Você acredita em DEUS? -=Topico Infinito=-

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Labrada
  • Data de Início Data de Início
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
"O que pode ser afirmado sem provas também pode ser rejeitado sem provas."
— Christopher Hitchens

"Alegações extraordinárias requerem evidências extraordinárias."
— Carl Sagan

"Realidade é aquilo que não desaparece quando paramos de acreditar."
— Philip K. Dick

"A verdade em assuntos de religião é simplesmente a opinião que sobreviveu."
— Oscar Wilde

"Religiões são como pirilampos: só brilham na escuridão."
— Sebastièn Faure

As evidências devem ser suficientes aquilo que se defende.

Por exemplo, um relato ou livro dizendo que fulano sucedeu beltrano no trono ou que cicrana casou-se com tal sujeito não se exige muito porque são relatos triviais.

Se a questão fosse apenas literária ou acadêmica sobre a composição da Bíblia sua argumentação faria todo o sentido, mas o problema é a apologética e as premissas que ela tenta defender.

Uma delas é o dogma da inerrância bíblica, ora, para refutar a condição de inerrância de algo basta encontrar um único erro de qualquer natureza, para aquilo que seus defensores tentam defender como inerrante não existe margem para erros insignificantes.

Outra, o dogma da suficiência da Bíblia, segundo tal dogma a Bíblia conteria toda a informação necessária da revelação da vontade divina encerrando-se em si mesma, ora, tal dogma não resiste sequer a mais simplória das análises, a Bíblia não contém sequer um índice das obras que deveriam compô-la, ou seja, não é suficiente sequer para determinar sua própria composição dependendo de concílios de autoridade eclesiástica para tal.

E por fim, uma análise de evidência sobre algo que relata eventos extraordinários não pode seguir os mesmos critérios de uma análise de narrativas cotidianas, um livro que narra ressurreições em massa visto por várias pessoas, infanticídio ordenado por um rei, eventos astronômicos no momento da execução pública de seu personagem principal, com relatos como esses não se pode considerar a ausência de outros relatos contemporâneos como irrelevantes.

Para entender melhor o conceito,

Imagine que eu lhe mostre a foto de um jardim e diga que é de algum lugar da Itália, a menos que você tenha algum motivo particular para duvidar de tudo que eu diga você acreditaria em mim pelo fato de um jardim ser trivial.

Agora se eu dissesse que existe uma cidade mágica aonde as pessoas conseguem flutuar seria necessário muito mais do que uma mera foto com pessoas suspensas no ar para lhe convencer.

Alegações extraordinárias demandam provas extraordinárias, o erro grave dos apologistas é querer apresentar provas triviais para endossar dogmas e relatos extraordinários.

Caro Lightman, apesar de ter o curso de pastor, teólogo e ter defendido uma tese (faculdade livre de denominação AD), concordo com a maior parte do que você escreveu. Razão pela qual pude concluir, abandonando 30 anos de “protestante”, que a religião estava me afastando do Eterno ao invés de estreitar o meu relacionamento com Ele.
1 – “dogma da inerrância bíblica” – na própria Palavra já encontramos argumentos para refutá-lo. O texto usado para ampará-lo II Tm 3:16, quando traduzido do original grego (textus receptus) já constatamos a tradução “direcionada”, pois se toda a Escritura fosse “inspirada por Deus”, não poderia apresentar erros, o que não acontece. Temos erros de tradução, de copistas, etc. O que é mais importante na Palavra é a mensagem, esta não perdeu a sua eficácia: Amor. Este é o tema central da Palavra e este por si só já é o suficiente para os que conhecem as Escrituras e também para os que não a conhecem (Paulo explica isso na carta aos Romanos).
2 – “conteria toda a informação necessária da revelação da vontade divina” – não contém toda, mas a necessária para se chegar ao entendimento de que o Criador resolver ser amado através do próximo. A maior mensagem do Filho do Eterno é a empatia/ame o seu próximo como a si mesmo. Ainda que não tenha as Escrituras nas mãos e nem tenha ouvida jamais desta, Paulo ensina em Rm 2 que a lei do Amor está gravada no coração de todos os seres humanos.
3 – “um livro que narra ressurreições em massa visto por várias pessoas, infanticídio ordenado por um rei, eventos astronômicos no momento da execução pública de seu personagem principal, com relatos como esses não se pode considerar a ausência de outros relatos contemporâneos como irrelevantes.”.
Você está falando das evidências externas, que compõem os métodos de comprovação de uma narração histórica e é usada, sim, como comprovação ou negação de um evento registrado. O que torna a questão mais relevante, não é esta levantada pelo amigo e sim a “incapacidade probabilística humana” referente a profecias (confrontos entre o profetizado e os acontecimentos históricos da época). Eu tenho um livro que posso enviar para você que trata sobre isso (e-book). Eu concordo, em parte, com o autor/ Josh Mcdowell – “Evidência que exige um veredito I”. Vale a pena investigar, caso se interesse e tenha tempo.

hahaha, o mundo nao ta perdido, ainda ha os que lutam contra as trevas

5654104700bv1.jpg

.

ALERTA: POSSÍVEL POLÊMICA ABAIXO

Olha, só estou postando aqui no ~topioc da discoordia~ porque realmente eu vi um post com uma informação que HÁ TEMPOS eu procurava:

É patético uma pessoa defender a retirada de um cidadão de um recinto PUBLICO pq não aceitou o convite de se levantar para realizar a vontade da crença alheia...

Mas dá para entender como alguém consegue confeccionar tamanha asneira:

Intelligent people 'less likely to believe in God'

Sempre TIVE CERTEZA do resultado desse estudo, mas nunca havia o encontrado.

Links que agregam:

Why people who believe in God 'are more likely to have a lower IQ' | Mail Online

Atheists are more intelligent than religious people

Richard Lynn - Wikipedia, the free encyclopedia

Entrevistas da Semana - NOTÍCIAS - (PT-BR)

Polêmicas à parte, sei lá, tenho um QI relativamente alto (certamente mais que 120, talvez chegue a 140. ou seja, maior que a média dos países que possuem maior média*) e, claro, acho que um QI alto só melhora** a vida da pessoa, mas foi muito bom ver esse estudo publicado e - principalmente - divulgado por sites que demonstraram ter culhões.

* via https://www.google.com.br/search?q=...&sugexp=chrome,mod=0&sourceid=chrome&ie=UTF-8

** não entrando na questão entre QIxFelicidade/sucesso ou outras correlatas; esse assunto renderia certamente outro tópico "infinito".

Sei lá, tem varios tipos de inteligencia, mas sempre qaundo vejo algum religioso, eu fico tipo assim,

4450560700b.jpg

principalmente se o cara é muito [R]aloprado[/R] fervoroso

Sei lá, tem varios tipos de inteligencia, (...)
Exato. Percebam que não é uma questão de enaltecer o QI frente às outras inteligências. ;)

Mas, sim, de - generalizando - aceitar a relação existente entre "intelectualidade" e religiosidade/tendência à crença.

Vivemos em um mundo atribulado e na vida temos problemas. Jesus mesmo disse em João 16:33 que no mundo teríamos aflições: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. O mundo pode afligir a todos, mas não a Cristo!
Cristo veio a este mundo como o doador da paz. João 6:16-21 relata que Jesus andou sobre o mar.

Nesses versos, o mar agitado e vento soprando representam os problemas da vida humana. Debaixo do mar estão os demônios e no ar estão os espíritos malignos. Entretanto,Jesus andou sobre o mar e isso significa que o Senhor Jesus pode dominar todos os problemas da vida humana. Ele pode andar por sobre as ondas agitadas da vida humana, e deixar toda a intranquilidade e perturbação debaixo dos Seus pés.

“Tendo navegado uns vinte e cinco a trinta estádios, eis que viram Jesus andando por sobre o mar, aproximando-se do barco; e ficaram possuídos de temor. Mas Jesus lhes disse: Sou eu. Não temais!” (Jo 6:19-20). As ondas amedrontavam os discípulos, mas não o Senhor.Quando eles O receberam no barco, o barco imediatamente chegou ao local para o qual iria: “Então, eles, de bom grado, o receberam, e logo o barco chegou ao seu destino”. (Jo 6:21). Você quer ter uma vida tranquila? Se quiser, então precisa receber Jesus dentro do seu barco! O seu barco, além de ser o seu coração, pode ser também o seu casamento que vai mal, as suas finanças estouradas, seu trabalho, seus filhos, sua saúde.

Quando Deus entrar no seu barco, você desfrutará da paz. Se você receber Cristo em qualquer área da sua vida, Ele te trará a paz, porque só Cristo pode nos dar paz. Em João 14:27 Jesus diz: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

Em várias áreas da nossa vida há ajustes a serem feitos. Portanto, busque, o quanto antes, essa paz que está em Cristo e que só Ele pode dar!

Deus abençoe a todos.
:D

Esse daí deve ser o deus do obvio, então quer dizer que neste mundo teremos problemas? :orly:

Obrigado pela dica...

E beleza, entao o gesus venceu o mundo? Tudo bem que falamos de uma mundo de faz de conta, mas mesmo nesse faz de conta daí, o caboclo não foi condenado e crucificado?? Grande vitória, hein! :pff:

Esse daí deve ser o deus do obvio, então quer dizer que neste mundo teremos problemas? :orly:

Obrigado pela dica...

E beleza, entao o gesus venceu o mundo? Tudo bem que falamos de uma mundo de faz de conta, mas mesmo nesse faz de conta daí, o caboclo não foi condenado e crucificado?? Grande vitória, hein! :pff:
E seguindo essa linha o NT disse que o diabo só tem interesse em destruir e corromper, e Jesus disse que são poucos os que escolhem o estreito caminho que leva a vida e muitos escolhem o caminho da perdição.

Ou seja, ainda que essa coletânea de bobagens sem sentido fosse verdade a conclusão seria...

DIABO WINS

Isso porque dizem que o sujeito é onipotente, imagina se não fosse...

Obrigado pela dica...

Em nenhum momento falei que não teremos problemas, pelo contrário, veja o que a Palavra de Deus nos diz: "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." João 16:33

Quanto a sua segunda colocação, a morte do Senhor Jesus foi permitida por ele mesmo, para que pudesse nos proporcionar reconciliação com Deus. Veja novamente o que a Palavra de Deus nos diz:

Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer. Atos 3:18

Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça? Mateus 26:53-54

Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. João 10:17-18

A vitória que Jesus nos proporciona é a de ter paz mesmo quando tudo ao nosso redor desaba, essa paz maravilhosa que excede todo o entendimento, e que cura os nossos corações quando deixamos ela permear as profundezas do nosso ser, pois sabemos que temos a esperança da glória, que nos espera, e que essa vida é apenas uma passagem.

Deus abençoe. :)

E seguindo essa linha o NT disse que o diabo só tem interesse em destruir e corromper, e Jesus disse que são poucos os que escolhem o estreito caminho que leva a vida e muitos escolhem o caminho da perdição.

Ou seja, ainda que essa coletânea de bobagens sem sentido fosse verdade a conclusão seria...

DIABO WINS

Isso porque dizem que o sujeito é onipotente, imagina se não fosse...

O problema não é de Jesus, Ele deu a salvação, quem quer pega, quem não quer, vai morar com o encardido pela eternidade. Deus não deixa de ser Deus porque alguém opta por não segui-lo. E nem vai ter falta de pessoas para morar com Deus eternamente, pois felizmente, no decorrer da história humana, teve um número bem significativo de pessoas que decidiram por morar com Deus pela eternidade. Deus abençoe a sua vida, colega de fórum. :wave:

Só de olhar para esse Bless percebesse que é uma perda total de tempo trocar uma ideia com este usário. Mensagens desse tipo chegam até gerar aversão em mim. Boa sorte em viver na sua demência Bless.

Esse persoangem geisuis me parece mesmo um total loser, deus me livre adorar uma figura patética dessas :haha:

Em nenhum momento falei que não teremos problemas, pelo contrário, veja o que a Palavra de Deus nos diz: "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." João 16:33

Quanto a sua segunda colocação, a morte do Senhor Jesus foi permitida por ele mesmo, para que pudesse nos proporcionar reconciliação com Deus. Veja novamente o que a Palavra de Deus nos diz:

Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer. Atos 3:18

Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça? Mateus 26:53-54

Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. João 10:17-18

A vitória que Jesus nos proporciona é a de ter paz mesmo quando tudo ao nosso redor desaba, essa paz maravilhosa que excede todo o entendimento, e que cura os nossos corações quando deixamos ela permear as profundezas do nosso ser, pois sabemos que temos a esperança da glória, que nos espera, e que essa vida é apenas uma passagem.

Deus abençoe. :)

O problema não é de Jesus, Ele deu a salvação, quem quer pega, quem não quer, vai morar com o encardido pela eternidade. Deus não deixa de ser Deus porque alguém opta por não segui-lo. E nem vai ter falta de pessoas para morar com Deus eternamente, pois felizmente, no decorrer da história humana, teve um número bem significativo de pessoas que decidiram por morar com Deus pela eternidade. Deus abençoe a sua vida, colega de fórum. :wave:

me deu vontade de soltar um nemli nesse seu post, mas eu li assim mesmo :haha:

Cara, na boa, não tem como vc convencer uma pessoa esclarecida e principalmente em condições mentais normais com essa pregação, esse monte de abobrinha daí... Vai só gerar flame no tópico ou deboche... Eu pelo menos sou 100% imune ao seu jesus ou qualquer outra das milhares de divindades atuantes e sendo adoradas neste planetinha insignificante.

OLha que legal, imagina alguém lá da India tentando te convencer que Gamesh é o tal e é o deus verdadeiro a ser idolatrado. Eu me sinto tipo assim quando vc vem com essa balela de jesus pra cima de mim. Mas digo mais, saiba que além do gamesh, atuamente há milahres de outros deuses tb neste planeta, e todos com um tanto de seguidores tentando um convecer o vizinho que o deus escolhidos por eles é que é o correto.

Acredite, todos eles terão as mesmas certezas e similares ladainhas que vc tem com o seu jesus pra convencerem a si mesmos e aos outros que estão certos, provavelmente muitos terão certas particularidades, mas assim mesmo vc rejeitará todos eles, certo:??
E eu também!!!!! Porem a nossa pequena diferença é que eu rejeito um deus a mais que vc!

Olha, não me acho superior a vc ou crentes em geral por terem essa necessidade de adoração a divindades, nem acho que são menos inteligentes por isso. Até acho que as vezes essa características que muitos tem de precisarem de uma divindade pode até ser útil de certa forma ou situaçãoes, mas qdo alguem não tem a capacidade de compreender que o que funciona pra ele pode não funcionar pra outro tipo de pessoa, e que isso não o faz necessariamente melhor ou pior que ela, mais feliz ou infeliz, vou desconfiar seriamente da capacidade intelectual desse sujeito...

Última edição:
Em pleno século 21 acreditar que um ser invisível vive no céu, observando e tomando conta da vida de todos os que acreditam nele é meio que surreal.

Não, eu não acredito em Deus!

O problema não é de Jesus, Ele deu a salvação, quem quer pega, quem não quer, vai morar com o encardido pela eternidade.
Você desconhece suas próprias crenças, segundo elas não é querer ou não querer, segundo essa coletânea de bobagens deus já haveria predestinado antes de nascermos quem iria para o paraíso e para o inferno, mas isso eu não irei entrar em detalhes, não vou ensinar você a sua própria religião.

Deus não deixa de ser Deus porque alguém opta por não segui-lo. E nem vai ter falta de pessoas para morar com Deus eternamente, pois felizmente, no decorrer da história humana, teve um número bem significativo de pessoas que decidiram por morar com Deus pela eternidade. Deus abençoe a sua vida, colega de fórum. :wave:
Ainda que isso fosse verdade, que de fato existisse uma vida após a morte com dois locais eternos, um ao lado de deus e outro ao lado do encardido como você nomeou, eu preferiria mil vezes passar a eternidade sofrendo ao lado de outras pessoas que como eu tiveram seus erros e acertos do que ser obrigado a bajular um TORTURADOR indefinidamente.

Não sei quem consegue ser mais chato, fanáticos crentes ou ateus.
:lol2::lol2::lol2:
É verdade acho que tudo que é demais é chato !
Chato ser religioso demais e ateu demais tambem.

Só pra descontrair.
Adesivos em carros que eu vi só essa semana vindo pro escritório:

"Propriedade de Jesus!" :conte:

"Deus sem você é Deus, e você sem Deus?" :idosay:

"Jesus está vivo, falei com ele hoje!":bwahaha::bwahaha::facepalm:

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar