[TÓPICO DEDICADO] Tudo que você queria saber sobre... Investimentos!

Já comecei com o CDB do Banco Inter. Vou ir testando outros investimentos enquanto acumulo aos poucos. Mas ainda não decidi qual caminho seguir.
 
Eu gosto do AEFI11, tem renda garantida até 2026. está pagando em torno de 1,10 por mês por cota. E Custa +ou- 130 reais a cota.
Emerson, estava pesquisando sobre o AEFI11 e vi que tem alguma treta entre sobre as propostas da KROTON, mesmo assim vale a pena?
 
Emerson, estava pesquisando sobre o AEFI11 e vi que tem alguma treta entre sobre as propostas da KROTON, mesmo assim vale a pena?

Esta treta tem desde 2014 por aí. Tem que ficar esperto. Mas até o momento é meu FII principal e me rendeu muito dinheiro, mas eu não posso garantir nada né. Só que tem uma regra nele que pagariam dividendos até 2026. Acredito eu que ainda da pra aproveitar mais alguns anos. EU arrisquei e este fii já foi 50% do meu patrimônio, hoje já vendi boa parte pra pagar a entrada de um AP. Mas ainda é meu principal.
 
Olá galera, boa noite, me chamo Arthur e possuo 16 anos, acompanho a algum tempo o tópico mas gostaria de perguntar pra vocês, o que um garoto na minha idade precisa realmente saber sobre investimentos? Desde ja, muito obrigado a todos!
 
Olá galera, boa noite, me chamo Arthur e possuo 16 anos, acompanho a algum tempo o tópico mas gostaria de perguntar pra vocês, o que um garoto na minha idade precisa realmente saber sobre investimentos? Desde ja, muito obrigado a todos!
Começar pelo básico. Entender como funciona a lógica dos juros compostos. E o mais importante é aprender a poupar desde já.
 
Olá galera, boa noite, me chamo Arthur e possuo 16 anos, acompanho a algum tempo o tópico mas gostaria de perguntar pra vocês, o que um garoto na minha idade precisa realmente saber sobre investimentos? Desde ja, muito obrigado a todos!
Aconselho a ver vídeos no Youtube sobre investimentos para iniciantes, de forma bem ampla, aprender o que são as siglas que tanto aparecem por ai, CDI, IPCA, CDB e etc, melhores investimentos para pouco dinheiro, saber o que é tesouro direito, renda fixa. É o basicão mesmo pra começar, creio que os vídeos devem englobar bastante coisa.

O bom é isso, você aprender desde já, pois quando começar a trabalhar e ganhar dinheiro já sabe o que fazer ao invés de perder tempo. Eu sou um exemplo disso sobre perder tempo, pois depois que comecei a trabalhar passei 2 anos apenas guardando dinheiro na poupança, eu tinha medo medo de tirar dinheiro da poupança, mas esse medo era justamente por não saber, é normal do ser humano ter medo do desconhecido, a partir do momento que você começa a estudar e conhecer o básico vai perdendo o medo. Minha sorte que perdi apenas 2 anos, imagine que tem gente com 5, 10 anos de "atraso".

Lembro até hoje quando estava no Youtube e no feed apareceu um vídeo com o título "Você está perdendo dinheiro na poupança" ai entrei pra ver e com os cálculos que a pessoa mostrou percebi que se eu não me mexesse e buscasse aprender ia perder e muito. A partir daí foi como falei pra você comecei a ver vídeos para iniciantes, entender esse tanto de siglas, entender o tesouro direito(porta de entrada para sair da poupança) e investimentos em renda fixa em geral.
 
Fui acessar o Portal da Easynvest, e vejo lá: -0,35% nos ultimos 30 dias

:feelbad:

Em abril/2018, comprei 100x ABEV3 a R$ 23,94 e 100x EMBR3 a R$ 23,57. Atualmente estão R$ 17,00 e R$ 18,26, por isso tamanha a tristeza.

Negócio vai ser segurar pelos próximos 2~3 anos.
 
Fui acessar o Portal da Easynvest, e vejo lá: -0,35% nos ultimos 30 dias

:feelbad:

Em abril/2018, comprei 100x ABEV3 a R$ 23,94 e 100x EMBR3 a R$ 23,57. Atualmente estão R$ 17,00 e R$ 18,26, por isso tamanha a tristeza.

Negócio vai ser segurar pelos próximos 2~3 anos.

Você comprou ambev a 23,94? tá maluco :haha: Esse preço foi um dos topos históricos da ambev (Acho que chegou em 24), vai demorar para recuperar, eu venderia e procuraria melhores oportunidades.

Acredito que passando a política o mercado vai melhorar (Espero).
 
Você comprou ambev a 23,94? tá maluco :haha: Esse preço foi um dos topos históricos da ambev (Acho que chegou em 24), vai demorar para recuperar, eu venderia e procuraria melhores oportunidades.

Sim, e acho que da Embraer também, na época.

O que eu fiz: "Ah, é aquela empresa que faz avião/cerveja? Vou comprar!" :bwahaha:

Mas dá nada, faz parte da vida.

Atualmente estou jogando dinheiro na NUConta. Ações só com o Mito presidente (2019).
 
É muita burrice planejar resgatar 1 milhão em 10 anos fazendo aportes numa aplicação só do Tesouro (ipca+2035)? Não tenho tempo nem paciência pra ficar acompanhando as variações, quero apenas jogar o dinheiro lá e esperar, mas sei que ninguém recomenda colocar num lugar só. A questão é: não recomendam porque faz muita diferença a variação ou por uma questão de segurança? Porque, sendo por segurança, o Tesouro nessa faixa de investimento é seguro, certo? Estou pensando em aportes de 3 a 4k mensais.
 
É muita burrice planejar resgatar 1 milhão em 10 anos fazendo aportes numa aplicação só do Tesouro (ipca+2035)? Não tenho tempo nem paciência pra ficar acompanhando as variações, quero apenas jogar o dinheiro lá e esperar, mas sei que ninguém recomenda colocar num lugar só. A questão é: não recomendam porque faz muita diferença a variação ou por uma questão de segurança? Porque, sendo por segurança, o Tesouro nessa faixa de investimento é seguro, certo? Estou pensando em aportes de 3 a 4k mensais.

Não é burrice. Mas variar é melhor por questão de segurança e ganho economico.

Perda financeira: Quando voce sai no prejuizo. Exemplo: Investi 1k em açoes e vendi por 0,8k. Tive uma perda financeira de 0,2k.

Perda economica: Quando voce poderia ter ganho mais.
Exemplo: Investi 1k em Tesouro pos fixado. Resgatei 2k. Mas se tivesse investido no pré fixado, teria resgatado 2,5k. Tive uma perda economica de 0,5k e um ganho financeiro de 1k.

A segurança que buscamos é minimizar as chances de perda economica. Alem disso, tem a questao do FGC, se uma instituiçao quebra e nao te paga, tu normalmente só tem garantia de 250 mil. Entao distribuindo seus investimentos, tem menos chance de perder grana por esse motivo.

Se eu fosse voce aplicaria sim no Tesouro. Mas daria tambem uma olhada nos CDBs, LCIs e LCAs que aparecem de vez em quando com excelentes rentabilidades. Mesma coisa que Tesouro, tu compra e "esquece".
 
É muita burrice planejar resgatar 1 milhão em 10 anos fazendo aportes numa aplicação só do Tesouro (ipca+2035)? Não tenho tempo nem paciência pra ficar acompanhando as variações, quero apenas jogar o dinheiro lá e esperar, mas sei que ninguém recomenda colocar num lugar só. A questão é: não recomendam porque faz muita diferença a variação ou por uma questão de segurança? Porque, sendo por segurança, o Tesouro nessa faixa de investimento é seguro, certo? Estou pensando em aportes de 3 a 4k mensais.

Não faz muita diferença financeiramente. Pois quem investe em renda variável irá passar por longos períodos de prejuízo, e outros de lucro, na média fica equilibrado não foge muito dos 1% mensal com sorte, afinal as vezes quem muito se afoba fica no prejuízo.

mas acho estranho alguém com um projeto tão ambicioso não ter tempo nem interesse pra se dedicar a isso. Não precisa acompanhar sempre, mas corrigir os investimentos uma vez a cada 3 meses pode melhorar os ganhos.
 
Não faz muita diferença financeiramente. Pois quem investe em renda variável irá passar por longos períodos de prejuízo, e outros de lucro, na média fica equilibrado não foge muito dos 1% mensal com sorte, afinal as vezes quem muito se afoba fica no prejuízo.

mas acho estranho alguém com um projeto tão ambicioso não ter tempo nem interesse pra se dedicar a isso. Não precisa acompanhar sempre, mas corrigir os investimentos uma vez a cada 3 meses pode melhorar os ganhos.

Questão de gosto e, na verdade, falta de ambição. Pelo que eu vi, com essa média de tempo e investimento é possível construir esse patrimônio de modo seguro. Na verdade, me assustei vendo discussões em fóruns de investimentos de pessoas acompanhando os índices e enlouquecendo diariamente. Tô fora. Eu não me importo em ganhar menos, desde que eu tenha tempo e saúde mental para aproveitar os ganhos lá na frente. Por isso a minha dúvida vem nesse sentido, o quanto eu estaria "pagando" para não ter que me preocupar com isso - que seria a tal da perda econômica, como o amigo ali citou. Difícil mensurar, mas não vou ficar especulando mais do que isso, já que o mais difícil eu já tenho, que é a economia mensal necessária. O resto é com o tal do juro composto.
 
Questão de gosto e, na verdade, falta de ambição. Pelo que eu vi, com essa média de tempo e investimento é possível construir esse patrimônio de modo seguro. Na verdade, me assustei vendo discussões em fóruns de investimentos de pessoas acompanhando os índices e enlouquecendo diariamente. Tô fora. Eu não me importo em ganhar menos, desde que eu tenha tempo e saúde mental para aproveitar os ganhos lá na frente. Por isso a minha dúvida vem nesse sentido, o quanto eu estaria "pagando" para não ter que me preocupar com isso - que seria a tal da perda econômica, como o amigo ali citou. Difícil mensurar, mas não vou ficar especulando mais do que isso, já que o mais difícil eu já tenho, que é a economia mensal necessária. O resto é com o tal do juro composto.

Também penso que o investimento precisa ser algo simples e objetivo, sem complicações, que não pode demandar muito tempo do investidor ou vai acabar sendo algo chato, massante. Hoje meus investimentos giram em torno de CDB's, tesouro direto, lci/lca e alguns imóveis. Invisto um pouco em ações por gostar do mercado, acho interessante estudar, mas não seria capaz de viver com esta renda.

O maior problema é que quanto mais a gente possui mais ambiciosos nos tornamos, 1 milhão é apenas o primeiro passo, depois você vai querer ter dois três etc. Acaba adiando aquela ideia inicial de se aposentar apenas para conseguir mais dinheiro.
 
Tesouro IPCA é uma boa ter na carteira de investimentos, mas não só. Precisa atentar pra duration, porque oscila bastante o valor do título até lá e vamos combinar que pouca diversificação, ainda mais num projeto de longo prazo, nunca é saudável. Não tem por que conviver com esse risco durante décadas.

Pra compor o valor de um projeto de longo prazo como, por exemplo, a aposentadoria, vejo importante o seguinte:
- INSS: é parte importante por ser vitalício e por valer a pena financeiramente. Mas não dá pra contar só com isso.
- Previdência privada: é interessante ter um produto de uma boa gestora com custos baixos, para aproveitar os benefícios fiscais e sucessórios. Faz uma diferença grande.
- Carteira de investimentos: diversificada. Com um percentual de 30%, 40% em renda variável. Pode considerar a prev privada pra chegar no percentual.
- Seguros: até alcançar montantes consideráveis para o projeto de longo prazo, pode demorar, e se acontecer alguma merda no caminho, vai ser importante pra própria pessoa e pros dependentes. Depois de alcançar um montante bom nas aplicações, pode abandonar o seguro.

Tô criando um grupo no Whats pra falarmos sobre planos para a aposentadoria. Se interessar, entrem lá: https://chat.whatsapp.com/EcqKGDwuDAz1BEuhIhtY5y
 
Projeção da inflação está subindo aos poucos. Com esse aperto, e considerando que a Selic está num piso histórico, é bem possível que em 2019 tenhamos um movimento de subida. Sabemos que o COPOM não vai segurar a taxa pra sempre.

Usando a Análise Técnica em gráfico também vê-se uma tendência:
- Na parte inferior, o indicador MACD (Média Móvel Convergente e Divergente) mostra um cruzamento de linhas de baixo para cima, indicando uma possível ascensão.

kfaDtyFb


Há quem diga que o juros vai subir antes mesmo do final do ano. É difícil definir uma data de forma precisa. Enfim, estava dando uma olhada nos posts do mês passado que tínhamos discutido sobre a Selic também. Eu havia falado que não ia subir, e continua nos 6,5% hehe :coolface:

Mas é interessante até o final do ano dar uma olhada no que pode ser mais rentável esperando uma subida da Selic pra faixa dos 8-9%. O que acham? Acho que o @chacalzila já meteu grana nessa vibe. Eu vou deixar o meu jogo na mesma, por enquanto, mês passado rendeu 357% do CDI :notbad:
 
Projeção da inflação está subindo aos poucos. Com esse aperto, e considerando que a Selic está num piso histórico, é bem possível que em 2019 tenhamos um movimento de subida. Sabemos que o COPOM não vai segurar a taxa pra sempre.

Usando a Análise Técnica em gráfico também vê-se uma tendência:
- Na parte inferior, o indicador MACD (Média Móvel Convergente e Divergente) mostra um cruzamento de linhas de baixo para cima, indicando uma possível ascensão.

kfaDtyFb


Há quem diga que o juros vai subir antes mesmo do final do ano. É difícil definir uma data de forma precisa. Enfim, estava dando uma olhada nos posts do mês passado que tínhamos discutido sobre a Selic também. Eu havia falado que não ia subir, e continua nos 6,5% hehe :coolface:

Mas é interessante até o final do ano dar uma olhada no que pode ser mais rentável esperando uma subida da Selic pra faixa dos 8-9%. O que acham? Acho que o @chacalzila já meteu grana nessa vibe. Eu vou deixar o meu jogo na mesma, por enquanto, mês passado rendeu 357% do CDI :notbad:

Eu tenho minha reserva de emergência no tesouro Selic, acredito que ela chegue sim perto dos 9% do próximo ano, nos resta esperar o COPOM e ver o que vão decidir, aliás acredito que ano que vem vai ser um ano bem interessante para operar na bolsa também, principalmente se acontecer a vitória do Bolsonaro para presidente.
 
Pessoal! Boa tarde! Comprei hj cedo 2 cotas do FII RBRF11 por engano. Joguei no Home RBRR11 e veio esse. Tem como desfazer a operação de algum modo ou terei que vender hj mesmo?
 
Pessoal! Boa tarde! Comprei hj cedo 2 cotas do FII RBRF11 por engano. Joguei no Home RBRR11 e veio esse. Tem como desfazer a operação de algum modo ou terei que vender hj mesmo?
Já contatou o suporte da corretora?
 
Pessoal, entre deixar dinheiro no Nubank e no CDB do banco inter em um tempo de no máximo 1 ano, qual melhor?
 
Pessoal, entre deixar dinheiro no Nubank e no CDB do banco inter em um tempo de no máximo 1 ano, qual melhor?

O melhor seria o cdb do inter pois possui proteção do fgc.
 
Já, o corretor falou pra eu vender e comprar o certo.. A pergunta agora é, tenho que recolher algo pela venda?

Vai ser cobrado taxa de corretagem (se houver) e as taxas cobradas pela bolsa.
 
Pessoal! Boa tarde! Comprei hj cedo 2 cotas do FII RBRF11 por engano. Joguei no Home RBRR11 e veio esse. Tem como desfazer a operação de algum modo ou terei que vender hj mesmo?

Se está no mesmo preço venda. Acho praticamente impossível reverter uma negociação pois seria injusto com o vendedor, pode ter diferença de preços. única saída é vender pelo mais próximo possível que pagou. Não tem que recolher imposto nenhum não. Apenas as taxas da bolsa ou corretagem se houver. Melhor não esquentar a cabeça por 10 ou 20 reais de perda.
 
Pessoal, entre deixar dinheiro no Nubank e no CDB do banco inter em um tempo de no máximo 1 ano, qual melhor?

Em questão de ganhos a diferença é mínima, não notaria diferença. Como já falaram acima vale a pena o Inter por ser garantido pelo FGC.
 
Projeção da inflação está subindo aos poucos. Com esse aperto, e considerando que a Selic está num piso histórico, é bem possível que em 2019 tenhamos um movimento de subida. Sabemos que o COPOM não vai segurar a taxa pra sempre.

Usando a Análise Técnica em gráfico também vê-se uma tendência:
- Na parte inferior, o indicador MACD (Média Móvel Convergente e Divergente) mostra um cruzamento de linhas de baixo para cima, indicando uma possível ascensão.

kfaDtyFb


Há quem diga que o juros vai subir antes mesmo do final do ano. É difícil definir uma data de forma precisa. Enfim, estava dando uma olhada nos posts do mês passado que tínhamos discutido sobre a Selic também. Eu havia falado que não ia subir, e continua nos 6,5% hehe :coolface:

Mas é interessante até o final do ano dar uma olhada no que pode ser mais rentável esperando uma subida da Selic pra faixa dos 8-9%. O que acham? Acho que o @chacalzila já meteu grana nessa vibe. Eu vou deixar o meu jogo na mesma, por enquanto, mês passado rendeu 357% do CDI :notbad:

Isso mostra claramente que é hora de pular fora de FIIs, De tesouros diretos IPCA e Pré. pois despencam com a alta da Selic. Isso pra quem gosta de especular é claro, não é algo obrigatório.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo