não gostaria de usar switch nessa única saída. Ao colocar em Brigde desabilita todas as outras três portas né? E o ruim de colocar AP no TP-Link é que perde várias funções sendo uma delas o firewall próprio do aparelho que já ajuda filtrar. No momento estou com duas Internet, 750 da Claro e 1GB fibra da Tim. O que me sugere de aparelhos para substituir o X60. Queria algum aparelho que possa somar as duas Internet e que seja Wi-Fi 6E, além das portas serem 2,5. Recomenda algum?
 
Peiblrk

Problema é que preciso usar as portas do roteador da operadora pq o X60 só tem duas portas sendo uma de entrada. E não gostaria de usar switch nessa única saída. Ao colocar em Brigde desabilita todas as outras três portas né? E o ruim de colocar AP no TP-Link é que perde várias funções sendo uma delas o firewall próprio do aparelho que já ajuda filtrar. No momento estou com duas Internet, 750 da Claro e 1GB fibra da Tim. O que me sugere de aparelhos para substituir o X60. Queria algum aparelho que possa somar as duas Internet e que seja Wi-Fi 6E, além das portas serem 2,5. Recomenda algum?
Comentei sobre colocar o Deco em modo AP (chamado de Bridge), não o MTA da claro.
Por que Wifi6E? Vc já tem clientes WIfi6E e não consegue obter sua velocidade em Wifi6 apenas?
O Archer AXE300 possui Wifi6E e uma LAN2.5gbps, mas não sei se tem band aggregator.

Tem tb o Asus ZenWifi AXE11000 que tem dual 2.5gbps port, mas não sei se tem aggregation tb..
 
Em tempo: Quem quiser montar uma rede Mesh em casa pagando pouco, o Deco M4 está R$239 a unidade na Amazon.
Apesar de ser Wifi5, o Deco M4 possui uma boa potencia (em torno de 500mW) e deve fornecer uma velocidade de até uns 600mbps se interligados por cabo e uns 300mbps se interligados por Wifi.

 
Alguém já comparou algum kit mesh com aqueles unifi long range para ver quanto ao alcance/potência do sinal?
 
Olá pessoal, tudo certo?

Gostaria da ajuda dos universitários para adquirir um equipamento para minha residencia.

A casa é pequena, em torno de 50m2 porém e 360m2 de terreno.

Meu problema hoje: Tenho um archer c5 que é enviado pela operadora local aqui e utilizo ele no centro da minha casa... porém utilizo ele dentro de um "rack 3u" e por isso e ser de metal acaba que perco muito sinal Wifi (fora que fica caindo o 5ghz direto).

Eu tenho um ponto de rede no meu quarto no pc, pensei em colocar então ali o novo roteador e deixar o da operadora só cuidando do DHCP e fazendo a chamada PPpoE, o que dizem? Ou então colocar dentro do rack novamente, será que interferiria muito essa questão do "aluminio"?

Estou também para fazer a area de festa, então já penso em pegar um agora com suporte a mesh pra depois quando fizer conseguir colocar outro lá fora.
 
Eu tenho um ponto de rede no meu quarto no pc, pensei em colocar então ali o novo roteador e deixar o da operadora só cuidando do DHCP e fazendo a chamada PPpoE, o que dizem?
E o correto a se fazer para evitar a gaiola de Faraday.. Mas coloque o novo roteador no modo "AP" para não criar uma rede dentro da outra.

Estou também para fazer a area de festa, então já penso em pegar um agora com suporte a mesh pra depois quando fizer conseguir colocar outro lá fora.
Só tenha cuidado para que o sinal do ponto principal chegue o suficientemente forte "lá fora", ou o segundo ponto Mesh não vai ter o que repetir..
 
E o correto a se fazer para evitar a gaiola de Faraday.. Mas coloque o novo roteador no modo "AP" para não criar uma rede dentro da outra.


