Meu maior problema com o FFXIV é o jogo não ser nem um pouco preciso com o timing das mecânicas, tipo, se eu tenho que sair de um circulo onde vai acontecer uma magia, eu tenho que sair imediatamente, pois se eu fizer igual no wow e mover no ultimo segundo e sair do circulo, o servidor não registra que eu saí do círculo, e o pior é que se aparecer um circulo em cima de você, você tem que IMEDIATAMENTE sair dele, senão o servidor não vai registrar, mesmo que na parte visual do jogo, você teria mais de 4 segundos para se mover se o servidor registrasse com a mesma precisão do WoW para este tipo de mecânica.Essa é uma coisa zuada do FFXIV, mas não acontece porque as animações são ruins, mas sim porque boa parte das animações são longas e exageradas, com as pernas fazendo parte das animações similar a rpgs singleplayer com combate mais estático. O ffxiv antes do arr era mais estático, provavelmente por isso fizeram assim e é um resquício daquela época.
Se você pegar os jogos que isso não acontece é porque as animações são muito mais simples e rápidas e só acontecem da cintura pra cima, pra dar blend com o movimento das pernas que acontece em separado. No gw2 ou outros jogos algumas animações mais diferentes que envolvem as pernas já lockam o jogador no lugar ou se mover cancela.
No próprio FFXIV se você pegar o Archer isso não acontece nas skills mais básicas, mas nas classes melee mesmo o auto attack geralmente tem esses problemas porque as animações são meio exageradas. Se eles corrigissem isso nas skills melee mais básicas já daria uma boa melhorada no geral, mas o combate do jogo é tão fluido que isso parou de me incomodar no geral, e não é um problema que afeta o resto do jogo.
Eu pessoalmente achei essa falta de precisão no jogo extremamente broxante e faz o gameplay super chato ao meu ver.