[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas #2

NVMe PCIe Gen3 x4, se achar um Gen4 pode usar que vai funcionar normal mas nas velocidades de Gen3, na prática se não fizer uso profissional ou usar pra algo bem específico, até a diferença entre um Sata 500 mb/s e um 4.0 de 7000 mb/s é zero ou margem de erro na maior parte das situações, mas se os preços estiverem próximos vai no melhorzinho, por ex tem SN570 1Tb por 580 (Gen 3) e Kingston KC3000 1Tb por 650 (Gen 4), aí as vezes até dá pra justificar o upgrade, mas maior parte dos usuários casuais não vai ver essa diferença de velocidade
meu uso é BEM casual, mais office pra trabalho e internet.
Quando jogo, jogo mais jogos casuais e nem tão pesados (tenho só uma modesta RX 570).
Tava vendo de eventualmente comprar agora na Black Friday, inclusive no tópico que você criou pra comprar no alie
 
meu uso é BEM casual, mais office pra trabalho e internet.
Quando jogo, jogo mais jogos casuais e nem tão pesados (tenho só uma modesta RX 570).
Tava vendo de eventualmente comprar agora na Black Friday, inclusive no tópico que você criou pra comprar no alie
Nesse caso creio que qualquer um vai atender bem então, aqui no review do TechPowerUp do SN570 tem os resultados com outros modelos em benchmarks e algumas situações de mundo real também e no geral é tudo bem parecido pra não dizer igual, eu saí de um MX500 500gb (M2 Sata) pra um Netac N950E Pro 500gb (Gen 3) pra um Asgard AN4 (Gen 4) e em uso casual senti 0 diferença, talvez se for cronometrar algumas tarefas ficaram um tiquinho mais rápido kkkkk

Talvez os preços voltem a cair amanhã no Ali, o NV7000 2Tb tava saindo por uns 600-650 reais, CxB matador mas tem gente que gosta da garantia nacional de 5 anos também caso dê pau, apesar de ser pouca chance
 
  • Curtir
Reações: Thw
Crystaldiskinfo 20221122192314

Troquei de cabo e porta sata, continua a mesma coisa.

Muito estranho, não era pra estar dando só isso de escrita.
acho q vc postou a imagem errada, era pra ser o crystaldisk mark
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Complicado esses chineses, um NVMe de 256GB xraydisk foi pro saco em questão de semanas, já veio todo cagado com sensor de temp marcando 167c, mas ai os caras usando a mais de ano sem problemas... Eu passo longe mesmo assim.
meu de 256 ta melhor inclusive que meu netac nvme de 500gb com dram inclusive
vai entender
 
acho q vc postou a imagem errada, era pra ser o crystaldisk mark
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


meu de 256 ta melhor inclusive que meu netac nvme de 500gb com dram inclusive
vai entender

O colega pediu do Crystal DiskInfo msm, Crystaldisk Mark eu ja tinha postado.

Patriot p210



Era pra estar acima dos 400mbs de escrita, to achando que pode ser ssd falsificado, fiquei cabreiro com isso.

Vejo os chineses passando de 500 de escrita, Estranho isso.
 
Chegou meu Netac NV7000 e ele não bate 7000mb/s nem fodendo, fica cravado nos 3500...
Será que é alguma config? Vi pelo crystaldisk que ele tá em 4.0
 
Chegou meu Netac NV7000 e ele não bate 7000mb/s nem fodendo, fica cravado nos 3500...
Será que é alguma config? Vi pelo crystaldisk que ele tá em 4.0

Tentou outro slot?
Estou esperando chegar o meu de 2TB também. Só que o meu uso vai ser limitado a 3500 pela placa mãe por que ela só tem slots PCIe 3.0.
 
Tentou outro slot?
Estou esperando chegar o meu de 2TB também. Só que o meu uso vai ser limitado a 3500 pela placa mãe por que ela só tem slots PCIe 3.0.
Tava no slot certo, mas agora deu bom, tive que ativar o PCI 4.0 na BIOS, tava em 3.0 hahahahhaa
Acho que o seu problema além disso é o processador, ele limita a 3.0 tbm, fica a dica
 
Tava no slot certo, mas agora deu bom, tive que ativar o PCI 4.0 na BIOS, tava em 3.0 hahahahhaa
Acho que o seu problema além disso é o processador, ele limita a 3.0 tbm, fica a dica

O 3800x já era para ser pcie 4.0, mas, não me importo com essa perda de banda do PCIe3.0, prefiro pegar um 5800X3D a trocar de placa mãe. Eu tinha um NVME 1TB Asgard que estragou ai apareceu esse NV7000 2TB por 700,00 reais, aproveitei!
 
O 3800x já era para ser pcie 4.0, mas, não me importo com essa perda de banda do PCIe3.0, prefiro pegar um 5800X3D a trocar de placa mãe. Eu tinha um NVME 1TB Asgard que estragou ai apareceu esse NV7000 2TB por 700,00 reais, aproveitei!
Boa, peguei o de 1TB mesmo por R$400, pra mim hoje ja é o suficiente, tenho outro de 512GB e mais 2 SSD normal de 256, ta otimo, mais pra frente se precisar pego um normalzão mesmo de 2TB e vida que segue kkkkk
 
Fala galera, bom dia. To na duvida entre 2 ssd's e gostaria da opinião em relação a escolha, que no seria seria entre o SSD XPG S20G 500GB por R$ 350 ou WD Blue SN570 500GB por R$ 339.. esses seriam intermediários, pelo que andei vendo.. vale a pena um desses 2 pelo preço?
 
Olhando algumas páginas atrás, vi que a recomendação é de um ssd m.2 para o SO e um ssd sata para jogos e afins.. antes de ver isso, eu tava pensando em pegar um WD blue m.2 sn570 500gb pra usar pra tudo, porém, seria melhor pegar um m.2 de 240gb e outro ssd sata de 500gb para jogos e afins? Eu só instalaria o dota 2 pra jogar de vez em quando, pois tô sem placa de vídeo e sem data para comprar uma, por isso com um ryzen 5600g
 
Última edição:
Boa noite.

Peguei um SSD sata Patriot P210 de 1TB, porem os resultados estão abaixo do esperado.

O site informa 430mbs de escrita, testes que vi, ele chega a passar dos 430mbs

O meu esta fazendo por volta dos 320 de escrita, isso com ele vazio, sabem o que pode ser?

Patriot p210

Por esse review estaria dentro. A desgraça dessa velocidade anunciada é a palavra usada: ATÉ.
Vi um anúncio no Aliexpress, acho que foi da semana passada, de um SSD de 2 TB por menos de 400 reais. Esqueci a marca agora, mas o pessoal tava relatando velocidade parecida, boa leitura mas escrita nessa faixa de 300-350 MB. Resumo da ópera é que estão usando NAND QLC, e mesmo usando o cache SLC só dá isso de velocidade e quando o cache acaba, despenca ainda mais.
Não tenho o drive nem faço ideia dos componentes, mas se for pra chutar foi isso que fizeram. No próprio site da Patriot parece que tem modelo que cita que o controlador é compatível com nand tlc e qlc, logo não dá pra ter certeza qual vão usar.
 
Por esse review estaria dentro. A desgraça dessa velocidade anunciada é a palavra usada: ATÉ.
Vi um anúncio no Aliexpress, acho que foi da semana passada, de um SSD de 2 TB por menos de 400 reais. Esqueci a marca agora, mas o pessoal tava relatando velocidade parecida, boa leitura mas escrita nessa faixa de 300-350 MB. Resumo da ópera é que estão usando NAND QLC, e mesmo usando o cache SLC só dá isso de velocidade e quando o cache acaba, despenca ainda mais.
Não tenho o drive nem faço ideia dos componentes, mas se for pra chutar foi isso que fizeram. No próprio site da Patriot parece que tem modelo que cita que o controlador é compatível com nand tlc e qlc, logo não dá pra ter certeza qual vão usar.

Obrigado pela ajuda amigo.

Deve ser isso mesmo.

estranho que eu vi um review no youtube do P210 de 250GB, batendo mais de 500 mbs de escrita.

Uma coisa que eu achei estranho tbm, to usando o HW monitor pra monitorar a temperatura, mas ele monitora outros dados tbm, segundo ele, o Patriot P210 esta chegando a 520 de escrita, no cristal disk, na casa dos 320/328.

Fiz tbm o testo com o meu Kingston UV400, e bate o mesmo do cristal disk, 370/380 mbs, tanto no cristaldisk, quanto no HW monitor.

Bruxaria ne? kkkkkk

Mas a minha preocupação real, era a possibilidade de ser um SSD falso.

A ideia era sair do HD, pegar um ssd sata barato com boa capacidade, e deixar a entrada NVME para pegar um SSD parrudo (ja que só tem uma entrada).

Porem, e triste ne, peguei mais caro pra pegar um ssd com garantia, de marca conhecida, com componentes melhores em relação aos ssds chineses, (apesar de ainda ser um SSD simples).
Ai vejo os ssds chineses sendo mais rapidos. bate um arrependimento, sendo que eu vi teste dele no youtbe batendo mais de 500 de escrita.

Maaas, só queria ter certeza que não é falso, só isso eu já ficaria aliviado.
 
alguma recomendação para SSD nvme ou sata para guardar arquivos? tenho ja o xpg blade S70 1tb para sistema e jogos.
Tenho uma b550m plus wifi, 1 slot 4.0 que esta com o xpg e sobra um 3.0 ou sata, qual é o melhor custo beneficio hoje em dia?
 
Obrigado pela ajuda amigo.

Deve ser isso mesmo.

estranho que eu vi um review no youtube do P210 de 250GB, batendo mais de 500 mbs de escrita.

Uma coisa que eu achei estranho tbm, to usando o HW monitor pra monitorar a temperatura, mas ele monitora outros dados tbm, segundo ele, o Patriot P210 esta chegando a 520 de escrita, no cristal disk, na casa dos 320/328.

Fiz tbm o testo com o meu Kingston UV400, e bate o mesmo do cristal disk, 370/380 mbs, tanto no cristaldisk, quanto no HW monitor.

Bruxaria ne? kkkkkk

Mas a minha preocupação real, era a possibilidade de ser um SSD falso.

A ideia era sair do HD, pegar um ssd sata barato com boa capacidade, e deixar a entrada NVME para pegar um SSD parrudo (ja que só tem uma entrada).

Porem, e triste ne, peguei mais caro pra pegar um ssd com garantia, de marca conhecida, com componentes melhores em relação aos ssds chineses, (apesar de ainda ser um SSD simples).
Ai vejo os ssds chineses sendo mais rapidos. bate um arrependimento, sendo que eu vi teste dele no youtbe batendo mais de 500 de escrita.

Maaas, só queria ter certeza que não é falso, só isso eu já ficaria aliviado.
Eu imagino que a Patriot como vários outros fabricantes/montadores, deve ter trocado componentes como controlador e NAND pra manter o valor. Como é SSD mais básico e já aconteceu com tantos outros modelos, ninguém deve ter dado muita bola. Agora... Do UV400 da Kingston eu esperava um pouco mais, já que em tese ele está acima do A400 que é mais básico mesmo.

Cheguei a cogitar se essa velocidade registrada seria de pico, mas pelo review é constante essa velocidade enquanto dura o cache SLC, não sei dizer o que poderia ser. É que é aquela coisa, dificilmente na prática você sente essa diferença de 100-150 Mb/s mas é chatinho não ter isso. Por outro lado, já vi que alguns modelos chineses também começaram a usar NAND QLC, então pode ser que essa velocidade caia nos modelos mais novos.

Esse mercado de SSD Sata é complicado, os preços não são tão diferentes de um NVMe e não tem onde "inovar" pra diferenciar seu produto, então o negócio é ir cortando custo pra baixar preço, mas nessa brincadeira infelizmente a velocidade começou a sofrer. Mas principalmente pra leitura, não deve dar diferença e deve ser bem mais rápido que um HDD de toda forma
 
alguma recomendação para SSD nvme ou sata para guardar arquivos? tenho ja o xpg blade S70 1tb para sistema e jogos.
Tenho uma b550m plus wifi, 1 slot 4.0 que esta com o xpg e sobra um 3.0 ou sata, qual é o melhor custo beneficio hoje em dia?
Tem esse aqui como vai apenas guardar arquivos ja da conta e o preço esta otimo!
 
Eu imagino que a Patriot como vários outros fabricantes/montadores, deve ter trocado componentes como controlador e NAND pra manter o valor. Como é SSD mais básico e já aconteceu com tantos outros modelos, ninguém deve ter dado muita bola. Agora... Do UV400 da Kingston eu esperava um pouco mais, já que em tese ele está acima do A400 que é mais básico mesmo.

Cheguei a cogitar se essa velocidade registrada seria de pico, mas pelo review é constante essa velocidade enquanto dura o cache SLC, não sei dizer o que poderia ser. É que é aquela coisa, dificilmente na prática você sente essa diferença de 100-150 Mb/s mas é chatinho não ter isso. Por outro lado, já vi que alguns modelos chineses também começaram a usar NAND QLC, então pode ser que essa velocidade caia nos modelos mais novos.

Esse mercado de SSD Sata é complicado, os preços não são tão diferentes de um NVMe e não tem onde "inovar" pra diferenciar seu produto, então o negócio é ir cortando custo pra baixar preço, mas nessa brincadeira infelizmente a velocidade começou a sofrer. Mas principalmente pra leitura, não deve dar diferença e deve ser bem mais rápido que um HDD de toda forma

Agradeço a força amigo.

Bom, entrei em contato com a patriot, segundo eles, eles utilizam o programa ATTO.

Fiz o benchmark, deixei a configuração padrão do programa.

Vou deixar as imagens abaixo, incluindo do UV400 de 120gb e do A400 de 120gb.

Patrio P210 1TB:
Patriot p210 1tb

Kingston UV400 120GB:
Uv400 120gb

Kingston A400 120:
A400 120gb

A400:
Kingston a400

UV400:
Kingston uv400

Patriot P210 1TB:
Patriot p210

O que acham?
 
Agradeço a força amigo.

Bom, entrei em contato com a patriot, segundo eles, eles utilizam o programa ATTO.

Fiz o benchmark, deixei a configuração padrão do programa.

Vou deixar as imagens abaixo, incluindo do UV400 de 120gb e do A400 de 120gb.

Patrio P210 1TB:
Patriot p210 1tb

Kingston UV400 120GB:
Uv400 120gb

Kingston A400 120:
A400 120gb

A400:
Kingston a400

UV400:
Kingston uv400

Patriot P210 1TB:
Patriot p210

O que acham?
Interessante, nunca tinha usado o ATTO porque as outras opções mais simples já me davam a resposta básica, que é: tá funcionando e pelo menos perto do que deveria.
Agora... Por que tanta diferença? Metodologia diferente de teste? Bizarro.
Menos mal que tá funcionando e dentro do esperado então?
 
Alguém poderia me dar uma indicação de um SSD Sata que seja mais confiável ? Vou colocar esse SSD no meu notebook como disco auxiliar para utilizar Linux nele para alguns testes. Estava pensando em algum de 240Gb mesmo.
 
Interessante, nunca tinha usado o ATTO porque as outras opções mais simples já me davam a resposta básica, que é: tá funcionando e pelo menos perto do que deveria.
Agora... Por que tanta diferença? Metodologia diferente de teste? Bizarro.
Menos mal que tá funcionando e dentro do esperado então?

Confesso que não estou levando muita fé nesse ATTO não.

Maaass, fazer o que kkkk

Vou ter que aceitar kkkk.

Vlw amigo.
 
Alguém poderia me dar uma indicação de um SSD Sata que seja mais confiável ? Vou colocar esse SSD no meu notebook como disco auxiliar para utilizar Linux nele para alguns testes. Estava pensando em algum de 240Gb mesmo.
Depende do uso/gosto, a garantia da WD é uma das melhores, infelizmente a série blue do Sata já era (ainda tem uns modelos mas o preço tá bizonho), só a série Green. Nessa faixa de preço também tem a Kingston, com o A400, desempenho similar. São modelos Sata mais de entrada, dramless.
Se precisa de um um pouco mais rápido em algumas situações, mas que sendo bem sincero não sei se é coisa que dá pra sentir no uso normal sem comparar ou medir, tem a série KC600 da Kingston e a MX500 da Crucial. A garantia é mais longa, mas... Se não me engano o processo de RMA da Crucial era meio chatinho, não sei se é a loja que faz ou se você que precisa entrar em contato com eles.
 
Última edição:
Depende do uso/gosto, a garantia da WD é uma das melhores, infelizmente a série blue do Sata já era (ainda tem uns modelos mas o preço tá bizonho), só a série Green. Nessa faixa de preço também tem a Kingston, com o A400, desempenho similar. São modelos Sata mais de entrada, dramless.
Se precisa de um um pouco mais rápido em algumas situações, mas que sendo bem sincero não sei se é coisa que dá pra sentir no uso normal sem comparar ou medir, tem a série KC600 da Kingston e a MX500 da Crucial. A garantia é mais longa, mas... Se não me engano o processo de RMA da Crucial era meio chatinho, não sei se é a loja que faz ou se você que precisa entrar em contato com eles.

Peguei um WD Green no ML. Obrigado pela ajuda sua e do @Cata
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo