Vou tentar pontuar todo mundo aí porque a conversa está boa.
Gosto de todos os pontos de vista, e notem que não estou colocando os meus.
Minha opinião é simples: Estou gostando e nada contra ou favor. Ainda acho que tem um fã service envolvido, mesmo que seja mediano.
Foda que tudo isso aí que vc disse, até agora, foi td mal feito
Sim, mas ainda beira a parte em que estão fazendo.
É igual trabalho mas feito. Está sendo só que mal.
Uma pena. Por enquanto acredito que vou assistir.
Se me empapuçar, eu paro. Assim como fiz com várias séries.
ou seja, se fosse uma outra atriz que soubesse interpretar e trazer vida ao dialogo seria melhor.
Os especialistas que tão pagando pau pra série justificam tudo com base em algum trecho de algum dos inúmeros textos de Tolkien. Ah, galadriel pode estar puta sim, porque existe uma grande tensão com os numenorianos iniciada pelo rei fulano filho do rei beltrano irmão do rei que é o pai da rainha....
Enfim, a maioria que tá assistindo nunca leu nada de tolkien, a série apesar de ser adaptação, precisa fazer sentido por si só, e pra quem não tem todo o background necessário para fazer as ligações e paralelos com os textos, simplesmente o roteiro, principalmente o da galadriel, não foi grandes coisas até agora, apesar de não achar também que seja um flop.
Não creio nem que seja a atriz, é o que mandam ela fazer mesmo.
Eu acredito que não.
Acredito que é o que foi escrito e dito para ela fazer.
E ainda está um tanto quanto dentro de algumas coisas escritas do próprio Tolkien.
Resumiu a maior parte dos problemas que estão acontecendo em relação a série. Mexer com a obra do Tolkien é sempre mexer em um vespeiro. Nunca existirá nenhum tipo de consenso em literalmente nada. Nem em um personagem nem em representação de lugares etc. É só ver o que rola em relação as duas trilogias lançadas (LOTR e O Hobbit). Embora as críticas ao O Hobbit sejam, na quase totalidade, corretas.
Ainda não tenho uma posição clara sobre a série. O que vi até agora, me pareceu interessante. Com alguns problemas claros. Mas serão várias temporadas e algumas coisas esquisitas podem ser ou ocasionais de um episódio ou resolvidas mais tarde. Como já comentei antes, estou achando várias coisas bem interessantes até agora.
Concordo totalmente em relação ao Arondir. É o elfo que mais tem estilo e "cara" de elfo. Com um pouco daquela altivez, aquele ar mais superior que os elfos tem nos livros.
O mais bizarro, são muitas pessoas que só assistiram os filmes, principalmente o LOTR e estão criticando a série. Como disse, ainda vou esperar mais pra ter uma opinião real. Fica um loop esquisito. Porque, quem leu os livros, sabe que no LOTR dos filmes tem MUITA adaptação. Eu gosto da trilogia, mas, mesmo personagens importantes tem uma boa dose de modificação e são todos a partir da perspectiva do diretor. Em outras palavras, é a crítica da série baseada na perspectiva da perspectiva da obra. Ou seja, é mais do que a terceirização da visão da obra. Até alguns resumos que existem em alguns canais do youtube, dão um embasamento melhor do que a perspectiva da perspectiva.
O que tem mais me intrigado é aquele estranho que caiu do céu. Vi muita gente comentando que pode ser o Sauron ou o Gandalf. Não faz nenhum sentido ser qualquer um dos dois. O Sauron ( que apareceu como Annatar), que já tem que ter saído do despertar, pelo que mostrou até agora. Inclusive, ele já estaria influenciando o Celebrimbor na criação dos anéis. Até achei que aquele Halbrand poderia ser o Sauron (faria sentido, de acordo com o que temos nos Contos Inacabados). Só que veio aquela história dele de rei e quebrou essa possibilidade. Até agora. Pode ser que tenha alguma mudança em relação ao personagem.
A única coisa que achei, literalmente, tenebrosa até agora foi aquele warg. Lamentável. Nem na trilogia ridícula que foi O Hobbit eles conseguiram errar a mão no visual deles. Os memes que mais gostei desse wargs foram comparando ele as hienas do filme Rei Leão kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sim, se você analisar os fãs que querem o perfeito do perfeito, aí fudeu.
Convenhamos, nada é como queremos.
Eu não acredito tanto que a série está sendo assistido por quem nunca leu e está descendo o pau, eu acredito que seja feito por fãs mesmo.
Comentei que pode até ser um caso de memória afetiva, em que você ficou com aquilo do PJ e não consegue largar.
Esse cara que caiu do céu ainda boto uma fé que seja o
Gandolfo. Não consigo agregar a mais ninguém, a não ser que ele faça uma aptação de um um Maia no qual ninguém espera.
O Sauron ainda parece ser o Adar, já que ele possui poder de metamorfose. Pode ser que encaixem ele na criação em determinada momento.
Mas aí, na boa, os Wargs do LOTR e do ROP são bem ruins aheuahe, porque parecem ter uma deficiêcia física, uma espécie de paralisia cerebral, parece um Pug vesgo, e o segundo parece um Pinscher que não foi vacinado. Eu fico com o do Hobbit ahhahaha.
Acho que a atriz ta mandando muito bem, o problema não é ela.
Escrevi acima sobre isso.
Olha, a serie levantou uma redflag enorme do que seria Galadriel quando ela matou o trol das cavernas sozinha quando seu proprio grupo não conseguiu fazer nada, o que eles esperavam conseguir enfrentando Sauron sendo que possivelmente ele não estaria sozinho?
Mais uma vez em função de um roteiro fraco em criatividade temos varias justificativas absurdas do protagonista porque sim, o importante é chegar do ponto a-b.
Eu discordo sobre o background, aposto que muita gente foi nos cinemas ver Lotr sem saber nada e foi devidamente apresentado ao universo para entender o contexto do que acontecia, você lembra da primeira entrada dos elfos no filme? Arwen aparece para a pequena comitiva ali na floresta, você lembra dela radiante, as roupas, falando elfo e ajudando o frodo ou das orelhas enormes por exemplo? Porque quando eu lembro do elron da serie e dificil esquecer o nokia que ele tem nas orelhas. São os detalhes que fazem toda diferença, não é nem o dialogo, mas um cojunto de tudo que cria algo marcante, falta muito desta perspectiva para fazer algo bom... ai temos essa preguiça apresentada com cenarios milionarias.
Tem que lembrar que não são todos os elfos que são poderosos.
São elfos comuns no exército. Apenas ele é da realeza e detém poderes, por assim dizer.
É como comentei acima sobre memória afetiva. A forma apresentada dos elfos do PJ ficou marcante, mas não é exatamente assim.
Tinha sim toda uma beleza envolvida, mas quando você lê profundamente a obra, você nota que os elfos não eram tão perfeitos.
Uma coisa estava me incomodando na séria e eu não sabia exatamente o que era.
Achei a versão estendida do LOTR na HBO max, comecei a assistir, quando dei por mim já tinha assistido 1h:30 e gostando.
O que falta na série é a sensação de factível, que sobra no filme.
Só comparando a parte que mais me agradou, a parte dos pés peludos com os Hobbits no filme 1.
Na série tem vários cortes e é meio complicado imaginar o local onde eles estão por inteiro. Passam os humanos, eles saem do esconderijo ( ficou legal ) corta a cena ele ele já parecem que estão em um lugar faz meses, mas já parecia outro lugar.
Já no filme a vila dos Hobbits faz mais sentido, a parte do lago, a parte alta das casas, plantação etc
Agora nas cidades mostradas dos Elfos e Numenor, tem aquele voo pelo cenário e depois só tem cenas com cenário fechado sem conexão, e nós os telespectadores ficamos meio deslocados
A parte dos Orcs é outro exemplo, falaram que eles fazem tuneis, mas no episódio 3, me pareceu somente uma vala com teto de tenda.
Sobre a localização, eu sempre achei complicado.
Sempre tive que ler várias vezes muitas coisas e ver vários vídeos ao longo dos anos para lembrar as citações dos locais.
Sempre me confundi, Hoje eu tenho m ais ciência sobre, mas ainda sim tenho algumas dúvidas.
A única coisa que até pode justificar dessa questão de que estão em um lugar parecendo meses, é a forma como Tolkien trata o tempo.
Nós humanos em uma época não chegávamos aos 40, e com a ciência se prolonga para quase o dobro. Então temos que pensar com a cabeça do Tolkien, que 1 semana para nós é uma eternidade, enquanto que para o legendarium 1 semana talvez não represente nem 1 hora.
Talvez seja uma falsa impressão de que se passou muito tempo, quando na verdade pra eles parece que não aconteceu absolutamente nada.
Como tinha postado logo no início deste tópico que devemos aguardar e assistir. Mas, o previsível aconteceu pelo menos neste 4º episódio ficou essa impressão onde neste vídeo de Isabela e Sadovski fala por si só. Vou tentar assistir até o final dessa temporada....
Cara, eu já tentei acompanhar o Sadovski, mas não tive conexão. Fala até de Big Brother.
Não é por causa da série, mas sim porque ele é crítico até de games.
Eu não acredito que uma pessoa possa manjar de tudo, mas como ele tem um coluna em uma página, acaba sendo referência.
Mas eu ainda prefiro caminhar pela deep web e assistir e ler vídeos de outros que tem um conhecimento e visão mais profunda, mesmo sendo contra ou a favor.
Ainda vem a notícia de que amazon vai produzir uma série do Blade Runner....vai dar caca. FATO!
Eles tem os direitos de Fallout, está sabendo?
Pode também ser algo que não seja bom.
Mas é sempre melhor esperar.
Galadriel continua sendo o ponto baixo da serie, imagina se tivessem tido culhões e colocado o Sauron como protagonista e tudo acontecer do ponto de vista dele, seria 10x melhor que a mulher que tem uma tempestade dentro dela
Ah, bem que eu quer o Sauron no protagonismo, ia ser do caralho.
Mas também podemos lembrar que poderia ser um personagem mediano e cagar a série toda.
Episódio 4 ok, continua pelo menos equilibrado na continuidade, o ponto fraco ainda está sendo esta Galadriel, a elfa tem milhares de anos... parece uma adolescente.
Ainda não assisti, mas depois eu tento comentar.
Essa parte da Galadriel é estranha sim, mas tem algumas partes explicadas no livros que não damos tanta atenção.
Ela tem um "Q" desse espírito que vemos em seriados adolescentes, ou coisas do tipo.
Também é ligado a evolução espiritual dos elfos. Acaba sendo interpretativo.
Mano assisti ao podcast inteiro achei legal, porém ao final é dito em todas as palavras em tom de zoação "elfo negro não existe, e dai, elfo não existe". Olha o nivel de argumentação de alguém que teoricamente é um "estudioso" de Tolkien. Deixou um gosto amargo na boca o final, mesmo eu admirando muito o trabalho do TT a varios anos inclusive, até me desiscrevi do canal para ser sincero(não só por isso).
Só deixar claro que EU achei legal sim da representatividade de elfo negro, afinal eu não sou lá muito branco e gostei de ver alguém parecido com meus familiares, porém eu gostei mesmo é de ver que o Arondir é o mais elfos em sua atuação e construção, ou seja se não fosse o lacrate acredito que uma boa galaera iria estar curtindo sim essa adaptação.
Você entende que o legendarium é essencialmente uma obra conservadora né ? Outra, quem discorda de algo é "discurso de ódio intenso" e "criminoso"?
What fuck man...
Confesso que essa do elfo negro eu já soltei uma parecida, de que há uma dor de fãs com a questão da falta de "similaridade" com os livros, que querem a parada exata, mas se esquecem que é um conto de fantasia de uma árvore que fala. Ao mesmo tempo é ruim e bom. Ver as brigas por causa de algo que não tem relevância em nossas vidas acaba sendo tedioso.
Eu tentei ser fã do TT por muito tempo, contudo, respeito o que os caras sabem. Tentei contato com eles algumas vezes, e era só pra saber se os caras iam no Concerto que teve aqui em São Paulo, devido a serem os mega estudiosos, eu fiquei surpreso de eles não terem comentado sobre, sendo que os parceiros do TT (Bolseiro e Haru) são de São Paulo. Ele nunca responderam, mas okay, minha vida seguiu e nem por isso deixei de dormir aheuaheuha. Ah, e confesso também que eu não vi muitos vídeos deles, até por preguiça mesmo.
Eu também achei estranho justamente o personagem negro ser o mais elfo do que os elfos brancos. E não vejo isso também como um "lacre", até porque todos amam essa postura dos elfos do PJ, sendo mais ríspidos, sábios, etc. Isso me fez gostar dele independente da cor da pele. Maaaaaas, os elfos brancos apresentam certas características descritas nos livros. Deixei passar, mas não concordei plenamente com isso.
Sobre a questão conservadora, acredito que posso ter passado a mensagem errada e você interpretou assim.
Quis dizer que há muitos comentários negativos com relação a possível "lacração" do seriado, e em grande parte mostra um ódio por colocar um elfo negro. Isso soa literalmente como racismo. Não quis dizer quem discorda, até porque eu estou falando com uma grande maioria aqui que literalmente discorda, e acredito que todo mundo aqui entende que não sou um cara de criar confusão.
Muitos relatos dizem que a obra tem sim uma pegada completamente virada no Jiraiya, que puxa tudo da religião Católica, no entanto, Tolkien sempre deixou claro que isso não foi intencional. Há uma seriedade na criação da obra que começa pelo idioma, mapa, nomes de locais, e só depois a história é colocada com personagens. Ele nunca linkou a obra com religião, tanto que tem muitas pessoas que acabam nem fazendo essa comparação. Não sei se cairia bem uma obra que tem incesto para um religioso conservador ahahahha.
Também vale lembrar que as obras puxam também referências de diversas outras culturas e mitos, como o próprio anel que vem do anel de Nibelungo.
Fica tranquis, não me posiciono da maneira que pareceu.
Se fosse Conan, aí tudo bem ?
A série pode ter umas falhas de ritmo, edição ou até mesmo não ser descrito literalmente letra por letra como está na obra, mas carregam demais na tinta no deslike.
Eu to curtindo, ruim foi Han Solo, Obi-Wan, Thor Love Thunder, ST Discovery etc
Cara, eu não gostaria que fosse nada parecido com Conan.
Imagina ver um macho com 100kg de musculo ensopado de óleo?
E porra, eu sou franzino e feio aheuaheua, essa porra aí perto de mim é um monstro.
Eu prefiro ver a Galalau mesmo. Ela é gata demais.
Tolkien era extremamente católico e isso transbordava pra escrita dele. O que não faltam são estudos sobre este assunto. A questão é que a série parece tentar transformar os elfos em humanos, tirando todo o tom angelical e sagrado dos filhos preferidos de Eru e dos Valar. Não foi apenas o tom de pele humana que colocaram nos elfos, foi toda a personalidade. Fizeram humanos com orelhas pontudas.
Com a Galadriel isso ainda é pior, haja visto que as histórias mostram uma personagem de liderança extremamente forte, inteligente e feminina. O significado de Galadriel inclusive é donzela coroada com uma guirlanda, por causa das duas principais características, feminilidade e os cabelos. Mas a série mostra uma feminista moderna, que odeia o conceito do feminino clássico. Isso numa personagem que deveria beber na fonte virgem Maria
O Guilherme Freire fala bastante sobre isso no vídeo abaixo
Galadriel e Conan são personagens completamente diferentes
Sim, meu velho, eu sei.
Até certo ponto da obra é literalmente a religião católica de cabo a rabo, e acima comentei um pouco sobre isso (só para não repetir aqui).
Acima também comentei sobre os elfos, que infelizmente eles não são exatamente como os elfos do PJ.
São seres fodas, sagrados, entre outras qualidades? Sim, com certeza, mas não beiram a perfeição como nós vimos nos filmes.
É uma tragédia entender toda a personalidade dos elfos quando se vai a fundo. Outro fato interessante, é que a descrição dos elfos na mitologia nórdica sofre dessa identidade.
Que eram tudo aquilo que já falamos é fato, no entanto algumas descrições chegam a compará-los como serem pequenos na altura. Tem a retratação de elfo como a Fada Sininho, elfos do Papai Noel, e o próprio elfo do Harry Potter.
Eu até acredito que eles eram altos e esbeltos, mas é complicado um pobre mortal como eu entender de mitologia nórdica.
E sobre a Galalau (somos íntimos), tem uma passagem que descreve ela com uma personalidade atlética mais "masculina".
No entanto esse "gap" em que pouco se sabe devido a falta de coerência das escritas do Tolkine, criaram um cenário aonde ela é protagonista em diversas formas. E aparentemente ela sempre foi folgada mesmo apesar de toda essa beldade que descrevia as características físicas dela e que comparamos com um ser intocável.
A que vemos nos filmes do PJ já é uma elfa cansada e meio que dando o foda-se para a Terra-média, mas mesmo assim ajudou no que foi possível.
Detalhe que essa suposta teimosia adolescente dela é o que fez ela ser banida e proibida de algumas coisas. Talvez seja por isso que foi a escolha para ser a protagonista. Seria fácil ter um personagem que se mantém na Terra-média, já que os fatos ocorrem lá em grande parte.