Eu joguei por cerca de 180 horas, mas ainda pretendo fazer 100% dos achievements na Steam, eventualmente. Acho que umas 50 horas dessas 180, eu passei em Gwent. Quando o jogo é tão insano, que possui um jogo bom dentro do próprio jogo.Eu tenho umas 500 horas registradas, fechei 3x e curti muito o combate, curti muito cada detalhe das cidades, das paisagens, historia, principalmente o som, o som acho incrível, principalmente na ilha Undvik em Skellige, na boa eu ia na ilha e ficava andando só pra curtir o som ahaha... tem uma musica na DLC Blood and Wine na casa que conquistamos, muito da hora.
Quem não jogou e acha estranho o combate, da uma chance, devagar, que vale a pena, muito rico o jogo.

Eu acho o combate muito bom, o meu problema é com a animação de forma geral, de andar, etc. O Geralt é meio robótico ao caminhar, a animação não ficou muito legal. Não é uma animação ruim, mas é uma animação que falta suavidade e variação. A velocidade de transição de parado à andando/correndo é muito brusca tb, fazendo ficar travado nas coisas, etc. O pior contraste que se pode ter, é sair de um AC da época, tipo um AC Unity, que foi lançado um ano antes do Witcher 3, e ver a diferença absurda de suavidade e fluidez na animação. Nesse ponto, a Ubisoft sempre foi destaque, pois a jogabilidade da grande maioria dos jogos da Ubi na sua época auge, eram excelentes em gameplay. Agora, de forma geral, Witcher 3 é uma obra de arte mesmo. O jogo é bonito, as músicas são sensacionais, o áudio de forma geral - como você mencionou, é excelente, as cutscenes e o trabalho de direção é incrível. Enfim, é um marco dos jogos.
e não existe nenhum mod que da uma polida nesse combate e movimentação do personagem?
Eu usei este mod:

Smooth Movement
- restores 5th movement animation 'slow run'- Adds 'looking around' head movement from idle animation to walk and run animations- alternate movement animations for Geralt and Ciri- s

Não faz milagre, mas já deixa mais suave. Recomendo jogar o jogo padrão por algumas horas para então usar o mod, para notar a diferença, já que é sutil. Pode ser que você goste da jogabilidade e dispense a necessidade do mod.
A instalação é bem simples. É só extrair os arquivos na pasta raiz do jogo.