Falir? Nada, eles têm dinheiro infinito, é da mesma empresa do Tik Tok. O que estou vendo que pode atrapalhar a sair desse nicho é que está bem escasso os lançamentos AAA, principalmente para PCVR.
Falir não, mas se o produto não "emplaca" tem empresas que simplesmente param de produzir.
Foi o caso da Lenovo, Asus e da própria Samsung com os WMRs.
A Samsung depois do primeiro Odyssey em 2017 ainda lançou a versão Plus em 2019. Mas também abandonou o VR. Nos WMR só ficou o HP Reverb G2.
A própria HTC perdeu um pouco do "gás" nos produtos focados no consumidor final/jogador, pra focar nas soluções corporativas. Então embora estejam ainda lançando produtos, a prioridade deles claramente não é mais o povão jogador, então me parece (aqui já é só achismo) que eles não estão mais tão preocupados em serem competitivos no mercado mainstream de jogos VR.
A Pico tá firme aí desde 2015, e agora tá ganhando força na competição com o Quest, principalmente depois do upgrade de preço que a Meta deu.
Conforme pesquisa de Hardware da Steam, o Pico 4 apenas, lançado no final do ano passado já representa quase 1% dos Headsets utilizados. E entre os sub-10% é o headset que mais tá subindo nas estatísticas, mesmo que ainda esteja MUITO longe do Quest 2 que é quase 45%.
Então bem na linha do que o
@DaniboyBR disse, eles tem muita grana, então tem bala na agulha pra investir. E estão ganhando mercado aos poucos, mas estão.
é que está bem escasso os lançamentos AAA, principalmente para PCVR.
Esse negócio de jogo padrão AAA pra VR é complicado.
A Valve entregou um jogão com o Half Life Alyx, mas fora isso tem o que? Lone Echo e Asgard's Wrath que são exclusivos Oculus. Mesmo assim tem gente que vai ver esses jogos e achar meia boca em relação ao mercado AAA de "tela plana".
Mas o leigo que não tem noção de como funciona o VR não entende do quão maior é a necessidade de processamento pra rodar um jogo em VR em relação a tela plana. E acha que seria tranquilo existir um RDR2 nativo em VR com gráficos fotorealistas e que as empresas só não fazem pq não tão afim, não gostam da tecnologia ou qquer coisa assim.
Por isso tem matéria por aí ano após ano falando que VR é uma tecnologia morta e coisas do gênero, só porque não tem jogo fotorealista padrão tela plana.
Mas é aquela coisa... É trabalhoso fazer um jogo nativo em VR. Tanto que os ports da Bethesda do Fallout 4 e Skyrim são porcos, pra dizer o mínimo, e só sobrevivem graças aos mods da comunidade. Porque nem uma empresa do porte da Bethesda quis investir tempo pra fazer um jogo VR que prestasse.
Aí citando de volta a pesquisa de Hardware da Steam. Nem 5% da "população da Steam" tem VR. Então as grandes devs de AAA não tem muita motivação pra produzir jogos grandiosos pra VR pra
3% das pessoas, sendo que eles podem produzir um jogo tela plana pra
97% da Steam.
Acaba que só as empresas que também vendem VR que acabam produzindo os jogos maiores e mais "lapidados".
HL: Alyx pra promover o Valve Index.
Lone Echo e Asgard's Wrath pra loja exclusiva da Oculus
Horizon e afins pra Playstation
Então fica meio que um ciclo vicioso ... As empresas não produzem jogos maiores porque a população com VR é pequena, e a populão com VR não cresce mais rápido porque não tem tantos jogos fotorealistas que chamem a atenção. (Porque a gente sabe que o público mainstream é aquele que se importa mais com o gráfico do que qualquer outra coisa).