Só tenha cuidado para que o sinal do ponto principal chegue o suficientemente forte "lá fora", ou o segundo ponto Mesh não vai ter o que repetir..
Essas repetições se fosse ser feito faria por cabo mesmo... Deixei uma espera pra quando fizer lá fora, conseguir passar o cabo de rede.

Acredito que eu tirando até o meu roteador hoje ali, o c5 se viraria, mas ai fica ruim pra eu trazer ele pra minha mesa.
 
Galera, venho pedir uma luz pra descobrir por que meus dois decos m4 não atingem a velocidade máxima no wifi. está assim aqui: Onu da operadora via cabo pro roteador m4 e outro cabo pro segundo m4 que está em outro cômodo.
Tenho internet de 400 mega e no pc cabeado chega normalmente os 400mb, mas via Wi-Fi nos Chromecast e no notebook só chega no máximo 250mb tanto no meu quarto quanto no do meu irmão.
Eu já atualizei o firmware deles e resetei eles e nada.

Minha casa tem em torno de 42m² e essa é a planta da casa:
3YCkvds.png
 
Galera, venho pedir uma luz pra descobrir por que meus dois decos m4 não atingem a velocidade máxima no wifi. está assim aqui: Onu da operadora via cabo pro roteador m4 e outro cabo pro segundo m4 que está em outro cômodo.
Tenho internet de 400 mega e no pc cabeado chega normalmente os 400mb, mas via Wi-Fi nos Chromecast e no notebook só chega no máximo 250mb tanto no meu quarto quanto no do meu irmão.
Eu já atualizei o firmware deles e resetei eles e nada.

Minha casa tem em torno de 42m² e essa é a planta da casa:
O Chromecast e notebook tem capacidade de transferir mais de 250mbps no Wifi? Pois para isso acontecer é necessário que eles funcionem a 80MHz com duas streams simultaneas.
Mas por qual motivo vc precisaria de mais de 100mbps no chromecast?
Outro ponto, a velocidade máxima do Wifi só vai acontecer no mesmo ambiente do roteador. Uma parede já e capaz de degradar o sinal a ponto de diminuir a velocidade.
 
@tecpix e Amigos.
Boa noite.
Meu HUAWEI WiFi Mesh 3 está com as duas redes Wifi 2.4G e 5G ativas.
Não estou juntando 2,4G e 5G, nem priorizando 5G.
Estou precisando fazer testes com 5G e para tanto fixei:
Canal 36 e Largura da Banda 80Mhz 434Mbps.
Ocorre que as vezes o Wifi do meu desktop conecta:
Canal 36 e Largura da Banda 40Mhz. 135Mbps.
Porque isso ocorre?
Grato.
 
Última edição:
@tecpix e Amigos.
Boa noite.
Meu HUAWEI WiFi Mesh 3 está com as duas redes Wifi 2.4G e 5G ativas.
Não estou juntando 2,4G e 5G, nem priorizando 5G.
Estou precisando fazer testes com 5G e para tanto fixei:
Canal 36 e Largura da Banda 80Mhz 434Mbps.
Ocorre que as vezes o Wifi do meu desktop conecta:
Canal 36 e Largura da Banda 40Mhz. 135Mbps.
Porque isso ocorre?
Grato.
Por que os outros 2 canais neccessários para fechar os 80MHz (cada canal tem 20MHz) estão com mais ruído do que o esperado, então ele prefere conectar em 40MHz nos canais 36 e 40 para garantir estabilidade.
 
Por que os outros 2 canais neccessários para fechar os 80MHz (cada canal tem 20MHz) estão com mais ruído do que o esperado, então ele prefere conectar em 40MHz nos canais 36 e 40 para garantir estabilidade.
Obrigado, por favor:

Quando conecta aparece as seguintes informações:

Canal 36 e Largura da Banda 40Mhz. 135Mbps:
RSSI: -66dBm
Ruído: -95dBm
Taxa de Transferência: 135Mbps
Modo PHY: 802.11ac
Índice MCS: 7
NSS: 1

Canal 36 e Largura da Banda 80Mhz 434Mbps:
RSSI: -48dBm
Ruído: -93dBm
Taxa de Transferência: 434Mbps
Modo PHY: 802.11ac
Índice MCS: 9
NSS: 1

Como sou novato no assunto:
RSSI e Ruídos apresentados são normais ou não? Se não, como faço para resolver?
Valeu!
 
Obrigado, por favor:

Quando conecta aparece as seguintes informações:

Canal 36 e Largura da Banda 40Mhz. 135Mbps:
RSSI: -66dBm
Ruído: -95dBm
Taxa de Transferência: 135Mbps
Modo PHY: 802.11ac
Índice MCS: 7
NSS: 1

Canal 36 e Largura da Banda 80Mhz 434Mbps:
RSSI: -48dBm
Ruído: -93dBm
Taxa de Transferência: 434Mbps
Modo PHY: 802.11ac
Índice MCS: 9
NSS: 1

Como sou novato no assunto:
RSSI e Ruídos apresentados são normais ou não? Se não, como faço para resolver?
Valeu!
RSSI é o nível de sinal que chega no cliente a partir do roteador. Sinal até -50dBm é excelente. Até -60dBm é bom. Abaixo disso o sinal é considerado fraco.

wifi_icons__002_.png


Noise é qualquer ruído eletromagnetico que esteja na região (telefone sem fio, microondas) que possa causar interferencia no Wifi.
Um Noise abaixo de -90dBm (como -95 ou -93) é excelente.

O que vc precisa ver se é existe uma sequencia de 4 canais vagos, sem uso por outro roteador nas imediações. No PC vc pode procurar o Acrylic Wifi analyzer e ver quais is canais usados na região, e setar um outro que tenha menos uso..

Exemplo: Vamos supor que já existe um outro Wifi usando os canais 36 até 48 na regiao. Se você configurar seu roteador para trabalhar no canal 48 com 80MHz, dois desses canais vão se sobrepor ao Wifi já existente, o que poderá trazer interferencia no canal 44-48, liberando apenas os canais 52-56 para fechar 40MHz.

Se vc ao invés disso usar o canal a partir do 52, você teria o espectro dos canais 52-56-60-64 livres para segurar os 80MHz.
você pode tentar usar também os canais UNI-III, na banda de 5.8GHz, nos canais 149-153-157-161

acrylic-wifi-free-acrylic_wifi_home_5gh_feature_large.jpg
 
RSSI é o nível de sinal que chega no cliente a partir do roteador. Sinal até -50dBm é excelente. Até -60dBm é bom. Abaixo disso o sinal é considerado fraco.

wifi_icons__002_.png


Noise é qualquer ruído eletromagnetico que esteja na região (telefone sem fio, microondas) que possa causar interferencia no Wifi.
Um Noise abaixo de -90dBm (como -95 ou -93) é excelente.

O que vc precisa ver se é existe uma sequencia de 4 canais vagos, sem uso por outro roteador nas imediações. No PC vc pode procurar o Acrylic Wifi analyzer e ver quais is canais usados na região, e setar um outro que tenha menos uso..

Exemplo: Vamos supor que já existe um outro Wifi usando os canais 36 até 48 na regiao. Se você configurar seu roteador para trabalhar no canal 48 com 80MHz, dois desses canais vão se sobrepor ao Wifi já existente, o que poderá trazer interferencia no canal 44-48, liberando apenas os canais 52-56 para fechar 40MHz.

Se vc ao invés disso usar o canal a partir do 52, você teria o espectro dos canais 52-56-60-64 livres para segurar os 80MHz.
você pode tentar usar também os canais UNI-III, na banda de 5.8GHz, nos canais 149-153-157-161

acrylic-wifi-free-acrylic_wifi_home_5gh_feature_large.jpg
Aproveitando a deixa, existe algum app similar ao Acrylic mas para MacOS?
 
O Chromecast e notebook tem capacidade de transferir mais de 250mbps no Wifi? Pois para isso acontecer é necessário que eles funcionem a 80MHz com duas streams simultaneas.
Mas por qual motivo vc precisaria de mais de 100mbps no chromecast?
Outro ponto, a velocidade máxima do Wifi só vai acontecer no mesmo ambiente do roteador. Uma parede já e capaz de degradar o sinal a ponto de diminuir a velocidade.
Demorei mas respondi kk
Olha eu não preciso era mais pra fins de testes mesmo..
Entendo... Então deve ser por isso(o roteador não está no mesmo ambiente do chromecast)
 
RSSI é o nível de sinal que chega no cliente a partir do roteador. Sinal até -50dBm é excelente. Até -60dBm é bom. Abaixo disso o sinal é considerado fraco.
Noise é qualquer ruído eletromagnetico que esteja na região (telefone sem fio, microondas) que possa causar interferencia no Wifi.
Um Noise abaixo de -90dBm (como -95 ou -93) é excelente.

O que vc precisa ver se é existe uma sequencia de 4 canais vagos, sem uso por outro roteador nas imediações. No PC vc pode procurar o Acrylic Wifi analyzer e ver quais is canais usados na região, e setar um outro que tenha menos uso..

Exemplo: Vamos supor que já existe um outro Wifi usando os canais 36 até 48 na regiao. Se você configurar seu roteador para trabalhar no canal 48 com 80MHz, dois desses canais vão se sobrepor ao Wifi já existente, o que poderá trazer interferencia no canal 44-48, liberando apenas os canais 52-56 para fechar 40MHz.

Se vc ao invés disso usar o canal a partir do 52, você teria o espectro dos canais 52-56-60-64 livres para segurar os 80MHz.
você pode tentar usar também os canais UNI-III, na banda de 5.8GHz, nos canais 149-153-157-161
@tecpix
Agradeço suas explicações.
Fiz alterações usei o Acrylic Wifi Analyzer (período de teste) para capturar as telas que envio abaixo, para seus comentários (que antecipadamente agradeço).
Onde coloquei o "?" entendo que é a rede Wifi 5 do Mesh, pois o SSID não está ativado.

2-4-GHz-COM-ANOTAC-O-ES-Captura-de-tela-2023-12-20-102651.jpg

5-GHz-COM-ANOTAC-O-ES-Captura-de-tela-2023-12-20-102727.jpg

 
Última edição:
Talvez já fizeram essa pergunta, mas eu não achei, então ai vai uma pergunta de leigo: Comprei 2 ax3000(torre versão chinesa).A função Mesh deles só funcionam via wi fi ou com cabo também tenho essa "função"?
 
Talvez já fizeram essa pergunta, mas eu não achei, então ai vai uma pergunta de leigo: Comprei 2 ax3000(torre versão chinesa).A função Mesh deles só funcionam via wi fi ou com cabo também tenho essa "função"?
Tenho 2 AX3000 interligados via cabo em Mesh.
Funcionam perfeitamente.
Tem que ligar a porta LAN do principal à WAN do segundo ponto.
 
E só isso?sem precisar de alguma configuração especial?
Só você configurar o primeiro roteador normalmente, com nome da sua rede, senha e todo o resto.
Feito isso, só ligar o cabo de rede que vem do roteador principal na porta WAN do secundário que todas as configurações da rede Mesh serão feitas de forma automática em alguns minutos.
É importante que você ligue o roteador secundário na tomada somente após ligar o cabo de rede que vem do roteador principal na porta WAN dele.
 
Só você configurar o primeiro roteador normalmente, com nome da sua rede, senha e todo o resto.
Feito isso, só ligar o cabo de rede que vem do roteador principal na porta WAN do secundário que todas as configurações da rede Mesh serão feitas de forma automática em alguns minutos.
É importante que você ligue o roteador secundário na tomada somente após ligar o cabo de rede que vem do roteador principal na porta WAN dele.
Ah, então beleza. Muito obrigado.
 
Olá a todos,

Estou muito precisando de ajuda, o Wi-Fi aqui em minha residência é bem ruim, tenho apenas o equipamento da provedora (Modem [ONT] com rede Wi-Fi no mesmo equipamento).

Estava pensando em colocar a ONT em Bridge (A operadora me permite), adicionar outro roteador (Archer C80, Archer AX10, ou um Huawei AX3[Quad-Core]), entretanto tenho receio de que não sejam o suficiente (A casa tem 160m² com bastante paredes de tijolo e concreto e outro obstáculos), acho que o ideal aqui seria uma rede Mesh.

Entretanto, pelo que vi, a rede Mesh criaria uma outra rede Wi-Fi além da que já tenho, não queria isso...

Então minha dúvida é se posso colocar minha ONT em bridge e conectar um roteador mesh nas portas da ONT?
O roteador Mesh irá trabalhar como gerenciador da minha rede? Eles conseguem fazer isso?! (Como se fosse um Archer C80 [Um roteador convencional])
Pois se for possível, queria fazer isso, colocar a ONT em Bridge, conectar o roteador Mesh na porta LAN da ONT e na WAN do Mesh, desativar o Wi-Fi da ONT, e deixar só a rede do roteador Mesh.

E ai eu poderia conectar outro roteador Mesh na porta LAN que sobrou do Mesh principal e levar pra outro cômodo?

Não sei se ficou confuso de entender... Espero que dê pra entender.

Ah, e estou pensando em pegar um kit de 2 roteadores Mesh Deco M4 (Preço semelhante ao que eu gastaria com um roteador só, tradicional).

Desde já, obrigado galera, espero conseguir alguma luz.
 
Última edição:
Olá a todos,

Estou muito precisando de ajuda, o Wi-Fi aqui em minha residência é bem ruim, tenho apenas o equipamento da provedora (Modem [ONT] com rede Wi-Fi no mesmo equipamento).

Estava pensando em colocar a ONT em Bridge (A operadora me permite), adicionar outro roteador (Archer C80, Archer AX10, ou um Huawei AX3[Quad-Core]), entretanto tenho receio de que não sejam o suficiente (A casa tem 160m² com bastante paredes de tijolo e concreto e outro obstáculos), acho que o ideal aqui seria uma rede Mesh.

Entretanto, pelo que vi, a rede Mesh criaria uma outra rede Wi-Fi além da que já tenho, não queria isso...

Então minha dúvida é se posso colocar minha ONT em bridge e conectar um roteador mesh nas portas da ONT?
O roteador Mesh irá trabalhar como gerenciador da minha rede? Eles conseguem fazer isso?! (Como se fosse um Archer C80 [Um roteador convencional])
Pois se for possível, queria fazer isso, colocar a ONT em Bridge, conectar o roteador Mesh na porta LAN da ONT e na WAN do Mesh, desativar o Wi-Fi da ONT, e deixar só a rede do roteador Mesh.

E ai eu poderia conectar outro roteador Mesh na porta LAN que sobrou do Mesh principal e levar pra outro cômodo?

Não sei se ficou confuso de entender... Espero que dê pra entender.

Ah, e estou pensando em pegar um kit de 2 roteadores Mesh Deco M4 (Preço semelhante ao que eu gastaria com um roteador só, tradicional).

Desde já, obrigado galera, espero conseguir alguma luz.
Não necessariamente cria outra rede, vc pode deixar o roteador da operadora gerenciar tudo e distribuir os IPs através da rede mesh, assim o que estiver conectado no roteador da operadora por cabo vai poder ser visto por quem entrar via Wi-Fi do mesh, agora claro que o ideal é desativar o Wi-Fi da operadora até mesmo pra evitar interferência.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo