Recomendo a exclusão da palavra NUVEM, para evitar ser zoado futuramente
Nessa geração vem com força. Não a toa todas as fabricantes de consoles (até portáteis, vide Switch) estão se aninhando no Azure. Piada por piada ou Wars por Wars, é engraçado ver nego que zoava a nuvem, agora pagando para usar a nuvem que antes criticara. Se você tiver um PS5, estará dentro do ecossistema Microsoft.
Along...
Só no final das contas acho que aquele "híbrido" de processamento na nuvem x local não será tão icônico como alguns imaginaram, o salto na área foi tão grande que è mais fácil matar o hardware local mesmo e jogar pro streaming.
O xcloud já funciona insanamente bem, a PSnow tambem usará a mesma plataforma (Azure) e deve rapidinho começar a decolar assim que a transição for completa.
O mais incrível do streaming é que vai chegar um ponto onde teremos poder ilimitado basicamente limitado pelas engines. Vai sobrar hardware a rodo e faltar software, em outras palavras, vai depender dos devs implementarem recursos novos in engine, pois o próprio DX hoje já oferece suporte a coisas que sequer serão aproveitadas em quem sabe se lá, meia década, no mínimo, já comentei aqui outras vezes: doom 3 (2004) foi o primeiro game a utilizar TODAS as instruções do dx7 (1999/2000), Crysis (2006) usando dx9 (2002, sim, 2002!!!!) dava banho em game de 2012 com directx do caralho do futuro. A questão é, não depende de você ter o recurso, mas sim de poder explorar (hardware competente) e código compativel. Você não fala russo se eu te der um dicionário russo agora, certo?
Jogos da id sempre foram leves por terem códigos enxutos (doom 3 tem menos linhas de código que um Ori da vida, isso é sinistro).
O que quero ver é a briga de engines universais. Acredito que em algum ponto (não como limitante, alias, alguns já prevêem cenário similar há muito tempo) você automaticamente ao querer entrar em uma "rede/loja/servidor" automaticamente terá de usar uma ou algumas engines.
A Epic com sua Store por exemplo, limitando ou incentivando o uso da UE, assim excluindo a concorrência de maneira natural.
Geração que vem vai ter loteamento de engines ou fusões grandes por aí, chega um ponto onde não tem espaco pra tanta gente.
A UE mesmo possuía vários recursos que fora do DX só foram "aproveitados" no opengl anos depois, e daí repassado ao consumidor. Você quer fazer algo para todo mundo, mas não implementa porque uma plataforma não roda? Não, você nivela por baixo.
Aqui deixo um detalhe aos que não lêem muito sobre o assunto. Temos aquela crença de que "monopólio" é ruim, mas fragmentação também é ruim. Na verdade, péssima.
"Como assim Guns, vose eh loco".
Década de 90, mais de 30 fabricantes de gpus, imaginem o nightmare. Conforme as fusões foram ocorrendo (padronização), depois opengl e DX (opengl em 2003 na estava nas cucuias. Vulkan é outro peidorreiro que só quer chamar a atenção), ficou mais fácil padronizar e implementar coisas novas.
A extinção da arquitetura Cell por exemplo, jogou o custo do PS lá para baixo e agora pela primeira vez SEM HARDWARE ADICIONAL E SEM PERDAS, permitirá backwards compat.
O mais engraçado de tudo é que a única Dev que acredita ter cacife para ficar de fora no seu mundinho é a Rockstar, GTA é real life simulator.
Alias, nego zoa o Stadia porque não mostrou nada.... Aham.. mais de bilhões de casulos Android aí pelo planeta com Play Store como porta de entrada para games sem a necessidade de pagar por hardware adicional... Isso dá mais do que todos os consoles de mesa da Sony, Nintendo, Sega e Microsoft fabricados na história até hoje com o toque de um plim.