Povo, me digam se é novidade ou eu que me perdi no tempo, por favor?
Bom, todos sabemos que, em sua grande maioria, a PSN é horrível no quesito velocidade de download. A pessoa por ter internet de 100, 200, 300, 500Mb, mas ainda assim é uma taxa vergonhosa.
O motivo disso, é que as "partes" do jogo são baixadas dos CDN's Brasileiros e Americanos, sem ficar fixo em apenas um, assim, não garantindo a velocidade total do download, baseado na internet da pessoa.
Há algum tempo, contornei esse "problema", por simplesmente usar um programa chamado "PSXDownloadHelper" e configurando no arquivo "hosts" dele, somente os endereços IP's que atendem o Brasil. Assim, eu conseguia fixar um único endereço de CDN e baixar com velocidade total e sem transtornos.
Esses IP's pertencem a Level 3 Communications e foi assim sempre, ou melhor, desde que passei a fazer essa "gambiarra".
Ontem, fui utilizar o método e percebi que estava ocorrendo algumas falhas e não sendo possível baixar o conteúdo usando dois dos IP's que não tinham problemas.
Resolvi usar o método que identifica de qual CDN os conteúdos são baixados e percebi que havia dois novos IP's de uma mesma faixa.
Ao jogar esses IP's em um site que identifica as informações sobre IP's, notei que ambos pertencem a Vivo.
"Fixei" um desses IP's no programa e baixou com velocidade total e sem transtornos.
E eu lhes pergunto...
Então, quer dizer que agora, assim como acontece com YouTube, Netflix, etc, a Vivo está com CDN próprio para a PSN?
Será que o mesmo está ocorrendo com as demais operadoras?
Agradeço desde já!