[Tópico Dedicado] - Steam Deck - O Videogame portátil da Valve

Meu Ps Portal, vulgo ultimate peasant machine


Massa eu tb joguei alguns jogos mais pesados no deck fazendo esse esquema de rodar no pc e stremar via moonlight.
Tem dia que o cara quer ficar relaxando no sofá ao invés de sentar na frente do pc, é bom demais.
 
Boa noite povo,
Hoje meti um doido, assinei o NordVPN,
Mudei minha steam pros EUA,
Testei comprando um jogo baratinho,
E agora a noite fiz a loucura final!

Screenshot-20231128-233305-Chrome.jpg


Seja o que Deus quiser...
Muito bom, pagando os 550 já anima bastante. Hoje a tarde eu estava dando uma olhada de leve no modelo oled, eu só tinha visto o anuncio e gostei bastante. Vou acabar fazendo como uma turma aqui, esperar por um valor mais próximo do modelo anterior.
 
Aprendi a usar cheats no steam os , agora a única coisa que me prende no windows é o game pass, se conseguirem portar eu deleto o windows.
Usei esse tutorial e finalmente deu certo.
 
Putz que agonia que dá saber que o Deck foi entregue e está lá largado na porta de entrada da casa...


Screenshot-20231203-020642-Chrome-2.jpg
 
Putz que agonia que dá saber que o Deck foi entregue e está lá largado na porta de entrada da casa...


Screenshot-20231203-020642-Chrome-2.jpg
Isso é a coisa q eu acho mais bizarra lá fora, os caras jogam o produto na porta e que se lasque hahahaha
 
Fiquei impressionado com os trackpads da versão OLED. Já tive o LCD e são muito melhores.

Depois de usar o OLED 5 minutos, não tive dúvidas e já me livrei do meu ROG Ally.
 
Não atualizem pra última versão se estiver no beta, quebrou a steam e não abre nem no desktop nem no medo game, não faço ideia de como resolver, vários com esse problema, se a steam abrir muda pra versão estável.

Apagar o arquivo beta em:
home/deck/.local/share/Steam/package/

se tudo mais falhar, outra maneira de sair do beta é excluir (ou renomear) o arquivo localizado em /home/deck/.local/share/Steam/package/beta e então reiniciar o sistema ou o Steam, você deve ser capaz para fazer isso no modo desktop através do gerenciador de arquivos (depois de mostrar os arquivos ocultos) ou do terminal, ou se você habilitou o ssh, mesmo de outro computador.

Ainda bem que deu pra fazer isso e resolver.
 
Última edição:
Não atualizem pra última versão se estiver no beta, quebrou a steam e não abre nem no desktop nem no medo game, não faço ideia de como resolver, vários com esse problema, se a steam abrir muda pra versão estável.

Apagar o arquivo beta em:
home/deck/.local/share/Steam/package/

se tudo mais falhar, outra maneira de sair do beta é excluir (ou renomear) o arquivo localizado em /home/deck/.local/share/Steam/package/beta e então reiniciar o sistema ou o Steam, você deve ser capaz para fazer isso no modo desktop através do gerenciador de arquivos (depois de mostrar os arquivos ocultos) ou do terminal, ou se você habilitou o ssh, mesmo de outro computador.

Ainda bem que deu pra fazer isso e resolver.
Ah depois que saiu o 3.5 no estável eu mudei… muito perrengue com as betas
 
Entrega confirmada. Agora que só falta o deck vir para o Br...
Sugestões de capinha de proteção e película para o deck do pessoal que já usa há algum tempo?

Poder ser Amazon, ML ou Ali.
 
Entrega confirmada. Agora que só falta o deck vir para o Br...
Sugestões de capinha de proteção e película para o deck do pessoal que já usa há algum tempo?

Poder ser Amazon, ML ou Ali.
Eu comprei pelicula de vidro no Ali... e tbm 2 pads basiquinhos pros analogicos... de resto to usando nenhuma capa nem nada... usava uma antes q era meio ok... mas como tbm troquei a parte traseira pra fume transparente e de quebra tem entrada de ar direta no cooler... ai nem uso nada mesmo hehehe
 
  • Curtir
Reações: Pex
Entrega confirmada. Agora que só falta o deck vir para o Br...
Sugestões de capinha de proteção e película para o deck do pessoal que já usa há algum tempo?

Poder ser Amazon, ML ou Ali.
Qual redirecionamento você utilizou?
 
Olha... ontem baixei aqui a nova atualizaçao que saiu do Cyberpunk... e os caras conseguiram deixar o jogo mais leve! Mesmo ficando só em 15W em alguns momentos lá em DogTown caia pra 30... 29fps... agora no mesmo lugar subiu pra 36/37! Usando 20W ele praticamente fica ali em 39/40 travadinho... ja com 25W ontem esquentou bem hehehehe... muito calor tbm... quarto em 31C ai o Deck tava em 88-89C hahahaha... já em 20W ele baixou pra 80.... em 15W continua mesmo assim super bem rodando na casa dos 76C
 
Mais alguém com o click dos trackpad sem funcionar? Eles funciona ao passar o dedo mas a função de clicar não está funcionando no desktop, já mudei de beta, restaurei o controle e nada.
 
Salve.

Finalmente adquiri o meu steam deck (versão 256gb).

Pergunto aos entendidos:

- primeira coisa a se fazer nele antes de instalar os jogos, tem algo ou posso começar a brincar ?

- vale a pena usar um cartão SD pra armazenamento ou deixa a desejar ? Vi por alto a galera usando os cartões A2 (100/90mb). Vale a pena usar o cartão de memória ou melhor investir logo num ssd m2 de 1/2 tb ?
 
Salve.

Finalmente adquiri o meu steam deck (versão 256gb).

Pergunto aos entendidos:

- primeira coisa a se fazer nele antes de instalar os jogos, tem algo ou posso começar a brincar ?

- vale a pena usar um cartão SD pra armazenamento ou deixa a desejar ? Vi por alto a galera usando os cartões A2 (100/90mb). Vale a pena usar o cartão de memória ou melhor investir logo num ssd m2 de 1/2 tb ?
Vai de SSD
Depois que instalar tu coloca o decky loader pra instalar plugins, que ajudam muito na experiência
E se quiser emular, coloca o emudeck
 
Salve.

Finalmente adquiri o meu steam deck (versão 256gb).

Pergunto aos entendidos:

- primeira coisa a se fazer nele antes de instalar os jogos, tem algo ou posso começar a brincar ?

- vale a pena usar um cartão SD pra armazenamento ou deixa a desejar ? Vi por alto a galera usando os cartões A2 (100/90mb). Vale a pena usar o cartão de memória ou melhor investir logo num ssd m2 de 1/2 tb ?
Nada pra fazer

MicroSD de qualidade como os da SanDisk servem muito bem. A1 em diante pelo menos.

Só recomendo abrir pra trocar SSD com as ferramentas corretas ou vai espanar parafusos e quebrar os engates da carcaça.
 
Salve.

Finalmente adquiri o meu steam deck (versão 256gb).

Pergunto aos entendidos:

- primeira coisa a se fazer nele antes de instalar os jogos, tem algo ou posso começar a brincar ?

- vale a pena usar um cartão SD pra armazenamento ou deixa a desejar ? Vi por alto a galera usando os cartões A2 (100/90mb). Vale a pena usar o cartão de memória ou melhor investir logo num ssd m2 de 1/2 tb ?
Bom já falaram aí né… eu tbm sou a favor de trocar logo o SSD… pq vc tem q pegar um SD bom… é nisso o preço de um é o mesmo q pegar no Ali um WD por exemplo… agora o q vc pode fazer é usar o SSD pra games mais pesados e o SD pra por games retrô pra emulação… ai fica legal e bem separadinho.

No mais conforme vc for mexendo vc fica craque.

Pra abrir o deck é bem simples aliás, bastante parafusinho e uma palheta vc abre sossegado, mas muito cuidado com os parafusos pq eles espanam bem fácil, então vai com calma pra abrir.
 
O cartao sd funciona tao de boa que eu jogo diablo 4 versão não steam (bnet) instalado direto nele, alias tudo não steam tipo emuladores e outros, eu prefiro deixar no "externo".

Mas claro que eu tb substitui meu ssd, o meu é a versao mais basica mal e mal cabia as coisas :nps:
 
O cartao sd funciona tao de boa que eu jogo diablo 4 versão não steam (bnet) instalado direto nele, alias tudo não steam tipo emuladores e outros, eu prefiro deixar no "externo".

Mas claro que eu tb substitui meu ssd, o meu é a versao mais basica mal e mal cabia as coisas :nps:

Em mais de um ano usando Micro Sd nunca tive problemas. Tenho um de 1 TB da sandisk. Com certeza é mais lento que o SSD interno, mas ele ajuda muito em conferir um espaço extra valioso.

Jogos que demandam muito eu sempre instalo no SSD (meu é de 512).
 
- vale a pena usar um cartão SD pra armazenamento ou deixa a desejar ? Vi por alto a galera usando os cartões A2 (100/90mb). Vale a pena usar o cartão de memória ou melhor investir logo num ssd m2 de 1/2 tb ?

Cara, isso depende muito do seu perfil. Eu considero 512 GB um bom espaço para um início, levando em consideração o meu uso (leia-se: tempo disponível). Então a estratégia SSD 512 GB + microSD de 512 GB me parece bem razoável. E os cartões microSD funcionam bem sim, só procure pegar sempre cartões no padrão A2 e de preferência um Sandisk (dizem que os Samsung são bons também). Embora a galera ainda tenha um certo preconceito com relação ao uso de cartões SD para jogar, hoje é uma tecnologia que já evoluiu muito, o que significa que na maioria dos games não fará muita diferença se comparado ao SSD., ainda mais no universo dos portáteis, normalmente máquinas com hardware mais modesto.

Não cheguei a testar cartão microSD com jogos AAA mais pesados no Steam Deck, mas no Rog Ally, por exemplo (com um leitor microSD externo, já que o do console é descartável) o negócio me surpreendeu pela velocidade. É quase tão rápido quanto o SSD, inclusive para os downloads. Porém o leitor que uso é padrão UHS-II, mais rápido do que o padrão do leitor do Steam Deck, que é UHS-I (mesmo no Oled) mas que já dava um ótimo resultado. No caso do Ally, preferi pegar um que fosse no mesmo padrão do leitor original dele, até pq é poderei usá-lo em qualquer outra máquina. Enfim, o que importa é que essa diferença de padrão do leitor já permite ultrapassar a barreira dos 100 MB/s (para leitura) em cartões mais rápidos, chegando a até 160 MB/s mesmo o cartão sendo do padrão UHS-I (velocidades máximas teóricas de até 104MB/s).

Para efeito de comparação, minha conexão de internet é de 650 mega e fazendo o download de um game direto para o microSD a média de velocidade ficou em cerca de 350 mega, o que não é muito diferente de um download direto pro SSD de um console ou mesmo para o SSD do Steam Deck ou do Ally. Lembrando que no caso dos portáteis normalmente se usa a rede Wi-Fi (padrão 5 ou 6). Se hoje já está assim imagina quando popularizar os cartões no padrão UHS-II (muito caros, por enquanto), que em tese poderão atingir o triplo da velocidade alcançada pelos modelos atuais? Acredito que dentro de mais alguns anos, quando isso acontecer, o pessoal vai desencanar desse negócio de ficar trocando o SSD pra economizar...​
 
Cara, isso depende muito do seu perfil. Eu considero 512 GB um bom espaço para um início, levando em consideração o meu uso (leia-se: tempo disponível). Então a estratégia SSD 512 GB + microSD de 512 GB me parece bem razoável. E os cartões microSD funcionam bem sim, só procure pegar sempre cartões no padrão A2 e de preferência um Sandisk (dizem que os Samsung são bons também). Embora a galera ainda tenha um certo preconceito com relação ao uso de cartões SD para jogar, hoje é uma tecnologia que já evoluiu muito, o que significa que na maioria dos games não fará muita diferença se comparado ao SSD., ainda mais no universo dos portáteis, normalmente máquinas com hardware mais modesto.

Não cheguei a testar cartão microSD com jogos AAA mais pesados no Steam Deck, mas no Rog Ally, por exemplo (com um leitor microSD externo, já que o do console é descartável) o negócio me surpreendeu pela velocidade. É quase tão rápido quanto o SSD, inclusive para os downloads. Porém o leitor que uso é padrão UHS-II, mais rápido do que o padrão do leitor do Steam Deck, que é UHS-I (mesmo no Oled) mas que já dava um ótimo resultado. No caso do Ally, preferi pegar um que fosse no mesmo padrão do leitor original dele, até pq é poderei usá-lo em qualquer outra máquina. Enfim, o que importa é que essa diferença de padrão do leitor já permite ultrapassar a barreira dos 100 MB/s (para leitura) em cartões mais rápidos, chegando a até 160 MB/s mesmo o cartão sendo do padrão UHS-I (velocidades máximas teóricas de até 104MB/s).

Para efeito de comparação, minha conexão de internet é de 650 mega e fazendo o download de um game direto para o microSD a média de velocidade ficou em cerca de 350 mega, o que não é muito diferente de um download direto pro SSD de um console ou mesmo para o SSD do Steam Deck ou do Ally. Lembrando que no caso dos portáteis normalmente se usa a rede Wi-Fi (padrão 5 ou 6). Se hoje já está assim imagina quando popularizar os cartões no padrão UHS-II (muito caros, por enquanto), que em tese poderão atingir o triplo da velocidade alcançada pelos modelos atuais? Acredito que dentro de mais alguns anos, quando isso acontecer, o pessoal vai desencanar desse negócio de ficar trocando o SSD pra economizar...​
Posta o link desse leitor. Achei interessante porque em downloads o leitor do SD limita bastante a velocidade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Achei esse, mas um mais compacto seria melhor.

 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo