Naming and shaming all “recurring spending models” where a one-time fee (or none at all) would be appropriate and logical. Expect use of strong language. Follow the basic rules of lemmy.world and common sense, and try to have fun if possible. No flamewars or attacking other users, unless they’re...
Xbox Game Pass is finally getting its long-awaited price increase.
www.windowscentral.com
Mais um aumento de preço.
De forma inexplicável, o Gamepass para PC é significativamente mais barato do que para Xbox. Não vou cometer novamente o erro de comprar um console da Microsoft.
Nunca gostei de jogar no PC, mas ano que vem vou montar um e vender meu Series X.
mas isso era uma coisa que o dono do xbox deveria estar preparado...
Aquisição da ABK, jogos como cod com lançamento day one no gamepass... Não existe almoço gratis!
Um dia a conta iria chegar e chegou!
COD é um jogo que lucra muito... Com o jogo sendo lançado no gamepass, NA TEORIA, espera-se um boost absurdo em numeros de assinantes... Estou curioso, apos o lançamento em saber destes numeros pq caso contrario isso ira prejudicar e muito as vendas do COD
O problema é que existem serviços demais hoje em dia!
O Gamepass Ultimate por si só não é tão caro, mas aí você bota Netflix (que já tá custando uns 60 reais também), Disney Plus, HBO Max, Spotify Premium, Amazon Prime e já deve chegar na casa dos 200 reais. Aí, se você for autonomo, bota mais um Office 365 e um Adobe e lá vai mais um monte de dinheiro. Além disso, se quiser ver notícias na legalidade, ainda tem que pagar mais uma parcela para cada jornal de interesse. Claro que todo mundo consegue ver notícias sem pagar sem dificuldade, mas se fosse pra ser tudo dentro da legalidade daqui a pouco vamos estar pagando um salário mínimo.
Eu estou dropando quase todos esses serviços e voltando aos sete mares. A cada 2 meses aparece um aumento novo e menos funcionalidades. Hoje em dia até a HP quer que você pague uma assinatura pra usar uma impressora.
Além disso, quem tem o console Xbox precisa pagar muito mais que o PC. A cada dia que passa faz menos sentido ter um Xbox.
O problema é que existem serviços demais hoje em dia!
O Gamepass Ultimate por si só não é tão caro, mas aí você bota Netflix (que já tá custando uns 60 reais também), Disney Plus, HBO Max, Spotify Premium, Amazon Prime e já deve chegar na casa dos 200 reais. Aí, se você for autonomo, bota mais um Office 365 e um Adobe e lá vai mais um monte de dinheiro. Além disso, se quiser ver notícias na legalidade, ainda tem que pagar mais uma parcela para cada jornal de interesse. Claro que todo mundo consegue ver notícias sem pagar sem dificuldade, mas se fosse pra ser tudo dentro da legalidade daqui a pouco vamos estar pagando um salário mínimo.
Eu estou dropando quase todos esses serviços e voltando aos sete mares. A cada 2 meses aparece um aumento novo e menos funcionalidades. Hoje em dia até a HP quer que você pague uma assinatura pra usar uma impressora.
Além disso, quem tem o console Xbox precisa pagar muito mais que o PC. A cada dia que passa faz menos sentido ter um Xbox.
Aqui nós cancelamos várias dessas assinaturas de streaming. Porque mesmo que permanecessem baratas a gente não conseguia ver tudo. O aumento do preço só ajuda a tomar a decisão de cancelar.
E mesma coisa deve acontecer com o gamepass. Toda vez que tem esses aumentos a galera deve se questionar se tá valendo a pena manter. Pra quem joga direto e quer jogar jogos recentes eu ainda acho que tá ótimo. Mas se continuar aumentando daí vai ser melhor comprar mesmo.
E tá cada dia menos vantajoso ser dos consoles mesmo. PC é futuro, só basta ser mais acessível pra utilizar na sala que daí acabaram as vantagens dos consoles
Entendo a revolta e concordo com alguns pontos, mas coisa de rico? Puta de um exagero.
Se na época que eu tinha um X360 e suava pra conseguir ter um jogo de R$199 uma vez na vida e outra na morte pudesse assinar um serviço de R$60 mensais e jogar o que eu quisesse, incluindo lançamentos, seria o gamer pobre mais feliz da galáxia. Fora os tiers mais simples e mais baratos, que também são opções.
Aumento é sempre ruim. E o valor total é salgado, impossível discordar disso. Tanto Sony quanto Microsoft colocaram os valores bem na régua alta. Mas pra quem tem tempo de usufruir, continua valendo bastante a pena.
Aumento é sempre chato, mas ainda sim continua valendo apena... Estamos falando de R$ 60,00 pra ter acesso ao jogo VS R$ 350,00.
Até o final do ano a MS tem 3 grandes lançamentos..
Indiana Jones
Avowed
Call Of Duty
o que daria R$ 1.050 se colocar o Stalker e Microsoft Flight Simulator vai pra R$ 1.750,00.
enquanto assinando o Gamepass por 5 meses vc vai gastar R$ 300,00
Claro que ai entra se você vai ter tempo de jogar e não, mas mesmo assim Serviço continua sendo uma opção acessivel, ainda mais pra quem não tem muito pra gastar.
Aumento é sempre chato, mas ainda sim continua valendo apena... Estamos falando de R$ 60,00 pra ter acesso ao jogo VS R$ 350,00.
Até o final do ano a MS tem 3 grandes lançamentos..
Indiana Jones
Avowed
Call Of Duty
o que daria R$ 1.050 se colocar o Stalker e Microsoft Flight Simulator vai pra R$ 1.750,00.
enquanto assinando o Gamepass por 5 meses vc vai gastar R$ 300,00
Claro que ai entra se você vai ter tempo de jogar e não, mas mesmo assim Serviço continua sendo uma opção acessivel, ainda mais pra quem não tem muito pra gastar.
mas isso era uma coisa que o dono do xbox deveria estar preparado...
Aquisição da ABK, jogos como cod com lançamento day one no gamepass... Não existe almoço gratis!
Um dia a conta iria chegar e chegou!
COD é um jogo que lucra muito... Com o jogo sendo lançado no gamepass, NA TEORIA, espera-se um boost absurdo em numeros de assinantes... Estou curioso, apos o lançamento em saber destes numeros pq caso contrario isso ira prejudicar e muito as vendas do COD
Para as vendas de COD serem muito prejudicadas o número de assinantes tem que aumentar muito, e muita gente passar a acessar o jogo dessa forma, pelo Gamepass, deixando assim de comprar o jogo. Cod vende de 15 a 20 milhões de copias no ano do lançamento. Não sabemos quantos assinantes do Gamepass ultimate, e PC, compram COD. Vamos imaginar que sejam 3 milhões, essas vendas eles devem perder.
Penso que para valer a pena para a MS o Gamepass teria que ganhar de 4 a 7 milhões de novos assinantes, sim perderia em vendas do jogo, mas ganharia novos assinantes, e em especial novos consumidores de sua loja online. Se eles ganharem de 2 a 3 milhões de assinantes, vão perder menos em vendas de COD, e o cálculo deve ser algo por ai. Dito de outra forma, se a maioria dos jogadores de COD que não assinam preferirem comprar o jogo, eles vão ganhar poucos novos assinantes, mas manter vendas, o que não sabemos é quantos dos que já são assinantes compram Cod, se esse número for alto, eles perdem mais vendas do que ganham em novas assinaturas.
Entendo a revolta e concordo com alguns pontos, mas coisa de rico? Puta de um exagero.
Se na época que eu tinha um X360 e suava pra conseguir ter um jogo de R$199 uma vez na vida e outra na morte pudesse assinar um serviço de R$60 mensais e jogar o que eu quisesse, incluindo lançamentos, seria o gamer pobre mais feliz da galáxia. Fora os tiers mais simples e mais baratos, que também são opções.
Aumento é sempre ruim. E o valor total é salgado, impossível discordar disso. Tanto Sony quanto Microsoft colocaram os valores bem na régua alta. Mas pra quem tem tempo de usufruir, continua valendo bastante a pena.
Mais ou menos, o valor anual deu uma aumentada, e tem um novo limite de 13 meses. Então piorou para todo mundo. Claro que piorou mais, para quem paga mensal. Ou seja, quando formos assinar de novo, vai ter um custo um pouco maior, mesmo quem converte.
Aumento é sempre chato, mas ainda sim continua valendo apena... Estamos falando de R$ 60,00 pra ter acesso ao jogo VS R$ 350,00.
Até o final do ano a MS tem 3 grandes lançamentos..
Indiana Jones
Avowed
Call Of Duty
o que daria R$ 1.050 se colocar o Stalker e Microsoft Flight Simulator vai pra R$ 1.750,00.
enquanto assinando o Gamepass por 5 meses vc vai gastar R$ 300,00
Claro que ai entra se você vai ter tempo de jogar e não, mas mesmo assim Serviço continua sendo uma opção acessivel, ainda mais pra quem não tem muito pra gastar.
G29 e G920 sao os mais em conta que sao volantes decentes para jogar, os outros com cordinha, elastico etc etc.. nao prestam. Se for pra jogar em volante barato melhor jogar no controle mesmo
Entrando no assunto... acabei de assinar Gamepass Ultimate de 10 meses por 224,90 em 3x sem juros pela Hype Games (12 meses de Gamepass Core + 1 mês de Ultimate, converte em 10 meses de Ultimate).
Contando o valor por mês, foi um equivalente a 22,49 por mês, comparado com os 60 mensais aí, é uma baita diferença...
Creio ser o método mais barato atualmente, então aproveitem enquanto ainda não mudaram isso também.
mas isso era uma coisa que o dono do xbox deveria estar preparado...
Aquisição da ABK, jogos como cod com lançamento day one no gamepass... Não existe almoço gratis!
Um dia a conta iria chegar e chegou!
COD é um jogo que lucra muito... Com o jogo sendo lançado no gamepass, NA TEORIA, espera-se um boost absurdo em numeros de assinantes... Estou curioso, apos o lançamento em saber destes numeros pq caso contrario isso ira prejudicar e muito as vendas do COD
Para as vendas de COD serem muito prejudicadas o número de assinantes tem que aumentar muito, e muita gente passar a acessar o jogo dessa forma, pelo Gamepass, deixando assim de comprar o jogo. Cod vende de 15 a 20 milhões de copias no ano do lançamento. Não sabemos quantos assinantes do Gamepass ultimate, e PC, compram COD. Vamos imaginar que sejam 3 milhões, essas vendas eles devem perder.
Penso que para valer a pena para a MS o Gamepass teria que ganhar de 4 a 7 milhões de novos assinantes, sim perderia em vendas do jogo, mas ganharia novos assinantes, e em especial novos consumidores de sua loja online. Se eles ganharem de 2 a 3 milhões de assinantes, vão perder menos em vendas de COD, e o cálculo deve ser algo por ai. Dito de outra forma, se a maioria dos jogadores de COD que não assinam preferirem comprar o jogo, eles vão ganhar poucos novos assinantes, mas manter vendas, o que não sabemos é quantos dos que já são assinantes compram Cod, se esse número for alto, eles perdem mais vendas do que ganham em novas assinaturas.
Exatamente minha visão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Mais ou menos, o valor anual deu uma aumentada, e tem um novo limite de 13 meses. Então piorou para todo mundo. Claro que piorou mais, para quem paga mensal. Ou seja, quando formos assinar de novo, vai ter um custo um pouco maior, mesmo quem converte.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Fora que a pessoa pode assinar por 3 meses, no período que vai ter mais tempo, e jogar apenas o que quer.
A ideia é a de entuchar de jogos com microtransações (o mercado todo mira nisso), que aumentam o % de arrecadação per player. O Gamepass (e a PSN) vai acabar servindo como uma paywall para o que sempre existiu (travestido de vantagem para o que naturalmente aconteceria).
Essas empresas não são bobas. MMORPGs aí fazendo escola de games free com itens pagos há decadas, o mercado todo vendo que esse era o caminho (base free) e os caras dão um jeito de reinventar a roda vendendo uma mesma ideia colocando uma paywall vinculada a esse período de transição pra gerar essa miragem enquanto os jogos SP vão perdendo espaço.
Nesse sentido o Gamepass já se pagou há muito tempo, pois já foi acatado e conseguiu antecipadamente reinventar uma ideia que antes era free agora cobrando por isso. O único investimento real é o desse período de transição (atender o publico legacy dos SP) que chega perto do fim ou diminui dia após dia.
É basicamente a modernização de um modelo que antes era a moda loca.
Mas sim, ainda os acho muito baratos para o que entregam nesse meio tempo.
Quanto aos preços..
Caro era alugar filmes e comprar musicas e jogos. Jogos originais hoje saem mais baratos do que jogos piratas na década de 90. Sem nem falar em inflação.. mesmo um PSX, PS2 e X360 não eram baratos se considerar o % do salario minimo. Me lembro muito bem dos PS2 com chips a 1000 conto em uma epoca onde o salario minimo era menos de 250 reais.
Hoje com 4k vc leva um ps5/xsx e ainda leva 2-3 anos de assinaturas.. o equivalente de um PS2 pelado na época.
PC? Placa de video era cara e algo não lixo só vindo do PY. Quando tinha algo decente no BR, custava 5-6x mais.
edit:
Salario minimo em 2007: 350-380
X360 em 2007 no ML (1500) 4.2+- salarios minimos
PS5 e XSX hoje: 3k 2.1 salarios
Hoje, com o mesmo valor a pessoa leva 2 vgs.. ou um vg e assinatura pra geração inteira. E sem garantia de "soy yo".
Não há o que reclamar dos preços. Que luxo é esse que hoje é 50% mais barato? E vou dizer que até mais que 50% porque hoje você leva muito mais conteúdo...
Parem de misturar aumento de preços com aquisições.
Tudo tá subindo de preço (principalmente aqui no Brasil), esses serviços sempre foram baratos e você esperava que o preço ficasse congelado?
De "não assinem que faz mal pra industria pq é barato demais" pra "aumento pra compensar a compra de um grupo de estudios" em um micro lapso de tempo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
A ideia é a de entuchar de jogos com microtransações (o mercado todo mira nisso), que aumentam o % de arrecadação per player. O Gamepass (e a PSN) vai acabar servindo como uma paywall para o que sempre existiu (travestido de vantagem para o que naturalmente aconteceria).
Essas empresas não são bobas. MMORPGs aí fazendo escola de games free com itens pagos há decadas, o mercado todo vendo que esse era o caminho (base free) e os caras dão um jeito de reinventar a roda vendendo uma mesma ideia colocando uma paywall vinculada a esse período de transição pra gerar essa miragem enquanto os jogos SP vão perdendo espaço.
Nesse sentido o Gamepass já se pagou há muito tempo, pois já foi acatado e conseguiu antecipadamente reinventar uma ideia que antes era free agora cobrando por isso. O único investimento real é o desse período de transição (atender o publico legacy dos SP) que chega perto do fim ou diminui dia após dia.
É basicamente a modernização de um modelo que antes era a moda loca.
Mas sim, ainda os acho muito baratos para o que entregam nesse meio tempo.
Quanto aos preços..
Caro era alugar filmes e comprar musicas e jogos. Jogos originais hoje saem mais baratos do que jogos piratas na década de 90. Sem nem falar em inflação.. mesmo um PSX, PS2 e X360 não eram baratos se considerar o % do salario minimo. Me lembro muito bem dos PS2 com chips a 1000 conto em uma epoca onde o salario minimo era menos de 250 reais.
Hoje com 4k vc leva um ps5/xsx e ainda leva 2-3 anos de assinaturas.. o equivalente de um PS2 pelado na época.
PC? Placa de video era cara e algo não lixo só vindo do PY. Quando tinha algo decente no BR, custava 5-6x mais.
edit:
Salario minimo em 2007: 350-380
X360 em 2007 no ML (1500) 4.2+- salarios minimos
PS5 e XSX hoje: 3k 2.1 salarios
Hoje, com o mesmo valor a pessoa leva 2 vgs.. ou um vg e assinatura pra geração inteira. E sem garantia de "soy yo".
Não há o que reclamar dos preços. Que luxo é esse que hoje é 50% mais barato? E vou dizer que até mais que 50% porque hoje você leva muito mais conteúdo...
Quando era moleque, sonhava em ter um N64, mas lá em casa nunca foi cogitado e eu não tinha a menor noção do quão caro era.
Lembro vagamente que um cartucho custava de 120 a 150 reais.
Fui olhar aqui o salário mínimo em 97: 120 reais.
Seria como pagar 1500 reais em um jogo atualmente. O valor era surreal...
Não que eu ache barato hj, pois poderia ser muito mais em conta se nossa moeda não fosse tão desvalorizada.
Mas pelo nosso histórico, vivemos em um dos períodos mais acessíveis para games.
Parem de misturar aumento de preços com aquisições.
Tudo tá subindo de preço (principalmente aqui no Brasil), esses serviços sempre foram baratos e você esperava que o preço ficasse congelado?
De "não assinem que faz mal pra industria pq é barato demais" pra "aumento pra compensar a compra de um grupo de estudios" em um micro lapso de tempo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
A ideia é a de entuchar de jogos com microtransações (o mercado todo mira nisso), que aumentam o % de arrecadação per player. O Gamepass (e a PSN) vai acabar servindo como uma paywall para o que sempre existiu (travestido de vantagem para o que naturalmente aconteceria).
Essas empresas não são bobas. MMORPGs aí fazendo escola de games free com itens pagos há decadas, o mercado todo vendo que esse era o caminho (base free) e os caras dão um jeito de reinventar a roda vendendo uma mesma ideia colocando uma paywall vinculada a esse período de transição pra gerar essa miragem enquanto os jogos SP vão perdendo espaço.
Nesse sentido o Gamepass já se pagou há muito tempo, pois já foi acatado e conseguiu antecipadamente reinventar uma ideia que antes era free agora cobrando por isso. O único investimento real é o desse período de transição (atender o publico legacy dos SP) que chega perto do fim ou diminui dia após dia.
É basicamente a modernização de um modelo que antes era a moda loca.
Mas sim, ainda os acho muito baratos para o que entregam nesse meio tempo.
Quanto aos preços..
Caro era alugar filmes e comprar musicas e jogos. Jogos originais hoje saem mais baratos do que jogos piratas na década de 90. Sem nem falar em inflação.. mesmo um PSX, PS2 e X360 não eram baratos se considerar o % do salario minimo. Me lembro muito bem dos PS2 com chips a 1000 conto em uma epoca onde o salario minimo era menos de 250 reais.
Hoje com 4k vc leva um ps5/xsx e ainda leva 2-3 anos de assinaturas.. o equivalente de um PS2 pelado na época.
PC? Placa de video era cara e algo não lixo só vindo do PY. Quando tinha algo decente no BR, custava 5-6x mais.
edit:
Salario minimo em 2007: 350-380
X360 em 2007 no ML (1500) 4.2+- salarios minimos
PS5 e XSX hoje: 3k 2.1 salarios
Hoje, com o mesmo valor a pessoa leva 2 vgs.. ou um vg e assinatura pra geração inteira. E sem garantia de "soy yo".
Não há o que reclamar dos preços. Que luxo é esse que hoje é 50% mais barato? E vou dizer que até mais que 50% porque hoje você leva muito mais conteúdo...
Com certeza. COD é um exemplo que pode ampliar o lucro do jogo com microtransações em mais usuários tendo uma base um pouco maior via Gamepass. Muita gente que não compraria o COD vai jogar ele por estar no Gamepass. Eu sou um exemplo, não dos melhores pq eu vou principalmente pelo single player, e não compro microtransações. Mas com certeza vai ter gente que vai pelo Gamepass para o multiplayer, e vai acabar gastando em microtransações.
Esse tipo de sucesso vai subsidiar que jogos single sejam feitos para serem atrativos para o serviço para determinados nichos de mercado. Se a pessoa observa o que entra no Gamepass tem muitos jogos direcionados a nichos específicos, para tentar atrair de todos os lados, assim como Netflix tem comédia, drama, series policiais, no gamepass tem jogos de estratégia, simulador, FPS, e por ai vai. O portfólio variado é uma forma de tentar buscar a diversidade que existe entre os jogadores.
Agora aumento de preço, que como vc disse tem haver com outros fatores, como inflação, que levou a aumento de preço em todos os serviços de streaming e assinatura, serve tb para potencializar ganhos para os acionistas, tem limites. Penso que mais que 25 dólares, pelo ultimate, que poderia ser um futuro aumento de preço, que torço que não aconteça tão cedo, já começa a entrar em um território que pode inibir assinaturas. 19,90 já incomoda, mas se for no futuro, nos próximos 3 anos, para mais que isso, já vai fazer parte do público começar a fazer contas. Muita gente já tem pouco tempo para os jogos que tem, backlog chama, e ai podem optar por alternativas mais em conta. Como comprar 2 jogos por ano, ou comprar em promoções, poucos jogos, e ir pegando o backlog. Galera que está no PC, além de vendas na Steam em promoção, tem gente apelando para pirataria, ainda mais com as práticas de empresas que não respeitam as compras das pessoas. Ai vai ter o novo discurso, se o jogo digital não é meu, baixar não é roubo, o slogan quase que é escrito pelas empresas que não respeitam o consumidor. Não estou fazendo juizo de valor, nem incentivando, mas me parece obvio que isso já está acontecendo e tende a aumentar.
Corporações não são amigas, nem boazinhas, elas servem, tem um dever fiduciário com seus acionistas, que é o dever de maximizar lucros da melhor forma que for possível. Tanto aumentando o quanto tiram dos consumidores atuais com microtransações, aumento de preço, e afins, como buscando novos consumidores, a MS colocando jogos na nuvem, em outras plataformas, Sony colocando jogos no PC e por ai vai.
Quem é diferente é a Nintendo, por razões que já expliquei, jogos com custo de produção menor, videogame portátil, entre outros fatores. Mas mesmo a Nintendo, se tiver dificuldades, pode um dia ter que rever o modelo, o sucesso estrondoso do Switch fez com que a Nintendo não tenha muito com o que se preocupar, ao menos por enquanto.
Entendo a revolta e concordo com alguns pontos, mas coisa de rico? Puta de um exagero.
Se na época que eu tinha um X360 e suava pra conseguir ter um jogo de R$199 uma vez na vida e outra na morte pudesse assinar um serviço de R$60 mensais e jogar o que eu quisesse, incluindo lançamentos, seria o gamer pobre mais feliz da galáxia. Fora os tiers mais simples e mais baratos, que também são opções.
Aumento é sempre ruim. E o valor total é salgado, impossível discordar disso. Tanto Sony quanto Microsoft colocaram os valores bem na régua alta. Mas pra quem tem tempo de usufruir, continua valendo bastante a pena.
Com certeza. COD é um exemplo que pode ampliar o lucro do jogo com microtransações em mais usuários tendo uma base um pouco maior via Gamepass. Muita gente que não compraria o COD vai jogar ele por estar no Gamepass. Eu sou um exemplo, não dos melhores pq eu vou principalmente pelo single player, e não compro microtransações. Mas com certeza vai ter gente que vai pelo Gamepass para o multiplayer, e vai acabar gastando em microtransações.
Esse tipo de sucesso vai subsidiar que jogos single sejam feitos para serem atrativos para o serviço para determinados nichos de mercado. Se a pessoa observa o que entra no Gamepass tem muitos jogos direcionados a nichos específicos, para tentar atrair de todos os lados, assim como Netflix tem comédia, drama, series policiais, no gamepass tem jogos de estratégia, simulador, FPS, e por ai vai. O portfólio variado é uma forma de tentar buscar a diversidade que existe entre os jogadores.
Agora aumento de preço, que como vc disse tem haver com outros fatores, como inflação, que levou a aumento de preço em todos os serviços de streaming e assinatura, serve tb para potencializar ganhos para os acionistas, tem limites. Penso que mais que 25 dólares, pelo ultimate, que poderia ser um futuro aumento de preço, que torço que não aconteça tão cedo, já começa a entrar em um território que pode inibir assinaturas. 19,90 já incomoda, mas se for no futuro, nos próximos 3 anos, para mais que isso, já vai fazer parte do público começar a fazer contas. Muita gente já tem pouco tempo para os jogos que tem, backlog chama, e ai podem optar por alternativas mais em conta. Como comprar 2 jogos por ano, ou comprar em promoções, poucos jogos, e ir pegando o backlog. Galera que está no PC, além de vendas na Steam em promoção, tem gente apelando para pirataria, ainda mais com as práticas de empresas que não respeitam as compras das pessoas. Ai vai ter o novo discurso, se o jogo digital não é meu, baixar não é roubo, o slogan quase que é escrito pelas empresas que não respeitam o consumidor. Não estou fazendo juizo de valor, nem incentivando, mas me parece obvio que isso já está acontecendo e tende a aumentar.
Corporações não são amigas, nem boazinhas, elas servem, tem um dever fiduciário com seus acionistas, que é o dever de maximizar lucros da melhor forma que for possível. Tanto aumentando o quanto tiram dos consumidores atuais com microtransações, aumento de preço, e afins, como buscando novos consumidores, a MS colocando jogos na nuvem, em outras plataformas, Sony colocando jogos no PC e por ai vai.
Quem é diferente é a NIntendo, por razões que já expliquei, jogos com custo de produção menor, videogame portátil, entre outros fatores. Mas mesmo a Nintendo, se tiver dificuldades, pode um dia ter que rever o modelo, o sucesso estrondoso do Switch fez com que a NIntendo não tenha muito com o que se preocupar, ao menos por enquanto.
Acredito que os preços vão seguir marchando no mesmo ritmo enquanto não chega aquele dia da ideia de uma assinatura free com ads.
Sobre os jogos SP, eu acho que no longuissimo prazo a ideia é a ter "jogos diferentes dentro de um mesmo jogo". Mais ou menos como o game sendo uma engine com centenas de dlcs nos moldes das antigas chamadas expansões. Então acabaria que um mesmo game poderia ser tanto SP quanto MP.
Ex: Fallout. A pessoa assina o serviço com o game e lá tem o "5" e o "76", só dependendo do que ela quer. Mas repito, no longuíssimo prazo. É basicamente linha de produção.. produto rendeu = ok, lança o próximo dessa categoria.
Quanto a Nintendo, concordo mas tenho minhas dúvidas quanto ao dito super sucesso dela quando restringimos apenas a consoles e vendas de jogos no longo prazo. Ela está completamente atrasada no trem das micro transações e a venda de jogos first não compensa o mar de games das thirdies dando uma %. Longe de estar mal, mas acredito que a discrepância vá ficar cada vez maior e ela logo va ter que se reinventar de alguma forma.