Tecnicamente falando, o jogo é mais ou menos. A dublagem é muito boa, os visuais são bem mais bonitos que o jogo anterior porém, o jogo é bem mal otimizado, há quedas de quadros bem sem noção durante as missões, na nave, em todos os lugares mesmo que não haja razão pra isso, engraçado, já que o primeiro, por mais que fosse inferior visualmente, funcionava em um hardware muito inferior de forma estável, mas isso deve ser resolvido com patchs no futuro.
XCOM2 é uma evolução do Enemy Unknown, trazendo algumas das novidades do Within, porém, esta bem mais pro Unknown. Basicamente todos os setores do jogo anterior foram melhorados, por mais que a mecanica do jogo seja bem parecida. A nossa base virou uma grande aeronave, e podemos tirar escombros ao invés de cavar e a expandir. O legal é que, você pode colocar alguém na area em questão e o engenheiro automaticamente terá ajuda, ou seja, você não precisa de varios engenheiros como anteriormente, cada um faz uma função e ao colocar um pra ajudar o outro, você ganha uma bonificação, muito legal essa parte. Tiraram coisas como construções adjacentes mas realmente não fez falta.
Praticamente toda construção pode ter um membro adicional lá para melhorar, seja gerar mais energia, curar mais rápido, retreinar soldados, fazer pesquisas mais rápido, realmente gostei disso. Pegar novos cientistas ajudam também na velocidade da pesquisa, mas o que comentei também se aplica a eles, já que você pode fazer uma sala para ajudar o laboratório principal. Vale lembrar que funcionam de forma "automatizada" e não precisa do jogador denominar sempre alguém pra ficar por lá, mas como já comentei, isso melhora consideravelmente.
A história também evoluiu bastante, apesar de não ter novidades ou nada "meu deus que original", ela serve muito bem pro proposito do jogo assim como o primeiro, lá, você precisava combater um ataque meio "aleatório" de aliens e aqui, eles estão bem mais organizados e assim a coisa segue. Ela é muito mais empolgante, há mais cenas, há mais revelações, realmente gostei disso.
A jogabilidade não difere muito do primeiro, as classes são bem parecidas mas foram modificadas, remoção de algumas habilidades, adição de outras, modificação de outras e assim vai, cada classe tem sua arma, que é uma mais daora que a outra e assim como no EU, você com o tempo vai melhorando elas afim de conseguir mais dano nos ataques, isso também se aplica a granadas, onde há bastante tipos delas, bazucas, enfim, praticamente tudo pode ser "melhorado". Alguns itens precisam que você pesquise separadamente, outros é pela descoberta de alguma coisa nova que abre um leque de possibilidades, muitas vezes até de forma automatica. O sniper realmente é apelão, mesmo aquela habilidade de matar todo mundo que estivesse na zona tenha sido modificada. Logo, as armas podem ser melhoradas, varios itens podem ser trocados a fim de bonificação ou mesmo mais dano e precisão, outra excelente adição.
Algo que adiciona horrores a jogabilidade é a destrução de cenarios, não que todo o cenario seja destrutível, mas ele esta bem mais destrutível que nos anteriores, você pode destruir paredes inteiras, destruir um telhado onde os inimigos estão e derrubar todo mundo entre varios outros itens, alguns tiros são tão fortes que destroem a parede e te acertam, claro, isso é bidirecional. Agora também lhe é permitido piratear terminais ou torres de vigilancia e isso te da bonus, é bem legal. Mas você também precisa hackear objetivos da missão, é algo que você vai usar com certa frequencia.
Os inimigos são variados, alguns são fracos e rápidos, outros lentos e fortes, outros misturam os dois, é bem diversificado. Algumas criaturas se repetem do jogo anterior mas há varios novos e alguns "modificados", versões melhoradas do jogo anterior ou não, enfim. Alguns inimigos tem armaduras, e você precisa de uma minução especial para tritura-la, e isso também adiciona uma certa dificuldade, já que tentar vence-la com munição comum é desperdicio, afinal, nem sempre você pode se dar ao luxo de perder metade do dano que daria no inimigo por causa dela. Alguns tem poderes, tomam controle do seu personagem, tacam uma onda psonica, se multiplicam, teleportam... Quando varios deles de tipos diferentes se juntam, é ai que vale sua estrategia para vence-los, por vezes, é tão complicado que se seu turno anterior não tiver sido bom, você compromete o proximo.
A dificuldade do game é relativamente alta, ela é maior do que o jogo anterior. Por vezes aparecem MUITOS inimigos de uma vez, se você ficar cobrindo um grande espaço no mapa, principalmente ao usar duas ações pra se mover, você pode despertar muito nego e dai é se preparar, mas basta você ser cuidadoso pra evitar isso. Mas mesmo assim, haverá pontos que você terá que quebrar a cabeça se não quiser acabar morto, já que aparecem varios ou poucos, mas muito fortes. Seu esquadrão também pode errar tiros preciosos, tudo isso deixa aquele clima de "será que vou da conta?", é bem legal, nada a reclamar. A IA é muito esperta, se posiciona bem e muitas vezes recuam e se juntam a outro grupo lá na frente do mapa quando estão sozinhos só pra deixar o negocio mais insano, pode parecer exagero, porém mais um inimigo num ponto, dependendo das condições, complica e muito a situação.
O mapa é procedural, logo, eles são criados de forma aleatória pelo jogo, se você iniciar uma missão e esqueceu de algo ou de levar alguém e carregar pro save anterior onde a missão ainda não havia sido escolhida, o mapa será outro. É um recurso interessante e bem em prol da estrategia, já que não tem como você dar uma "espiada" no mapa e levar as pessoas certas caso você tenha um grupo grande, já que se você sair do mapa sem salvar lá, ele vai mudar.
O progresso do jogo é bem parecido com o do jogo anterior, aqui você precisa se comunicar com pontos de resistencia pra concluir a missão correspondente, uma barrinha sobe em umas semanas e você tem que frea-la, a chamada "barra do apocalipse". No inicio pode ser enrolado pra você pegar o jeito e essa barrinha pode subir bastante, mas sempre haverão missões para baixa-la logo, se você sempre tiver posto para comunicação disponível, ela sempre estará sob controle, vale lembrar que ela tem seu andamento normal, já que os Aliens estão andando com seus projetos, mas se você ignorar algumas missões que você pode atrapalhar eles, ela sobe mais rápido, bem realista.
Além do problema com o desempenho, os comandos apresentam outra pequena falha, as vezes você simplesmente não consegue colocar tal personagem num local, mesmo sendo completamente possível, é muito estranho. As vezes depois de tentar 500x você consegue, outras você perde a paciencia. A camera também não é um dos aspectos lá muito positivos, em varias cenas ela vai pra um local preto e você não vê nada, outras você nem faz ideia se acertou ou não o inimigo pois não esta vendo nada, outras vezes você precisa hackear algo e uma textura fica na sua frente, ela é bem maluca as vezes, por mais que funcione bem na navegação.
Como comentei, você pode melhorar alguns aspectos, seja melhorando ou substuindo armas, e isso também se aplica a armaduras. Mas, eu achei que no jogo anterior haviam bem mais, mesmo desconsiderando o Enemy Within que adicionou muito mais coisas. Tinhamos pelo menos 3 tipos de armas pra cada classe e dessa vez não encontrei essa variedade, existe a chance de ter perdido uma pesquisa e não ter habilitado, há classes que encontrei 2 armas diferentes apenas, estranho. Talvez parte disso seja pela possibilidade de instalar mods, não mexi com isso pois foi meu primeiro gameplay, irei explorar este lado no futuro replay.
Enfim, gostei muito do game, o mesmo evoluiu bastante dos anteriores e ficou bem mais interessante, por mais que as vezes pareça que tem menos itens/menos conteudo. O jogo melhorou a forma de gerenciar missões, os visuais, deixou tudo mais real e entrou de cabeça em seu conceito, que é um pouquinho diferente dos outros mas excelente do mesmo jeito, sem duvidas, recomendadissimo pra quem zerou o Unknown ou o Within