O Xbox não é uma empresa conhecida por exclusividades temporárias atualmente, então fiquei curioso sobre como surgiu sua parceria com a GSC. Stalker 2 é lançado como exclusivo para Xbox Series X|S e Windows PC, pelo menos por um curto período. A parceria, ao que parece, foi o resultado de uma rápida pesquisa no Google e um e-mail frio para o CEO do Xbox, Phil Spencer.
"Na verdade, começamos com zero contatos dentro da Microsoft. Começamos a pesquisar no Google por um e-mail para Phil Spencer e acabamos encontrando em algum tópico do Reddit. Era um e-mail que era essencialmente 'Nós somos o GSC Game World, estamos interessados em levar o Stalker para os jogadores de console'. Recebemos uma resposta quase instantânea e uma conexão com a equipe correta. Temos trabalhado até agora com a equipe do Xbox, nós os amamos, achamos que eles são muito eficazes e muito empáticos."
"No começo, achamos que levar o Stalker 2 para o Xbox Series S poderia ser impossível. Temos um jogo tão grande com tantas mecânicas, uma quantidade enorme de coisas. Parecia que isso deveria ser impossível de fazer. Mas então começamos a otimizar, adicionando novos recursos para informações de streaming. A Unreal Engine tem muitos recursos para isso, mas para o nosso jogo, realmente tivemos que espremer cada megabyte de cada pedaço de conteúdo do sistema que podíamos, e agora conseguimos.
Depois dessa experiência, acredito que é possível para qualquer jogo atingir os limites de memória do Xbox Series S. E sim, nem todo desenvolvedor, nem todo estúdio tem a oportunidade, ou o tempo adicional para otimizar para o Xbox Series S. Tivemos que aumentar nossa expertise no lado da otimização, o que também ajudou a construir o PC, tornando-o muito mais performático. Temos requisitos mínimos de PC bem baixos para um jogo moderno."
"O jogo roda a 60 quadros por segundo no Xbox Series X, há momentos em que pode cair para 55 ou mais, mas espero que possamos otimizar mais antes ou depois do lançamento. Permitimos quedas maiores em cutscenes narrativas que são cheias de complexidade e VFX e coisas do tipo, já que não impactarão a experiência de movimento do jogador.
No Xbox Series S, ficamos em 30 FPS. No entanto, em muitos casos, conseguimos atingir 60 FPS, mas não é tão consistente quanto o Series X.
Mas estamos procurando obter um modo de desempenho para o Xbox Series S, para levá-lo a 60 FPS. Achamos que é possível."
Recently I clocked in three hours in a near-final build of STALKER 2: Heart of Chornobyl, and I came away feeling like I'd played a clear game of the year contender.
www.windowscentral.com
Para o evento de pré-visualização, a imprensa estava presa na dificuldade normal, que a GSC descreve como "muito difícil".
"No lançamento, teremos três dificuldades, mas na dificuldade "normal", o jogo já está ajustado para ser realmente difícil. Temos um modo de dificuldade ainda maior que não apenas torna a jogabilidade mais difícil, mas também retira elementos de HUD e UI."
Tive que ajustar minhas expectativas depois de algumas mortes iniciais em Stalker 2, mas quando você entra no ritmo, parece incrivelmente recompensador. Combate de alto risco e vulnerabilidade realista servem para melhorar o cenário de design imersivo de Stalker 2, mas haverá uma dificuldade de modo história para aqueles que não estão buscando o desafio.
De fato, Stalker 2 pode ser melhor descrito como um sim imersivo, com uma ênfase pesada no realismo acima mencionado. Gerenciar suprimentos de comida, bandagens e balas forma a base do jogo, com sua inteligência talvez formando sua maior arma. Às vezes, pode ser melhor falar para sair de uma luta, ou talvez evitá-la completamente. Não há "níveis" para moer em Stalker 2, mas estatísticas de equipamento e exploração no estilo RPG formam a base de sua progressão.