--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Cara, eu entendo seu prisma, mas não é o mesmo que o meu. Eu sou consumidor, não acionista. Enxugar custos e dar retorno é uma preocupação única e exclusiva da Microsoft, não minha. Eu espero jogos de qualidade pra plataforma, franquias icônicas se fortalecendo e por aí vai. Escolhas que façam sentido pra mim, enquanto gamer. E a Microsoft tem uma dificuldade imensa de fazer isso.
Nesse caso, a Rare pra mim foi completamente dilacerada pela MS. Uma empresa que possuía títulos outrora absurdos e famosos que fizeram parte da vida de muita gente (inclusive a minha) como Banjo, Conker's e Perfect Dark se resumiu a um multiplayer mequetrefe que saiu todo cagado e incompleto e precisou de anos pra finalmente engrenar - padrão MS nos últimos anos, não é mesmo? Halo piorou não, Halo foi jogado de um penhasco e respira por aparelhos. A última entrada de Gears foi o 5. Excelente jogo, mas sinceramente, uma fórmula que já está pedindo por mudanças. E um respiro também, porque após a dobradinha Judgement e 4, parecia que já era também.
Playground é boa, mas faz basicamente a mesma coisa desde 2012, não vejo méritos no sentido da aquisição. Se tem algo a elogiar, é que pelo menos não atrapalharam, pelo visto. O único projeto diferente que está nas mãos deles é bem fora da curva do que costumam entregar, e, ao que tudo indica, não está indo da maneira como deveria (por que será?!). E, curiosamente, é mais uma franquia icônica e amada que pelo visto vai de arrasta em breve.
Não vejo cenários onde a Microsoft adquirir algo seja bom porque, de novo, tudo o que ela toca, pro meu gosto, se desfaz ou piora muito. E certamente com a Steam não seria diferente. Felizmente isso é tudo rumor furado e provavelmente não vai acontecer.
Já notei que quando falamos desse tópico, temos vertentes diferentes. Eu entendo que em termos de business, muita coisa possa fazer sentido e pra eles ser considerado um sucesso, parte da estratégia, ou que seja, mas não é esse lado que eu analiso.
A Rare na verdade que já vinha se desmanchando antes da aquisição, o ponto é que COMO SEMPRE, toda aquisição da MS se cria uma expectativa enorme, o dinheiro infinito vai fazer esses estúdios criarem mais, crescerem e trazerem suas franquias de volta. Desde 2002 quando a MS comprou a Rare é isso.
2003 - Grabbed by the Ghoulies
2005 - Conker: Live & Reloaded e Perfect Dark Zero
2006 - Viva Piñata
2007 - Jetpac Refuelled
2008 - Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts
2010 - Kinect Sports
2011 - Kinect Sports: Season Two
2013 - Killer Instinct
2014 - Kinect Sports Rivals
2015 - Rare Replay
2018 - Sea of Thieves
Basicamente os caras tentaram Conker uma vez, Banjo uma vez e pronto.
Perfect Dark criaram (Naughty Dog do Xbox), a tal da The Initiative. Juntaram ex membros da Naughty Dog, Rockstar, Guerrilla, CD Projekt. Insomniac e etc. O designer líder que era um cara da Insomniac, foi diretor do Sunset Overdrive acho que 2 anos e vazou.
O estúdio foi criado em 2019 e em 2022 já tinha perdido metade da galera, o estúdio simplesmente se esfarelou e a Crystal Dynamics teve que chegar para continuar o projeto.
A gestão de estúdios da MS é um negócio inexplicável, poucos se lembram do Fable Legends que chegou a ter beta aberto, o game estava praticamente pronto.
Tem dezenas de outros exemplos, quando a Epic vazou porque não queria mais Gears of War, ai alguns devs ficaram e foi criada a The Coalition, um dos estúdios mais qualificados trabalhando com Unreal Engine e aparentemente mesmo com a franquia em um declínio o próximo jogo é Gears 6.
Lembro em 2002 que o papo era, nas mãos da MS e Rare vai fazer só jogo foda, Banjo vai voltar, Conker´s e etc. No fim hoje em 2024 estamos falando que ela deu certo porque 16 anos depois lançou Sea of Thieves, que apesar de ter seu público é um game que tem seu público, só que é muito pouco para um estúdio como a Rare. Legal o jogo teve 40 milhões de jogadores, muita gente abriu e fechou o jogo, outros muitos jogam até hoje. No Steam o pico pelo que vi foi de 66 mil pessoas, para um jogo que está no Gamepass não é ruim, só que as vezes parece que estamos falando de Fortnite kkkkkkkkkkkkk. O jogo teve um lançamento bem mediano, se não fosse o Gamepass esse game teria morrido, em alguns casos o Gamepass não consegue salvar, tipo Crackdown 3 e aquele multiplayer podre.
Quando leio que a compra da ABK vai trazer franquias antigas de volta eu fico rindo kkkkkkkkkkk, os caras vão focar tudo em COD e o que sabem que dá retorno.
Minecraft era um colosso antes mesmo da compra, o mérito da MS é identificar, ter a grana para pagar e aparentemente manter a Mojang quieta sem cagar o estúdio. Tentam replicar com Minecraft o que a Nintendo faz com Mario e não conseguem, só o jogo base é sucesso. Legends, Dungeons e outros que nem sei se existem não conseguem passar nem perto do sucesso.