Não achei tão tenebroso como falaram não. Diria que, de modo geral, a nota da temporada seria algo como um 6 ou 6.5 , bem mais para o 6. Existiram momentos bem ruins, diálogos estranhos e mal feitos, mas coisas boas também. Acredito que a série ainda tem salvação. Se pegaram o feedback de quem assistiu e criticou de forma contundente pode ficar interessante daqui para frente. Uma coisa que ficou clara é: eles não vão seguir a ordem cronológica da obra e estão fazendo, de fato, uma adaptação bem livre em relação a isso.
Alguns episódios foram realmente estranhos. A Galadriel sofreu com cenas mal feitas. Com exceção do episódio 1 e 6, todas as cenas de ação que ela apareceu são fracas. A luta com os guardas, a luta com os jovens do exército de Númenor, aquela cena pífia do risinho em cima do cavalo etc. A cena final dela com o Sauron/Halbrand eu gostei. Porque mostra o que o Sauron realmente é, uma figura muito astuta e manipuladora e não um cara que saia dando porrada em todo mundo. Mostra que ele tem uma grande capacidade de persuasão, que tinha mesmo, e chegou a tentar a própria Galadriel. Vi muita gente comentando isso como um fato negativo, o que, ao meu ver, é justamente o contrário. Só mostra a grandeza do Sauon
O povo de Númenor até agora acho que foi que menos foi aproveitado. Poderiam fazer coisas legais lá. Só que ficou pouco desenvolvido, em especial o que fizeram com o Isildur.
O núcleo dos Harfoots e dos Anões ficou bem feito. Principalmente o dos Harfoots, foi uma surpresa para mim (achei aquela músiquinha bem legal, bem a cara dos livros). E o dos Anões o ator que faz o Durin (filho) e a mulher dele são bem divertidos e estão atuando muito bem. E convenhamos, quanto mais anão, melhor. Uma pena existir tão pouca coisa sobre eles nos livros.
Muita gente criticou o Arondir só que, entre os elfos, ele é o que mais tem jeito de elfo. Mesmo aquele núcleo dele sendo meio fraco e aquele amorzinho entre ele e a humana sendo desnecessário, ele foi o melhor os elfos da série até agora. O Gil-Galad parece meio lerdão e a Galadriel, que depois até melhorou, sofreu com cenas bem estranhas. Uma surpresa entre os "elfos" foi o Adar. Gostei da trajetória e da construção do personagem, foi bem feita.
As três coisas que eu achei mais esquisitas e totalmente desnecessárias foram: 1) o amor entre o Arondir e a Bronwyn. Embora a série esteja bem livre em relação a obra do Tolkien, se tem uma coisa que tem muita relevância nos livros são os dois casais Elfo/Homem que existiram (antes da Terceira Era) nos livros (Beren e Lúthien e Idril e Tuor). Alias, são fundamentais para a história da Terra-Média; 2) Aquela história que até agora não teve conclusão, que fizeram com o mithril. Nessa, como já disse alguns posts pra trás, achei que viajaram legal; 3) a influência do Halbrand/Sauron sobre o Celebrimbor para fazer os anéis foi muito rápida e mal feita. Eles poderiam ter trabalhado isso com bem mais calma e faria mais sentido, não a correria desenfreada que rolou no último episódio. Esse pode ter sido um dos maiores erros da temporada. Eles tiveram 8 episódios pra fazer isso. Ficaram naquela de tentar esconder quem é o Sauron e saiu esse arco, que deveria ser muito bem feito, afinal a série chama "Rings of Power" como se fosse uma coisa feita do nada, rapidinha e até meio banal. Enfim...
Nitidamente nessa primeira temporada a galera que produziu (e os diferentes diretores dos episódios) estavam meio perdidos. Ficou uma mistureba danada. É referência tiradas dos livros e da trilogia do cinema misturadas. É a linha cronológica que não está clara e por ai vai. Pode ser também falta de experiência. E muitos desses problemas são meio recorrentes em séries atuais. A galera não consegue criar uma temporada linear bem feita mais. Sempre existem episódios muito parados, com pouquíssimo desenvolvimento, quase toda série que vejo hoje em dia existem episódios assim nas temporada(s). Um dos problemas em uma série desse tipo é justamente essa mistura de referências, porque fica nítido que eles não sabem para onde correr quando o assunto é público alvo. Se focarem só em leitores de Tolkien, fica limitado, se focar só em quem viu a trilogia e O Hobbit (aquela coisa pavorosa em forma de filme) vão ter que explicar muita coisa ao longo dos episódios. Acho que eles focaram em algo que "tange" o conteúdo do livro e cita bastante referência do que já foi feito, como os filmes, para tentar pegar o maior público possível. Só que isso na prática até agora não funcionou muito bem, ficou uma temporada com um conteúdo muito instável e, em certos aspectos, meio confuso.
O que mais me chamou atenção foi o Estranho. Me recuso a acreditar que ele seja o Gandalf, se for, ai vai ser o maior delírio da produção! Tá todo mundo falando que é o Gandalf, por causa da citação da fala dele com os, se não me engano, Merrin e Frodo lá em Mória (no filme ele fala só com o Frodo acho). Sinceramente, fica totalmente sem sentido colocar ele na série.
Não poderia faltar a menção honrosa para as três cenas mais tenebrosas da série. O risinho da Galadriel no cavalo, o warg que parecia um pinscher com raiva e o diálogo da Galadriel com o Halbrand lá em Númemor.
Enfim, é mais ou menos isso. Se lembrar de mais alguma coisa edito o post depois.
Edit: ah, ia esquecendo. Quando a repercussão negativa foi crescendo demais, a Amazon parece que abriu um pouco a carteira. Teve uma hora que começou a aparecer gente pra todo lado fazendo propaganda da série. Pode ter sido um pouco de desespero da Amazon pra responder a galera que tava no hate muito pesado.