[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas #2

Pessoal, uma dúvida aqui de leigo. Hoje me incomodei com o armazenamento do meu SSD. Ele tem 232gb de armazenamento (240gb) e só tem o windows e alguns programas instalados. O problema é que por curiosidade fui verificar quanto cada "pasta" instalada nele estava ocupando de espaço, e pro meu caso, curiosamente, se eu somar todo o espaço ocupado nas pastas que estão dentro do SSD (Windows, Usuários, Arquivos de Programas e etc) ainda está "faltando" 30 gigas pra completar o armazenamento mencionado. Por exemplo: De 232gb, é informado que está sendo ocupado 75gb. Se eu fizer a soma de tudo que está no SSD, dá um total de 56gb. Minha pergunta é, aonde está os 25gb que falta pra completar esses 75gb ?
 
Pessoal, uma dúvida aqui de leigo. Hoje me incomodei com o armazenamento do meu SSD. Ele tem 232gb de armazenamento (240gb) e só tem o windows e alguns programas instalados. O problema é que por curiosidade fui verificar quanto cada "pasta" instalada nele estava ocupando de espaço, e pro meu caso, curiosamente, se eu somar todo o espaço ocupado nas pastas que estão dentro do SSD (Windows, Usuários, Arquivos de Programas e etc) ainda está "faltando" 30 gigas pra completar o armazenamento mencionado. Por exemplo: De 232gb, é informado que está sendo ocupado 75gb. Se eu fizer a soma de tudo que está no SSD, dá um total de 56gb. Minha pergunta é, aonde está os 25gb que falta pra completar esses 75gb ?
baixa o treesize free que eh mais facil de visualizar..
 
baixa o treesize free que eh mais facil de visualizar..
Poxa, obrigado pela dica. Pelo o que vi aqui são praticamente 2 pastas que alocam muito espaço que no caso é uma que possui aquele arquivo de hibernação do windows e outra chamada "System Volume Information"
 
Poxa, obrigado pela dica. Pelo o que vi aqui são praticamente 2 pastas que alocam muito espaço que no caso é uma que possui aquele arquivo de hibernação do windows e outra chamada "System Volume Information"
Também teve ter o pagefile.sys que é o arquivo de paginação do Windows e também outras pastas e arquivos ocultos do sistema.
 
Tem como usar 2 SSDs m.2 NVME na mesma placa mãe? sei que tem 2 entradas, mas pra instalar o primeiro já foi um parto, funcionou apenas na entrada de baixo. agora gostaria de ter um segundo com capacidade grande. ou é impossível?

não tem mais condições de ter SSD pequeno quero ter todos os arquivos de trabalho em SSD.
 
Se eu comprar um SSD da Western Digital no Aliexpress tem garantia mundial com suporte da marca no Brasil?
 
Achei estranho que o produto é fisicamente diferente da imagem na caixa, o real tem apenas 2 módulos, enquanto as fotos têm 4 módulos. Esquisito.
No caso, olhando-se a figura acima, o SSD em mãos só tem 2 desses 4 módulos ("quadradinhos" com identificação "ADATA")

Viu se é o SX6000 Pro mesmo? Podem ter embalado errado e vc pode ter recebido um SX6000 normal ou SX 8100. Esses dois realmente só usam dois módulos. Verifica o número do modelo no gerenciamento de dispositivos ou crystaldiskinfo. Pode ser também um lote mais antigo, ou mais novo. Se for 6000 pro mesmo, quais os primeiros 04 dígitos do número do serial?

SX 6000

productGallery5571.jpg


SX 8100
productGallery159.png
 
Viu se é o SX6000 Pro mesmo? Podem ter embalado errado e vc pode ter recebido um SX6000 normal ou SX 8100. Esses dois realmente só usam dois módulos. Verifica o número do modelo no gerenciamento de dispositivos ou crystaldiskinfo. Pode ser também um lote mais antigo, ou mais novo. Se for 6000 pro mesmo, quais os primeiros 04 dígitos do número do serial?

SX 6000

productGallery5571.jpg


SX 8100
productGallery159.png
Boa noite. Esse SX8100 é bom ?
 
Boa noite. Esse SX8100 é bom ?
Boa noite. É mais rápido que os sx6000. ADATA não é muito conceituada mas o pessoal tende a gostar mais da linha XPG/GAMMIX comparada aos SU***.
Só compraria se o preço estivesse melhor que os Crucial/Samsung/WD/Intel. A vantagem é que usa TLC e os mais novos dessas marcas a preço mais baixo são QLC (mais novo e tende a ter capacidade de escrita reduzida).
 
Boa noite. É mais rápido que os sx6000. ADATA não é muito conceituada mas o pessoal tende a gostar mais da linha XPG/GAMMIX comparada aos SU***.
Só compraria se o preço estivesse melhor que os Crucial/Samsung/WD/Intel. A vantagem é que usa TLC e os mais novos dessas marcas a preço mais baixo são QLC (mais novo e tende a ter capacidade de escrita reduzida).
Entendi. Muito obrigado. Eu ia comprar o EVO 970 mas o preço está muito alto. Acho melhor esperar mais um pouco.
 
Viu se é o SX6000 Pro mesmo? Podem ter embalado errado e vc pode ter recebido um SX6000 normal ou SX 8100. Esses dois realmente só usam dois módulos. Verifica o número do modelo no gerenciamento de dispositivos ou crystaldiskinfo. Pode ser também um lote mais antigo, ou mais novo. Se for 6000 pro mesmo, quais os primeiros 04 dígitos do número do serial?

SX 6000

productGallery5571.jpg


SX 8100
productGallery159.png
É o pro mesmo. No caso, há 4 espaços, mas apenas o 1o e o 3o tem de fato módulos. Só vou conseguir usar o pc pra ver o serial depois

Dsetn5m.jpg
 
Pode ser uma pergunta idiota mas eu consertei um notebook que minha tia iria jogar fora, é antigo, de 2010, e bastou só trocar o teclado pra ele dar boot. Surpreendentemente, mesmo sendo single core e com 2GB de RAM, é bem utilizável pra processamento de texto, filmes e internet. Já encomendei um novo processador e 4 GB de RAM na aliexpress e estou pensando em colocar um SSD. Considerando a idade dele, o SSD funcionaria ou é necessário alguma capacidade específica da BIOS? Sei que ele é SATA mas não sei qual versão e gostaria muito de pôr um SSD no bichinho.
 
Eu uso bastante para softwares de engenharia como o autocad e às vezes jogo gta5. e tenho muitos arquivos particulares para armazenamento
Já que vc usa autocad acharia melhor a opção 2 então. (A opção 1 eu escolhi para não "desperdiçar" o m2 de 128gb)
Daí instala o autocad no ssd, mas acho que não precisa necessariamente ser m2, um ssd sata tambem ficaria legal.
 
Pode ser uma pergunta idiota mas eu consertei um notebook que minha tia iria jogar fora, é antigo, de 2010, e bastou só trocar o teclado pra ele dar boot. Surpreendentemente, mesmo sendo single core e com 2GB de RAM, é bem utilizável pra processamento de texto, filmes e internet. Já encomendei um novo processador e 4 GB de RAM na aliexpress e estou pensando em colocar um SSD. Considerando a idade dele, o SSD funcionaria ou é necessário alguma capacidade específica da BIOS? Sei que ele é SATA mas não sei qual versão e gostaria muito de pôr um SSD no bichinho.
Um novo processador? Dá pra trocar o processador nesse notebook? (sei que em alguns modelos antigos isso era possível, mas mesmo assim, raro)
Quanto ao SSD, dificilmente vai ter problema. O que pode ser necessário fazer é carregar um driver SATA na hora da instalação do windows para poder reconhecer (tem que baixar o driver .inf antes e deixar junto ao pendrive de instalação do windows - isso se for instalar windows. No linux acho que não precisaria).

É o pro mesmo. No caso, há 4 espaços, mas apenas o 1o e o 3o tem de fato módulos. Só vou conseguir usar o pc pra ver o serial depois

Que estranho. Já olhou se no verso do ssd não tem os outros 2 módulos? Nem precisa tirar da caixa, basta virar a caixa e ver o verso dela. Por ser transparente, vc consegue ver se tem os outros 2 módulos e também deve ter uma etiqueta onde tem o código do modelo e do serial.
O serial também pode ser encontrado na lateral da embalagem do SSD, ao lado do SX6000 pro tem uma etiqueta branca com um código de barras, e duas linhas (a de cima é o código do modelo - ASX6000PNP-1TT-C e a de baixo o serial - 2J3520XXXXXX).
 
Um novo processador? Dá pra trocar o processador nesse notebook? (sei que em alguns modelos antigos isso era possível, mas mesmo assim, raro)
Quanto ao SSD, dificilmente vai ter problema. O que pode ser necessário fazer é carregar um driver SATA na hora da instalação do windows para poder reconhecer (tem que baixar o driver .inf antes e deixar junto ao pendrive de instalação do windows - isso se for instalar windows. No linux acho que não precisaria).
Menos mal, valeu! Sim, é possível trocar e pelas comparações que fiz com os notebooks nojentos que vendem hoje em dia na faixa de R$ 1.100,00, ele dá uma surra de desempenho. Gastei R$ 114,00 pelo processador e 4GB de RAM, se der certo, compro o SSD e mais 4 GB de RAM. Pra uso casual e uns joguinhos de 2009 pra trás ele vai ficar perfeito, ainda tema uma plaquinha de vídeo integrada.

Acha baratinho na OLX, só procurar por emachines, se tiver bem conservado como o meu, vale a pena dar uma recauchutada ao invés de comprar as porqueiras soldadas que vendem hoje em dia.
 
SSD M.2 Sata que veio de fábrica com o Notebook Dell G7, Liteon CV8-8E256, não achei muitas informações dele na internet e tirei o adesivo pra dar uma olhada, achei que até era DRAM-less, mas tem sim uma DRAM da Hynix, provavelmente de 512MB DDR3. As velocidades estão ok, vai fechar 2 anos de uso em setembro. Em breve vou colocar um 970 Evo NVMe

P6BbrIo.png


EK5eQUN.jpg
 
O meu XS6000Pro do nada some. Se eu reinicio o PC, ele volta. Alguem sabe o que pode ser?
 
Provavelmente defeito no SSD. Tem outro pra testar no mesmo slot e ver se o comportamento se repete?
Pior que não tenho. Tô achando que é defeito dele mesmo, do nada isso começou. É só ligar o PC e de repente ele some. Quando olho na BIOS, ele aparece listado lá e inicia junto, mas do nada ele some.
 
Última edição:
Provavelmente defeito no SSD. Tem outro pra testar no mesmo slot e ver se o comportamento se repete?
Só dando um feedback, como os jogos estavam lá só ocupando espaço, mas inacessíveis, formatei o SSD (fui atualizar fimrware, mas já estava no mais recente) e parece que está tudo normal. Já reinstalei os jogos e por enquanto tudo funcionando. Vou continuar monitorando.
 
Só dando um feedback, como os jogos estavam lá só ocupando espaço, mas inacessíveis, formatei o SSD (fui atualizar fimrware, mas já estava no mais recente) e parece que está tudo normal. Já reinstalei os jogos e por enquanto tudo funcionando. Vou continuar monitorando.
Excelente. Bastou formatar então? Muito estranho esse comportamento do ssd.
 
Pessoal, eu uso um SSD Adata super simples de 256GB, portanto acho que não vou sentir piora em trocar ele por qualquer M2.
Queria comprar algo no Aliexpress (estou ciente do que isso acarreta: não ter garantia, manutenção, etc) com pelo menos o dobro de armazenamento.
Dessas marcas não tão conhecidas... Alguém recomenda algo?
 
Excelente. Bastou formatar então? Muito estranho esse comportamento do ssd.
Pois é, loucura demais. Isso aconteceu depois de um pico de energia na casa. Vamos ver como vai se comportar agora.
 
Boa tarde galera! uma duvida aqui! vale a pena comprar um ssd de 64 gb? a grana ta curta e já gastei quase todo meu dinheiro fazendo upgrade da gtx 630 para gtx 770
e do i3 3240 para o i5 3470.... uso um hd tradicional de 500gb.
Vale a pena pegar? minha ideia seria de apenas instalar o sistema operacional nele para tentar deixar o pc mais rápido, tanto na inicialização quanto no uso no dia a dia...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo