Mas é assim pra todas(ou quase todas) as empresas do ramo atualmente, hardware é secundário. Senão a Sony não teria gastado bilhões comprando estúdios e fazendo parcerias pra exclusividades pra porcentagem em lucro de vendas na loja dela. Hardware é porta de entrada, quase sempre foi e agora mais do que nunca, ou tu acha que ela tá vendendo jogos no PC porquê. E outra, não se assuste se mais "exclusivos" começarem a chegar a outras plataformas, porque é lucrativo, se ela ainda tem participação nas vendas de DS por exemplo, tá enchendo os bolsos nessa hora vendendo na concorrência. Posso te dar mais mil exemplos, a briga por COD, investimento em GAAS(software), e etc...
Usemos o PC como exemplo, tu pega as peças e monta um, o que tu pode fazer ? Tu pode instalar um SO open source, free software como Linux ou pode instalar o Windows, a MS vai fazer de tudo pra tu instalar o Windows, porque é aí que ela ganha grana. Mesma coisa é um console, ambas querem que tu compra o hardware delas não porque elas ganham dinheiro, muitas vezes até perdem, vide as economias que a Sony fez pra lançar o Pro no price point de $700, mas ela vai ganhar na venda de softwares e assinaturas. Se a Sony tivesse algum produto no mercado de SO, pode ter certeza que ela cagaria se tu compra PS ou outro equipamento, contanto que tu instale a loja dela pra dar grana pra ela. Como não tem, lança na Steam, GOG, Epic.
Caso a Sony tivesse sei lá, imagina aí uns 80 milhões de PS5 vendidos, de nada adiantaria se mais de 60% desses usuários comprassem dois ou três jogos por ano e não assinassem nada dela, pode ter certeza que ela já tinha encerrados as operações do PS ou vendido, como foi com a divisão de PC's e smartphones dela. A porta de entrada do GP querendo ou não é o Xbox, ele é o garoto propaganda da MS Games Studios, é a cara da divisão de jogos da empresa, se tá rentável pra empresa ela tá cagando o quanto que a concorrência vende. E não se assuste se ver mais jogos como DS chegando a outros consoles, rumores falam de pelo menos mais três exclusivos de PS vindo por aí. Eu como dono de PS estou pouco me importando, vou continuar comprando PS enquanto ela fizer console direito, se cagar a vara e vacilar muito, aí sim eu penso em outras opções, até lá, tudo suave.