[TÓPICO DEDICADO] Tópico sobre importações (dúvidas, prazos, dicas etc.) - PROIBIDO POLÍTICA

Galera, me tira uma dúvida por favor.

Comprei um 3DS na Shopee por uns R$500, mas infelizmente recebi notificação ontem de que foi taxado.
Tinha até pensado em pagar a taxa mas ela ficou em R$285 e eu não tô muito afim de pagar isso não.

Aí agora tô querendo simplesmente devolver o portátil. No site dos Correios tem uma opção de "Suspender a Entrega". É isso que eu utilizo pra eles devolverem o produto pro vendedor da Shopee?
Ouvi falar que existe chance de considerarem como "produto abandonado", e aí a Receita que faz o que quiser com ele e eu perco qualquer chance de reembolso. É comum acontecer isso?

Mano... 285 MOTHERFUCKING REAIS!!! É LITERALMENTE MAIS QUE O DOBRO DO QUE EU PAGUEI!! Vtnc dessa fiscalização, sério mesmo...

Isso que acontece, não tem como devolver produto que recebe taxa. Ou paga ou não vai receber o produto e nem ter o reembolso do que pagou nele.

Sim,estou com encomenda parada no status "Recebido Brasil" desde o dia 13/04 e até agora nada,muitas encomendas foram atualizadas até em feriado nacional enquanto a minha está descansando lá

:crycat:

Atualizando a situação, hoje acordei com uma notificação do Aliexpress falando que o produto tinha recebido atualização no status,olhei rastreio dos correios nada,olhei no rastreio internacional, nada,aí mais tarde fui olhar no minhas importações e de "Documento vinculado" foi para "Objeto em fiscalização",então os maninhos da receita decidiram trabalhar um pouco,só espero que a taxa não seja exorbitante, já que esses scanners novos da Aduaneira são igual olhos de lince para eletrônicos que emitem frequências .:fami:

Alguém já ficou assim? Tanto tempo na alfândega. Já basta ter que pagar a taxa mas a demora está demais ultimamente.

vHPmLXS.png
O meu está assim desde o mesmo dia... hoje entrei em "Minhas importações" e está : " Encomenda liberada ", mas pelo que vi, ainda tem chances de taxação... só atualizou nas minhas importações, no rastreio ainda continua encaminhado para fiscalização... alguma novidade por aí ?

O meu está assim desde o mesmo dia... hoje entrei em "Minhas importações" e está : " Encomenda liberada ", mas pelo que vi, ainda tem chances de taxação... só atualizou nas minhas importações, no rastreio ainda continua encaminhado para fiscalização... alguma novidade por aí ?
Estamos no mesmo lote então haha o meu está assim tbm, "Encomenda liberada" no Minhas importações mas no rastreio fala que está encaminhado para fiscalização. Agora não sei qual confiar, não sei se teve taxa, se já foi feito a fiscalização, se ainda nem viram, tá tudo muito confuso

Isso que acontece, não tem como devolver produto que recebe taxa. Ou paga ou não vai receber o produto e nem ter o reembolso do que pagou nele.
Ah mano, me fala que isso não é verdade...

Eu tô olhando alguns artigos aqui e eles falam que os Correios podem fazer a devolução para o país de origem caso não seja feito o pagamento.
O problema é que também pode ser declarado como abandono e aí nesse caso eu me fodo mais ainda.

Eu tô olhando alguns artigos aqui e eles falam que os Correios podem fazer a devolução para o país de origem caso não seja feito o pagamento.
O problema é que também pode ser declarado como abandono e aí nesse caso eu me fodo mais ainda.
Vc pode contestar a taxa se achar q ela está fora dos padrões mas é arriscado. Tb pode contestar na justiça depois de pagar. Sempre q comprar fora, conte com a taxa e ainda tá tramitando uma lei pra taxar TUDO e na FONTE. Aí acabou a importação.

Estamos no mesmo lote então haha o meu está assim tbm, "Encomenda liberada" no Minhas importações mas no rastreio fala que está encaminhado para fiscalização. Agora não sei qual confiar, não sei se teve taxa, se já foi feito a fiscalização, se ainda nem viram, tá tudo muito confuso
Acabei de pagar a taxa R$170 com os R$15 de repost
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Clica pra suspender a entrega e não paga a taxa, foi o que um amigo fez... voltou pro vendedor e pegou o reembolso

Última edição:
Vc pode contestar a taxa se achar q ela está fora dos padrões mas é arriscado. Tb pode contestar na justiça depois de pagar. Sempre q comprar fora, conte com a taxa e ainda tá tramitando uma lei pra taxar TUDO e na FONTE. Aí acabou a importação.
Eu contava com a taxa. Acontece que quando comprei vi um pessoal que foi taxado em uns R$100 comprando o 3DS XL, e aí pensei que comprando o 3DS normal minha taxa viria menor ou nem seria taxado.
Acontece que eu não lembrava do ICMS, que aqui do meu estado (MG) é altíssimo aparentemente.
Peguei 60% de taxa mais 25% de ICMS.

Isso é ridículo.

Clica pra suspender a entrega e não paga a taxa, foi o que um amigo fez... voltou pro vendedor e pegou o reembolso
Vou fazer isso mesmo...
Não tenho coragem de pagar quase R$800 num portatil de 2011.

Tô triste pra caramba pq tava louco pra jogar -_-

Pessoal como está as encomendas LX...CN? Estou com 2 desde o dia 1 de abril em trânsito para o Brasil e nada, alguém também está assim?
To com o mesmo problema, pelas minhas entregas o melhor jeito de acompanhar esse código é pelo site da Cainiao. To com o mesmo problema a propósito.

boa tarde, pessoal. estava olhando algumas encomendas que estou aguardando a entrega e fiquei curioso.

primeira questão, não costumo utilizar o próprio site dos Correios para rastreio das encomendas, eu adorava utilizar aquele site https://websro.correios.com.br/ , lembram dele? era muito bom ver o detalhamento que ele trazia, até porque eu moro em uma cidade pequena e o site trazia a informação sobre em qual centro se encontrava a encomenda, então eu sabia onde ligar. mas depois de uns anos usando, os Correios bloquearam o acesso externo para este site, e agora eu uso o https://websro.com.br/ que funciona de forma parecida, trazendo em qual centro a encomenda está.

daí vem a minha segunda questão: em uma das encomendas que estou aguardando, ela está parada há alguns dias em Curitiba, e nela tem essa informação:

Data / HoraStatus / Localidade
18/04/2022
07:21
CURITIBA/PR
Objeto recebido pelos Correios do Brasil
Registrado por UNIDADE INTERNACIONAL CURITIBA - CURITIBA/PR

a outra encomenda chegou ao Brasil depois, mas já foi direcionada um CTCE mais próximo da minha cidade.

Data / HoraStatus / Localidade
22/04/2022
09:13
CURITIBA/PR
Objeto em trânsito - por favor aguarde
de CENTRO INTERNACIONAL PR - CURITIBA/PR para CTCE RIBEIRAO PRETO - RIBEIRAO PRETO/SP
22/04/2022
08:59
CURITIBA/PR
Fiscalização aduaneira finalizada
Registrado por UNIDADE INTERNACIONAL CURITIBA - CURITIBA/PR
20/04/2022
16:51
CURITIBA/PR
Objeto recebido pelos Correios do Brasil
Registrado por CENTRO INTERNACIONAL PR - CURITIBA/PR

o que me intrigou é que o nome do centro em Curitiba não é o mesmo nas encomendas. será que tem alguma diferença entre esses centros que faz com que as encomendas tenham processos diferentes? só para constar, os pacotes não tem nada de especial: o que está parado é um carregador sem o cabo USB, e o que está vindo para cá tem uma capa de tablet e película.

P.S.: pode ser que tenha algo a ver com o tipo de encomenda; o pacote que já foi liberado é uma junção de 2 compras diferentes que fiz no AliExpress (vindas da China). eu recebi um código para cada encomenda, mas depois de alguns dias eu recebi um novo código que servia para as 2 compras e inutilizava os códigos anteriores (curiosamente o código tem sufixo BR, mesmo vindo da China). quando consulto o site dos Correios, o tipo de encomenda é PACKET STANDARD IMPORTAÇÃO.

o pacote que está parado é uma compra normal mesmo (vinda de Hong Kong), e o tipo de encomenda é PRIME IMPORTAÇÃO.

To com o mesmo problema, pelas minhas entregas o melhor jeito de acompanhar esse código é pelo site da Cainiao. To com o mesmo problema a propósito.

Tenho um teclado que tbm ta vindo por LXCN que supostamente esta a 23 dias vindo pro BR, mas na vdd a maior parte desse tempo ficou passeando dentro da china, em teoria chegou aqui no BR dia 17 e ate agora não deu entrada em CUritiba. Pior que comprei uma mobo e tbm ta vindo por LXCN e to com medo de ficar enroscado tbm. #chatiado

Tenho um teclado que tbm ta vindo por LXCN que supostamente esta a 23 dias vindo pro BR, mas na vdd a maior parte desse tempo ficou passeando dentro da china, em teoria chegou aqui no BR dia 17 e ate agora não deu entrada em CUritiba. Pior que comprei uma mobo e tbm ta vindo por LXCN e to com medo de ficar enroscado tbm. #chatiado
To com uma placa de video que nos correios ta como se já tivesse vindo pra cá, mas no site da cainiao está dessa forma

1. Received in Hong Kong
    2022-04-19 15:41:49 [GMT+8]
  2. [深圳市]离开【香港中快项目部】,下一站【深圳市】
    2022-04-14 17:50:21
  3. Arrive at transit country or district
    2022-04-14 16:45:47 [GMT+8]
  4. Post office collection.
  5. [Fenggang Town]Outbound in sorting center
    2022-04-14 07:38:38 [GMT+8]
  6. [Fenggang Town]Outbound failure in sorting center
    2022-04-14 02:04:24 [GMT+8]
  7. [Fenggang Town]Inbound in sorting center
    2022-04-13 22:08:15 [GMT+8]
  8. Accepted by carrier
    2022-04-13 20:58:17 [GMT+8]

Eu nunca havia recebido nada desse tipo de frente, todas as minhas outras encomendas chegavam a Hong Kong e já eram despachadas pro brasil em 1 dia. Ainda não tem nada anormal nessa entrega encomenda, mas se demorar mais de uma semana, talvez eu comece a ficar preocupado.

To com uma placa de video que nos correios ta como se já tivesse vindo pra cá, mas no site da cainiao está dessa forma

1. Received in Hong Kong
  8. Accepted by carrier

Eu nunca havia recebido nada desse tipo de frente, todas as minhas outras encomendas chegavam a Hong Kong e já eram despachadas pro brasil em 1 dia. Ainda não tem nada anormal nessa entrega encomenda, mas se demorar mais de uma semana, talvez eu comece a ficar preocupado.

Isso que eu fiquei "puto" esse negocio do rastreio falar que já foi enviado pro BR quando na vdd ele fica passeando dentro da china, não sei se eles ainda estão com lockdown em algumas regiões lá, mas realmente está demorando e não sei se e especificamente os rastreios LX

Isso que eu fiquei "puto" esse negocio do rastreio falar que já foi enviado pro BR quando na vdd ele fica passeando dentro da china, não sei se eles ainda estão com lockdown em algumas regiões lá, mas realmente está demorando e não sei se e especificamente os rastreios LX
Já fui trolado nessa de 'Arrive at transit country or district'.

Isso é na verdade a movimentação dentro da Asia. As vezes quando chega em algum país dentro da Ásia onde a encomenda faz escala, aparece essa msg e a gente já acha que que chegou no BR. Geralmente escalas são Hong Kong e Singapura. Já tive encomenda que saiu da China, foi pra Singapura, de Singapura foi pra Hong Kong e só ai foi encaminhada pro ocidente. Já tive encomenda que foi e voltou de Hong Kong e Singapura, kkkk

Outra coisa que confunde é quando da entrada no site dos correios, e a encomenda ainda está fazendo turismo na Asia antes de vir pra América. Já fui trolado nessa tb.

Alguém já tentou recorrer a aquele Decreto-lei que fala da isenção de taxa quando o valor do produto é menor que $100?
Tô pensando em solicitar a Revisão de Tributos e usar ele como motivo pra ver se consigo alguma coisa.

PS: Descobri que o vendedor declarou o produto como valor menor.
Colocou que era $50,36 (R$237,48) sendo que paguei R$507. Me pergunto se teria passado de boa se tivesse declarado $49,00 🤔

Alguém já tentou recorrer a aquele Decreto-lei que fala da isenção de taxa quando o valor do produto é menor que $100?
Tô pensando em solicitar a Revisão de Tributos e usar ele como motivo pra ver se consigo alguma coisa.

PS: Descobri que o vendedor declarou o produto como valor menor.
Colocou que era $50,36 (R$237,48) sendo que paguei R$507. Me pergunto se teria passado de boa se tivesse declarado $49,00 🤔
1. Decreto-Lei : nem sei se não foi alterado... Contudo, tentou-se uma "interpretação" diferente do texto que dizia algo assim "caberá a RFB definir o valor de isenção, até o máximo equivalente a 100USD". Ou seja, delegava a RFB definir qualquer valor, desde que até o equivalente a 100USD. Ela definiu 50 USD. Então, ok.

2. O mesmo Decreto fala de encomendas com destino " PARA PESSOA FÍSICA ", não mencionando o tipo de remetente . Isso, ninguém pensou em questionar (ao menos, não vi nada neste sentido nos lugares onde há o debate), o que seria plausível de deferimento em processo.

3. Minha experiência, um smart Nubia M2 530,00, declararam errado e abaixo do valor (sem meu conhecimento, "MP4 player $19.99), foi fiscalizado com abertura e solicitado RCV - recibo de comprovação de valor. Paguei multa + taxas (405,00 + 318,00) em cima do valor original (que tive de apresentar). Havia pago o seguor taxas (Bangood), entõ, fui reembolsado de tudo (já que também foi extraviado pelos CUrreios).
Então, penso que, se recorrer, eles vão "avaliar melhor" seu pacote, pedir RCV... seria como mexer em merda de gato... quanto mais mexe, mais fede. O "SE" é que phode... "

.

Última edição:
Eu contava com a taxa. Acontece que quando comprei vi um pessoal que foi taxado em uns R$100 comprando o 3DS XL, e aí pensei que comprando o 3DS normal minha taxa viria menor ou nem seria taxado.
Acontece que eu não lembrava do ICMS, que aqui do meu estado (MG) é altíssimo aparentemente.
Peguei 60% de taxa mais 25% de ICMS.

Isso é ridículo.

Vou fazer isso mesmo...
Não tenho coragem de pagar quase R$800 num portatil de 2011.

Tô triste pra caramba pq tava louco pra jogar -_-

Sim... MG é muito triste pra importar. Felizmente tou no RJ, importei um OLED e paguei menos de 170 de taxa. Isso é super desigual, parece q o DF tá fazendo a mesma coisa agora mas o ICMS deles é menor.

1. Decreto-Lei : nem sei se não foi alterado... Contudo, tentou-se uma "interpretação" diferente do texto que dizia algo assim "caberá a RFB definir o valor de isenção, até o máximo equivalente a 100USD". Ou seja, delegava a RFB definir qualquer valor, desde que até o equivalente a 100USD. Ela definiu 50 USD. Então, ok.

2. O mesmo Decreto fala de encomendas com destino " PARA PESSOA FÍSICA ", não mencionando o tipo de remetente . Isso, ninguém pensou em questionar (ao menos, não vi nada neste sentido nos lugares onde há o debate), o que seria plausível de deferimento em processo.

3. Minha experiência, um smart Nubia M2 530,00, declararam errado e abaixo do valor (sem meu conhecimento, "MP4 player $19.99), foi fiscalizado com abertura e solicitado RCV - recibo de comprovação de valor. Paguei multa + taxas (405,00 + 318,00) em cima do valor original (que tive de apresentar). Havia pago o seguor taxas (Bangood), entõ, fui reembolsado de tudo (já que também foi extraviado pelos CUrreios).
Então, penso que, se recorrer, eles vão "avaliar melhor" seu pacote, pedir RCV... seria como mexer em merda de gato... quanto mais mexe, mais fede. O "SE" é que phode... "

.
É o ó qdo declaram errado e a Receita cisma. Qdo comprei meu Black Shark 4 pedi ao vendedor pra declarar celular pq fiquei com medo disso acontecer e ele passou de boa.

.

Muito obrigado pela explicação meu chapa.
Acho melhor deixar pra lá mesmo. Vou só recusar o pedido mesmo e ver se eles mandam de volta pro vendedor.

Sim... MG é muito triste pra importar. Felizmente tou no RJ, importei um OLED e paguei menos de 170 de taxa. Isso é super desigual, parece q o DF tá fazendo a mesma coisa agora mas o ICMS deles é menor.

É o ó qdo declaram errado e a Receita cisma. Qdo comprei meu Black Shark 4 pedi ao vendedor pra declarar celular pq fiquei com medo disso acontecer e ele passou de boa.

Foda demais.
Pelo menos agora sei que comprar os bagulhos importados aqui não compensa.

Alguem mais comprou algo essa semana e quando o produto foi "despachado" recebeu mensagem do vendedor falando que a transportadora não pode entregar os itens por conta do COVID ? Eu tava pra comprar um mouse que vai entrar em promo amanha mas não to afim de ter que esperar 10 dias pra tem que abrir disputa pra pegar o dinheiro de volta no mouse tambem.

Alguem mais comprou algo essa semana e quando o produto foi "despachado" recebeu mensagem do vendedor falando que a transportadora não pode entregar os itens por conta do COVID ? Eu tava pra comprar um mouse que vai entrar em promo amanha mas não to afim de ter que esperar 10 dias pra tem que abrir disputa pra pegar o dinheiro de volta no mouse tambem.
Mensagem antiga, padrão. Eles devem ter esquecido de atualizar.

.

Meu LX CN (na verdade são 3) está da mesma maneira. Diz que chegou no Brasil dia 17 e até agora nada...

Pelo rastreio no aliexpress consta até como "Out for delivery at destination country", sem nem passar pela fiscalização aduaneira nem nada. Deve ter bugado :shrug:

Atualizando a situação, hoje acordei com uma notificação do Aliexpress falando que o produto tinha recebido atualização no status,olhei rastreio dos correios nada,olhei no rastreio internacional, nada,aí mais tarde fui olhar no minhas importações e de "Documento vinculado" foi para "Objeto em fiscalização",então os maninhos da receita decidiram trabalhar um pouco,só espero que a taxa não seja exorbitante, já que esses scanners novos da Aduaneira são igual olhos de lince para eletrônicos que emitem frequências .:fami:

Rapaz, estou com duas encomendas na mesmissima situação do teu. Entrada no BR dia 13/04, mudança de status no Minhas Importações na dia 22/04 para Objeto em Fiscalização. Frete LB HK. O mais estranho, é que em dezembro comprei um celular e o desembaraço fiscal/aduaneiro ocorreu toda no mesmo dia. Vai dando notícias ai do teu pacote, pois acredito que haverá o mesmo desfecho do meu. Qualquer atualização aqui, eu aviso.

Abs.

TM

1. Received in Hong Kong
  8. Accepted by carrier

Atualização sobre os produtos com código LX/CN, aparentemente saiu uma remessa com alguns produtos da china hoje. Falei com um amigo e aparentemente o dele também saiu de lá hoje.

1. Hand over to airline
    2022-04-24 05:50:00 [GMT+8]
  2. Hong Kong - Shipped by air
    2022-04-24 04:37:55 [GMT+8]
  3. Received in Hong Kong
  4. [深圳市]离开【香港中快项目部】,下一站【深圳市】
  5. Arrive at transit country or district
  6. Post office collection.
  7. [Fenggang Town]Outbound in sorting center
  8. [Fenggang Town]Outbound failure in sorting center
  9. [Fenggang Town]Inbound in sorting center
  10. Accepted by carrier
Boa sorte a todos para não serem taxados

Rapaz, estou com duas encomendas na mesmíssima situação do teu. Entrada no BR dia 13/04, mudança de status no Minhas Importações na dia 22/04 para Objeto em Fiscalização. Frete LB HK. O mais estranho, é que em dezembro comprei um celular e o desembaraço fiscal/aduaneiro ocorreu toda no mesmo dia. Vai dando notícias ai do teu pacote, pois acredito que haverá o mesmo desfecho do meu. Qualquer atualização aqui, eu aviso.

Abs.

TM
Mano o meu Minhas Importações atualizou o objeto de em fiscalização, para: "Em fiscalização aduaneira" mas o rastreio oficial continua na mesma.

A respeito da demora é que ta rolando uma greve da receita federal que pode estar interferindo no desembaraço das mercadorias em Curitiba. Mas ficamos no escuro...

Users who are viewing this thread

Voltar