Vejo dois cenários. Um sendo um pouco mais pessimista outro um pouco mais otimista.
No pessimista colocar o catalogo da ABK gera apenas 2 milhões de novos assinantes, e o novo cod gera 3 milhões de novos assinantes, ou menos de 3 milhões de assinantes. Fazendo gamepass chegar perto de 40 milhões de assinantes.
Já o otimista, o catalogo da ABK gera de 4 a 5 milhões de novos assinantes, e o novo cod gera de 6 a 7 milhões de novos assinantes. Fazendo gamepass chegar a 47 milhões de assinantes, começando a se aproximar de 50 milhões.
Difícil saber o que vai acontecer. Vamos descobrir.
Acredito que o maior objetivo não seja o de aumentar o número de assinantes (vejo isso como secundário), e sim o de manter o atual numero com o bump no preço, sendo o aumento de assinaturas um efeito bonus.
Acho que a corrida hoje é muito mais por uma manutenção do settlement já estabelecido. Por exemplo, hoje GTA é o standard dos jogos open world e hoje ninguém mais tira esse posto dele. Empurrar COD por todo o canto é uma forma de manter o jogo ainda em seu holy grail dos shooters non fantasy. Não é difícil imaginar que Battlefield jamais recuperará o espaço perdido... o bonde já foi.
E bom, quando se fala em concorrência o publico geralmente gosta muito de erroneamente comparar
apenas jogos do mesmo genero. Na atual realidade jogos online de todos os generos competem entre si. É importante manter uma franquia forte e viva para não perder o embalo (tal como BF).
Temos exemplos clássicos de jogos do proprio XBOX que foram perdendo o seu espaço, tal como Halo. Ok, era um ótimo game em sua golden era, mas a super oferta de outros games online em uma época onde os mesmos eram incomuns em console acabaram tirando espaço do mesmo.
Serviço por assinatura > oferecer game Y para lockar o usuário > manutenção.
A Sony (e corretamente) vai pelo mesmo caminho, pois nem as vendas do Playstation (console) são suficientes para manter um game como standard. Bobeira seria ficar presa ao modelo ultrapassado de consoles only enquanto assiste todo mundo indo para o pc e celular enquanto pavimentam comunidades interplataforma. Helldivers é um belo exemplo de um game que por não ter a barreira console only acabou abrangendo um público muito maior. E é aquilo, se seus amigos jogam e o hardware não é um limitante, você cai dentro e gg.
Particularmente acredito que aquela historia de exclusivos vendendo hardware de maneira significativa hoje são uma bobeira completa.. isso mudou muito da geração anterior pra cá. Acredito que o hardware é que sirva como uma base para venda do software, e não o contrário como é superficialmente afirmado por alguns artigos pífios e wars de plataform warriors.