Resolvi instalar o nod32, pois estava curioso pra ver se eu teria benefícios no windows 11, em relação ao defender depois de ver vários posts de vcs. Olha, realmente vale a pena usar outro av no lugar do defender, infelizmente a ms precisa ainda otimizar muito o av dela, ele tá muito pesado, o impacto que ele provoca é grande.
Como tenho a licença de 3 anos do nod32, o upgrade pra versão home security premium do eset foi uma bagatela, e digo pra vcs, valeu muito a pena. Meu windows 11 nunca esteve tão fluido como agora, ficou evidente aqui que o defender tava impactando e muito no desempenho geral da máquina. A home security adiciona muitas funcionalidades extras, como firewall que não existe na versão av, segurança de navegador, dados bancários, criptografia e etc.
Mesmo todos esses recursos sendo habilitados, o windows 11 está muito rápido, bem melhor que com apenas o defender. Na navegação da internet foi a melhor experiência. Antes tinha muita demora em abrir sites, ficavam com lentidão no carregamento, pings altos entre outros problemas. Com a home security, esses problemas desapareceram por completo, a navegação é muito diferente, ficou excelente.
Explorer funciona normalmente, sem travamentos ou engasgos, a transferência fica estável, entre outras melhorias. Valeu a pena, não gosto de ficar pagando por av de terceiros, mas a eset está fazendo um ótimo serviço nos seus av's, uma pena a ms não fazer o mesmo. Achei que o defender tinha melhorado nos últimos anos, mas infelizmente ainda não é o caso, a ms precisa otimizar muita coisa nele pra ficar no mesmo nível.
Não pretendo deixar de usar o eset, pelo menos enquanto ele continuar seguro e com boa estabilidade, manterei instalado, vale pelo ganho e estabilidade extra que ele proporciona em relação ao defender.