• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Pessoal, vou me mudar para uma casa grande (assim espero, rs!) e como trabalho de home office quero um sistema de WiFi parrudo.

Tenho iPhone 15 pro Max (que tem Wifi 6E) e meu PC vai receber também uma placa Wifi 6E.

Qual combinação acham mais interessante?

(1) - Xiaomi AX6000 (Chinês) + Xiaomi AX6000 (Chinês), em Mesh
(2) - Xiaomi BE7000 (Chinês) + Xiaomi BE7000 (Chinês), em Mesh
(3) - Xiaomi BE7000 (Chinês) + Xiaomi AX5400 (Chinês), em Mesh
(4) - Xiaomi AX6000 (Chinês) + Xiaomi AX5400 (Chinês), em Mesh

Como pretendo jogar também, quero o menor ping possível e também uma ótima velocidade. Creio que distância não será problema tendo 2 em Mesh.

Minha grande questão, no fim das contas, é se vou me beneficiar do Mesh com dois Routers Wifi 7 (2xBE7000 ligados um no outro) ou se os ganhos nesse caso serão irrelevantes.

Agradeço desde já!
Posso estar falando besteira, mas assim como no padrão wifi 5 e 6 vc precisa do equipamento pra usufruir da tecnologia, então se vc tiver no padrão 6 vai só gastar dinheiro a toa. Outra coisa que tem que ter em mente é como vai ligar... tem que ver como fica a banda com o mesh via wifi... como sempre o ideal seria interligar por cabo de rede eles

E sobre os equipamentos, dependendo de como for a casa, tamanho, grossura de paredes e interferencias, vc vai precisar de mais que 2 pra espalhar bem o sinal.

Por exemplo eu aqui minha casa é comprida, atras tenho uma torre de alta tensão com varios predios ao lado e mais torre de alta tensão umas 2 ruas acima... então a interferencia aqui é monstra. Meu quarto que é o que recebe a internet fica praticamente no meio da casa. Inicialmente eu usava 2 Xiaomi AX3000, um no meu quarto e outro na sala, e simplesmente os 2 quartos ao lado (para tras) a rede 5Ghz ficava completamente instável! Sumindo a todo momento, no final das contas comprei um terceiro AX3000 pra deixar colado na parede entre meu quarto e o outro pra conseguir espalhar melhor o sinal. Já lá na frente como a alta tensão está mais distante eu consigo um bom sinal mesmo no portão de casa.

Ah e no meu caso tenho Vivo fibra 500mb mas nas pontas consigo no máximo 350MB por estar em mesh wifi
 
Posso estar falando besteira, mas assim como no padrão wifi 5 e 6 vc precisa do equipamento pra usufruir da tecnologia, então se vc tiver no padrão 6 vai só gastar dinheiro a toa. Outra coisa que tem que ter em mente é como vai ligar... tem que ver como fica a banda com o mesh via wifi... como sempre o ideal seria interligar por cabo de rede eles

E sobre os equipamentos, dependendo de como for a casa, tamanho, grossura de paredes e interferencias, vc vai precisar de mais que 2 pra espalhar bem o sinal.

Por exemplo eu aqui minha casa é comprida, atras tenho uma torre de alta tensão com varios predios ao lado e mais torre de alta tensão umas 2 ruas acima... então a interferencia aqui é monstra. Meu quarto que é o que recebe a internet fica praticamente no meio da casa. Inicialmente eu usava 2 Xiaomi AX3000, um no meu quarto e outro na sala, e simplesmente os 2 quartos ao lado (para tras) a rede 5Ghz ficava completamente instável! Sumindo a todo momento, no final das contas comprei um terceiro AX3000 pra deixar colado na parede entre meu quarto e o outro pra conseguir espalhar melhor o sinal. Já lá na frente como a alta tensão está mais distante eu consigo um bom sinal mesmo no portão de casa.

Ah e no meu caso tenho Vivo fibra 500mb mas nas pontas consigo no máximo 350MB por estar em mesh wifi
Rapaz interessante essa diferença de velocidade....aqui nos ax3000t eu pego 800 Mbps..... em qualquer nó, eu tinha esse problema de internet limitada quando estava usando roteadores diferentes no wds..... mas vai depender também do tanto de dispositivos conectados....se você pensar que a cada novo nó a velocidade cai pela metade, uma rede wifi6 tem uma largura de banda teórica de 9,6 Gbps se você fizer os cálculos o pior nó teria uma banda teórica de 2,4 Gbps então não deveria limitar sua internet dessa forma.....eu acho :hmm:? mesmo que você pegue o pior cenário no caso desse roteador que a velocidade é +- 3Gbps....ainda ficaria com 750 Mbps de banda....
 
Rapaz interessante essa diferença de velocidade....aqui nos ax3000t eu pego 800 Mbps..... em qualquer nó, eu tinha esse problema de internet limitada quando estava usando roteadores diferentes no wds..... mas vai depender também do tanto de dispositivos conectados....se você pensar que a cada novo nó a velocidade cai pela metade, uma rede wifi6 tem uma largura de banda teórica de 9,6 Gbps se você fizer os cálculos o pior nó teria uma banda teórica de 2,4 Gbps então não deveria limitar sua internet dessa forma.....eu acho :hmm:? mesmo que você pegue o pior cenário no caso desse roteador que a velocidade é +- 3Gbps....ainda ficaria com 750 Mbps de banda....
Então né... eu não sei bem das contas... mas tem algo a ver com as frequencias... como to usando via wifi o mesh e o roteador é dual band... ele vai usar os 5Ghz pra comunicação entre si e também pra meu uso... o memo tecpix tinha explicado uma vez sobre isso... que dai acaba meio que ficando só metade da banda.

Sobre cada nó perder metade pelo que me lembre de ter lido isso acontece quando vc usa eles na config cascata, ou seja, um ligado ao proximo... já em modo estrela isso não acontece pq cada ponta fica conectada ao nó central... agora... EU ACHO que mesmo estando via wifi o meu esteja em modo estrela, pois o central (literalmente no meio) é onde está o provedor da internet, e os 2 nós das pontas literalmente estão bem afastados, um no quarto pra tras e outro na sala pra frente... sem falar que mesmo antes de adicionar o terceiro roteador, lá na sala eu já pegava somente os 350MB... então sinceramente não sei

Sua largura de banda ai vc usa qual? Aqui eu deixo pra automatico até 160mhz... pq eu já setei em 80mhz e acabei é perdendo velocidade nas pontas :haha:
 
Então né... eu não sei bem das contas... mas tem algo a ver com as frequencias... como to usando via wifi o mesh e o roteador é dual band... ele vai usar os 5Ghz pra comunicação entre si e também pra meu uso... o memo tecpix tinha explicado uma vez sobre isso... que dai acaba meio que ficando só metade da banda.

Sobre cada nó perder metade pelo que me lembre de ter lido isso acontece quando vc usa eles na config cascata, ou seja, um ligado ao proximo... já em modo estrela isso não acontece pq cada ponta fica conectada ao nó central... agora... EU ACHO que mesmo estando via wifi o meu esteja em modo estrela, pois o central (literalmente no meio) é onde está o provedor da internet, e os 2 nós das pontas literalmente estão bem afastados, um no quarto pra tras e outro na sala pra frente... sem falar que mesmo antes de adicionar o terceiro roteador, lá na sala eu já pegava somente os 350MB... então sinceramente não sei

Sua largura de banda ai vc usa qual? Aqui eu deixo pra automatico até 160mhz... pq eu já setei em 80mhz e acabei é perdendo velocidade nas pontas :haha:
Pra falar bem a verdade só liguei e deixei configurar automático no app da xiaomi, mas aqui tem pouco equipamento também, que liga na Wi-Fi é só celular e notebook, os pcs, tv e etc são ligados via cabo nos roteadores/nós as vezes pode ser isso.
 
Pra falar bem a verdade só liguei e deixei configurar automático no app da xiaomi, mas aqui tem pouco equipamento também, que liga na Wi-Fi é só celular e notebook, os pcs, tv e etc são ligados via cabo nos roteadores/nós as vezes pode ser isso.
Sei não viu... deve ter alguma coisa... talvez o AX3000t possa ser triband... ai uma banda fica exclusiva pra funcionamento e a outra fica livre pra vc usar... agora mesmo que to sozinho em casa fui lá na sala e fiquei mudando canal... mudando largura de banda (se mudo pra 80 ele não passa de 280mb... volto pra 160 dai ele sobe pra 330-350 em média)... sei lá viu hahahaha... só num reclamo mais pq o importante que é meu quarto onde trabalho é full hahahhaa... mas mesmo nos nos 350mb já ta de ótimo tamanho pros meus pais ficarem na internet e vendo streaming na TV hehehehe
 
