VR - Tópico Dedicado

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Ótimo relato! As primeiras experiências com a Realidade Virtual são as mais legais.

Teve uma frase que vc disse "é o futuro da diversão eletrônica". Escutei isso de todos os meus amigos que mostrei o HTC Vive! kkkkk.
 
Senhores, tive a oportunidade de adquirir um Oculus Rift e o touch lá fora, amigo meu trouxe de Miami e aí vão minhas singelas impressões:

Já tenho algum tempo de estrada hehehehe e pude ter algumas experiências com jogos que foram realmente marcantes e trouxeram aquela sensação de estupefaciência, que causaram aquela inércia e que me fizeram "desconectar" do mundo, encantado por aquilo. Mulheres e esportes radicais, como mountain bike, também me causam isso, mas não vem ao caso, aqui o papo é nerd :D .

Pois bem, alguns foram os marcos que balizaram minha rota pelo mundo da jogatina eletrônica, pontos de referência que marcaram de alguma forma e nunca mais foram esquecidos:

1 - Meu primeiro contato com os jogos foi com o "Pong", ok, já era "velho" quando eu joguei, mas eu nunca tinha mexido com nada disso e fiquei horas, era aquele moleque de uns 6/7 anos "embasbacado" com duas barrinhas que subiam e desciam girando um botão de cada lado e você não podia deixar o quadradinho passar, aquilo pra mim foi o máxima da revolução dos brinquedos e me prendeu por horas até meu pai me levar embora da festa onde um tio tinha aquilo e, por vários anos, sem contato fiquei.

2 - Depois os primeiros jogos de PC, que eram instalados com várias fitas cassetes, me lembro do a10 Thunder, que era de avião, umas linhas verdes no monitor preto, coisa mais linda do mundo, horas e horas naquele era "o jogo de caça e eu o melhor piloto do mundo que cumpria as missões e pousava até em porta-aviões"... isso na casa dos amigos porque eu mesmo não tinha :rolleyes:

3 - O tempo passou, eu me comportei, e, junto com meus dois irmãos, ganhamos de natal um ATARI, entramos na "era moderna dos jogos", era só ligar na tv e se acabar, Decatlhon, River Raid, Hero, pac man, Enduro, tudo ao alcance de uma fita espetada no console que imitava madeira, lindo...

4 - Os jogos de PC - DOS, Windows 3.1, 95... eu adentrava a nova revolução, disquete, drive de cd rom, dvd rom, dois três cds, instalava need for speed, Tomb Raider, Wing commander, depois esses mesmos jogos "acelerados pela VGA", me lembro ainda quando instalei uma voodoo em meu pc e as bolhas voavam pela tela do monitor quando a Lara pulava na água, que profundidade, que imagem...

Enfim, foram muitos os incrementos no mundo dos games, jogos em alta definição, som espacial, jogos que mais parecem imitar a vida real, só que nada mais me fez ter aquela sensação só causada por uma mudança radical, brilhante, que você pare e realmente pire ao ver/jogar, até ontem...

5 - Depois de ficar pelo menos uns 40 minutos configurando a parada no micro, ainda vão minhas impressões sobre o Oculus Rift CV1.

Como o VIVE, agora o Rift também faz o mapeamento do seu espaço, então, antes de começar, você tem que marcar a área que ele deve mapear, desta forma, espaço no quarto é fundamental para jogar em pé, onde é preciso se movimentar, 2 mts² é o que ele recomenda.
Criada a área virtual, você pode ficar tranquilo, se você se aproximar muito dos limites, uma grade aparece, se você encosta nela, entorta para trás e a sensação é que o negócio te joga de volta, é incrível, aliás, esta é a minha maior dificuldade, narrar sensações é muito difícil, cada um se comporta de um jeito e encara de uma maneira, o que eu escrever, com certeza não será nem próximo do que é "sentir" o mundo virtual e será diferente do que os colegas já narraram no tópico.
Vencida esta etapa de configuração, vamos fazer o "tutorial" do oculus. O primeiro é uma sala com várias tranqueiras de informática, algo como uma loja de reparos e você esta ali, literalmente, em frente ao balcão onde quem vem te atender é um simpático robô que flutua.
Antes disso, um rápido adendo, o Touch. Os dois controles, em todos os reviews que li, era o que faltava no Oculus, "vesti-los" te da "mãos virtuais", mãos mesmo, ao ligá-los pela primeira vez, duas mãos brilhantes surgem na sua frente, o mais incrível, "suas mãos", exige um pouco de treino, mas eu consegui pegar o jeito até rápido, apontar, dar jóia, dar tchau, pegar as coisas, empurrar, puxar, tudo é muito natural, exige um pouco de treino, mas o jeito se pega rápido.
Bom, voltando ao robô, ele faz várias coisas, se você faz um movimento muito brusco, ou um barulho, derruba alguma coisa, o bicho se esconde, voa pra longe, vai para o fundo e você tem que chamar ele de novo, é simplesmente hilário, eu ria igual criança interagindo com aquilo, depois que ganhei a confiança dele, ele começou a me entregar vários disquetes que eu inseria em uma impressora, ou em um micro e o desenho do disquete se "tornava real" na impressora ou pulava da tela do computador. Ele me entregou um disquete com um desenho de um foguete, a impressora o tornou "real", embaixo tinha um cordão, quando eu puxei, o bicho decolou pela sala toda, juro que me abaixei, o susto que deu foi muito engraçado, ele saiu batendo em tudo, o robô saiu voado, derrubou um monte de coisas, voou por trás de mim (você olha para trás e vê tudo que tem ali) até explodir em centenas de faíscas, aquilo foi de outro mundo, fiquei ali rindo igual besta sem acreditar no que tava vendo.
Coloquei outro teste, desta vez, no meu moleque de 4 anos e nunca ri tanto na vida, era um cenário de uma floresta, com bichos, crocodilo, um cervo, um crocodilo e fiquei balizando o guri ali para ele não ir embora, daí o cenário mudou e ele meio que caiu em um planeta, aí o menino paralisou olhando pra baixo, perguntando o que tinha acontecido, bolado absurdo, até olhar para frente e dar de cara com um ET, KKKKK, tive que segurar o moleque que queria voar dali, só faltou jogar o óculos longe, agora mesmo, sai até lágrima de tão engraçado que foi, coitado do meu moleque, devia ter filmado a cena srsrsrs.
Teve um outro teste muito legal, com várias salas virtuais enormes e uma bancada na frente para você pegar várias coisas, um tanque radio controlado, um estilingue, arma laser, raquete de ping-pong com a bolinha, uns bonecos, enfim, dezenas de itens para você interagir. Nesse não pude brincar porque não consegui tirar minha esposa, ela adorou a novidade, pela primeira vez na vida a vi brincar com um "videogame" isso foi uma das coisas que mais me impressionou e me fez ter a certeza que aquilo é realmente o futuro da diversão eletrônica, realidade virtual.

6 - (sim, em uma noite dois marcos seguidos) Depois que consegui "ter paz" com Oculus, fui testar com um dos jogos que mais adoro, Elite Dangerous.
Ao iniciar, o negócio não iniciava, falava que tava demorando muito para responder e era para eu verificar os cabos, rever a instalação, etc, aquilo me deu uma certa frustração inicial, até eu me lembrar de mudar a "fonte do vídeo", sai monitor, entra alguma coisa com VR (não lembro o nome certo) e, depois de ter jogado mais um ano, pela segunda vez (a primeira foi quando instalei o jogo em si) fiquei de boca aberta (literalmente) com o que estava vendo, o menu inicial muda para um gigantesco hangar dentro de uma estação, logo a minha frente um gigantesco SRV (veículo), sim, enorme, do tamanho de um caminhão de três eixo, com rodas de trator, um verdadeiro monstrengo que eu nunca sonhei ser daquele tamanho e, ao fundo, uma gigantesca (sim gigantesca) Eagle verde, do tamanho ou maior que um Lear Jet e bem mais encorpada, na boa, devo ter ficado uns 10 min olhando os detalhes daquele hangar gigante, a movimentação, a dimensão das coisas ali dentro, enorme mesmo. Então vamos para o jogo, carrego meu save e apareço no SRV, estou atrás de um material raro de superfície e dou de cara com... COMIGO sentado, de verdade, de verdade mesmo!!! no banco do motorista!!! o que é aquilo???? o avatar do piloto sou eu, os braços, o corpo, as pernas, ombro, tudo tá ali como se sentado ali eu estivesse e que planície gigantesca é aquela??? os detalhes do carro, tudo parece que da para tocar, os menus flutuam pelo painel, ao seu lado, você vê todos os ângulos, as alças da cabine, da para segurar naquilo se o boneco tirasse as mãos dos controles, ao olhar para cima, um colossal planeta roxo e seus anéis flutuavam, muito maior do que ver a lua, é impressionante a sensação. Coloco o carro para andar a suspensão trabalhando, as pedras pulando no vidro... sigo o radar que indica meteoritos que podem ser quebradas a frente e, bblllluuurrrgghhhhhh, meu cérebro pira e um enjôo desgraçado vem, que porra é essa? eu balanço no sofá junto com o movimento do carro, o cérebro manda uma informação, vê uma coisa e o corpo outra, a parada da um tilt feio mas não adianta o corpo reclamar, o cérebro ta louco e eu não desisto, suando frio toco o carro, pego velocidade e capoto, uuuuaaaaaaaaa, vou vomitar tudo, jesuis que isso, tiro o óculos e fico respirando pesado, todo suado, meto a cara no ventilador para passar o enjôo, minha mulher pergunta se eu to maluco, por que eu to suando daquele jeito e eu só respondo que é a emoção srsrsrsrsrs.
Volto para o jogo, li que o fps não pode ser baixo senão da nóia no cérebro, vou baixar a resolução e ver no que dá (puto, pois coloquei uma 1080 só para não ter esse tipo de problema) aí, vem a luz, como eu travo o vsync no refresh do monitor, ele tava travado em 60 fps, vou lá, desabilito o vsync e tiro o limite de frames e a coisa melhora da água para o vinho, ficou mais fluído e meu cérebro, mesmo resistindo, tava sendo enganado mais fácil pelos frames acima de 100, ufa.
Continuando, dei um pulo acionando as turbinas do SRV e a sensação de altitude do vôo deu até vertigem, o vôo na baixa gravidade e o toque no solo dando potência nas turbinas para não bater no solo, o trabalho da suspensão, as rodas enormes passando do meu lado ao pousar, foi tudo muito incrível.
Então, chamei a nave de volta (uma Beluga) e simplesmente não acreditei naquilo, fui me aproximando do local de pouso e uma verdadeira monstrenga estava ali, passar debaixo das asas traseiras dela foi como passar debaixo um enorme viaduto, simplesmente gigantesca, sei lá, do tamanho de um navio de cruzeiro. Estacionar debaixo da entrada de embarque e ver o tamanho do "hangar" que guarda o SRV é muito animal, a noção de espaço muda completamente e quando cheguei na cabine de comando???!!! só ela deve ter uns 60m², da para ver o que tem atrás, toda ela é visível, ta tudo pronto lá e quem joga no monitor simplesmente não consegue ver, dezenas de detalhes, as cadeiras da tripulação, monitores espalhados, o piso metálico, luzes, é um salão enorme fora do campo de visão normal do jogo, daí eu fiz o que? fiquei em pé!!! daí virei um "espírito", o boneco (eu) ficou sentado na cadeira (sem cabeça) e pude "andar" até onde demarquei a grade, antes do fio acabar (aliás, a fiarada que fica é cabulosa, to pensando em como arrumar direitinho aquilo para não ficar feio, mas em uso, você não sente o fio do capacete), aquilo foi muito fera, preparem-se para as "pernas espaciais" vai ser muito insano.
Decolei com a belugona, aquele "navio" é uma delícia de pilotar, o som, o barulho do vento, os menus flutuantes, o radar tridimensional acima do painel, da para abaixar e ver a distância do radar até o painel, tudo ao alcance das mãos, um 3D verdadeiro, coisa que cinema nenhum chega perto de mostrar (só naqueles simuladores fodas da Universal eu pude sentir algo assim, mais foda porque a cadeira mexe, vento sopra, etc), tudo ali, no sofá de casa (to sem o escritório do micro até hoje, maldita obra).
Daí eu pego o fighter, putz, a cabine estreita, perto da mão, um cockpit de carro de corrida, muito irado, da para sentir a velocidade do bicho, mergulhei em uma cratera do planeta passando pela gigante beluga, deu até medo ver a bichona virando, e voei baixo dentro do buraco, a velocidade, o medo de errar uma manobra, passar raspando na borda e subir em direção ao planeta acima, 3D, gigantesco, é impossível de explicar, tem que colocar o negócio na cara e testar.
Daí o início da experiência já tinha feito o estrago e desliguei tudo duas horas da manhã, fui tomar uma água gelada, respirar um pouco e tomar um banho, na certeza de que toda a grana que investi valeu cada famigerado centavo, o sorriso, que não cabia na cara, já me dizia tudo, esse é o futuro (já presente) dos games.

Abraço galera.


PS. Ao deitar na cama, ainda sentia o corpo balançar dentro do carro, o cérebro tava doidão mandando "idéias" de coisas que não aconteceram.

Cara, babei lendo o seu relato. Muito bom como sempre. O meu "Pong" chamava-se telejogo Philco.

Parabéns pelo seu oculus.
 
Muito bom o relato.

A um tempo atrás eu utilizei pela primeira vez um VR, foi um PS VR do meu primo.
E a sensação é essa mesmo, coisa de louco.
Os jogos de terror são quase impossíveis de jogar.. A demo do Resident Evil 7 quase me fez cagar nas calças.. kkkk

Tive um problema ao jogar uma demo de terror no dia seguinte, comecei a suar e no final tive que dar uma gorfada..
Agora não sei se é porque estava de ressaca, se foi o jogo em si, ou se foi os dois juntos.. kkkkkkkkkk

É engraçadíssimo ver alguém se borrar de medo usando VR.. kkkkkkkkkk
 
Sou doido pra pegar um negócio desses para jogar Asseto Corsa ou Simuladores de auto.

Mas fiquei bem na dúvida ao ler todo o tópico.


è a parada mais legal que existe hoje com VR, usando um volante, sem duvida oq faz valer a pena atualmente pagando essa pequena fortuna.
Mas tenha em mente que vc precisa de um i7 e uma 1080, pra cravar 90 fps em project cars e asseto, ou será tudo em vão, pois caiu de 90fps é dor de cabeça e enjoou fácil.
 
Senhores, tive a oportunidade de adquirir um Oculus Rift e o touch lá fora, amigo meu trouxe de Miami e aí vão minhas singelas impressões:

Já tenho algum tempo de estrada hehehehe e pude ter algumas experiências com jogos que foram realmente marcantes e trouxeram aquela sensação de estupefaciência, que causaram aquela inércia e que me fizeram "desconectar" do mundo, encantado por aquilo. Mulheres e esportes radicais, como mountain bike, também me causam isso, mas não vem ao caso, aqui o papo é nerd :D .

Pois bem, alguns foram os marcos que balizaram minha rota pelo mundo da jogatina eletrônica, pontos de referência que marcaram de alguma forma e nunca mais foram esquecidos:

1 - Meu primeiro contato com os jogos foi com o "Pong", ok, já era "velho" quando eu joguei, mas eu nunca tinha mexido com nada disso e fiquei horas, era aquele moleque de uns 6/7 anos "embasbacado" com duas barrinhas que subiam e desciam girando um botão de cada lado e você não podia deixar o quadradinho passar, aquilo pra mim foi o máxima da revolução dos brinquedos e me prendeu por horas até meu pai me levar embora da festa onde um tio tinha aquilo e, por vários anos, sem contato fiquei.

2 - Depois os primeiros jogos de PC, que eram instalados com várias fitas cassetes, me lembro do a10 Thunder, que era de avião, umas linhas verdes no monitor preto, coisa mais linda do mundo, horas e horas naquele era "o jogo de caça e eu o melhor piloto do mundo que cumpria as missões e pousava até em porta-aviões"... isso na casa dos amigos porque eu mesmo não tinha :rolleyes:

3 - O tempo passou, eu me comportei, e, junto com meus dois irmãos, ganhamos de natal um ATARI, entramos na "era moderna dos jogos", era só ligar na tv e se acabar, Decatlhon, River Raid, Hero, pac man, Enduro, tudo ao alcance de uma fita espetada no console que imitava madeira, lindo...

4 - Os jogos de PC - DOS, Windows 3.1, 95... eu adentrava a nova revolução, disquete, drive de cd rom, dvd rom, dois três cds, instalava need for speed, Tomb Raider, Wing commander, depois esses mesmos jogos "acelerados pela VGA", me lembro ainda quando instalei uma voodoo em meu pc e as bolhas voavam pela tela do monitor quando a Lara pulava na água, que profundidade, que imagem...

Enfim, foram muitos os incrementos no mundo dos games, jogos em alta definição, som espacial, jogos que mais parecem imitar a vida real, só que nada mais me fez ter aquela sensação só causada por uma mudança radical, brilhante, que você pare e realmente pire ao ver/jogar, até ontem...

5 - Depois de ficar pelo menos uns 40 minutos configurando a parada no micro, ainda vão minhas impressões sobre o Oculus Rift CV1.

Como o VIVE, agora o Rift também faz o mapeamento do seu espaço, então, antes de começar, você tem que marcar a área que ele deve mapear, desta forma, espaço no quarto é fundamental para jogar em pé, onde é preciso se movimentar, 2 mts² é o que ele recomenda.
Criada a área virtual, você pode ficar tranquilo, se você se aproximar muito dos limites, uma grade aparece, se você encosta nela, entorta para trás e a sensação é que o negócio te joga de volta, é incrível, aliás, esta é a minha maior dificuldade, narrar sensações é muito difícil, cada um se comporta de um jeito e encara de uma maneira, o que eu escrever, com certeza não será nem próximo do que é "sentir" o mundo virtual e será diferente do que os colegas já narraram no tópico.
Vencida esta etapa de configuração, vamos fazer o "tutorial" do oculus. O primeiro é uma sala com várias tranqueiras de informática, algo como uma loja de reparos e você esta ali, literalmente, em frente ao balcão onde quem vem te atender é um simpático robô que flutua.
Antes disso, um rápido adendo, o Touch. Os dois controles, em todos os reviews que li, era o que faltava no Oculus, "vesti-los" te da "mãos virtuais", mãos mesmo, ao ligá-los pela primeira vez, duas mãos brilhantes surgem na sua frente, o mais incrível, "suas mãos", exige um pouco de treino, mas eu consegui pegar o jeito até rápido, apontar, dar jóia, dar tchau, pegar as coisas, empurrar, puxar, tudo é muito natural, exige um pouco de treino, mas o jeito se pega rápido.
Bom, voltando ao robô, ele faz várias coisas, se você faz um movimento muito brusco, ou um barulho, derruba alguma coisa, o bicho se esconde, voa pra longe, vai para o fundo e você tem que chamar ele de novo, é simplesmente hilário, eu ria igual criança interagindo com aquilo, depois que ganhei a confiança dele, ele começou a me entregar vários disquetes que eu inseria em uma impressora, ou em um micro e o desenho do disquete se "tornava real" na impressora ou pulava da tela do computador. Ele me entregou um disquete com um desenho de um foguete, a impressora o tornou "real", embaixo tinha um cordão, quando eu puxei, o bicho decolou pela sala toda, juro que me abaixei, o susto que deu foi muito engraçado, ele saiu batendo em tudo, o robô saiu voado, derrubou um monte de coisas, voou por trás de mim (você olha para trás e vê tudo que tem ali) até explodir em centenas de faíscas, aquilo foi de outro mundo, fiquei ali rindo igual besta sem acreditar no que tava vendo.
Coloquei outro teste, desta vez, no meu moleque de 4 anos e nunca ri tanto na vida, era um cenário de uma floresta, com bichos, crocodilo, um cervo, um crocodilo e fiquei balizando o guri ali para ele não ir embora, daí o cenário mudou e ele meio que caiu em um planeta, aí o menino paralisou olhando pra baixo, perguntando o que tinha acontecido, bolado absurdo, até olhar para frente e dar de cara com um ET, KKKKK, tive que segurar o moleque que queria voar dali, só faltou jogar o óculos longe, agora mesmo, sai até lágrima de tão engraçado que foi, coitado do meu moleque, devia ter filmado a cena srsrsrs.
Teve um outro teste muito legal, com várias salas virtuais enormes e uma bancada na frente para você pegar várias coisas, um tanque radio controlado, um estilingue, arma laser, raquete de ping-pong com a bolinha, uns bonecos, enfim, dezenas de itens para você interagir. Nesse não pude brincar porque não consegui tirar minha esposa, ela adorou a novidade, pela primeira vez na vida a vi brincar com um "videogame" isso foi uma das coisas que mais me impressionou e me fez ter a certeza que aquilo é realmente o futuro da diversão eletrônica, realidade virtual.

6 - (sim, em uma noite dois marcos seguidos) Depois que consegui "ter paz" com Oculus, fui testar com um dos jogos que mais adoro, Elite Dangerous.
Ao iniciar, o negócio não iniciava, falava que tava demorando muito para responder e era para eu verificar os cabos, rever a instalação, etc, aquilo me deu uma certa frustração inicial, até eu me lembrar de mudar a "fonte do vídeo", sai monitor, entra alguma coisa com VR (não lembro o nome certo) e, depois de ter jogado mais um ano, pela segunda vez (a primeira foi quando instalei o jogo em si) fiquei de boca aberta (literalmente) com o que estava vendo, o menu inicial muda para um gigantesco hangar dentro de uma estação, logo a minha frente um gigantesco SRV (veículo), sim, enorme, do tamanho de um caminhão de três eixo, com rodas de trator, um verdadeiro monstrengo que eu nunca sonhei ser daquele tamanho e, ao fundo, uma gigantesca (sim gigantesca) Eagle verde, do tamanho ou maior que um Lear Jet e bem mais encorpada, na boa, devo ter ficado uns 10 min olhando os detalhes daquele hangar gigante, a movimentação, a dimensão das coisas ali dentro, enorme mesmo. Então vamos para o jogo, carrego meu save e apareço no SRV, estou atrás de um material raro de superfície e dou de cara com... COMIGO sentado, de verdade, de verdade mesmo!!! no banco do motorista!!! o que é aquilo???? o avatar do piloto sou eu, os braços, o corpo, as pernas, ombro, tudo tá ali como se sentado ali eu estivesse e que planície gigantesca é aquela??? os detalhes do carro, tudo parece que da para tocar, os menus flutuam pelo painel, ao seu lado, você vê todos os ângulos, as alças da cabine, da para segurar naquilo se o boneco tirasse as mãos dos controles, ao olhar para cima, um colossal planeta roxo e seus anéis flutuavam, muito maior do que ver a lua, é impressionante a sensação. Coloco o carro para andar a suspensão trabalhando, as pedras pulando no vidro... sigo o radar que indica meteoritos que podem ser quebradas a frente e, bblllluuurrrgghhhhhh, meu cérebro pira e um enjôo desgraçado vem, que porra é essa? eu balanço no sofá junto com o movimento do carro, o cérebro manda uma informação, vê uma coisa e o corpo outra, a parada da um tilt feio mas não adianta o corpo reclamar, o cérebro ta louco e eu não desisto, suando frio toco o carro, pego velocidade e capoto, uuuuaaaaaaaaa, vou vomitar tudo, jesuis que isso, tiro o óculos e fico respirando pesado, todo suado, meto a cara no ventilador para passar o enjôo, minha mulher pergunta se eu to maluco, por que eu to suando daquele jeito e eu só respondo que é a emoção srsrsrsrsrs.
Volto para o jogo, li que o fps não pode ser baixo senão da nóia no cérebro, vou baixar a resolução e ver no que dá (puto, pois coloquei uma 1080 só para não ter esse tipo de problema) aí, vem a luz, como eu travo o vsync no refresh do monitor, ele tava travado em 60 fps, vou lá, desabilito o vsync e tiro o limite de frames e a coisa melhora da água para o vinho, ficou mais fluído e meu cérebro, mesmo resistindo, tava sendo enganado mais fácil pelos frames acima de 100, ufa.
Continuando, dei um pulo acionando as turbinas do SRV e a sensação de altitude do vôo deu até vertigem, o vôo na baixa gravidade e o toque no solo dando potência nas turbinas para não bater no solo, o trabalho da suspensão, as rodas enormes passando do meu lado ao pousar, foi tudo muito incrível.
Então, chamei a nave de volta (uma Beluga) e simplesmente não acreditei naquilo, fui me aproximando do local de pouso e uma verdadeira monstrenga estava ali, passar debaixo das asas traseiras dela foi como passar debaixo um enorme viaduto, simplesmente gigantesca, sei lá, do tamanho de um navio de cruzeiro. Estacionar debaixo da entrada de embarque e ver o tamanho do "hangar" que guarda o SRV é muito animal, a noção de espaço muda completamente e quando cheguei na cabine de comando???!!! só ela deve ter uns 60m², da para ver o que tem atrás, toda ela é visível, ta tudo pronto lá e quem joga no monitor simplesmente não consegue ver, dezenas de detalhes, as cadeiras da tripulação, monitores espalhados, o piso metálico, luzes, é um salão enorme fora do campo de visão normal do jogo, daí eu fiz o que? fiquei em pé!!! daí virei um "espírito", o boneco (eu) ficou sentado na cadeira (sem cabeça) e pude "andar" até onde demarquei a grade, antes do fio acabar (aliás, a fiarada que fica é cabulosa, to pensando em como arrumar direitinho aquilo para não ficar feio, mas em uso, você não sente o fio do capacete), aquilo foi muito fera, preparem-se para as "pernas espaciais" vai ser muito insano.
Decolei com a belugona, aquele "navio" é uma delícia de pilotar, o som, o barulho do vento, os menus flutuantes, o radar tridimensional acima do painel, da para abaixar e ver a distância do radar até o painel, tudo ao alcance das mãos, um 3D verdadeiro, coisa que cinema nenhum chega perto de mostrar (só naqueles simuladores fodas da Universal eu pude sentir algo assim, mais foda porque a cadeira mexe, vento sopra, etc), tudo ali, no sofá de casa (to sem o escritório do micro até hoje, maldita obra).
Daí eu pego o fighter, putz, a cabine estreita, perto da mão, um cockpit de carro de corrida, muito irado, da para sentir a velocidade do bicho, mergulhei em uma cratera do planeta passando pela gigante beluga, deu até medo ver a bichona virando, e voei baixo dentro do buraco, a velocidade, o medo de errar uma manobra, passar raspando na borda e subir em direção ao planeta acima, 3D, gigantesco, é impossível de explicar, tem que colocar o negócio na cara e testar.
Daí o início da experiência já tinha feito o estrago e desliguei tudo duas horas da manhã, fui tomar uma água gelada, respirar um pouco e tomar um banho, na certeza de que toda a grana que investi valeu cada famigerado centavo, o sorriso, que não cabia na cara, já me dizia tudo, esse é o futuro (já presente) dos games.

Abraço galera.


PS. Ao deitar na cama, ainda sentia o corpo balançar dentro do carro, o cérebro tava doidão mandando "idéias" de coisas que não aconteceram.


Sim, simulação é o que vai manter o VR vivo pra sempre, nem q seja como super acessorio igual um volante é hoje, mas não tem oq discutir nesse tipo de jogo é surreal de bom, imagino eu quando subir a resolux e ficar 4k em cada tela daqui uns 10 anos, espero q esteja vivo pra experimentar =p
 
Para o amigo que está pensando no OSVR por 2300,00. Não seria melhor importar o Oculus Rift CV1? Futuramente vc ainda tem a opção de comprar os controles touch. Eu vi muita reclamação desse OSVR em relação à problemas com instalação.

A diferença é grande de 399 trumps do OSVR para 599 trumps do Rift, e como o OSVR é open source e eu pretendo aprender a desenvolver para VR estou bem inclinado a pega ele.

:bat:

Sim, simulação é o que vai manter o VR vivo pra sempre, nem q seja como super acessorio igual um volante é hoje, mas não tem oq discutir nesse tipo de jogo é surreal de bom, imagino eu quando subir a resolux e ficar 4k em cada tela daqui uns 10 anos, espero q esteja vivo pra experimentar =p

Caraca, espera estar vivo daqui 10 anos? Quantos anos tu tem 80?kkk :haha:
 
A diferença é grande de 399 trumps do OSVR para 599 trumps do Rift, e como o OSVR é open source e eu pretendo aprender a desenvolver para VR estou bem inclinado a pega ele.

:bat:



Caraca, espera estar vivo daqui 10 anos? Quantos anos tu tem 80?kkk :haha:

33, mas vai saber, já tive o carro metralhado e afins, não por saúde, mas tu pode morrer amanhã com um bêbado dirigindo na contra mão rsrs.
 
Eu não vi se ja postaram aqui nesse topico, mas outro usuario do forum ( @Freemam_BR ) postou sobre esse VR chines que eu não conhecia. Pelo custo beneficio parece valer a pena(Bom hardware/Ruim software(para configurar)) mas é compativel com o steamVR


 
Se este pimax custasse uns 200~250 obamas arriscaria, pelo preço dele atual, prefiro ir juntando até pegar algo melhor um OSVR da vida um DK2 usadinho.
 
Se este pimax custasse uns 200~250 obamas arriscaria, pelo preço dele atual, prefiro ir juntando até pegar algo melhor um OSVR da vida um DK2 usadinho.

Olha...é pra se pensar...eu nesse momento to procurando muita coisa sobre ele e esta me surpreendendo. Vou por no link abaixo um post de um cara no forum do Elite dangerous (4 post em diante) que tem o Ocuçus rift VC1 e o PIMAX...ha prós e contras.

https://forums.frontier.co.uk/showt...esolutions-in-Elite-Dangerous?highlight=PIMAX

O principal é que o PIMAX não tem headtracker posicional, então é bom pra jogos aonde voce fica sentado na cadeira( O oculus e o VIVE vc pode levantar e andar dentro de um range), mas a imagem do PIMAX(segundo ele e pelo que li até agora) é bem melhor é como se o PIMAX fosse 1080p e os outros(VIVE e OR) 720p

Inclusive eles citam que ja esta para lançar uma versão 8K do PIMAX(que eu ainda não achei essa informação).

Editando pra dizer q ja vão lançar o 8K inclusive com controles, porem o preço sobe para 799 doletas
https://vrworld.com/2017/01/30/pimax-8k-vr-headset/

Eu tive a oportunidade de experimentar um DK2 ha um tempo atras e não gostei da imagem.....
 
Última edição:
Meu foco é games sentando mesmo, simuladores de corrida que é meu foco atualmente e de voo estilo ED e outros, meu receio em pegar um trem deste é defeito! ainda mais os xinglings, se for um valve ou oculus sei que estes não querem se queimar então conseguiria trocar ou reparar o mesmo sem muitos problemas.
 
Esse Pimax além de não ter "positional tracking" parece que tem uma tela com apenas 60hz. Será que isso não vai gerar mais "motion sickness"?
 
Olha...é pra se pensar...eu nesse momento to procurando muita coisa sobre ele e esta me surpreendendo. Vou por no link abaixo um post de um cara no forum do Elite dangerous (4 post em diante) que tem o Ocuçus rift VC1 e o PIMAX...ha prós e contras.

https://forums.frontier.co.uk/showt...esolutions-in-Elite-Dangerous?highlight=PIMAX

O principal é que o PIMAX não tem headtracker posicional, então é bom pra jogos aonde voce fica sentado na cadeira( O oculus e o VIVE vc pode levantar e andar dentro de um range), mas a imagem do PIMAX(segundo ele e pelo que li até agora) é bem melhor é como se o PIMAX fosse 1080p e os outros(VIVE e OR) 720p

Inclusive eles citam que ja esta para lançar uma versão 8K do PIMAX(que eu ainda não achei essa informação).

Editando pra dizer q ja vão lançar o 8K inclusive com controles, porem o preço sobe para 799 doletas
https://vrworld.com/2017/01/30/pimax-8k-vr-headset/

Eu tive a oportunidade de experimentar um DK2 ha um tempo atras e não gostei da imagem.....


tem q rolar suporte a SLI pro VR, senão não vinga.

project cars roda porcamente aqui na minha 980ti, injogavel com fps caindo mt dos 90, nem a 1080 aguenta, não fiz upgrade até agora, esperando uma 1080TI pra ''VER'' se vai aguentar.

Então é foda, tem que aumentar a resolux pra ficar melhor os pixels, mas ao mesmo tempo sem SLi é inútil, pois não tem vga pra rodar os jogos mais tops
 
Editando pra dizer q ja vão lançar o 8K inclusive com controles, porem o preço sobe para 799 doletas
https://vrworld.com/2017/01/30/pimax-8k-vr-headset/

Esses chineses da Pimax estão loucos em lançar HMD's de 4K e 8K de resolução! O próprio artigo diz que o site que fez o review não gostou do resultado a 4K, imagine então a 8K. Me parece uma tentativa de querer "aparecer" no mercado e enganar os leigos, típica coisa de chinês. Rodar em 4K e 8K até roda, desde que sejam gráficos vetoriais simples.

Mas o que todos nós queremos, que é rodar gráficos complexos e de qualidade, ainda vai demorar bastante. Não pelas telas pois a densidade de pixels necessária já foi atingida, e sim pela capacidade de processamento gráfico. Chuto coisa de mais uns 2 ou 3 anos até rodar 4K acima de 90 FPS em VR. Motivo esse pelo qual o Rift 2 e o Vive 2 ainda vão demorar para sair, por isso se justifica o investimento neste momento.

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Esses chineses da Pimax estão loucos em lançar HMD's de 4K e 8K de resolução! O próprio artigo diz que o site que fez o review não gostou do resultado a 4K, imagine então a 8K. Me parece uma tentativa de querer "aparecer" no mercado e enganar os leigos, típica coisa de chinês. Rodar em 4K e 8K até roda, desde que sejam gráficos vetoriais simples.

Mas o que todos nós queremos, que é rodar gráficos complexos e de qualidade, ainda vai demorar bastante. Não pelas telas pois a densidade de pixels necessária já foi atingida, e sim pela capacidade de processamento gráfico. Chuto coisa de mais uns 2 ou 3 anos até rodar 4K acima de 90 FPS em VR. Motivo esse pelo qual o Rift 2 e o Vive 2 ainda vão demorar para sair, por isso se justifica o investimento neste momento.

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Eu estou lendo varios artigos e opiniões de usuários dele(4k, o de 8K ainda é projeto). E ja citei que ele não da os 4K, o que "aparenta" é uma resolução de 1080p, contra os 720p dos demais. Inclusive alguns que tem o oculus ou o vive tambem(postei o link de uma opinião por exemplo). Como eu ja citei há prós e contras.

Uma unanimidade até agora é que a "imagem" final é melhor no pimax, enquanto há um problema serio no lado do software e questões como peso, conforto, falta de headtracker e apesar de funcionar no steamvr não é homologado por eles e este inclui os fones de ouvido que acompanham o aparelho.

Obviamente que alguma coisa em termos de qualidade de material de acabamento deve ser inferior, mas é uma alternativa de custo x beneficio pra quem sequer vai ter a possibilidade de comprar um oculus rift ou vive devido ao custo destes e a variação da moeda.

Tem um amigo aqui do forum que deve compra-lo, eu vou esperar ele fazer isso e quero ver a opinião dele. Mas acho bom essa "alternativa" chinesa mais em conta.

E como tudo se alguem for comprar, deve ser bem pesquisado/avaliado antes. Como eu disse eu mesmo vou esperar alguem comprar ele primeiro e ver a opinião.
 
Última edição:
Senhores, muito saudável as análises acima, sabemos que os chineses são muito bons em desenvolver (copiar :coolface:) as coisas tão boas ou melhores que as originais, por metade do preço, no entanto, também desconfio dessa alta resolução, pois a questão dos frames baixos me afetaram até, acho que nem um SLI de 1080 consegue manter 4K acima de 90 fps...

Bom, complementando meu post:

O Oculus passou pela âlfandega sem qualquer problema, meu colega trouxe a caixa na mão e o touch dentro da bolsa da mulher dele, sem taxas assustadoras extras :freddy:
O preço final em reais foi de R$ 2.720,00, ou US$ 800.00 com o touch (só ele sai por US$ 190.00).

E o mais importante, as fotinhas do brinquedo novo :hardcore:

 
Curti a ideia, já tinha visto um que o usuário fazia um mix com cockpit dele com o volante mais este ficou show.


Teve um custo no final do video, o vive morreu afogado em suor!
 
Senhores, muito saudável as análises acima, sabemos que os chineses são muito bons em desenvolver (copiar :coolface:) as coisas tão boas ou melhores que as originais, por metade do preço, no entanto, também desconfio dessa alta resolução, pois a questão dos frames baixos me afetaram até, acho que nem um SLI de 1080 consegue manter 4K acima de 90 fps...

Bom, complementando meu post:

O Oculus passou pela âlfandega sem qualquer problema, meu colega trouxe a caixa na mão e o touch dentro da bolsa da mulher dele, sem taxas assustadoras extras :freddy:
O preço final em reais foi de R$ 2.720,00, ou US$ 800.00 com o touch (só ele sai por US$ 190.00).

E o mais importante, as fotinhas do brinquedo novo :hardcore:





VR não tem suporte a SLI ainda..... mesmo a 1080 não aguenta 90 fps nos jogos mais pesados hoje.
 
Parar de ler esse tópico que isso me interessa muito.
 
Senhores, muito saudável as análises acima, sabemos que os chineses são muito bons em desenvolver (copiar :coolface:) as coisas tão boas ou melhores que as originais, por metade do preço, no entanto, também desconfio dessa alta resolução, pois a questão dos frames baixos me afetaram até, acho que nem um SLI de 1080 consegue manter 4K acima de 90 fps...

Bom, complementando meu post:

O Oculus passou pela âlfandega sem qualquer problema, meu colega trouxe a caixa na mão e o touch dentro da bolsa da mulher dele, sem taxas assustadoras extras :freddy:
O preço final em reais foi de R$ 2.720,00, ou US$ 800.00 com o touch (só ele sai por US$ 190.00).

E o mais importante, as fotinhas do brinquedo novo :hardcore:


Opa, me tira uma dúvida. Está funcionando bem com dois sensores o touch? Li em alguns lugares que pra ficar bacana tem que usar 3 sensores.
 
Opa, me tira uma dúvida. Está funcionando bem com dois sensores o touch? Li em alguns lugares que pra ficar bacana tem que usar 3 sensores.

Sim, pelo que andei lendo nos fóruns gringos o Oculus Touch está funcionando bem com 2 sensores desde que os controladores USB 3.0 da MOBO sejam Intel ou Fresco Logic, as outras marcas como ASMedia, VIA, Etron apresentaram incompatibilidade e por isso funciona com largura de banda reduzida em USB 2.0. Eles não aceitam HUBs USB, tem que ligar cada um em uma porta.

O pessoal disse que a leitura dos movimentos pelos dois sensores tem sido instantânea, sem delay. Teve um que colocou 3 sensores mas achou que ficou pior.

Acabei de encomendar o meu Rift Touch, deve chegar entre Março e Abril.


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Opa, me tira uma dúvida. Está funcionando bem com dois sensores o touch? Li em alguns lugares que pra ficar bacana tem que usar 3 sensores.


Cara, ta funcionando bem, não perdi os movimentos e não senti lag, normal... detalhe, estou usando na usb 2.0 sem problemas... coloco na 3.0 e ele não reconhece, único bug que vi.
O foda de colocar na 2.0 é que fica aquela mensagem no menu que o micro não atende os requisitos mínimos e a experiência pode ficar mais pobre...

Detalhe, o Oculus está na usb 3.0
 
Última edição:
Tem novidades grandes vindo agora em 2017... desenvolvedores investindo com tudo em VR:




é... jogar "na caixa" (monitor) vai ficar obsoleto bem rápido...

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Cara, ta funcionando bem, não perdi os movimentos e não senti lag, normal... detalhe, estou usando na usb 2.0 sem problemas... coloco na 3.0 e ele não reconhece, único bug que vi.
O foda de colocar na 2.0 é que fica aquela mensagem no menu que o micro não atende os requisitos mínimos e a experiência pode ficar mais pobre...

Detalhe, o Oculus está na usb 3.0
To querendo pegar o Touch mais pra frente, vc pode me dizer como você está posicionando os sensores na sua sala para melhor captação? vlw pelas respostas =D
 
pessoal é o seguinte...
Meu sogro tem um S7 qual seria o melhor óculos VR com bom cxb para ver filmes do netflix? Vale a pena pegar a versão mais nova do Samsung Vr, aqui compra na olx por 200 ou tem algum outro óculos que vale mais a pena?
gearvr_big.jpg


Eu tenho um Samsung S5 pensei em pegar um Xiaomi Vr ou o Z4 VR Mini, qual recomendam?
 
Versão nova do Gear só muda o conector de energia, é a mesma coisa do outro...
 

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