VR - Tópico Dedicado

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos bahhhh
  • Data de Início Data de Início
Bem, com a vinda do PS5 VR2, eu animei finalmente de pagar um VR. Mas obviamente não dá para ficar preso na Sony. Até pq eu quero é jogar um skyrim VR com todos os mods possíveis, além dos antigos. E um simulador, pois o volante já tenho.

Quest 2 parece ser a opção para comprar local e receber logo.

Minha dúvida está na performance: vejo vocês recomendando uma 3060ti, então imagino que a 2070S não vai dar conta do recado?
Acredito que não seja 8 nem 80 , então algumas coisas vão funcionar bem no seu sistema com uma 2070 , outras coisas vão engasgar um pouco e outras realmente não vai ficar bom com uma 2070 .

Bem, com a vinda do PS5 VR2, eu animei finalmente de pagar um VR. Mas obviamente não dá para ficar preso na Sony. Até pq eu quero é jogar um skyrim VR com todos os mods possíveis, além dos antigos. E um simulador, pois o volante já tenho.

Minha dúvida está na performance: vejo vocês recomendando uma 3060ti, então imagino que a 2070S não vai dar conta do recado?
Fica tranquilo que sua placa roda bem jogos VR sim, talvez tenha que diminuir os graficos ou alguma outra opção.

Hj tem a opção do Pico 4, que na minha opinião, se for um uso exclusivo pro PCVR, pode ser uma alternativa melhor e mais barata. Agora como standalone e em jogos próprios o Meta Quest está bem a frente.

Fica tranquilo que sua placa roda bem jogos VR sim, talvez tenha que diminuir os graficos ou alguma outra opção.

Hj tem a opção do Pico 4, que na minha opinião, se for um uso exclusivo pro PCVR, pode ser uma alternativa melhor e mais barata. Agora como standalone e em jogos próprios o Meta Quest está bem a frente.
o pico está se saindo bem no pc? ainda não vi comentarios dele

2070S é suficiente pra GRANDE maioria dos jogos. Alguns são muito pesados como o Call Of Duty VR, mas fora isso tá de boa

Eu tinha uma 3060Ti até pouco tempo atrás e fora mpoucos os jogos que tive dor de cabeça pra rodar no FPS apropriado pra VR. Geralmente foram jogos mal otimizados ou MUITO pesados, igual DCS WORLD em VR. Joguei de tudo com ela, simuladores de todos os tipos, especialmente aéreo, jogos de tiro e etc.

Lembrando que existe uma tecnologia da Oculus que você consegue jogar de boa e fluído mesmo com fps baixo (asynchronous spacewarp), a questão é que você verá alguns artefatos na imagem, então vai ser tranquilo até em jogos MUITO pesados.

E o quest 2 tem a vantagem de funcionar como um console independente, então esse Headset não vira um pesado de papel sem um PC como os outros. A qualidade gráficos dos jogos standalone é satisfatória o suficiente para motivar comprar o QUest 2 e jogos apenas nele sem a necessidade de um PC.

Aqui por exemplo, trailer do Lone Echo 2 (Jogo incrívelmente FODA, tem que joga-lo se tiver um quest 2) rodando nativamente no QUest 2:

Última edição:
Acredito que não seja 8 nem 80 , então algumas coisas vão funcionar bem no seu sistema com uma 2070 , outras coisas vão engasgar um pouco e outras realmente não vai ficar bom com uma 2070 .

2070S é suficiente pra GRANDE maioria dos jogos. Alguns são muito pesados como o Call Of Duty VR, mas fora isso tá de boa

Eu tinha uma 3060Ti até pouco tempo atrás e fora mpoucos os jogos que tive dor de cabeça pra rodar no FPS apropriado pra VR. Geralmente foram jogos mal otimizados ou MUITO pesados, igual DCS WORLD em VR. Joguei de tudo com ela, simuladores de todos os tipos, especialmente aéreo, jogos de tiro e etc.

Lembrando que existe uma tecnologia da Oculus que você consegue jogar de boa e fluído mesmo com fps baixo (asynchronous spacewarp), a questão é que você verá alguns artefatos na imagem, então vai ser tranquilo até em jogos MUITO pesados.

E o quest 2 tem a vantagem de funcionar como um console independente, então esse Headset não vira um pesado de papel sem um PC como os outros. A qualidade gráficos dos jogos standalone é satisfatória o suficiente para motivar comprar o QUest 2 e jogos apenas nele sem a necessidade de um PC.

Aqui por exemplo, trailer do Lone Echo 2 (Jogo incrívelmente FODA, tem que joga-lo se tiver um quest 2) rodando nativamente no QUest 2:

Show, obrigado.

Acho que vou de Quest mesmo. Eu só vou avaliar agora se, de repente, vale a pena esperar mais um pouco pelo Quest 3, e deixo pago uma 4070 ti até lá.

Problema que além do tempo que ainda deve levar para lançar o Quest 3, deve vir mais carinho na importação devido a novidade.

Vamos vendo.

Obrigado

@Chico
Tu citou skyrim com mods, o que joguei muito e foi uma experiência incrível, pena que não editei e nem upei nenhum vídeo mas fiz um do fallout 4 vr

Entrar em uma power armor em VR é foda pra caralho, me senti o próprio Doomguy com a visão de dentro do capacete da PA

Última edição:
o pico está se saindo bem no pc? ainda não vi comentarios dele
O pico 4 é melhor que o quest 2, pois tem lente panqueca que elimina godrays e dá mais nitidez na visão periférica. Além disso, reduz o peso e tamanho do equipamento. (o quest 2 pesa 500g, o pico 4 300g)
Outro ponto favorável ao pico, é que ele tem angulo de visão maior que o Quest 2. Isso é uma vantagem pq dá mais imersão, não parece que vc tá olhando tudo por um binóculo.

É um HMD 2 anos mais novo. Então é um upgrade em todos os sentidos.

Show, obrigado.

Acho que vou de Quest mesmo. Eu só vou avaliar agora se, de repente, vale a pena esperar mais um pouco pelo Quest 3, e deixo pago uma 4070 ti até lá.

Problema que além do tempo que ainda deve levar para lançar o Quest 3, deve vir mais carinho na importação devido a novidade.

Vamos vendo.

Obrigado
Quando lançar o Quest 3 vc vai ter que esperar um monte de coisa:
1. Preço cair no brasil
2. Meta corrigir os bugs
3. Nvidia lançar driver compatível

Então acho que vai precisar esperar mais de 12 meses ainda.

Sobre a placa de vídeo, acho que a 2070S deve dar pra jogar a maioria dos jogos, principalmente jogos antigos como Skyrim (se vc não abusar dos ENBs)

Última edição:
O pico 4 é melhor que o quest 2, pois tem lente panqueca que elimina godrays e dá mais nitidez na visão periférica. Além disso, reduz o peso e tamanho do equipamento. (o quest 2 pesa 500g, o pico 4 300g)
Outro ponto favorável ao pico, é que ele tem angulo de visão maior que o Quest 2. Isso é uma vantagem pq dá mais imersão, não parece que vc tá olhando tudo por um binóculo.

1. Preço cair no brasil
2. Meta corrigir os bugs

Sobre a placa de vídeo, acho que a 2070S deve dar pra jogar a maioria dos jogos, principalmente jogos antigos como Skyrim (se vc não abusar dos ENBs)

Mas o pico 4 tem problemas que não dá pra passar batido. Primeiro é o suporte. Os fóruns são cheios de reclamação com suporte dos controles, posição errada e etc. Os headset da oculus, como são prioridade no desenvolvimento dos jogos VR por dominar a maior fatia do mercado, sempre vem com os jogos funcionando sem esses problemas. Outro fator é que o pico 4 requer rodar os jogos pelo STEAMVR, enquanto o quest tem suporte nativo da oculus (onde maioria dos jogos tem opção de jogar direito no oculus API) o que dá um ganho de desenhpenho (steam vr ainda precisa melhorar muito nesse quesito). Outro ponto muito importante é a qualidade do material do pico 4, ele é bem mais fragil que o quest.

Mas, o ponto de venda do quest é ele funciona independente do PC. Enquanto o pico é um peso de papel sem um PC conectado. Sem falar o modo wireless do quest 2.

So indico comprar o pico se você estiver MUITO apertado de grana (diferença de 700 reais entre um e outro), porque as vantagens do pico 4 não compensam as desvantagens em relação ao quest 2, especialmente para quem vai adquirir o primeiro headset.

Eu tenho um QUEST 1 aqui que uso até hoje para atividades longe do PC, já usei ele pra jogar Half life 1 inteiro em realidade virtual rodando de maneira nativa nele enquanto estava em viagem. Minha esposa usa também pra jogar Beat Saber. Quest é um headset que tu vai usar pra sempre, mesmo comprando um novo exclusivamente pra jogar no PC.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu comecei a fazer aulas de bateria mas não possuo uma bateria ainda. Achei um aplicativo chamado paradiddle que simula uma bateria em realidade virtual, tem entrada pra MIDI e até pedais (pro bumbo e pro hat). Comprei um pedal simples USB na shoppe e tô usando ele pra aprende a tocar bateria.

É incrível!

Última edição:
Mas, o ponto de venda do quest é ele funciona independente do PC. Enquanto o pico é um peso de papel sem um PC conectado. Sem falar o modo wireless do quest 2.

O Pico 4 é standalone igual o Quest, mas não tem vários jogos exclusivos dos estúdios que a Meta comprou, como o Beat Saber, Resident Evil 4 VR.

1. Preço cair no brasil
2. Meta corrigir os bugs

top... algumas semanas atrás o Pico 4 estava em promoção por R$ 1400... agora tá mais de 2k..

Mas o pico 4 tem problemas que não dá pra passar batido. Primeiro é o suporte. Os fóruns são cheios de reclamação com suporte dos controles, posição errada e etc. Os headset da oculus, como são prioridade no desenvolvimento dos jogos VR por dominar a maior fatia do mercado, sempre vem com os jogos funcionando sem esses problemas. Outro fator é que o pico 4 requer rodar os jogos pelo STEAMVR, enquanto o quest tem suporte nativo da oculus (onde maioria dos jogos tem opção de jogar direito no oculus API) o que dá um ganho de desenhpenho (steam vr ainda precisa melhorar muito nesse quesito). Outro ponto muito importante é a qualidade do material do pico 4, ele é bem mais fragil que o quest.

So indico comprar o pico se você estiver MUITO apertado de grana (diferença de 700 reais entre um e outro), porque as vantagens do pico 4 não compensam as desvantagens em relação ao quest 2, especialmente para quem vai adquirir o primeiro headset.

Eu tenho um QUEST 1 aqui que uso até hoje para atividades longe do PC, já usei ele pra jogar Half life 1 inteiro em realidade virtual rodando de maneira nativa nele enquanto estava em viagem. Minha esposa usa também pra jogar Beat Saber. Quest é um headset que tu vai usar pra sempre, mesmo comprando um novo exclusivamente pra jogar no PC.

Eu comecei a fazer aulas de bateria mas não possuo uma bateria ainda. Achei um aplicativo chamado paradiddle que simula uma bateria em realidade virtual, tem entrada pra MIDI e até pedais (pro bumbo e pro hat). Comprei um pedal simples USB na shoppe e tô usando ele pra aprende a tocar bateria.

É incrível!

O Pico 4 acabou de receber suporte ao OpenXR, já vai mudar muito o cenário de jogos nativos e performance no PC. Tem que ver se a empresa não vai falir antes do produto se tornar realmente competitivo. Eu ainda não estou convencido com a implementação de PCVR wireless dele.

Falir? Nada, eles têm dinheiro infinito, é da mesma empresa do Tik Tok. O que estou vendo que pode atrapalhar a sair desse nicho é que está bem escasso os lançamentos AAA, principalmente para PCVR.
Falir não, mas se o produto não "emplaca" tem empresas que simplesmente param de produzir.

Foi o caso da Lenovo, Asus e da própria Samsung com os WMRs.

A Samsung depois do primeiro Odyssey em 2017 ainda lançou a versão Plus em 2019. Mas também abandonou o VR. Nos WMR só ficou o HP Reverb G2.

A própria HTC perdeu um pouco do "gás" nos produtos focados no consumidor final/jogador, pra focar nas soluções corporativas. Então embora estejam ainda lançando produtos, a prioridade deles claramente não é mais o povão jogador, então me parece (aqui já é só achismo) que eles não estão mais tão preocupados em serem competitivos no mercado mainstream de jogos VR.

A Pico tá firme aí desde 2015, e agora tá ganhando força na competição com o Quest, principalmente depois do upgrade de preço que a Meta deu.

Conforme pesquisa de Hardware da Steam, o Pico 4 apenas, lançado no final do ano passado já representa quase 1% dos Headsets utilizados. E entre os sub-10% é o headset que mais tá subindo nas estatísticas, mesmo que ainda esteja MUITO longe do Quest 2 que é quase 45%.

Então bem na linha do que o @DaniboyBR disse, eles tem muita grana, então tem bala na agulha pra investir. E estão ganhando mercado aos poucos, mas estão.

é que está bem escasso os lançamentos AAA, principalmente para PCVR.
Esse negócio de jogo padrão AAA pra VR é complicado.

A Valve entregou um jogão com o Half Life Alyx, mas fora isso tem o que? Lone Echo e Asgard's Wrath que são exclusivos Oculus. Mesmo assim tem gente que vai ver esses jogos e achar meia boca em relação ao mercado AAA de "tela plana".

Mas o leigo que não tem noção de como funciona o VR não entende do quão maior é a necessidade de processamento pra rodar um jogo em VR em relação a tela plana. E acha que seria tranquilo existir um RDR2 nativo em VR com gráficos fotorealistas e que as empresas só não fazem pq não tão afim, não gostam da tecnologia ou qquer coisa assim.

Por isso tem matéria por aí ano após ano falando que VR é uma tecnologia morta e coisas do gênero, só porque não tem jogo fotorealista padrão tela plana.

Mas é aquela coisa... É trabalhoso fazer um jogo nativo em VR. Tanto que os ports da Bethesda do Fallout 4 e Skyrim são porcos, pra dizer o mínimo, e só sobrevivem graças aos mods da comunidade. Porque nem uma empresa do porte da Bethesda quis investir tempo pra fazer um jogo VR que prestasse.

Aí citando de volta a pesquisa de Hardware da Steam. Nem 5% da "população da Steam" tem VR. Então as grandes devs de AAA não tem muita motivação pra produzir jogos grandiosos pra VR pra 3% das pessoas, sendo que eles podem produzir um jogo tela plana pra 97% da Steam.

Acaba que só as empresas que também vendem VR que acabam produzindo os jogos maiores e mais "lapidados".

HL: Alyx pra promover o Valve Index.
Lone Echo e Asgard's Wrath pra loja exclusiva da Oculus
Horizon e afins pra Playstation

Então fica meio que um ciclo vicioso ... As empresas não produzem jogos maiores porque a população com VR é pequena, e a populão com VR não cresce mais rápido porque não tem tantos jogos fotorealistas que chamem a atenção. (Porque a gente sabe que o público mainstream é aquele que se importa mais com o gráfico do que qualquer outra coisa).

É incrível!

- O Quest 2 tb cheio de reclamação de stick drift. O meu já veio com isso de fábrica
- A resposta foi voltada pra PCVR (a pergunta era: o Pico tá se saindobem no PC?)
- O pico 4 é melhor que o Quest 2 pra PCVR, não é mais barato pq é pior. Tem que se tocar que é um produto 2 anos mais novo em um mercado que tá evoluindo muito rápido
Aí citando de volta a pesquisa de Hardware da Steam. Nem 5% da "população da Steam" tem VR. Então as grandes devs de AAA não tem muita motivação pra produzir jogos grandiosos pra VR pra 3% das pessoas, sendo que eles podem produzir um jogo tela plana pra 97% da Steam.
Mas os 5% que tem VR, são os mais endinheirados. E se lançar qualquer coisa boa no mercado vai vender pq a competição é menor. Mas, de fato, a quantidade inferior de gente com HMD é um obstáculo. Só não acho possível que o preço consiga cair mais que o que tá sendo cobrado atualmente, afinal, um dispositivo desses tem 2 controles, telas de alta definição, processador, memória, SSD, lentes caras, sensores, câmeras e muito desenvolvimento a ser amortizado.

"Dificuldade pra vender"

Unidades vendidas
Quest/Quest 2/Quest Pro: 20 milhões
PS5: 30 milhões
XBOX: 20 milhões

Não sei pq a galera gosta de falar mal de VR... Aí vem os profetas do apocalipse dizendo que VR tá morto, etc etc...

"Dificuldade pra vender"

Unidades vendidas
Quest/Quest 2/Quest Pro: 20 milhões
PS5: 30 milhões
XBOX: 20 milhões

Não sei pq a galera gosta de falar mal de VR... Aí vem os profetas do apocalipse dizendo que VR tá morto, etc etc...
A dificuldade se deu por causa daquele aumento sacana no meio do ano passado de 100 dólares do Quest 2. Acho que viram que foi um tiro no pé e estão voltando atrás.

A dificuldade se deu por causa daquele aumento sacana no meio do ano passado de 100 dólares do Quest 2. Acho que viram que foi um tiro no pé e estão voltando atrás.
sim, por conta desse aumento que a meta fez o Pico 4 ficou interessante

Mais ou menos ne... o preço do modelo mais barato não alterou nada. Só o de 256GB que ficou um pouco mais barato e o PRO que teve um corte significativo.

Lone Echo 1 e 2 rodam nativamente no quest 2?!

Users who are viewing this thread

Voltar