se você pensar que a cada novo nó a velocidade cai pela metade, uma rede wifi6 tem uma largura de banda teórica de 9,6 Gbps se você fizer os cálculos o pior nó teria uma banda teórica de 2,4 Gbps então não deveria limitar sua internet dessa forma.....eu acho
Cada canal Wifi6 de 20MHz tem capacidade de transferir 150mbps de dados no máximo teórico.
Se usar 80MHz de largura, usará 4 canais, o que permitiria 600mbps max teorico.
Se usar 160Mhz, 8 canais e 1200mbps máx teóricos.
Se seu roteador for MiMo 2x2, duas streams simultaneas serão usados (por duas antenas 5GHz), então para 80MHz, 1200mbps máx teóricos, uns 800mbps reais dependendo das interferências do ambiente. A maioria dos clientes são MiMo 2x2.
Se aumentar a largura para 160MHz, serão 8 canais que com duas streams, vão totalizar 2400mbps máx teóricos

Se o roteador for 4x4, a velocidade máx teórica seria de 4800mbps.

Em tempo, AX3000 significa 2400mbps máx a 5GHz e 600mbps máx em 2.4GHz
AX5400 sao 4800mbps a 5GHz + 600mbps a 2.4GHz
AX6000 são 4800 + 600 + 600 de IoT

Sobre cada nó perder metade pelo que me lembre de ter lido isso acontece quando vc usa eles na config cascata, ou seja, um ligado ao proximo... já em modo estrela isso não acontece pq cada ponta fica conectada ao nó central...
O fato de cada ponto estar conectado no nó central por Wifi já utiliza metade da banda do equipamento.
Se seu roteador é 2x2 com 160MHz de largura a velocidade máxima teórica seria 2400. EM Mesh, 1200mbps seriam usados para comunicar com o nó central e os outros 1200 seriam para servir o Wifi para os Clientes.

talvez o AX3000t possa ser triband... ai uma banda fica exclusiva pra funcionamento e a outra fica livre pra vc usar...
não é.. Mas como comentei, ele tem 2400mbps a 160MHz de largura 2x2.
O que deve estar acontecendo para vc não conseguir velocidades altas é que a quantidade de interferencias está limitando o uso dos canais
 
Última edição:
Cada canal Wifi6 de 20MHz tem capacidade de transferir 150mbps de dados no máximo teórico.
Se usar 80MHz de largura, usará 4 canais, o que permitiria 600mbps max teorico.
Se usar 160Mhz, 8 canais e 1200mbps máx teóricos.
Se seu roteador for MiMo 2x2, dois canais simultaneos serão usados (por duas antenas 5GHz), então para 80MHz, 1200mbps máx teóricos, uns 800mbps reais dependendo das interferências do ambiente. A maioria dos clientes são MiMo 2x2.
Se aumentar a largura para 160MHz, serão 8 canais que com duas streams, vão totalizar 2400mbps máx teóricos

Se o roteador for 4x4, a velocidade máx teórica seria de 4800mbps.

Em tempo, AX3000 significa 2400mbps máx a 5GHz e 600mbps máx em 2.4GHz
AX5400 sao 4800mbps a 5GHz + 600mbps a 2.4GHz
AX6000 são 4800 + 600 + 600 de IoT


O fato de cada ponto estar conectado no nó central por Wifi já utiliza metade da banda do equipamento.
Se seu roteador é 2x2 com 160MHz de largura a velocidade máxima teórica seria 2400. EM Mesh, 1200mbps seriam usados para comunicar com o nó central e os outros 1200 seriam para servir o Wifi para os Clientes.


não é.. Mas como comentei, ele tem 2400mbps a 160MHz de largura 2x2.
O que deve estar acontecendo para vc não conseguir velocidades altas é que a quantidade de interferencias está limitando o uso dos canais
Uhm... será? Pq aqui ele libera só 4 canais no 5Ghz pra selecionar... no caso os 36, 40, 44 e 48... atualmente deixei em 40... mas mesmo mudando não faz diferença alguma.... unica coisa que ele faz é que toda vez que eu mudo o canal ele entra num teste de radar (tinha lido sobre algumas frequencias serem de radar doppler)... e acaba ficando só nisso

Outra coisa é que eu deixo as bandas separadas, pq quando eu deixava elas unidas o sistema sei lá pq preferia me manter no roteador mais distante mas me migrar pra rede de 2.4ghz, ao invés de fazer o roaming pro node mais perto
 
Uhm... será? Pq aqui ele libera só 4 canais no 5Ghz pra selecionar... no caso os 36, 40, 44 e 48... atualmente deixei em 40... mas mesmo mudando não faz diferença alguma.... unica coisa que ele faz é que toda vez que eu mudo o canal ele entra num teste de radar (tinha lido sobre algumas frequencias serem de radar doppler)... e acaba ficando só nisso
Se está em 80MHz, não importa qual dos 4 canais vc vai usar, os 4 serão usados.
 
Se está em 80MHz, não importa qual dos 4 canais vc vai usar, os 4 serão usados.
ta em 160! Quer dizer... no que ele deixa selecionar, uma largura só tem de 20... de 40... de 80... e dai tem a 20/40/80/160... que é a que eu deixo... fixo só 160 ele não tem a opção... se coloco só em 80 ele da queda de velocidade... num passa de 280 nas pontas

Ah! E to testando com um iPhone 14 Pro... que já tem WiFi6 né... tanto que no central bate no talo de boa
 
ta em 160! Quer dizer... no que ele deixa selecionar, uma largura só tem de 20... de 40... de 80... e dai tem a 20/40/80/160... que é a que eu deixo... fixo só 160 ele não tem a opção... se coloco só em 80 ele da queda de velocidade... num passa de 280 nas pontas

Ah! E to testando com um iPhone 14 Pro... que já tem WiFi6 né... tanto que no central bate no talo de boa
meu iPhone bate uns 820mbps, mas meu mesh tá no cabo.. Redmi AX6 a 80MHz.

Lembre-se que 160Mhz usam 8 canais sequenciais.. nao importa qual canal que vc selecionar, ele vai usar 36-40-44-48-52-56-60-64.

Nao há 8 canais disponívels na banda 5.8GHz (149+) por isso nem aparece.
 
Cada canal Wifi6 de 20MHz tem capacidade de transferir 150mbps de dados no máximo teórico.
Se usar 80MHz de largura, usará 4 canais, o que permitiria 600mbps max teorico.
Se usar 160Mhz, 8 canais e 1200mbps máx teóricos.
Se seu roteador for MiMo 2x2, dois canais simultaneos serão usados (por duas antenas 5GHz), então para 80MHz, 1200mbps máx teóricos, uns 800mbps reais dependendo das interferências do ambiente. A maioria dos clientes são MiMo 2x2.
Se aumentar a largura para 160MHz, serão 8 canais que com duas streams, vão totalizar 2400mbps máx teóricos

Se o roteador for 4x4, a velocidade máx teórica seria de 4800mbps.

Em tempo, AX3000 significa 2400mbps máx a 5GHz e 600mbps máx em 2.4GHz
AX5400 sao 4800mbps a 5GHz + 600mbps a 2.4GHz
AX6000 são 4800 + 600 + 600 de IoT


O fato de cada ponto estar conectado no nó central por Wifi já utiliza metade da banda do equipamento.
Se seu roteador é 2x2 com 160MHz de largura a velocidade máxima teórica seria 2400. EM Mesh, 1200mbps seriam usados para comunicar com o nó central e os outros 1200 seriam para servir o Wifi para os Clientes.


não é.. Mas como comentei, ele tem 2400mbps a 160MHz de largura 2x2.
O que deve estar acontecendo para vc não conseguir velocidades altas é que a quantidade de interferencias está limitando o uso dos canais
Obrigado pela explicação, agora ficou claro.
 
meu iPhone bate uns 820mbps, mas meu mesh tá no cabo.. Redmi AX6 a 80MHz.

Lembre-se que 160Mhz usam 8 canais sequenciais.. nao importa qual canal que vc selecionar, ele vai usar 36-40-44-48-52-56-60-64.

Nao há 8 canais disponívels na banda 5.8GHz (149+) por isso nem aparece.
Será então que ele não ta conseguindo usar os 8 canais? Pela interferencia no caso? Se bem que quando forço ele a 80mhz ele fica pior ainda :haha:

Tem algum jeito de saber o status dessa rede wifi a partir de algum cliente? Tipo do iPhone mesmo ou do MacOS?
 
Pessoal, uma duvida em relação ao Roaming. Tenho um EAP 610 e um EAP 650.
Percebi que em alguns pontos da casa o meu telefone (iPhone 15) fica com uma péssima internet, como é exatamente entre os APs tenho a impressão que ele esteja ficando doido no meio do Roaming. Tem alguma maneira que eu possa verificar de onde vem isso? Por enquanto coloquei um dos APs com potencia de transmissão média e vou tentar colher os resultados.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo