Tutorial como colocar o modem da vivo fibra em bridge sem que o telefone e a tv deixem de funcionar

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos maur0
  • Data de Início Data de Início
Pessoal,
Consegui o VIVO 600MB, e estou usando ele como bridge e um ASUS RT-AX82U como roteador. O bixo é bruto, bom demais, porém tenho uma dúvida:
- Nos testes do SpeedTest, a velocidade não está vindo 600MB, fica meio instável, as vezes vem, as vezes não; as vezes, 300MB, as vezes 400MB, por aí vai;
- Ativei o IPV6 no roteador da ASUS, na opção "Native". Seria isso o problema? Tem outras opções de IPV6, como "Passthrought", etc;
- Fiz (antes de passar o Mitrastar pra Bridge) o teste via cabo no Mitrastar, bate 600MB;
- Fiz o teste de velocidade dentro do roteador da ASUS (tem uma opção pra fazer lá dentro dele, pra saber quanto está chegando nele) e bate 600MB tranquilo (só não estou conseguindo colocar a imagem aqui, não tem opção pra mostrar pra vcs, não sei como colocar imagem aqui dentro do fórum);
Pelo que percebo, só a velocidade no Wi-Fi do ASUS não está batendo 600MB. O que tá faltando? Quais configurações dentro do ASUS RT-AX82U que possam melhorar isso?
Sei que ele chega, em alguns testes bateu, mas bem raros. Já tentei desativar IPV6, Ativar IPV6, dá na mesma. Deve ser alguma configuração dentro do ASUS que não está permitindo o Wi-Fi bater 600MB e mantê-lo estável.

Alguém pode ajudar?

Edit: Já consegui arrumar isso galera! Valeu!!!

Última edição:
Pessoal,
Consegui o VIVO 600MB, e estou usando ele como bridge e um ASUS RT-AX82U como roteador. O bixo é bruto, bom demais, porém tenho uma dúvida:
- Nos testes do SpeedTest, a velocidade não está vindo 600MB, fica meio instável, as vezes vem, as vezes não; as vezes, 300MB, as vezes 400MB, por aí vai;
- Ativei o IPV6 no roteador da ASUS, na opção "Native". Seria isso o problema? Tem outras opções de IPV6, como "Passthrought", etc;
- Fiz (antes de passar o Mitrastar pra Bridge) o teste via cabo no Mitrastar, bate 600MB;
- Fiz o teste de velocidade dentro do roteador da ASUS (tem uma opção pra fazer lá dentro dele, pra saber quanto está chegando nele) e bate 600MB tranquilo (só não estou conseguindo colocar a imagem aqui, não tem opção pra mostrar pra vcs, não sei como colocar imagem aqui dentro do fórum);
Pelo que percebo, só a velocidade no Wi-Fi do ASUS não está batendo 600MB. O que tá faltando? Quais configurações dentro do ASUS RT-AX82U que possam melhorar isso?
Sei que ele chega, em alguns testes bateu, mas bem raros. Já tentei desativar IPV6, Ativar IPV6, dá na mesma. Deve ser alguma configuração dentro do ASUS que não está permitindo o Wi-Fi bater 600MB e mantê-lo estável.

Alguém pode ajudar?

Como fez pra arrumar?

Eu segui esse tutorial (ou parecido) uns 2 anos atrás e sempre funcionou tudo perfeitamente. Hoje o pessoal veio trocar os 2 aparelhos de TV Vivo por outros mais novos... E agora a TV não funciona mais com essa configuração. Fica aparecendo uma tela da Vivo pedindo para assinar os canais. Alguma luz?

Pessoal,

Alguém pode ajudar?

Qual era o problema?

Estou com o mesmo problema. Lá no fórum vivo guru juram de pés juntos que a VLAN da IPTV não faz requisição na VLAN da internet, aqui no meu HGU quando eu configuro para Bridge a tv continua funcionando porém sem interatividade... e quando desligo o decoder(tiro da tomada) quando ele volta e tenta se alinhar ele simplesmente não consegue. É muito bizarro como isso pode acontecer, mesmo porque todas as outras VLANS são mantidas intactas e essas regras esquisitas do dhcp também. Há quem jure de pé junto que consegue ter podem em Bridge + tv e telefone sem ter problema algum, sou extremamente cético
Eu sempre tive a TV e telefone funcionando em modo bridge normalmente, seguindo um tutorial muito parecido com esse. Na última semana trocaram meus de odres da vivo (iph8000) por uns novos da Arris... E agora a TV não funciona de jeito nenhum em modo bridge mais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Retornei o ip para 192.168.15.1 a tv continua funcionando porém sem a parte de interatividade.... quando entro em guia os preview dos canais não ficam disponíveis.
Qual o seu decoder de TV?

Tenho internet + telefone
e mesmo fazendo o tutorial o telefone nao funciona.
modelo do modem: gpt-2541gnac-n1

Curioso é que logo quando configuro o bridge o telefone funciona, assim que eu plugo o modem vivo no router (ER7206) o telefone para de funcionar.

Uma dúvida.
O modem vivo é ip 192.168.15.1 (bridge)
meu roteador é 192.168.0.1 (geteway)

tem como eu conectar do meu pc que esta pelo getway no modem da vivo? ou so plugando direto o caboi no modem?
Tentei configurar um Transmission>Static routing no meu ER7206 mas nao consegui

Boa tarde amigos.
Alguém com essa configuração tem acesso com ipv6? já testei no passado em brigde mas ela desabilita o ipv6 pois a vivo fibra usa Network Protocol Selection ipv4&ipv6(Dual Stack).

Coloquei meu roteador VIVO Fibra (Askey RTF3505VW-N1) em modo bridge e a conexão IPv4 e IPv6 está funcionando perfeitamente há mais de 6 horas no meu roteador TP-Link. Há um porém:

Conexão funciona, mas O LED do ícone mouse fica piscando na cor azul

Esse comportamento é normal no modo bridge ou é algo que devo me preocupar (ex: risco do equipamento ficar fora de sincronia com a Vivo)?

PS: Equipamento: Roteador Askey RTF3505VW-N1 (firmware: BR_SV_g000_R3505VWN1001_s36)

Amigo poderia me orientar na configuração do ipv6? quero passar tudo pro meu roteador da tp-link ax50 só que no passado fiz isso e desabilitou o ipv6 ai tive resetar o modem da vivo e colocar no meu router na opçao de ipv6 pass through (brigde).

Última edição:
Meus caros, tenho vivo fibra e peguei um roteador mais potente. Não tenho tv nem telefone.

Se eu passar o modem pra modo bridge ele perde as configurações e posteriormente vou ter que chamar técnico pra ativar novamente?

Meus caros, tenho vivo fibra e peguei um roteador mais potente. Não tenho tv nem telefone.

Se eu passar o modem pra modo bridge ele perde as configurações e posteriormente vou ter que chamar técnico pra ativar novamente?
Todos os roteadores da Vivo que tive voltaram com as configurações de vlan, iptv, depois de resetados.

Estou com um Mitrastar em bridge e PPPoE configurado no OpenWRT (NanoPi R4S), tudo funcionando (Vivo Fibra 600, região sul, VLAN 600 infra legada GVT).

Porém estou com um problema muito estranho. Quando cai a energia ou reinicializo o Mitrastar, o OpenWrt não consegue mais conectar via PPPoE.

Só consigo resolver retornando a conexão PPPoE para o Mitrastar, e depois de uma conexão bem sucedida retorno ao modo bridge. Aí o OpenWrt connecta, desconecta e reconecta PPPoE sem problemas, quantas vezes necessárias. Posso rebootar o OpenWrt, também funciona.

Mas basta eu reinicializar o Mitrastar e o PPPoE no OpenWrt pára de funcionar, até que eu faça o procedimento acima.

Não acredito que seja problema no OpenWRT. É como se a Vivo tivesse algum tipo de autenticação do MAC address da origem do PPPoE, que é validada apenas uma vez Mas isso é só uma hipótese minha.

Alguém mais está tendo esse problema?

Quando falta energia, o OpenWrt desconecta bruscamente sem dar o "release" comando para dizer ao PPPoE que se desconectou, portanto ele pode demorar alguns minutos ou horas pra voltar a conectar nesse MAC.
Você pode colocar pra gerar um Mac aleatório e ver se resolve esse problema.

Quando falta energia, o OpenWrt desconecta bruscamente sem dar o "release" comando para dizer ao PPPoE que se desconectou, portanto ele pode demorar alguns minutos ou horas pra voltar a conectar nesse MAC.
Você pode colocar pra gerar um Mac aleatório e ver se resolve esse problema.

Fiz mais testes. Aparentemente o problema *não* é esse (não é o OpenWrt).

Toda vez que o modem da Vivo reinicializa (Mitrastar em modo Bridge), o PPPoE do meu roteador não conecta mais. Mudei o MAC da WAN do OpertWrt, esperei 8 horas, pulei num pé só, e nada. Basta o modem da Vivo reiniciar e o PPPoE do meu roteador não conecta mais.

A solução que encontrei é simplesmente entrar na conexão bridge na interface Padrão do modem Vivo, editar e sem mudar nada clicar "OK" (abaixo).

Magicamente ao fazer isso o PPPoE deu rotedor volta a conectar automaticamente.

Acredito que seja um bug do Mitrastar (pois diferente do Askey o Mitrastar fica piscando o LED azul quando em modo bridge querendo dizer que não tem internet), então fica aí a dica para quem estiver com esse problema, e caso alguém encontre a solução que não precise desse passo manual por favor avisar.

ATUALIZAÇÃO:

Novas informações. Resetei a HGU da Vivo (zerando as configuração), recomecei do zero. Mas dessa vez usei a interface normal para colocar em modo bridge.

Pelo menos no Mitrastar, ao contrário do que a mensagem diz, o telefone continua funcionando normalmente ao colocar em modo Bridge pela UI normal (abaixo), sem necessidade de usar a UI "padrão" (http://192.168.15.1/padrao).

Adicionalmente, ao configurar o modo bridge dessa maneira, o problema do PPPoE do meu rotedor foi resolvido. Agora, mesmo quando a HGU da Vivo é reinicializada, meu roteador consegue reestabelecer a conexão PPPoE sem problemas.

Dessa maneira sugiro ao @maur0 atualizar o primeiro post desse tópico com essa nova informação, pois não há mais necessidade da "solução de contorno" originalmente postada para colocar em bridge sem desabilitar o telefone fixo.

Última edição:
Fiz mais testes. Aparentemente o problema *não* é esse (não é o OpenWrt).

Toda vez que o modem da Vivo reinicializa (Mitrastar em modo Bridge), o PPPoE do meu roteador não conecta mais. Mudei o MAC da WAN do OpertWrt, esperei 8 horas, pulei num pé só, e nada. Basta o modem da Vivo reiniciar e o PPPoE do meu roteador não conecta mais.

A solução que encontrei é simplesmente entrar na conexão bridge na interface Padrão do modem Vivo, editar e sem mudar nada clicar "OK" (abaixo).

Magicamente ao fazer isso o PPPoE deu rotedor volta a conectar automaticamente.

Acredito que seja um bug do Mitrastar (pois diferente do Askey o Mitrastar fica piscando o LED azul quando em modo bridge querendo dizer que não tem internet), então fica aí a dica para quem estiver com esse problema, e caso alguém encontre a solução que não precise desse passo manual por favor avisar.

ATUALIZAÇÃO:

Novas informações. Resetei a HGU da Vivo (zerando as configuração), recomecei do zero. Mas dessa vez usei a interface normal para colocar em modo bridge.

Pelo menos no Mitrastar, ao contrário do que a mensagem diz, o telefone continua funcionando normalmente ao colocar em modo Bridge pela UI normal (abaixo), sem necessidade de usar a UI "padrão" (http://192.168.15.1/padrao).

Adicionalmente, ao configurar o modo bridge dessa maneira, o problema do PPPoE do meu rotedor foi resolvido. Agora, mesmo quando a HGU da Vivo é reinicializada, meu roteador consegue reestabelecer a conexão PPPoE sem problemas.

Dessa maneira sugiro ao @maur0 atualizar o primeiro post desse tópico com essa nova informação, pois não há mais necessidade da "solução de contorno" originalmente postada para colocar em bridge sem desabilitar o telefone fixo.

No Askey o telefone continua também funcionando normalmente, ao colocar em bridge, sem a necessidade de qualquer outra alteração.

No Askey o telefone continua também funcionando normalmente, ao colocar em bridge, sem a necessidade de qualquer outra alteração.

O mais importante é que dessa forma o PPPoE em meu roteador (OpenWrt) passou a funcionar corretamente (antes disso o PPPoE no roteador não reconectava depois da reinicialização da HGU da Vivo).

Olá,
Recentemente migrei meu plano da da Vivo para o Vivo Total, o que fez necessário a visita técnica pois não estava atingindo a velocidade contratada. Aí começou meu drama.
Tenho TV + Tel + Internet, com o HGU em bridge, tv e tel funcionando e internet gerenciada pelo meu UDM-Pro.
Depois dessa atualização a TV funciona por alguma horas e cai, já trocaram o HGU e continua ncaindo.

TV esta no Coaxial

Alguém teria um solução?

Obrigado

Olá,
Recentemente migrei meu plano da da Vivo para o Vivo Total, o que fez necessário a visita técnica pois não estava atingindo a velocidade contratada. Aí começou meu drama.
Tenho TV + Tel + Internet, com o HGU em bridge, tv e tel funcionando e internet gerenciada pelo meu UDM-Pro.
Depois dessa atualização a TV funciona por alguma horas e cai, já trocaram o HGU e continua ncaindo.

TV esta no Coaxial

Alguém teria um solução?

Obrigado
Chegaram a trocar o HGU quando vc fez a troca de sistema? Eu não vejo uma solução simples se a forma de funcionamento da TV mudou.
O que eu faria era jogar o IP da UDM no DMZ da HGU (carai.. é sigla pra kct)

Chegaram a trocar o HGU quando vc fez a troca de sistema? Eu não vejo uma solução simples se a forma de funcionamento da TV mudou.
O que eu faria era jogar o IP da UDM no DMZ da HGU (carai.. é sigla pra kct)
Voltaram pra antiga, pois não funcionou com a troca da HGU.
Sim é muita sigla, kkkkk

hora maldita de mudar de plano........

Por padrão a vivo tira todo o suporte a telefone e tv em modo bridge mas eu descobri uma maneira de contornar isso
0lRlHx2.png

Tutorial simples de como colocar modem da vivo fibra em bridge sem que telefone e a tv deixar de funcionar

acesse http://192.168.15.1/padrao

vai em configuração de rede depois wan

usJVmcV.png

aparecerá essa tela em seguida

mVwYSNV.png

S9nIjQB.png

uMNR92i.png

GKnN0qc.png

apos isso é so configurar no roteador pppoe ou criar um discador pppoe no windows conforme queira, a tv e telefone permanece funcionando
pois nao foi mexido em vlan dele apenas o hi-fi deixará de funcionar
Será que a tv para os decoder Wi-Fi funciona usando o Wi-Fi do roteador? Vou tentar mas acho que deve cair, pelo menos numa tentativa de deixar hgu em router com Wi-Fi desligado, a tv no decoder Wi-Fi funcionava por um tempo e depois tomava GCN11 tendo que voltar pro Wi-Fi da HGU.

Continua funcionando o tutorial? Digo isso pra quem tem um roteador wifi e o modem da vivo em bridge. Funciona a tv tranquilamente?

Continua funcionando o tutorial? Digo isso pra quem tem um roteador wifi e o modem da vivo em bridge. Funciona a tv tranquilamente?
Olá Pessoal!
Eu tenho um modem da vivo modelo askey rtf8115vw, e tenho 3 linhas telefônicas, por isso tenho o ATA GrandStream HT814. Daí, encontrei um tutorial que mostra como colocar ele em modo bridge tentando manter VOIP e IPTV funcionando (no meu caso o interesse é o funcionamento do ATA).
Link: https://itigic.com/configure-movistar-askey-rtf8115vw-router-in-bridge-mode/
No final do post, ele fala que é necessário um roteador compatível com VLANS para que IPTV e VOIP funcionem, eu tenho um mikrotik aqui com suporte a VLANS, mas alguém já fez com sucesso essa configuração.
Pelo que eu entendi, o ATA precisa de internet, por isso não funcionaria deixando conectado no modem da vivo em modo bridge, porém também há umas rotas estáticas e VLANs específicas configuradas dentro do ASKEY da vivo. Não vi nenhum post sobre isso em detalhes, então creio que seja pouco usual esse tipo de configuração, então o jeito é desbravar em várias tentativas e erros, rsrs.
Alguém com algum conhecimento de vlans, e rotas do mikrotik estaria disposto a ajudar? . (Ofereço uma compensação financeira)

Galera, ja uso em modo bridge, com um nano pi r4s com openwrt num switch e um AP

queria saber: é possivel usar o modem em modo AP ? tipo ele conecta em modo bridge, mas usando uma vlan ele faz o wifi funcionar também ?

Não sei se de pra me entender muito bem, mas a idéia é o modem continuar em bridge e a placa de rede wifi dele enviar o sinal roteado do nanopi.

Me desculpem postar aqui mas nao achei outro topico mais adequado.
Gostaria de saber se os senhores conseguiram pegar o ipv6 depois que colocaram em bridge? pq eu não consegui só peguei o ipv4. tem alguma forma de pegar ipv6?

Gostaria de saber se os senhores conseguiram pegar o ipv6 depois que colocaram em bridge? pq eu não consegui só peguei o ipv4. tem alguma forma de pegar ipv6?
Aqui está em bridge e o IPv6 segue funcionando normalmente. Não fiz nada de diferente a não ser passar a HGU da Vivo para o modo bridge e configurar a discagem PPPoE no roteador (cliente/cliente@cliente). Pega o IPv6 automático.

Assim como reportado pelo @C9H13NO3, aqui pegou IPv6 de boa também (uso OpenWrt no meu roteador).

Qual a marca e modelo do teu roteador? Está com o firmware atualizado? Você verificou se o mesmo tem suporte de IPv6 via PPPoE?

Users who are viewing this thread

Voltar