[Tópico Dedicado] - Steam Deck - O Videogame portátil da Valve

Galera acabei de pegar meu steam deck (modelo original de 256gb), como moro em cidade relativamente pequena não tem tanta opção como em grandes centros e como queria um novo e com garantia direto com a loja acabei pagando 3,7k (ao menos olhando os preços pelo google, me parece ok por essa versão).

Queria saber se o pessoal tem algumas dicas legais pra iniciantes, mas sem necessidade de alterar o SO, abrir o Deck etc. É possivel instalar os apps do Xbox Game Pass ou Epic sem alterar o SO?
Por ultimo, se o pessoal tiver uma dica de capinha bacana (principalmente pra deixar "ele em pé") agradeço :bat:
 
Galera acabei de pegar meu steam deck (modelo original de 256gb), como moro em cidade relativamente pequena não tem tanta opção como em grandes centros e como queria um novo e com garantia direto com a loja acabei pagando 3,7k (ao menos olhando os preços pelo google, me parece ok por essa versão).

Queria saber se o pessoal tem algumas dicas legais pra iniciantes, mas sem necessidade de alterar o SO, abrir o Deck etc. É possivel instalar os apps do Xbox Game Pass ou Epic sem alterar o SO?
Por ultimo, se o pessoal tiver uma dica de capinha bacana (principalmente pra deixar "ele em pé") agradeço :bat:
Usar o CryoUtilities pra optimizar e dar um pouco de boost em desempenho (só precisa fazer isso 1 vez ou após um factory reset/update gigantesco que muda muita coisa)
Decky loader pra poder instalar plugins diversos no modo jogo pela "loja" do Decky launcher
Ativar opções de desenvolvedor nas configurações e desativar Wifi Power Management pra o wifi sempre dar o gás

game pass só da pra usar o cloud ou instalar o windows no deck (ou instalar o windows em um microsd, mas n é mt bom)
Epic/GOG/Amazon Prime dá pra usar o Heroic Launcher que é um launcher third party muito bem feito e que tem versão específica pro deck. Só conectar as contas pelo launcher que tu consegue baixar/instalar os jogos e também dá pra colocar com atalho não-steam (pra poder iniciar o jogo pelo modo jogo)

já que não tem interesse em abrir o deck, recomendo comprar um microsd tipo samsung evo plus ou sandisk extreme pra ter mais espaço

edit: recomendo tbm fazer undervolt
n é perigoso, se fizer direito e testar bem da pra dar um boost decente sem precisar fazer muita coisa
dá pra fazer pela bios ou por software, pela bios é bem mais simples de fazer (e dá pra reverter bem de boas) mas por software tu pode puxar mais eficiencia
undervolt diminui temperaturas e uso de bateria sem afetar peformance (até melhora peformance se vc limitar o tdp para jogar)
 
Última edição:
Minha dica de iniciante é jogar...
O CryoUtilities nunca usei, não fiz undervolt.
Só coloquei a curva de fan para a antiga (porque a nova oscila muito a rotação do fan) e coloquei joguinhos.
Quase diariamente jogo uma ou duas horas e tá ótimo assim.
 
Minha dica de iniciante é jogar...
O CryoUtilities nunca usei, não fiz undervolt.
Só coloquei a curva de fan para a antiga (porque a nova oscila muito a rotação do fan) e coloquei joguinhos.
Quase diariamente jogo uma ou duas horas e tá ótimo assim.
isso tbm
n tem nada de errado em deixar de lado as config e otimização e usar a experiência vindo da caixa

só falei aquelas dicas por simplesmente gostar de fazer ajustes e customizar a experiencia do meu deck em geral
 
Tem gosto pra tudo, original o deck já é bem redondinho mas existem aí coisinhas pra se fazer que dão uma diferença legal. Por exemplo só de trocar a pasta térmica e fazer undervolt as temps caem bastante já, sem falar que com a queda do TDP ele consegue aproveitar a limitação e rodar com um pouco mais de clock. Agora a troca da tampa traseira por uma com furos no cooler ajuda MUITO! Temp cai em média de 10C pra mais! Sim o SSD fica um pouco mais quente mas nada absurdo.

Eu como comentei fiz um belo combo de mudanças, traseira com furos + troca da pasta + undervolt por soft pra usar curva e não valor fixo + aumento de TDP pra 25W e overclock pra 3.9ghz CPU e 2.0Ghz GPU. Ah e usando o Fantastic tbm fiz uma curva de cooler bem agressiva, batendo 100% já em 70C e pouco. Mesmo com tudo isso quando a temp ambiente está ai até 24C ele consegue segurar abaixo do que era tudo Stock, pegando na casa de 84-86C… mas claro q só da pra usar se tiver fresco… esses dias com temp ambiente em 29C eu fui testar o bench do Cyberpunk e no menu pós teste ficou em 94C hahahaha… ingame mesmo ficou em 88-89… mas eu já acho muito elevado, embora eram as temps originais hehehehe

Quanto a bateria claro q tudo isso q fiz e jogando assim não deve durar nada, mas meu caso sempre jogo plugado na tomada mesmo então nem ligo hehehehe.
 
Valeu pelas dicas galera, acho que undervolt e over não vou mexer, agora o que to sentindo falta e talvez eu venha de fato a fazer é instalar outro launcher, pois assino o XGP e tenho varios jogos na Epic que gostaria de aproveitar no Deck.
 
Valeu pelas dicas galera, acho que undervolt e over não vou mexer, agora o que to sentindo falta e talvez eu venha de fato a fazer é instalar outro launcher, pois assino o XGP e tenho varios jogos na Epic que gostaria de aproveitar no Deck.
Da para instalar a epic games no steamOS não precisa instalar outro launcher para isso, o gamepass já é mais complicado a M$ falou que tem interesse em por o gamepass no steamdeck mas nunca mais falou nada ou fez algo, da para jogar pelo xcloud no deck eu mesmo o meu deck uso muito para emuladores fora de casa e quando estou em casa jogo o xcloud de boas.
 
Da para instalar a epic games no steamOS não precisa instalar outro launcher para isso, o gamepass já é mais complicado a M$ falou que tem interesse em por o gamepass no steamdeck mas nunca mais falou nada ou fez algo, da para jogar pelo xcloud no deck eu mesmo o meu deck uso muito para emuladores fora de casa e quando estou em casa jogo o xcloud de boas.

Epic direto dá pra por? Fiz o esquema de colocar via Heroic se não me engano, mas, achei uma bosta. Não sincroniza save com o PC.
 
Da para instalar a epic games no steamOS não precisa instalar outro launcher para isso, o gamepass já é mais complicado a M$ falou que tem interesse em por o gamepass no steamdeck mas nunca mais falou nada ou fez algo, da para jogar pelo xcloud no deck eu mesmo o meu deck uso muito para emuladores fora de casa e quando estou em casa jogo o xcloud de boas.
Pra usar a EPIC no Steam OS como voce fez, só foi pra area de trabalho e instalou o launcher deles? E o Xcloud só utilizar pelo navegador?
 
Última edição:
estranho
no site diz que tem suporte pra cloud saves

Será que é por ter o jogo como atalho na Steam? Bem, de qualquer maneira, vou testar abrindo direto pelo Heroic ou, talvez, revendo alguma configuração nele.
 
Guys ja percebi que o SD precisa estar quase o tempo todo na tomada rsrs... Alguém tem dica de powerbank?
 
Guys ja percebi que o SD precisa estar quase o tempo todo na tomada rsrs... Alguém tem dica de powerbank?
Depende muito do q se joga né hahahaha… games leves da pra ter autonomia fácil de 4 a 5h… eu limitando o Eurotruck Simulator em 6w com undervolt, mantendo limite de 40fps e os gráficos entre médio e alto… consigo pouco mais de 4h. Tanto q deixo pra jogar ele quando tô longe da tomada hehehehe… mas normalmente sempre tenho uma tomada do lado, então prefiro ficar plugado hehehehe
 
Deixar uma dica pra galera que ta querendo usar o Xcloud e o Remote Play no Xbox sem complicação. Tem um app na steam chamado XBPLAY (tem varios videos sobre ele no youtube). Testei ontem um pouco do Xcloud e funciona redondo e o app ainda permite adicionar o jogo direto na biblioteca steam pra facilitar a navegação.

Depois vou testar o remote play, mas fica a dica, o app custa 20 reais, acho que pelo que entrega está excelente, sei que daria pra rodar diretamente pelo navegador, mas vi muitas pessoas reclamando de usabilidade do Xcloud via navegador no SD. E principalmente pra quem esta longe da tomada, ter opção de jogar via Xcloud é excelente, ja que da pra jogar tranquilamente por mais de 4 horas.
 
Deixar uma dica pra galera que ta querendo usar o Xcloud e o Remote Play no Xbox sem complicação. Tem um app na steam chamado XBPLAY (tem varios videos sobre ele no youtube). Testei ontem um pouco do Xcloud e funciona redondo e o app ainda permite adicionar o jogo direto na biblioteca steam pra facilitar a navegação.

Depois vou testar o remote play, mas fica a dica, o app custa 20 reais, acho que pelo que entrega está excelente, sei que daria pra rodar diretamente pelo navegador, mas vi muitas pessoas reclamando de usabilidade do Xcloud via navegador no SD. E principalmente pra quem esta longe da tomada, ter opção de jogar via Xcloud é excelente, ja que da pra jogar tranquilamente por mais de 4 horas.
Eu sempre joguei o Cloud de boa no deck... unica coisa é que dentro dos games tenho que retirar totalmente as deadzones pq parece q fica um delay na resposta com eles... na hora q zera a deadzone o comando começa a responder rapido e roda super sossegado
 
Eu sempre joguei o Cloud de boa no deck... unica coisa é que dentro dos games tenho que retirar totalmente as deadzones pq parece q fica um delay na resposta com eles... na hora q zera a deadzone o comando começa a responder rapido e roda super sossegado
Bacana, eu vi uma galera comentando que nao curtiu a experiencia direto pelo navegador. Como falei o app ja tem tambem a inclusão de atalho dos jogos na steam e tem o remote play (ainda vou testar), por 20 reais acho que vale a pena.

Agora to vendo de instalar o Heroic pra poder instalar os jogos da Epic.

Esses apps disponiveis la no explorer da area de trabalho, passam por alguma triagem da Valve, voces sabem? Tenho pé atras em colocar dados de contas em apps de terceiros rsrs.
 
Sobre launchers:

 
Como é o suporte da Valve para o Steam Deck no Brasil? Descobri recentemente que o suporte da Sony é um completo lixo, os caras são incrivelmente enrolados.
 
Como é o suporte da Valve para o Steam Deck no Brasil? Descobri recentemente que o suporte da Sony é um completo lixo, os caras são incrivelmente enrolados.

O deck não é vendido oficialmente no Brasil. Só o Asus rogue ally.
 
Como é o suporte da Valve para o Steam Deck no Brasil? Descobri recentemente que o suporte da Sony é um completo lixo, os caras são incrivelmente enrolados.
não tem suporte no BR
mas eu entrei em contato com o suporte meses atrás só por curiosidade e eles aparentemente dão suporte se vc levar o deck pra um pais que vendem oficialmente (suporte tá ligado diretamente com o dispositivo em si, não a compra: decks de segunda e terceira mão ainda podem receber suporte)

porém tem questão de tempo (pode demorar basicamente 1 mês pra receber de volta), entrega (só mandam pra endereço do país que vc enviou o deck para o suporte) e garantia (garantia de 1 ano pós entrega, logo deck de segunda mão já tem tempo gasto de garantia)

basicamente tem que depender de alguem na gringa ou viagem longa de 1 mês ou mais e provavelmente vai ter que pagar por que a tua garantia já vai ter acabado

tbm tem o ifixit que vende peças pra substituir mas ai vc vai ter que importar de algum jeito e vai ter que fazer vc mesmo
 
Última edição:
não tem suporte no BR
mas eu entrei em contato com o suporte meses atrás só por curiosidade e eles aparentemente dão suporte se vc levar o deck pra um pais que vendem oficialmente
porém tem questão de tempo (pode demorar basicamente 1 mês pra receber de volta), entrega (só mandam pra endereço do país que vc enviou o deck para o suporte e garantia (garantia de 1 ano pós entrega, logo deck de segunda mão já tem tempo gasto de garantia)

basicamente tem que depender de alguem na gringa ou viagem longa de 1 mês ou mais e provavelmente vai ter que pagar por que a tua garantia já vai ter acabado
Redirecionador não faz esse rolê não? Tipo USCloser? Pq daí posta aqui pra chegar no endereço deles, e de lá encaminha pro endereço do que a Valve usa pra RMA
 
Redirecionador não faz esse rolê não? Tipo USCloser? Pq daí posta aqui pra chegar no endereço deles, e de lá encaminha pro endereço do que a Valve usa pra RMA
eu n posso te dizer "sim" pq nunca usei redirecionador e não sei se funcionaria pra esquema de suporte com a Valve
mas talvez, só TALVEZ tenha essa possibilidade
 
Redirecionador não faz esse rolê não? Tipo USCloser? Pq daí posta aqui pra chegar no endereço deles, e de lá encaminha pro endereço do que a Valve usa pra RMA
Fazer faz, mas tem que emitir nota de reparo e pagar o ICMS devido ou corre o risco de ser taxado como se fosse produto novo.

E mesmo assim tem todo o risco de perder o item pra um fiscal mala da receita que recusa a entrada do bem país, ou seja, o risco é considerável.
 
Assistência técnica local é a única vantagem que vejo em Lenovo e Asus. Até evito abrir meu SD pra não ter problema.

Meu primeiro SD eu abri várias vezes, uma pra trocar SSD e várias pra tentar resolver o botão X que ficava prendendo na carcaça. Dava pra notar o desgaste dos parafusos e o barulho que fazia com alguma pressão que antes não existia. Essa carcaça do modelo antigo não foi feita pra ser aberta várias vezes.

Estou pensando em fazer troca de pasta térmica no atual, mas já fico relutante por isso.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo