[Tópico Dedicado] - Steam Deck - O Videogame portátil da Valve

Se você tem um ps5 ok, mas se não tem, esse "portátil" da Sony não teria nenhuma utilidade, visto que ele só serve pra fazer streaming de ps5.

O único console portátil hoje é o Switch. O resto são PCs portáteis rodando Windows, Linux ou Android.
sim, já tenho o ps5 e muitos jogos nele (vantagem). eu já usei algumas vezes o streaming do console para o celular, mas a tela do celular é muito pequena, e ficar emparelhando o controle toda vez é chato. mas rodou muito bem sem lag perceptível.
 
eu quero algo mais simples, só ligar e jogar, e que funcionasse com jogos novos, pelos comentários de vocês já desisti da ideia.

tô olhando no compras paraguai e ainda não parece ter o playstation portal lá, mas se tivesse por uns 1000 ou menos acho que eu arriscaria pra ver qual é.
Eu hoje ligo o meu Deck e jogo de boa, mas sempre tem o caso de ter que configurar algo, ainda mais se vc for usar jogos alternativos que não sejam baixados pela Steam de fato. Mas a questão é que uma vez acertado vc vai jogar de boa, não é q toda vez que vc for jogar vc tem que fazer o ritual da dança da chuva tbm hahahaha.

Quanto ao Portal sei lá, eu acho um valor bem alto pra algo que não roda nada a não ser streaming do PS5. Mas aí vai de cada um né 🤷🏻‍♂️
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dos meus mais de 500 jogos no Steam, pelo menos uns 40% deles são jogos de PC sem suporte a controles ou quando têm suporte parcial, é melhor configurar o esquema de teclado e mouse nos trackpads pela liberdade e maior quantidade de botões.

Os trackpads do SD são um diferencial sem igual em comparação com qualquer portátil. Já mostrei aqui como é possível configurar mais de 20 botões em cada um deles pra jogos como simuladores, RTSs, jogos antigos, etc. Jogos que jamais serão jogáveis em um gamepad e por isso, um portátil como o Ally não tem como rodar algo assim sem sacrificar a portabilidade.
Sim eu tô ligado, por isso que acabei falando no meu caso em si, pq eu mesmo não gosto de jogos indie por exemplo, meu tipo de jogo é bem mais seleto, sendo jogos de corrida ou algo mais diversificado como GTA, Red Dead Redemption, Homem Aranha, Cyberlunk e etc, no final todos eles com suporte a controles.
 
tô pensando em comprar um deck, vou no paraguai no final do ano e pelo que vi a versão de 256gb sai por uns R$2500.

não pesquisei, queria saber a opinião de quem tem e usa diariamente. dá pra realmente jogar de boa jogos mais pesados como cyberpunk, elden ring, starfield, etc?

Eu digo que não é a melhor experiencia nos jogos mais pesados.
Elden Ring e Cyberpunk rodam bem, Starfield só finge que roda.
Mas Starfield tem no gamepass, não? Aí rola jogar na nuvem.

Pra mim a expeciencia no Deck é excelente.
Eu instalo o jogo, configuro os gráficos e é isso.

No meu, ainda tem a interface com os emuladores todos configurados.
Entre ligar o Deck e dar play em um jogo de Switch, é coisa de segundos.

Agora, se for rodar algo que não é da ultima decada ou é "alternativo", vai ser normal ter que instalar algum complemento como um "Microsoft Visual C++"
 
Última edição:
Esse Windows to go não presta pra rodar game pass, baixa o jogo e na hora de rodar da erro, queria jogar lies of p mais não sei se compensa fazer dual boot, também não queria rodar via cloud😔
 
Eu digo que não é a melhor experiencia nos jogos mais pesados.
Elden Ring e Cyberpunk rodam bem, Starfield só finge que roda.
Mas Starfield tem no gamepass, não? Aí rola jogar na nuvem.

Pra mim a expeciencia no Deck é excelente.
Eu instalo o jogo, configuro os gráficos e é isso.

No meu, ainda tem a interface com os emuladores todos configurados.
Entre ligar o Deck e dar play em um jogo de Switch, é coisa de segundos.

Agora, se for rodar algo que não é da ultima decada ou é "alternativo", vai ser normal ter que instalar algum complemento como um "Microsoft Visual C++"
Eu instalei o windows e resolvi o problema de tudo no deck, rodo tudo nele de boa.
Não tenho o que reclamar. Como gosto de usar cheats em jogos para fechar rápido prefiro ficar mais tempo no windows , mas tenho dual boot
 
mais alguem esta com problemas no 3.5?
problema de gpu com frequencia alternando entre 200/1040mhz

varios relatos de audios bugados, perda de desempenho e alguns relatando ser só um bug visual da hud e sem problemas de audio ou peformance

aqui eu tava sentindo mas acho que o update recente de preview arrumou
 
ainda to aguardando um implementação boa do gamepass que rode nativo ou usando proton no deck
Não acho que vai acontecer. O dia em que a MS liberar game pass nativo no Linux, ela perde os gamers que só estão no Windows pra poder rodar os jogos nativamente. Eu tiraria essa bomba do meu PC pra jogos no mesmo dia.
 
muito obrigado! seu comentário é o tipo de comentário que não se vê em vídeos de performance no youtube e que só é possível ver em um fórum. o que eu buscava é um console portátil, tipo psp, e pela sua descrição o steam deck passa longe disso.
É bom dar uma olhada dos games que você já tem e gosta de jogar e como ele está de compatível no deck. Tem um site que mostra isso.

Acho que só fica legal mesmo com games leves. Eu não tenho, mas é o que eu colocaria para jogar. Eu iria emular PS2, PS3 e game Cube principalmente. Acho que da para jogar os games da GOG também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se você tem um ps5 ok, mas se não tem, esse "portátil" da Sony não teria nenhuma utilidade, visto que ele só serve pra fazer streaming de ps5.

O único console portátil hoje é o Switch. O resto são PCs portáteis rodando Windows, Linux ou Android.
Parece que é compatível com o Now também, que usa sem console. Talvez tenha por aqui daqui uns meses.
 
Última edição:
Sou novato no portátil, comprei e to aguardando chegar. Já vi que tem gente usando dual boot com windows e etc. Quais são as manhas? O que seria legal de instalar e customizar em um SD default?
 
Sou novato no portátil, comprei e to aguardando chegar. Já vi que tem gente usando dual boot com windows e etc. Quais são as manhas? O que seria legal de instalar e customizar em um SD default?
Eu n coloquei windows e n vejo muito sentido, não passei por nenhum jogo que não rode no linux
Recomendo colocar o decky loader pra instalar plugins e, se pretende emular, coloca o emudeck que facilita demais
Se quiser usar o xcloud, é bem fácil de instalar pra rodar direto do modo steam tbm
Acho que é isso
 
Atualizei o steam deck e perdeu o boot do steam os, mesmo dividindo a partição , agora vou ter que instalar novamente na partição vazia , maior saco isso.
Sorte que a maioria das coisas está no cartão de memória. Mas a steam precisa corrigir isso, eu vou deixar de atualizar agora o steam os, até que tenha suporte oficial de dual boot com windows.
 
Antigamente consegui rodar o steam recovery via ssd externo, só que não sei por que não está mais funcionando essa merda não passa do logo.
 
Como que ta a performance do yuzu / ryujinx do Deck?
 
ta decente o suficiente pra boa parte dos jogos eu acho
consegui rodar mario wonder a 60fps na maior parte do tempo, raro dar stutter
outra coisa: Quando eu logar com minha Steam no Deck pra jogar, ela vai deslogar do pc?
 
outra coisa: Quando eu logar com minha Steam no Deck pra jogar, ela vai deslogar do pc?
Tu diz a steam?
Só se tu tiver com um jogo aberto no PC e abrir na steam deck tbm
 
  • Curtir
Reações: C.J
Sou novato no portátil, comprei e to aguardando chegar. Já vi que tem gente usando dual boot com windows e etc. Quais são as manhas? O que seria legal de instalar e customizar em um SD default?
Testa o Steam OS primeiro. A não ser que tenha um jogo muito específico que ainda não rode nele, não faz sentido instalar Windows. O Steam OS é o único que tira todo o potencial do SD e é incomparavelmente melhor em termos de facilidade de uso com um aparelho voltado para jogos.
 
Parece que é compatível com o Now também, que usa sem console. Talvez tenha por aqui daqui uns meses.

No lançamento o ps portal só tem streaming do ps5. Futuramente talvez a sony de suporte a streaming da nuvem mas ainda não foi confirmado.
 
Bom hoje eu tava vendo uns vídeos, sem nada o que fazer, peguei meu deckyzinho e resolvi fazer ele chorar! Hahahaha

Achei um script pra gerenciar BIOS e destravar configurações e talz, resolvi voltar pra BIOS 116 e meti o Smokeless no pendrive e fui pra luta! Por enquanto não sei bem o que eu fiz de errado, mas por hora consigo jogar o clock da GPU pra até 2ghz… porém ingame não consegui muito passar de 1900… normalmente fica na casa dos 1800 altos… agora CPU ainda não sei o que houve mas não passa dos 3.5ghz originais… ainda preciso pesquisar mas tudo o que jogo normalmente é mais comedor de GPU q CPU então 3.5 tá sussa.

Agora o mais top, já soquei 25W de TDP! Chora deck chora! Hahahaha… entretanto pelo menos por hora as temperaturas ainda sim estão abaixo do que era tudo Stock! Jogando um pouco do CP2077 ele deu um belo salto em FPS… no bench ele não teve lá métricas muito melhores, subiu de 38 de média para 43… o mínimos subiram de 28 pra 31 e os máximos ficam na casa de 63… já ingame mesmo tá estupidamente mais estável em 40 cravados com a tela do Deck… mas desativando onde ele ficava na média de 34-38… agora saltou pra 44-48! Teve lugares pegando 56! E isso q tô com muita coisa em qualidade! Se tivesse usando o FSR ao invés do XeSS com ctz devia tá batendo nos 60.

E a temperatura, bem, temp ambiente aqui hoje tá em 26C… jogando por uns 10min aqui a temp variou na casa de 82 a 84! Isso ainda tá bem abaixo da Stock que batia 87-88 :awesome: … talvez até desse pra baixar um tico com undervolt na GPU, mas como tô usando agora via Smokeless ai fica mais perigoso de brickar… então por hora só está na CPU via software mesmo
 
Alias pra quem tiver interesse em mexer com BIOS e talz, segue o vídeo que usei pra baixar a BIOS anterior e desbloquear ela pra mexer com overclock. Lembrando que na BIOS 116 pra baixo vc consegue desbloquear a aba avançada, porém lá vc não consegue subir o TDP, ele sempre reseta, então pra quem quer mexer com TDP obrigatoriamente tem que bootar pelo Smokeless e trocar lá, e caso vc entre na BIOS normal do Deck ele vai resetar o TDP, tendo que aplicar novamente pelo Smokeless

 
Boa noite povo,
Hoje meti um doido, assinei o NordVPN,
Mudei minha steam pros EUA,
Testei comprando um jogo baratinho,
E agora a noite fiz a loucura final!

Screenshot-20231128-233305-Chrome.jpg


Seja o que Deus quiser...
 
Boa noite povo,
Hoje meti um doido, assinei o NordVPN,
Mudei minha steam pros EUA,
Testei comprando um jogo baratinho,
E agora a noite fiz a loucura final!

Screenshot-20231128-233305-Chrome.jpg


Seja o que Deus quiser...
Vai usar redirecionador? Não corre o risco de voltar como antes?
 
Meu Ps Portal, vulgo ultimate peasant machine

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo