[TÓPICO OFICIAL] The Witcher 3: Wild Hunt

Vi esse comentário no canal da digital foundry, explicaria por que o ultra dessa versão ficou muito mais pesado que a versão antiga. os caras jogaram o draw distance nas nuvens

Captura-de-tela-2022-12-20-123450.jpg


Tradução: As configurações ultra antigas não estão de todo relacionadas à configuração ultra 4.0, a densidade de grama no Ultra era de 2400 no arquivo .ini, agora é a configuração média que está em 2400, a configuração alta está em 3200. A mesma coisa para a distância da folhagem, a configuração ultra era de 1,5 no arquivo .ini e você não pode ir acima de 2,0 sem Stuttering, agora na versão 4.0 a configuração alta está em 1,5. Portanto, não é apenas dx12, eu tenho os dois construídos no meu computador e se você tentar o novo ultra+ (arquivo .ini) na versão antiga, o jogo tem stuttering como um louco.
 


É num video detalhado assim que a gente começa a perceber para onde vai tanto peso adicionado com essa versão.
 
O último update aumentou o uso da minha GPU. Antes em Novigrad ficava em uns 75%, com muita queda pra 55-60% em 1440p, o fps dropava muito por causa disso. Agora tá em 85-90% o tempo todo, fora de novigrad fica em 99%.
 
Vi esse comentário no canal da digital foundry, explicaria por que o ultra dessa versão ficou muito mais pesado que a versão antiga. os caras jogaram o draw distance nas nuvens

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Tradução: As configurações ultra antigas não estão de todo relacionadas à configuração ultra 4.0, a densidade de grama no Ultra era de 2400 no arquivo .ini, agora é a configuração média que está em 2400, a configuração alta está em 3200. A mesma coisa para a distância da folhagem, a configuração ultra era de 1,5 no arquivo .ini e você não pode ir acima de 2,0 sem Stuttering, agora na versão 4.0 a configuração alta está em 1,5. Portanto, não é apenas dx12, eu tenho os dois construídos no meu computador e se você tentar o novo ultra+ (arquivo .ini) na versão antiga, o jogo tem stuttering como um louco.
Faz sentido.
 
Vi esse comentário no canal da digital foundry, explicaria por que o ultra dessa versão ficou muito mais pesado que a versão antiga. os caras jogaram o draw distance nas nuvens

Captura-de-tela-2022-12-20-123450.jpg


Tradução: As configurações ultra antigas não estão de todo relacionadas à configuração ultra 4.0, a densidade de grama no Ultra era de 2400 no arquivo .ini, agora é a configuração média que está em 2400, a configuração alta está em 3200. A mesma coisa para a distância da folhagem, a configuração ultra era de 1,5 no arquivo .ini e você não pode ir acima de 2,0 sem Stuttering, agora na versão 4.0 a configuração alta está em 1,5. Portanto, não é apenas dx12, eu tenho os dois construídos no meu computador e se você tentar o novo ultra+ (arquivo .ini) na versão antiga, o jogo tem stuttering como um louco.
Cantei essa bola há dias, essas alterações era coisas comuns para quem usava os mods, pois era possível personalizar e realmente deixar o gráfico bem acima mas também com muito peso.
Basicamente eles implementaram isso no jogo por conta do update e o resultado é esse.

Quem utilizava esses valores bem altos, tbm tinha problemas antes, pois é muito pesado tecnicamente falando (mesmo que o retorno visual seja bem menor do que parece).
Além disso, o RT, DLSS (que não funciona) e o DX12 estão mal otimizados com essas atualizações, fato.


Basicamente, poderíamos resumir tudo isso em :

Low antigo = Não existe mais
Médio antigo = Não existe mais

Low atual = High de antes
Médio atual = Ultra de antes

High atual = Configurações de Mods de textura personalizado
Ultra atual = Configurações de Mods de textura personalizado mais avançado
Ultra+ atual = Configurações de Mods de textura personalizado mais avançado ainda.

O problema disso ? Mataram PCs mais fracos que jogavam no low ou médio antes. Se isso rodasse no PS4 ou Xone, provavelmente iria explodir.
Essa att deixou isso como background e a pessoa que antes setava algo no High e tinha 100 fps, provavelmente terá uns 60/70 agora fácil e não consegue entender.

Em contramão, o game está bem mais bonito que antes (talvez não taaaaanto para quem já usava os mods).
 
Última edição:
Onde está esse gargalo de CPU que estão comentando? É algum gargalo que não pega no afterburn? Aqui o CPU não passa de 10%
 
Onde está esse gargalo de CPU que estão comentando? É algum gargalo que não pega no afterburn? Aqui o CPU não passa de 10%

O gargalo ocorre em single thread, o uso geral sempre vai ficar baixo mas uma das threads estará saturada.
 
Onde está esse gargalo de CPU que estão comentando? É algum gargalo que não pega no afterburn? Aqui o CPU não passa de 10%

Pelo vídeo da DF a carga de CPU não está sendo bem distribuída, enquanto tem 1-2 cores usando 50-60% os demais cores não passam de 15-20%, ou seja, o jogo está muito dependente da performance single-threaded.

O sonho agora é a nvidia liberar o dlss3 para as gerações anteriores ou alguém desenvolver um hack de verdade para isso. Pelo o que entendi o DLSS3 poderia até não dar ganhos tão expressivos em gpu's mais antigas, mas talvez em um cenário específico que é o jogo cpu-bound, ajudaria.

Essa exclusividade do dlss3 para a série 4xxx e a Nvidia alegando que nem teria benefícios nas séries anteriores me faz pensar... Se não teria benefícios por que não liberar? Se não vai ter ganho não canibalizaria tua série nova... Mas né. Nvidia é Nvidia.
 
Cantei essa bola há dias, essas alterações era coisas comuns para quem usava os mods, pois era possível personalizar e realmente deixar o gráfico bem acima mas também com muito peso.
Basicamente eles implementaram isso no jogo por conta do update e o resultado é esse.

Quem utilizava esses valores bem altos, tbm tinha problemas antes, pois é muito pesado tecnicamente falando (mesmo que o retorno visual seja bem menor do que parece).
Além disso, o RT, DLSS (que não funciona) e o DX12 estão mal otimizados com essas atualizações, fato.


Basicamente, poderíamos resumir tudo isso em :

Low antigo = Não existe mais
Médio antigo = Não existe mais

Low atual = High de antes
Médio atual = Ultra de antes

High atual = Configurações de Mods de textura personalizado
Ultra atual = Configurações de Mods de textura personalizado mais avançado
Ultra+ atual = Configurações de Mods de textura personalizado mais avançado ainda.

O problema disso ? Mataram PCs mais fracos que jogavam no low ou médio antes. Se isso rodasse no PS4 ou Xone, provavelmente iria explodir.
Essa att deixou isso como background e a pessoa que antes setava algo no High e tinha 100 fps, provavelmente terá uns 60/70 agora fácil e não consegue entender.

Em contramão, o game está bem mais bonito que antes (talvez não taaaaanto para quem já usava os mods).

Se for isso mesmo é só questão de tempo até soltarem um mod pra ajustar os presets pra algo mais realista. Eu sou totalmente a favor de reduzir folhagem e NPC pra padrões antigos. Não é algo que acrescenta muito ao jogo.
 
To indeciso se começo a gameplay do zero ou se parto pra blood and wine.

Eu já zerei no PS4 a alguns anos e tenho medo de dropar lá no meio do jogo por enjoar e não jogar a blood and wine.

Se começar blood and wine sem save no PC vai de boa?
 
Pelo vídeo da DF a carga de CPU não está sendo bem distribuída, enquanto tem 1-2 cores usando 50-60% os demais cores não passam de 15-20%, ou seja, o jogo está muito dependente da performance single-threaded.

O sonho agora é a nvidia liberar o dlss3 para as gerações anteriores ou alguém desenvolver um hack de verdade para isso. Pelo o que entendi o DLSS3 poderia até não dar ganhos tão expressivos em gpu's mais antigas, mas talvez em um cenário específico que é o jogo cpu-bound, ajudaria.

Essa exclusividade do dlss3 para a série 4xxx e a Nvidia alegando que nem teria benefícios nas séries anteriores me faz pensar... Se não teria benefícios por que não liberar? Se não vai ter ganho não canibalizaria tua série nova... Mas né. Nvidia é Nvidia.
A resposta oficial da NVIDIA é exatamente a mesma que deram quando questionaram pq Ray Tracing não estava disponível para a série GTX. Eles depois até liberaram, mas alegaram que a falta de recursos do chip inviabilizaria, e foi o que aconteceu, a GTX 1080 Ti rodava ray tracing em 4 FPS enquanto a RTX 2060 a 60. No caso do DLSS3, falaram a mesma coisa, que o FPS iria diminuir ao invés de aumentar, pois a arquitetura dessa parte específica do chip da série 3000 levaria mais tempo para processar, anulando o ganho.
 
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Reações: GSJ
Se for isso mesmo é só questão de tempo até soltarem um mod pra ajustar os presets pra algo mais realista. Eu sou totalmente a favor de reduzir folhagem e NPC pra padrões antigos. Não é algo que acrescenta muito ao jogo.
A base do código atual passa muito pelos mods, então devem tá quebrando a cabeça ae e deve sair antes do patch da CD Projekt, provavelmente kkkkk.
É a primeira vez que vou ver mods serem feitos para reduzir presets de um jogo e não o contrário :haha: .
 
Pelo vídeo da DF a carga de CPU não está sendo bem distribuída, enquanto tem 1-2 cores usando 50-60% os demais cores não passam de 15-20%, ou seja, o jogo está muito dependente da performance single-threaded.

O sonho agora é a nvidia liberar o dlss3 para as gerações anteriores ou alguém desenvolver um hack de verdade para isso. Pelo o que entendi o DLSS3 poderia até não dar ganhos tão expressivos em gpu's mais antigas, mas talvez em um cenário específico que é o jogo cpu-bound, ajudaria.

Essa exclusividade do dlss3 para a série 4xxx e a Nvidia alegando que nem teria benefícios nas séries anteriores me faz pensar... Se não teria benefícios por que não liberar? Se não vai ter ganho não canibalizaria tua série nova... Mas né. Nvidia é Nvidia.

Tenho quase certeza que a CD vai soltar alguns patches, mas depois a resposta oficial será algo do tipo "A versão definitive é a última versão deste jogo que marcou época e por isso ela foi preparada visando hardware do futuro". Em outras palavras: pague para jogar no Ultra.
 
A resposta oficial da NVIDIA é exatamente a mesma que deram quando questionaram pq Ray Tracing não estava disponível para a série GTX. Eles depois até liberaram, mas alegaram que a falta de recursos do chip inviabilizaria, e foi o que aconteceu, a GTX 1080 Ti rodava ray tracing em 4 FPS enquanto a RTX 2060 a 60. No caso do DLSS3, falaram a mesma coisa, que o FPS iria diminuir ao invés de aumentar, pois a arquitetura dessa parte específica do chip da série 3000 levaria mais tempo para processar, anulando o ganho.

Falaram que ficaria pior mesmo? Eu me recordo de que teriam dito que não haveria ganhos significativos, tipo seria "elas por elas". É que nesse caso, em um cenário específico como o TW3 poderia ajudar. É que no caso da série GTX ela não tinha o hardware necessário, já as séries 2xxx e 3xxx tem o hardware para rodar o dlss3, só não seriam "rápidos" o suficiente segundo a Nvidia.

Dúvida de mod: Amigos, esses dias alguém postou um mod aqui que organizava as quest's de acordo com o level, na hora não dei muita bola mas agora estou cheio de quest's e queria muito esse mod. Se alguém lembrar e puder postar ficarei muito agradecido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho quase certeza que a CD vai soltar alguns patches, mas depois a resposta oficial será algo do tipo "A versão definitive é a última versão deste jogo que marcou época e por isso ela foi preparada visando hardware do futuro". Em outras palavras: pague para jogar no Ultra.

Também acho que vai ser nessa linha... Uma pena.
 
Última edição:
Já não bastou a decepção q foi Calisto em desempenho agora essa bomba no PC. Futuro de PC vai ficar pra milionários.
 
Vou esperar alguns patches, até porque tenho outros jogos pra terminar.. até la fica melhor e não me frusto porque estragaram essa obra prima..
 
Já não bastou a decepção q foi Calisto em desempenho agora essa bomba no PC. Futuro de PC vai ficar pra milionários.
Não é pra tanto, cara. Na real. Não, não está bom. Meu processador não é o mestre do single thread, mas no geral com G-Sync tem poucos momentos realmente ruins (normalmente envolvendo matos e cidades ao mesmo tempo, a cidade do último DLC é ótima pra isso). E se tirar o RT, vai pra 72 fps no mínimo no mesmo lugar e ainda fica lindo no Ultra+ até.

Callisto é outro bicho e beira o injogável. Negócio é ter paciência. Ainda assim é um teco melhor do que o console. Acho que não me decepcionei tanto porque é o que eu busco.
 
To indeciso se começo a gameplay do zero ou se parto pra blood and wine.

Eu já zerei no PS4 a alguns anos e tenho medo de dropar lá no meio do jogo por enjoar e não jogar a blood and wine.

Se começar blood and wine sem save no PC vai de boa?
Dá para jogar sim, você já comecaria no level correto. A história também é uma nova, não tendo ligação com a história do jogo base.
 
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Vi esse comentário no canal da digital foundry, explicaria por que o ultra dessa versão ficou muito mais pesado que a versão antiga. os caras jogaram o draw distance nas nuvens

Captura-de-tela-2022-12-20-123450.jpg


Tradução: As configurações ultra antigas não estão de todo relacionadas à configuração ultra 4.0, a densidade de grama no Ultra era de 2400 no arquivo .ini, agora é a configuração média que está em 2400, a configuração alta está em 3200. A mesma coisa para a distância da folhagem, a configuração ultra era de 1,5 no arquivo .ini e você não pode ir acima de 2,0 sem Stuttering, agora na versão 4.0 a configuração alta está em 1,5. Portanto, não é apenas dx12, eu tenho os dois construídos no meu computador e se você tentar o novo ultra+ (arquivo .ini) na versão antiga, o jogo tem stuttering como um louco.
o que está dando stuttering tb no jogo com placa de video AMD é manter o Radeon Boost ligado, testei aqui e comprovei o fato, basta desligar e pronto, o frame time ficou liso.
E nas placas nvidia se não ligar o Reflex da stutterings e o lag no comando é absurdo, testei tb no meu segundo setup com a 3070!

As distancias e densidades da folhagem tem que manter no medio ou no mínimo realmente, impacta muito na performance em FPS se colocar em valores maiores, foi outra coisa que testei aqui e comprovei!
 
o cara q escreveu o texto ta 100% lendo o topico aqui HAHAHA
Eu sinto que esses tópico da área do PC são a maior fonte de informação e promobugs do mundo :haha: , tudo que se fala aqui e que parece algo super secreto, depois de 1 hora se espalha exponencialmente.
Inclusive, todo assunto do tópico vira uma matéria do adrena algumas horas depois :lol2:.
 
o que está dando stuttering tb no jogo com placa de video AMD é manter o Radeon Boost ligado, testei aqui e comprovei o fato, basta desligar e pronto, o frame time ficou liso.
E nas placas nvidia se não ligar o Reflex da stutterings e o lag no comando é absurdo, testei tb no meu segundo setup com a 3070!

As distancias e densidades da folhagem tem que manter no medio ou no mínimo realmente, impacta muito na performance em FPS se colocar em valores maiores, foi outra coisa que testei aqui e comprovei!
Talvez por causa disso, é que a galera está falando que reduzir a qualidade gráfica não altera muito graficamente.
 
Não é pra tanto, cara. Na real. Não, não está bom. Meu processador não é o mestre do single thread, mas no geral com G-Sync tem poucos momentos realmente ruins (normalmente envolvendo matos e cidades ao mesmo tempo, a cidade do último DLC é ótima pra isso). E se tirar o RT, vai pra 72 fps no mínimo no mesmo lugar e ainda fica lindo no Ultra+ até.

Callisto é outro bicho e beira o injogável. Negócio é ter paciência. Ainda assim é um teco melhor do que o console. Acho que não me decepcionei tanto porque é o que eu busco.
Sim, mas sem RT todos estão tendo o desempenho esperado para seu setup (aqui mesmo até me surpreendeu o quão liso e bonito está…)

Agora é só ligar o bicho q a tragédia tá anunciada até para a série 40xx.

Eu só não consigo entender, como falei no tópico do Calisto, pq virou regra lançar o jogo todo cagado pra só depois deixar redondo e nisso se queimar… ao menos nesse caso nem dá pra reclamar mto pq foi de graça… de qquer forma todos aqui pagaram pelo jogo base na época e tem o direito de exigir algo no mínimo jogável.

Anyways, eu já garanti minha cópia no ps5 por um preço justo.

PC aqui vai ficar pra jogos que não sejam tão extensos (caso do Calisto) e o preço de compra e desempenho seja mto mais vantajoso em relação ao console. Se eu não me engano e pelo q acompanhei, tanto o Calisto como o TW3 next gen lançaram “redondo” nos consoles.
 
Sim, mas sem RT todos estão tendo o desempenho esperado para seu setup (aqui mesmo até me surpreendeu o quão liso e bonito está…)

Agora é só ligar o bicho q a tragédia tá anunciada até para a série 40xx.

Eu só não consigo entender, como falei no tópico do Calisto, pq virou regra lançar o jogo todo cagado pra só depois deixar redondo e nisso se queimar… ao menos nesse caso nem dá pra reclamar mto pq foi de graça… de qquer forma todos aqui pagaram pelo jogo base na época e tem o direito de exigir algo no mínimo jogável.

Anyways, eu já garanti minha cópia no ps5 por um preço justo.

PC aqui vai ficar pra jogos que não sejam tão extensos (caso do Calisto) e o preço de compra e desempenho seja mto mais vantajoso em relação ao console. Se eu não me engano e pelo q acompanhei, tanto o Calisto como o TW3 next gen lançaram “redondo” nos consoles.
Callisto tá bem melhor no PS5 do que aqui. The Witcher 3 do PS5 tem um modo desempenho pior do que sem RT no meu PC, e um modo RT sem reflexos rodando a 30 fps, sendo que aqui rodo com reflexos e pouco melhor.

Na minha opinião, Callisto jogo no PS5 e TW3 ainda prefiro aqui. Gosto do Hairwoks btw.
 

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