Você acredita em DEUS? -=Topico Infinito=- [2]

Vc leu né? então poderia facilitar o processo me informando a página? fiz o cadastro mas, para baixar custa $9.00
Não consigo pesquisar pela UI https://www.jstor.org/stable/40000828?read-now=1&seq=6#page_scan_tab_contents
A primeira página do artigo é exibida gratuitamente no link que te enviei. Nessa página, já diz que a primeira pirâmide, a de Djoser começou a ser construída em 2650 a.C:
download.png
 
A cronologia bíblica é descrita em Lucas 3: 23-38 onde o autor do evangelho traça a genealogia de Jesus. A partir disso, basta procurar o nascimento e idade de cada personagem citado como ancestral de Jesus.
É nisso que teólogos fundamentalistas afirmam que a Terra tem menos de 6 mil anos de idade.

Gosto de citar o exemplo das pirâmides, pq é algo que não depende de conhecimento científico. Qualquer pessoa com escolaridade básica estudou nas aulas de História o básico sobre o Egito, isso me surpreende pq tão poucos cristãos questionam uma coisa tão básica.
Religião cega as pessoas, isso é fato.
 
Última edição:
Admiro que ainda existam pessoas com boa vontade e uma determinação hercúlea igual o @Dundee.
Não tenho mais energia para essas dissonâncias cognitivas e falta de lógica.

Eu sempre fico em cima do muro sem saber se caio pro lado da indiferença ou pro lado da revolta quando se trata de religiões e crenças supersticiosas. Por um lado acho que cada um tem o direito de acreditar no que bem entender, por outro acho que isso só cria ignorância, cegueira e falta de reflexão. Eu tento ver por todos os ângulos, mas no final das contas eu chego só a uma conclusão: religiões e superstições são um atraso medieval e danoso.

Até o budismo, que tem um ar mais sensato e pé no chão na superfície, quando se vai a fundo tem absurdos enormes.

De qualquer forma, a melhor coisa é ser indiferente pois as religiões seguirão firmes e fortes... apesar de que felizmente ao mesmo tempo elas vêm se desmontando e perdendo força aos poucos.

A melhor até agora é o Templo Satânico (que são ateístas, antes que alguém fale algo). O que começou como uma brincadeira se tornou uma das frentes mais fortes em defesa do estado laico.

 
Última edição:
Uma sub pergunta dentro do tópico;

Se vc não crê em DEUS
Em que ou quem vc crê?

Ué, como assim?
Acreditar da pra se acreditar em qualquer coisa que não seja uma divindade.

Eu acredito que fulano é boa pessoa e fulano é mal caráter.
Eu acredito que a pizza vá chegar as 7h da noite.

De resto, você quer dizer uma compressão sobre o universo e como ele foi criado?

Eu acho bacana a navalha de Newton: se algo não pode ser testado, não merece atenção.
 
Sério que tu estas questionando algo inexplicado pelas leis naturais?
Então talvez a palavra milagre foi escrita no dicionário por um crente.



Sim um milagre pode se repetir ou não afinal são probabilidades né?



Então, se a ciência não comprova a "não existência de DEUS" isto quer dizer que ele existe?
Velho, não adianta voce citar a biblia pra min, pois acho que esse conjunto de textos tem tanta veracidade quando a existência do coelhinho da pascoa ou do saci. Alias quando jovem eu era como você, mas quando descobri como de fato a biblia que nós conhecemos foi feita, qualquer credibilidade nesse livro deixou de existir. Alias acho que ela como é hoje é mais uma arma de controle das massas que um livro "sagrado".
 
Velho, não adianta voce citar a biblia pra min, pois acho que esse conjunto de textos tem tanta veracidade quando a existência do coelhinho da pascoa ou do saci. Alias quando jovem eu era como você, mas quando descobri como de fato a biblia que nós conhecemos foi feita, qualquer credibilidade nesse livro deixou de existir. Alias acho que ela como é hoje é mais uma arma de controle das massas que um livro "sagrado".
Eu que namorava uma metodista [em 1978[
quem nascia seguia os passos do pai
ir a igreja era um ato social/ vestir as melhores roupas/ etc;
nunca senti nenhuma adrenalina lá
 
Até o budismo, que tem um ar mais sensato e pé no chão na superfície, quando se vai a fundo tem absurdos enormes.

Eu gostaria muito de conhecer as suas conclusões sobre isso, poderia dizer mais?

Obs: gostei da forma como você "monta" seus argumentos e como escolhe as palavras que utiliza.

.
 
Eu que namorava uma metodista [em 1978[
quem nascia seguia os passos do pai
ir a igreja era um ato social/ vestir as melhores roupas/ etc;
nunca senti nenhuma adrenalina lá

Fui pra igreja católica quando criança, na adolescência fui pra movimentos carismáticos e por fim pra igreja evangélica, como disse fiz alguns anos de seminário. Fora as coisas minha opinião sobre a biblia que já deixei bem clara, principalmente em igrejas evangélicas. Nunca na vida vi um conjunto de de pessoas tão mau caráter como vi em igrejas evangélicas, principalmente nessas new pentecostais. As tradicionais ainda da pra levar.
 
Velho, não adianta voce citar a biblia pra min, pois acho que esse conjunto de textos tem tanta veracidade quando a existência do coelhinho da pascoa ou do saci. Alias quando jovem eu era como você, mas quando descobri como de fato a biblia que nós conhecemos foi feita, qualquer credibilidade nesse livro deixou de existir. Alias acho que ela como é hoje é mais uma arma de controle das massas que um livro "sagrado".

[2] Já fui da igreja também. E quanto mais eu lia mais eu questionava e via as inconsistências desse livro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fui pra igreja católica quando criança, na adolescência fui pra movimentos carismáticos e por fim pra igreja evangélica, como disse fiz alguns anos de seminário. Fora as coisas minha opinião sobre a biblia que já deixei bem clara, principalmente em igrejas evangélicas. Nunca na vida vi um conjunto de de pessoas tão mau caráter como vi em igrejas evangélicas, principalmente nessas new pentecostais. As tradicionais ainda da pra levar.
somos iguais, nunca vi um povo tão falso e de duas caras, falsos pregadores, falsas ovelhas como esses de igreja evangélica, já fui obreiro de um e só sofri humilhação de irmãos em cristo que tinham um poder aquisitivo maior e se achavam por cima da carne seca e os pastores babam ovo dessa gente, e antes que achem que saí pq fiquei revoltadinho saí pq vi que essa religião é uma grande perda de tempo. Hoje não confio em nenhum religioso, geralmente quem fala mt de deus são as piores pessoas, são falsas, traem, apunhalam pelas costas, podem reparar nisso. Quero distância dessa gente.
 
Eu estou vendo a defesa do estado laico. Ótimo, o problema é quando essa defesa serve de base para zombar da fé alheia.

E é isso que vejo aqui.
 
Eu estou vendo a defesa do estado laico. Ótimo, o problema é quando essa defesa serve de base para zombar da fé alheia.

E é isso que vejo aqui.
As pessoas tem o direito de acreditar no que quiserem. E outras têm o direito de dizer que essas acreditam é ridículo.
Desde que nenhum obrigue o outro a seguir sua opinião, estão todos no seu respectivo direito.
 
Eu gostaria muito de conhecer as suas conclusões sobre isso, poderia dizer mais?

Obs: gostei da forma como você "monta" seus argumentos e como escolhe as palavras que utiliza.

.
Na realidade o budismo é apresentado muitas vezes como uma religião sem crenças no sobrenatural. Por ser uma "religião ateísta" ela foi pintada aqui no ocidente como uma religião pé no chão. Isso e o fato dos templos budistas aceitarem todos pra sessões de meditação e retiros, o qual existe algumas evidencias científicas dos benefícios da pratica meditativa, ajudou pra criar essa imagem de uma religião para pessoas mais esclarecidas e nao supersticiosas.

Porém essa é a roupagem superficial. Quando se começa a pesquisar mais a fundo.. você encontra coisas como formas de existencia, demonios budistas, habilidades parapsicologicas ou extrasensoriais de enxergar vidas/existências passadas nas varias formas (não só as humanas), crenças em budas que transformam coisas em ouro e etc.

Eles dizem que você não precisa acreditar em nada disso pra "praticar o budismo", e realmente, pra praticar você não precisa crer em nada. Mas se quiser ir mais a fundo vai ter que acreditar. Aí que a imagem de religião não sobrenatural cai por terra.

Existem muitas e muitas vertentes do budismo, inclusive existe uma mais materialista, mas no final das contas quando se tem tanta divisão e tanta religião assim, cai tudo no mesmo balaio. Cada um inventa um monte de coisa pra alinhar mais com o que pensa, mas de verdade ali nada se tem.

Qualquer conversa sobre isso recai no "as provas são as experiencias que você vai passar". Ou seja, o budismo se prova quando você se aprofunda e experiencia as coisas. No fim, é culto. A verdade tem que ser experimentada, sentida, e pra isso você tem que se aprofundar no budismo, então pra isso já tem que ter a fé.

Muito dificilmente alguem vai investir anos da vida em ensinamentos complicados e horas e horas de meditação e rituais pra daqui 2 anos falar "beleza, não tem nada ali". Quem ta lá dentro ta porque é crente.

De qualquer forma acho que seja uma religião bem pouco danosa. Prega não sofrimento de todos os seres e tal... ou seja, a favor do vegetarianismo, contra uso de entorpecentes, mas ela nao te impõe nada disso e voce nao precisa de nada disso pra praticar o budismo. Só é algo que você vai acabar fazendo porque no caminho você acaba chegando a essas conclusões, mas também pode passar a vida toda sendo budista e beber álcool todo dia por exemplo, nada te impede, você só não vai evoluir. Por esse lado acho ela bacana, porque religiões com imposições fortes gera muito sofrimento e culpa, o que acaba resultando no oposto do que se quer.

Saindo do assunto do budismo. Um livro bacana de um relato de um ex-crente brasileiro é o livro chamado Ímpio. Ele é de familia de evangelicos daqueles que falam em línguas bizarras e conseguiu sair, mas a familia não fala com ele e acha que ele tem o demônio no corpo. Recomendo muito pra entender como funciona por dentro.
 
Última edição:
As pessoas tem o direito de acreditar no que quiserem. E outras têm o direito de dizer que essas acreditam é ridículo.
Desde que nenhum obrigue o outro a seguir sua opinião, estão todos no seu respectivo direito.

Acabou de provar o meu ponto, obrigado
 
Na realidade o budismo é apresentado muitas vezes como uma religião sem crenças no sobrenatural. Por ser uma "religião ateísta" ela foi pintada aqui no ocidente como uma religião pé no chão. Isso e o fato dos templos budistas aceitarem todos pra sessões de meditação e retiros, o qual existe algumas evidencias científicas dos benefícios da pratica meditativa, ajudou pra criar essa imagem de uma religião para pessoas mais esclarecidas e nao supersticiosas.

Porém essa é a roupagem superficial. Quando se começa a pesquisar mais a fundo.. você encontra coisas como formas de existencia, demonios budistas, habilidades parapsicologicas ou extrasensoriais de enxergar vidas/existências passadas nas varias formas (não só as humanas), crenças em budas que transformam coisas em ouro e etc.

Eles dizem que você não precisa acreditar em nada disso pra "praticar o budismo", e realmente, pra praticar você não precisa crer em nada. Mas se quiser ir mais a fundo vai ter que acreditar. Aí que a imagem de religião não sobrenatural cai por terra.

Existem muitas e muitas vertentes do budismo, inclusive existe uma mais materialista, mas no final das contas quando se tem tanta divisão e tanta religião assim, cai tudo no mesmo balaio. Cada um inventa um monte de coisa pra alinhar mais com o que pensa, mas de verdade ali nada se tem.

Qualquer conversa sobre isso recai no "as provas são as experiencias que você vai passar". Ou seja, o budismo se prova quando você se aprofunda e experiencia as coisas. No fim, é culto. A verdade tem que ser experimentada, sentida, e pra isso você tem que se aprofundar no budismo, então pra isso já tem que ter a fé.

Muito dificilmente alguem vai investir anos da vida em ensinamentos complicados e horas e horas de meditação e rituais pra daqui 2 anos falar "beleza, não tem nada ali". Quem ta lá dentro ta porque é crente.

De qualquer forma acho que seja uma religião bem pouco danosa. Prega não sofrimento de todos os seres e tal... ou seja, a favor do vegetarianismo, contra uso de entorpecentes, mas ela nao te impõe nada disso e voce nao precisa de nada disso pra praticar o budismo. Só é algo que você vai acabar fazendo porque no caminho você acaba chegando a essas conclusões, mas também pode passar a vida toda sendo budista e beber álcool todo dia por exemplo, nada te impede, você só não vai evoluir. Por esse lado acho ela bacana, porque religiões com imposições fortes gera muito sofrimento e culpa, o que acaba resultando no oposto do que se quer.

Saindo do assunto do budismo. Um livro bacana de um relato de um ex-crente brasileiro é o livro chamado Ímpio. Ele é de familia de evangelicos daqueles que falam em línguas bizarras e conseguiu sair, mas a familia não fala com ele e acha que ele tem o demônio no corpo. Recomendo muito pra entender como funciona por dentro.

Obrigado pelo tempo despendido na resposta muito esclarecedora. Foi interessante conhecer suas conclusões e aprender um pouco mais.

.
 
Obrigado pelo tempo despendido na resposta muito esclarecedora. Foi interessante conhecer suas conclusões e aprender um pouco mais.

.
O budismo é uma religiao bem complexa porque existe a pratica meditativa que é uma atividade ótima e profunda. Meu conhecimento é bem raso. Me interessei por descobrir que existem templos budistas na cidade onde estou morando e queria me familiarizar. A imagem que tinha era essa de ser uma religião sem crenças supersticiosas.
No fim descobri que existem essas crenças, só isso.

Se é do seu interesse praticar, não deixe que isso te impeça. Você também não precisa absorver tudo como verdade.

O ambiente do templo é ótimo pra quem quer aprender meditação.
 
Última edição:
Na realidade o budismo é apresentado muitas vezes como uma religião sem crenças no sobrenatural. Por ser uma "religião ateísta" ela foi pintada aqui no ocidente como uma religião pé no chão. Isso e o fato dos templos budistas aceitarem todos pra sessões de meditação e retiros, o qual existe algumas evidencias científicas dos benefícios da pratica meditativa, ajudou pra criar essa imagem de uma religião para pessoas mais esclarecidas e nao supersticiosas.

Porém essa é a roupagem superficial. Quando se começa a pesquisar mais a fundo.. você encontra coisas como formas de existencia, demonios budistas, habilidades parapsicologicas ou extrasensoriais de enxergar vidas/existências passadas nas varias formas (não só as humanas), crenças em budas que transformam coisas em ouro e etc.

Eles dizem que você não precisa acreditar em nada disso pra "praticar o budismo", e realmente, pra praticar você não precisa crer em nada. Mas se quiser ir mais a fundo vai ter que acreditar. Aí que a imagem de religião não sobrenatural cai por terra.

Existem muitas e muitas vertentes do budismo, inclusive existe uma mais materialista, mas no final das contas quando se tem tanta divisão e tanta religião assim, cai tudo no mesmo balaio. Cada um inventa um monte de coisa pra alinhar mais com o que pensa, mas de verdade ali nada se tem.

Qualquer conversa sobre isso recai no "as provas são as experiencias que você vai passar". Ou seja, o budismo se prova quando você se aprofunda e experiencia as coisas. No fim, é culto. A verdade tem que ser experimentada, sentida, e pra isso você tem que se aprofundar no budismo, então pra isso já tem que ter a fé.

Muito dificilmente alguem vai investir anos da vida em ensinamentos complicados e horas e horas de meditação e rituais pra daqui 2 anos falar "beleza, não tem nada ali". Quem ta lá dentro ta porque é crente.

De qualquer forma acho que seja uma religião bem pouco danosa. Prega não sofrimento de todos os seres e tal... ou seja, a favor do vegetarianismo, contra uso de entorpecentes, mas ela nao te impõe nada disso e voce nao precisa de nada disso pra praticar o budismo. Só é algo que você vai acabar fazendo porque no caminho você acaba chegando a essas conclusões, mas também pode passar a vida toda sendo budista e beber álcool todo dia por exemplo, nada te impede, você só não vai evoluir. Por esse lado acho ela bacana, porque religiões com imposições fortes gera muito sofrimento e culpa, o que acaba resultando no oposto do que se quer.

Saindo do assunto do budismo. Um livro bacana de um relato de um ex-crente brasileiro é o livro chamado Ímpio. Ele é de familia de evangelicos daqueles que falam em línguas bizarras e conseguiu sair, mas a familia não fala com ele e acha que ele tem o demônio no corpo. Recomendo muito pra entender como funciona por dentro.
Os budistas não escondem a crença no sobrenatural, nem que seja uma religião.
Pessoalmente, não acho nada de errado em acreditar no sobrenatural, desde que essa crença faça sentido...
 
Os budistas não escondem a crença no sobrenatural, nem que seja uma religião.
Pessoalmente, não acho nada de errado em acreditar no sobrenatural, desde que essa crença faça sentido...
Sim, os budistas não escondem.

Mas lê-se muito essa roupagem do budismo por aqui no ocidente. Foi o que me fez conferir além dos textos superficiais em alguns sites. Tem muita gente que fala que budismo não é religião e sim filosofia. Foi o que me deixou desconfiado.
 
É nisso que teólogos fundamentalistas afirmam que a Terra tem menos de 6 mil anos de idade.
Não, eles estão equivocados. Os seres humanos como conhecemos hoje (nós) é que tem entre 6.000 e 14.000 anos. Nem a Bíblia menciona a idade da Terra, se eu não estiver errado.
 
Não, eles estão equivocados. Os seres humanos como conhecemos hoje (nós) é que tem entre 6.000 e 14.000 anos. Nem a Bíblia menciona a idade da Terra, se eu não estiver errado.
Amigo, a Bíblia diz que Deus criou a Terra e tudo mais em 5 dias, no 6º ele criou o ser humano, Adão.
Em Lucas 3: 23-38 o autor do evangelho, traça a genealogia de Jesus até Adão. A partir daí diversos estudiosos da Bíblia, verificaram a idade em que cada um gerou o descendente e calcularam a idade da Terra, ou seja os anos desde a criação de Adão, mais os 5 dias anteriores.
É por isso que no calendário judaico eles estão no 5781 atualmente.
 
Amigo, a Bíblia diz que Deus criou a Terra e tudo mais em 5 dias, no 6º ele criou o ser humano, Adão.
Até agora você não disse e nem a bíblia a idade da Terra.
Lucas 3: 23-38 o autor do evangelho, traça a genealogia de Jesus até Adão. A partir daí diversos estudiosos da Bíblia, verificaram a idade em que cada um gerou o descendente e calcularam a idade da Terra,
Ou seja, um cálculo se baseando no que a bíblia não informa.
a criação de Adão, mais os 5 dias anteriores.
É por isso que no calendário judaico eles estão no 5781 atualmente.
Eles podem ter seu calendário se baseando no achismo, e daí???
 
Não, eles estão equivocados...
O texto bíblico está errado e junto com ele todos que insistem em acreditar neles como verídicos e históricos.

A ciência moderna superou todas essas crenças que não encontram o mínimo respaldo com o que sabemos hoje, a humanidade evoluiu nos últimos milênios, hora de deixar para trás as crendices obsoletas e focar no futuro, não estamos mais presos as superstições do passado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo