Aqui a minha caixa, código que começa com IX enviado pela CabureBoxUsa no final de novembro, estava como "Objeto recebido" desde o dia 08/12 e foi encaminhado pra fiscalização na sexta passada (13/01). Estava achando que ia ser devolvido mas pra minha surpresa ontem atualizou para "Aguardando pagamento". Aí fui conferir o estrago, infelizmente arbitraram o valor em mais uns cento e poucos dólares além do que tinha declarado, então deu mais ou menos uns 600 reais de taxa. Bom, como se trata de uma placa-mãe que peguei no ebay abaixo do valor de mercado e por aqui as poucas lojas que tem estoque querem mais de 3 mil nela, ainda valeu a pena, estimo que o custo total ficou em torno de uns 1900 reais.
Quanto a declaração, tinha declarado genérico como "Desktop Mainboard", e outros cabos e conectores de áudio que mandei vir junto também estavam declarados genericamente. O valor da placa mãe eu declarei algo em torno de 64,99 dólares, e as outras peças botei valores quebrados também, tipo 1,49, etc. O frete declarei algo em torno de 18 dólares e uns quebrados.
Enfim, o imposto veio salgado mas já tinha noção que isso poderia acontecer, estava preparado. Por outro lado, felizmente não foi devolvido, o prejuízo seria maior e teria que esperar mais tempo pra poder terminar de montar meu PC, estava comprando as peças durante o ano passado, aos poucos, aí no final do ano que decidi por essa placa-mãe e consegui comprar uma, me acontece essa treta de devoluções, fiquei preocupado.