Você acredita em DEUS? -=Topico Infinito=- [2]

Quem tem fé TEM QUE defender a ideia de que "a verdade é subjetiva".

É uma premissa; não há como fugir disso.

No entanto, o fato de "a verdade ser uma só" é algo bem fundamentado.

Cabe uma reflexão PROFUNDÍSSIMA sobre o que significa, a final de contas, o termo "verdade". E isso serve para MUITOS religiosos e para muitos ateus.
A palavra verdade pode ter vários significados,[SUP]1[/SUP] [SUP]2[/SUP] desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abarcavam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão. Como não há um consenso entre filósofos e acadêmicos, várias teorias e visões a cerca da verdade existem e continuam sendo debatidas.
Wikipedia.
 
A verdade não é imutável. A verdade sempre foi relativa.

Essa sua analogia acabou de confirmar a "verdade" na qual acredito. De que nós não temos o conhecimento o suficiente. Mesmo assim a sua verdade de não acreditar em nenhuma religião, é uma verdade absoluta.
Não é uma verdade absoluta, mudo de opinião tão logo as alegações das religiões sejam confirmadas com fatos e não existe essa tal de "minha verdade" e "sua verdade", a verdade é a mesma para todos, você parece confundir verdade com opinião.
 
Teu post PARECE ridicularizar o último parágrafo do meu, sentenciando que "se está na wikipedia dessa forma, tua afirmação é equivocada e, portanto, irrelevante".

Todavia, mantenho meu último parágrafo como algo importante e relevante àqueles todos que se interessam por qualquer aspecto do conhecimento da fé.
 
Não é uma verdade absoluta, mudo de opinião tão logo as alegações das religiões sejam confirmadas com fatos e não existe essa tal de "minha verdade" e "sua verdade", a verdade é a mesma para todos, você parece confundir verdade com opinião.
Se a verdade é relativa, então não existe uma verdade para todos.
Teu post PARECE ridicularizar o último parágrafo do meu, sentenciando que "se está na wikipedia dessa forma, tua afirmação é equivocada e, portanto, irrelevante".

Todavia, mantenho meu último parágrafo como algo importante e relevante àqueles todos que se interessam por qualquer aspecto do conhecimento da fé.
Todo tipo de fé é baseado na verdade subjetiva, pois se fosse absoluta não existiria nada.

Verdade absoluta é um paradoxo, se ela existisse qualquer coisa que se possa chamar de verdade seria imutável, entretanto não existe nada imutável nesse mundo, entretanto essa afirmação é absoluta, o que a torna sem base empírica nenhuma.:haha:
 
Última edição:
Todo tipo de fé é baseado na verdade subjetiva, pois se fosse absoluta não existiria nada.

Verdade absoluta é um paradoxo, se ela existisse qualquer coisa que se possa chamar de verdade seria imutável, entretanto não existe nada imutável nesse mundo, entretanto essa afirmação é absoluta o que a torna sem base empírica nenhuma.:haha:
Há erros estilísticos/sintáticos no teu post. Estão grifados.

Recomendo a qualquer um que possua fé NÃO RECONHECER COMO VÁLIDA a afirmação acima.

PS.: no post citado acima temos um exemplo tácito de ENCERRAMENTO DE DEBATE.

Ainda recomendo profundamente a todos - possuidores desde zero a 100% de fé - o último parágrafo desse meu post. ;)
 
Há erros estilísticos/sintáticos no teu post. Estão grifados.

Recomendo a qualquer um que possua fé NÃO RECONHECER COMO VÁLIDA a afirmação acima.

PS.: no post citado acima temos um exemplo tácito de ENCERRAMENTO DE DEBATE.

Ainda recomendo profundamente a todos - possuidores desde zero a 100% de fé - o último parágrafo desse meu post. ;)
Peço encarecidamente que exemplifique o erro negritado, ao que tudo indica você não entendeu porque eu chamei verdade absoluta de paradoxo.
 
Peço encarecidamente que exemplifique o erro negritado, ao que tudo indica você não entendeu porque eu chamei verdade absoluta de paradoxo.
Minha explicação (e não "exemplificação") não faria sentido pra ti.

Reitero, sem limites:


"Cabe uma reflexão PROFUNDÍSSIMA sobre o que significa, a final de contas, o termo "verdade". E isso serve para MUITOS religiosos e para muitos ateus."

(essa reflexão proposta vai além da leitura do verbete da wikipedia)
 
Minha explicação (e não "exemplificação") não faria sentido pra ti.

Reitero, sem limites:


"Cabe uma reflexão PROFUNDÍSSIMA sobre o que significa, a final de contas, o termo "verdade". E isso serve para MUITOS religiosos e para muitos ateus."

(essa reflexão proposta vai além da leitura do verbete da wikipedia)
Você me surpreendeu ao me subestimar assim. Eu pedi uma exemplificação porque iria direto ao ponto, mas não acredito que há uma mais.

Mas me tira uma dúvida você acredita em verdade absoluta?
 
Se a verdade é relativa, então não existe uma verdade para todos.
Quer dizer que se uma pessoa não acreditar na gravidade ela sairá flutuando por aí? Ou quando ainda não tínhamos descoberto seus princípios ela não exercia sua influência sobre as pessoas?

Na questão sobre deus, ou ele existe ou não existe, essa verdade é uma só, ou você está certo ou eu estou certo, não tem como ambos estarem corretos, logo, não existe essa de "minha verdade" e "sua verdade", a verdade não depende de nossas opiniões.

Todo tipo de fé é baseado na verdade subjetiva, pois se fosse absoluta não existiria nada.
Eu nem imagino de onde você se baseou para fazer essa sentença.
 
Quer dizer que se uma pessoa não acreditar na gravidade ela sairá flutuando por aí? Ou quando ainda não tínhamos descoberto seus princípios ela não exercia sua influência sobre as pessoas?

Na questão sobre deus, ou ele existe ou não existe, essa verdade é uma só, ou você está certo ou eu estou certo, não tem como ambos estarem corretos, logo, não existe essa de "minha verdade" e "sua verdade", a verdade não depende de nossas opiniões.

Todo tipo de fé é baseado na verdade subjetiva, pois se fosse absoluta não existiria nada.

Verdade absoluta é um paradoxo, se ela existisse qualquer coisa que se possa chamar de verdade seria imutável, entretanto não existe nada imutável nesse mundo, entretanto essa afirmação é absoluta, o que a torna sem base empírica nenhuma.:haha:
Não, mas isso não a torna absoluta. Pode ocorrer ou não eventos fora de nosso conhecimento que interfiram na gravidade? Esta é a pergunta a ser respondida, isto que a torna uma verdade empírica.
 
Alguém que realmente acredita em Deus me responda essas 2 questões de forma prática, objetiva e sucinta (sem viagem e baboseiras):
1) Qual a sua missão aqui na terra?
2) Depois da morte, você vai pra onde?

Grato!
 
Alguém que realmente acredita em Deus me responda essas 2 questões de forma prática, objetiva e sucinta (sem viagem e baboseiras):
1) Qual a sua missão aqui na terra?
2) Depois da morte, você vai pra onde?

Grato!
Na minha opinião, para responder tem que ser alguém que acredite em Deus E na bíblia ou outra literatura que trate do assunto
apenas crer em um ser superior, criador e onipotente não responde essas questões ai, principalmente a segunda
 
Alguém que realmente acredita em Deus me responda essas 2 questões de forma prática, objetiva e sucinta (sem viagem e baboseiras):
Nesse caso vale lembrar que a crença em deus não se resume ao teísmo religioso, as duas perguntas a seguir só faz sentido para eles e não para todos que acreditam em deus.

1) Qual a sua missão aqui na terra?
2) Depois da morte, você vai pra onde?

Grato!
Os teístas islâmicos e cristãos acreditam que sua missão na Terra é a de pregar e converter o maior número de pessoas que puderem como parte do grande plano de salvação divino que segundo eles deseja salvar a humanidade de seus pecados e acreditam que irão para o céu quando morrerem e quem não compartilha de suas crenças e dogmas será condenado a sofrer pela eternidade no inferno, com exceção de algumas seitas desses grupos.
 
Alguém que realmente acredita em Deus me responda essas 2 questões de forma prática, objetiva e sucinta (sem viagem e baboseiras):
1) Qual a sua missão aqui na terra?
2) Depois da morte, você vai pra onde?

Grato!

1) Não sei, sigo valores, princípios e práticas corretas. Acho que isso é a 'missão' de qualquer um, independente de crença e/ou religião

2) Não sei, quando morrer, saberei (ou não)
 
Achei que iria encontrar algumas respostas, li as últimas 10 páginas, e vi apenas religiosos e ateus, cada um tentando impor seu ponto de vista, diversos inclusive como verdade absoluta. Perdi meu tempo.

O fato é: os dois lados já pensaram que perdem tempo defendendo isso, pq no fundo estão tentando dar um sentido a sua existência? Deixando de lado o principal: a vida?
 
Achei que iria encontrar algumas respostas, li as últimas 10 páginas, e vi apenas...
Só por curiosidade, quais eram as perguntas? Ao longo desse tópico muita coisa foi dita, muitas questões respondidas e muitos pontos de vista expostos, não dá para exigir muito mais do que isso de um tópico em um fórum de internet.

O fato é: os dois lados já pensaram que perdem tempo defendendo isso, pq no fundo estão tentando dar um sentido a sua existência?
Eu sou niilista, não acho que a existência tenha um sentido ou propósito maior, me parece que tudo o que resta ao ser humano são suas próprias paixões e seus subjetivos valores pessoais, familiares e sociais, e concorde com isso ou não as crenças e descrenças das pessoas a respeito desse assunto fazem parte desse conjunto.

Deixando de lado o principal: a vida?
Uma das coisas que mais gosto de fazer é conversas informais na internet, participo de vários fóruns, é apenas um entretenimento como qualquer outro, não precisa ter outra função além de entreter, uma vida aonde se tem a oportunidade de fazer as coisas que gosta é o máximo que uma pessoa pode almejar sem se perder no pântano das esperanças sem fundamento.
 
Última edição:
Alguém que realmente acredita em Deus me responda essas 2 questões de forma prática, objetiva e sucinta (sem viagem e baboseiras):
1) Qual a sua missão aqui na terra?
2) Depois da morte, você vai pra onde?

Grato!

1. sigo meu próprios caminhos so isso
2. só a dois caminhos céu e inferno
 
Só por curiosidade, quais eram as perguntas? Ao longo desse tópico muita coisa foi dita e muitas questões respondidas e muitos pontos de vista expostos.

É por isso que não escrevi mta coisa, pq ví que já está no segundo tópico, então ainda vou ler mais um pouco antes.

Eu sou niilista, não acho que a existência tenha um sentido ou propósito maior, tudo o que resta ao ser humano é suas próprias paixões e seus subjetivos valores pessoais, familiares e sociais, e concorde com isso ou não as crenças e descrenças das pessoas fazem parte desse conjunto.

Uma das coisas que mais gosto de fazer é conversas informais na internet, participo de vários fóruns, é apenas um entretenimento como qualquer outro, não precisa ter outra função além de entreter, uma vida aonde se tem a oportunidade de fazer as coisas que gosta é o máximo que uma pessoa pode almejar sem se perder no pântano das esperanças sem fundamento.

E não me referia a um propósito maior, espiritual. Me referia a se encontrar mesmo. Tem muita gente aqui que pelo o que fica debatendo, da a impressão de que não sabe que rumo seguir na sua existência, e tenta justificar algumas escolhas com base em crenças que ele mesmo parece duvidar, qdo tenta impor elas a outras pessoas. É mais ou menos quando alguém chega e diz que vc contou uma mentira (que sabia que era mentira). Vc passa a defender aquilo simplesmente para inflar uma sensação que tanto faz na realidade.

E no seu caso não, mas vi umas pessoas aqui que só participam desse tipo de discussão. Pode até ser apenas interesse no assunto, mas não é isso que aparenta.

--

Sobre as minhas perguntas, na verdade é apenas uma: tentando achar se temos mesmo uma missão ou não. Por exemplo, não tem lá mta explicação ou fundamento, mas sempre tive um sonho desde criança, e hje sinto que fracassei para com esse sonho. E isso na verdade tb é ruim, pq qdo vc fracassa, perde um objetivo na vida. E se pergunta: e agora? Bom, procuro entender, se devo esquecer isso ou não.
 
Sobre as minhas perguntas, na verdade é apenas uma: tentando achar se temos mesmo uma missão ou não. Por exemplo, não tem lá mta explicação ou fundamento, mas sempre tive um sonho desde criança, e hje sinto que fracassei para com esse sonho. E isso na verdade tb é ruim, pq qdo vc fracassa, perde um objetivo na vida. E se pergunta: e agora? Bom, procuro entender, se devo esquecer isso ou não.
Se quer ter uma missão na vida você mesmo pode criá-la, é evidente que quanto mais ambicioso for o propósito que queira cumprir maiores serão as chances de fracassar, se você deve esquecer ou não está além de minha capacidade dizer, algumas pessoas se matam quando se dão conta do vazio, da insignificância de sua própria existência, outras tiram um peso enorme das costas quando não mais se sentem culpadas, seja por ação ou omissão, pelos males do mundo, essa é uma resposta que você, e somente você, poderá lhe fornecer.
 
Última edição:
Se quer ter uma missão na vida você mesmo pode criá-la, é evidente que quanto mais ambicioso for o propósito que queira cumprir maiores serão as chances de fracassar, se você deve esquecer ou não está além de minha capacidade dizer, algumas pessoas se matam quando se dão conta do vazio, da insignificância de sua existência outras tiram um peso enorme das costas quando não mais se sentem culpadas, seja por ação ou omissão, pelos males do mundo, essa é uma resposta que você, e somente você, poderá prover.

Ha vá? hauha
Brincadeiras a parte, é por isso que eu disse que estou procurando. Na verdade também pensando em destino. A gente não escolhe qual sonho quer. Apenas estranho que o meu, sempre foi algo banal e trivial. Então nunca me preocupei muito, afinal: todos conseguem, pq eu não? É, e de "todos", eu fiquei de fora. Se isso é destino, se vc já tem um futuro programado, então deve existir um Deus. Se é tudo o acaso, e coincidência, não. A resposta? Nunca vou saber.

E não to falando de mulher uahuaha.
 
Se isso é destino, se vc já tem um futuro programado, então deve existir um Deus. Se é tudo o acaso, e coincidência, não. A resposta? Nunca vou saber.
Essa conclusão não é precisa.

O universo pode ser regido pela causalidade ou casualidade sem que tenha sido criado por um deus.

O universo pode ser regido pela causalidade ou casualidade mesmo que tenha sido criado por um ou mais deuses.

A única exceção é se por premissa você ter o conceito judaico-cristão de deus, um ser ao mesmo tempo onisciente e onipotente, nessa premissa o acaso é impossível.
 
Alguém que realmente acredita em Deus me responda essas 2 questões de forma prática, objetiva e sucinta (sem viagem e baboseiras):
1) Qual a sua missão aqui na terra?
2) Depois da morte, você vai pra onde?

Grato!
1 - Morrer
2 - Viver
 
Só é controverso se você utilizar a literalidade e o empirísmo nas palavras.
Dá para fazer o favor de se expressar claramente quando se utiliza de mensagens curtas?

Entenda que em um post em um tópico na internet quando lemos prato entendemos prato e não a representação da fartura ou penúria que você tenha passado, se lemos subir a escada entendemos subir a escada e não suas desventuras na carreira profissional, isso vale sobretudo quando você não escreve isso dentro de um texto aonde a ideia "não empírica e nem literal" ficaria clara.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo