É o mesmo que dizer que o Android é um fork do "Linux", quando na verdade ele usa somente um kernel altamente modificado baseado neste, e no caso do Xbox ele é mais distante ainda do Windows. O que eles dividem em comum é somente o core, e mesmo este ainda tem várias modificações, são praticamente primos de terceiro grau.
Continua, na minha opinião, não fazendo sentido nenhum modificar um OS multipropósito pra rodar em "console", sendo que o Xbox OS já é maduro, com várias ferramentas a disposição e é feito sob medida a um hardware e que os devs já estão acostumados. Ainda sustendo o exemplo que eu citei da Steam Machines, elas poderiam usar Windows ou o OS da Valve, devido a arquitetura aberta e falta de foco, não tinham bom desempenho.
Console é isso, desenvolver ferramentas ao redor de um hardware, por isso o Xbox OS é bem diferente do Windows, ele dividem rotinas básicas e algumas bibliotecas, mas vai só até aí. Pra tu ter uma noção eles quiseram unir 360 e PC durante um tempo, o projeto foi por água abaixo exatamente pelas razõees que eu citei no parágrafo anterior. É incrivelmente mais difícil tu incrementar várias coisas se não tiver controle total sobre a arquitetura. Por isso acho mais fácil eles fazerem como foi com a retro com 360, camada de emulação.
E no caso pra rodar pacotes win32 não é só uma questão de "implementar" a instalação do pacote, tá envolvido muito mais coisas, isso com software legado, com os novos jogos aí a conversa é outra. E mesmo assim faria mais sentido eles atualizarem o Xbox OS e já pensassem em rodar aplicações win32 comprados por exemplo na Steam, do que eles fazerem um "modo Xbox" e deixar aberto pra várias fabricantes fazerem uso(subsidiar), como é o Android. Foi como
@PELO faltou, isso já foi tentado no 3DO e saiu uma bosta, agora mais recente a Valve tentou, outra bosta. Se a MS quer fazer um console que faça algo dela, e encha de bons jogos. Tenha preço agressivo e boas specs, bota no mercado e vende.