[TÓPICO OFICIAL] ZCash - Como minerar?

gtx 1060 Power limit 55% over core 150 memoria 788 consumo 68 a 70w - 260h/s
no meu caso priorizei o consumo, por isso o baixo HS da placa, mas se eu colocar 70% de power elas vao para 300 - mas ai a eficiencia cai para 3.3 a 3.4 consumindo 85W

180w o conjunto pc+placa? no meu caso estou soh referindo a placa - em rig com 6 placas gtx 1060 o consumo total medido na tomada esta em 490w
 
a performance pode ser parecida porem a eficiencia energetica nas serie 1xxx da nvidia melhorou muito em relacao a 9xx


Não. 180W apenas a placa. Nem sei mensurar quanto estou consumindo com o sistema todo. E como eu faço pra configurar a potência da placa de vídeo? Eu estou notando que está com 100% de utilização, mas o TDP tá na casa dos 75% de consumo.

Além do mais, ainda queria saber se esse 1.6 Sol/W compensa seguir na mineração?


EDIT: Eu pensava que só dava pra configurar a potência no arquivo .bat do minerador, mas eu estou usando o MSI Afterburner e estou fazendo testes. E, pelo o que eu notei, eu consigo ter melhor eficiência se eu baixar os clocks. Baixei pra 65% o Power Limit e a eficiência subiu pra 1.8 Sol/W, sendo que chegou até 2 Sol/W.

EDIT 2: Fiz uns ajustes e acho que consigo o melhor custo/benefício com eficiência deixando em 49% o Power Limit, overclock de 98 MHz (não consigo mexer na memória) e o consumo caiu de 180W pra 120W e a eficiência subiu pra 2.10 a 2.20 Sol/W. Cheguei a fazer 269 H/s em um dos trabalhos.
 
Última edição:
minerar eh achar o ponto doce da gpu em que pese consumo x eficiencia
sobre saber se compensa, tem que colocar em uma calculadora o seu HS para ver o retorno e medir o consumo de todo o conjunto e calcular o valor minerado menos o consumo de energia

em um calculo bem grosseiro, 269hs rende 1,69 dolar dia x 30 = 50,7 usd mes ou 165 reais mes
Energia 120w da gpu + 80w do restante do conjunto = 200w*24*30/1000=144 kw/mes multiplicando 144 * 0,67 R$ em SP = 97 reais de consumo/mes
mineracao 165 - 97 consumo = +- 68 reais/mes - ai tem que ver se vale a pena ficar 24/7 seu equipamento

eu nao acho rentavel pois sua placa consome muito - se for calcular payback dessa placa vai retornar em 10 meses supondo que o valor de mercado seja 700 reais, alem disso vai desgastar ela pois ela trabalha mais quente que as atuais.
 
minerar eh achar o ponto doce da gpu em que pese consumo x eficiencia
sobre saber se compensa, tem que colocar em uma calculadora o seu HS para ver o retorno e medir o consumo de todo o conjunto e calcular o valor minerado menos o consumo de energia

em um calculo bem grosseiro, 269hs rende 1,69 dolar dia x 30 = 50,7 usd mes ou 165 reais mes
Energia 120w da gpu + 80w do restante do conjunto = 200w*24*30/1000=144 kw/mes multiplicando 144 * 0,67 R$ em SP = 97 reais de consumo/mes
mineracao 165 - 97 consumo = +- 68 reais/mes - ai tem que ver se vale a pena ficar 24/7 seu equipamento

eu nao acho rentavel pois sua placa consome muito - se for calcular payback dessa placa vai retornar em 10 meses supondo que o valor de mercado seja 700 reais, alem disso vai desgastar ela pois ela trabalha mais quente que as atuais.

A região onde eu moro em SP o KW/h tá mais barato: 0.48 centavos, pelo o que eu vi na conta de energia. Logo, o aproveitamento seria um pouco melhor mas, ainda assim, pouco. As temperaturas estão chegando a, no máximo, 63 graus, sendo que está um tanto quente em SP. Acho que essa temperatura não deve deteriorar tanto a placa de vídeo. E, além do mais, eu não estou deixando 24/7 o equipamento ligado. Na verdade, estou há 2 dias com ele ligado direto, mas foi uma exceção, pois eu costumo deixar de 14 a 18 horas minerando, ou até menos que isso.

Bem, como só tem umas 2 semanas que eu comecei a minerar, estou apenas fazendo testes e ver se compensa. No meu caso, acho que valeria mais a pena tentar minerar na nuvem, ainda que esse não seja o foco do pessoal aqui no tópico.
 
Tem que pegar o valor total da conta e dividir pelo kw gasto no mes. ai sim voce vai ter o valor real pelo kw que voce paga. Isso que vem na conta, eh o valor da energia somente, soma-se a isso o valor de distribuicao, impostos etc.. que praticamente dobra..

para deixar essa 970 em 63 graus imagino que o fan deve estar em quase 100% correto?

mineracao na nuvem eh furada, o payback eh de 14 a 18 meses.
 
Fala galera, sou novo na mineração, mas vou contar resumidamente oque eu estou fazendo, espero ajudar quem não sabe de nada, e espero que alguem que saiba mais do que eu se pronuncie para me ajudar =D

Comprei uma 1080 ti para uso de jogatina, passou uma semana me deu uma vontade de ver como é isso de minerar pra pelo menos pagar o valor da placa de vídeo e quem sabe ajudar a pagar o resto do meu hardware. Segue screenshot do meu pc minerando ontem a noite.
Wk0wf3.jpg


A temperatura está assim pois moro em Curitiba/PR, acho que o clima aqui deu uma ajudada. a placa de vídeo é uma EVGA FTW3.

Não calculei ainda o gasto na conta de luz, vou arriscar o experimento para descobrir a surpresa que vai ser. Porém caso eu consiga fazer $5 por dia, está bom né?

calculando: $5 por 30 dias = $150 x 3,4 = 510 menos 3% de taxa da winminer 494 reais por mes. Estou deixando minerando mais ou menos 20 horas por dia, esse calculo é só para dar uma ideia.
 
Fala galera, sou novo na mineração, mas vou contar resumidamente oque eu estou fazendo, espero ajudar quem não sabe de nada, e espero que alguem que saiba mais do que eu se pronuncie para me ajudar =D

Comprei uma 1080 ti para uso de jogatina, passou uma semana me deu uma vontade de ver como é isso de minerar pra pelo menos pagar o valor da placa de vídeo e quem sabe ajudar a pagar o resto do meu hardware. Segue screenshot do meu pc minerando ontem a noite.
Wk0wf3.jpg


A temperatura está assim pois moro em Curitiba/PR, acho que o clima aqui deu uma ajudada. a placa de vídeo é uma EVGA FTW3.
Não calculei ainda o gasto na conta de luz, vou arriscar o experimento para descobrir a surpresa que vai ser. Porém caso eu consiga fazer $5 por dia, está bom né?

calculando: $5 por 30 dias = $150 x 3,4 = 510 menos 3% de taxa da winminer 494 reais por mes. Estou deixando minerando mais ou menos 20 horas por dia, esse calculo é só para dar uma ideia.
para a 1080ti utilize o sniffdog, uso ele quando não estou minerando uma moeda especifica, sobre as pools(MPH; Zpool; Hash, AhashPool) costumo minerar só na HashRefinery.
 
Algo contra com o winminer?! Esse sniffdog é um programa de mineração? Eu quero testar o nicehash depois de minerar o valor mínimo com o Winminer pra retirar o dinheiro e começar a testar outro programa.

Isso que eu estou fazendo é minerar por conta, e tem a opção de minerar de uma pool. É isso?
 
Algo contra com o winminer?! Esse sniffdog é um programa de mineração? Eu quero testar o nicehash depois de minerar o valor mínimo com o Winminer pra retirar o dinheiro e começar a testar outro programa.

Isso que eu estou fazendo é minerar por conta, e tem a opção de minerar de uma pool. É isso?

ele é um programa de mineração que funciona de modo parecido com o Winminer, só que é específico para algoritmos que a 1080ti minera bem. Outra vantagem é vc ser pago em btc, por exemplo se vc tivesse sacado $100 há 2 meses no winminer hoje vc teria os mesmos $100, agora se vc tivesse recebido o equivalente a $100 em btc hoje vc teria muito mais devido a valorização do btc.
As pools pagam diariamente ou a cada domingo(vai depender da quantia minerada).

Depois testa ele o link de download é esse aqui -> https://github.com/Sniffdog/Sniffdogminer
 
vlw, só vou fechar $10 com o winminer pra conseguir retirar, daí vou usar esse sniff, vlw Lesado XD
 
Tem que pegar o valor total da conta e dividir pelo kw gasto no mes. ai sim voce vai ter o valor real pelo kw que voce paga. Isso que vem na conta, eh o valor da energia somente, soma-se a isso o valor de distribuicao, impostos etc.. que praticamente dobra..

para deixar essa 970 em 63 graus imagino que o fan deve estar em quase 100% correto?

mineracao na nuvem eh furada, o payback eh de 14 a 18 meses.

Não. O fan fica entre 63 e 67%.

Bem, pelo o que você diz, mineração na nuvem é pra pegar o resultado do investimento à longo prazo. Se for o caso da pessoa não ter pressa, então, até pode valer a pena. E um outro fator com o qual eu estou contando é a valorização de certas moedas. Moedas como Monero, ZCash, Ethereum Classic e até a ínfima Dogecoin estão valorizando, além do próprio Bitcoin. O negócio seria minerar e segurar a moeda o máximo possível pra faturar lá na frente, e isso vale tanto pra mineração real como na nuvem.
 
Última edição:
Bem, se é assim, fico mais tranquilo. Mas, tem algo nos settings que ainda me deixa com dúvidas, que é essa frase: "To save your settings complete the public IP Address of your worker given". Não faço ideia de onde está esse tal IP Address.

E, reconfirmando: pelo o que eu vi, só cobram taxa de transferências de valores abaixo de 0.01 ZEC.

E, uma informação: na Dashboard, aquilo que já foi, de fato, minerado e constando como valor na conta é o Immature Balance, e aquele que ainda está pendente é o Unpaid Balance, não é? É que no Suprnova isso fica mais claro.

Só pra esclarecer, a FlyPool cobra taxa sim, se for abaixo de 0.01ZEC uma taxa fixa de 0.0002 ZEC, caso maior que 0.01ZEC taxa de 1% do valor total.
Fonte: https://bitfly.at/GTS_v1.1.pdf "Termos de serviço da FlyPool"
 
Só pra esclarecer, a FlyPool cobra taxa sim, se for abaixo de 0.01ZEC uma taxa fixa de 0.0002 ZEC, caso maior que 0.01ZEC taxa de 1% do valor total.
Fonte: https://bitfly.at/GTS_v1.1.pdf "Termos de serviço da FlyPool"

Eu vi isso no Settings. Mas, eu não saco as moedas com menos de 0.01ZEC, tanto que é retirado no automático.
 
Chegou minha fonte corsair 1000w da kabum , nossa agora espero que pare de reiniciar aqui, estava usando 2 fontes mas qualquer variação de luz ou mesmo sem variar do nada o Pc reiniciava, usar 2 fontes não vale apena, gasta mais energia e ainda tem problemas de reiniciar em variações da rede elétrica. Fora que ainda tem problemas em manter estável o overclock e limitar o power das placas.

Paguei r$599 na fone 1000w Gold corsair. Na época que montei o rig estava r$1000 a fonte. Não dava. Por isso tinha optado por 2 fontes de 650w bronze da corsair
 
Chegou minha fonte corsair 1000w da kabum , nossa agora espero que pare de reiniciar aqui, estava usando 2 fontes mas qualquer variação de luz ou mesmo sem variar do nada o Pc reiniciava, usar 2 fontes não vale apena, gasta mais energia e ainda tem problemas de reiniciar em variações da rede elétrica. Fora que ainda tem problemas em manter estável o overclock e limitar o power das placas.

Paguei r$599 na fone 1000w Gold corsair. Na época que montei o rig estava r$1000 a fonte. Não dava. Por isso tinha optado por 2 fontes de 650w bronze da corsair

Mais uma vez peço que não gere desinformação.
 
Boa noite pessoal,

Qual a temperatura ideal para que uma VGA minere sem danificar a mesma? Por exemplo, na minha Gigabyte 970 mini pra chegar a 260 sol a temperatura fica em 75~77 graus com a fan no automático.
 
Mais uma vez peço que não gere desinformação.
Não é desinformação, primeiro usava fonte bronze , essas são Gold, somado às potências das fontes consumia 1300w não tinha cabos suficientes para ligar 6 placas , era 4 placas de 6 pinos e o resto me virava com adaptador , ligar 2 fontes existe problema de variação de energia , cada fonte age diferente e a distribuição de energia fica diferente, quando é uma fonte só o gerenciamento de energia é único, e a fonte distribui de forma organizada a energia e muito mais eficiente.

Você pode sacar de muitas coisas, mas eu me formei técnico de eletrônica desde de 1994 e saco um pouco, claro que não é comparado a ti, um dia quando juntar grana suficiente certamente você irá trabalhar para mim heheh , vou contratar alguns aqui no fórum hehe.
 
Não é desinformação, primeiro usava fonte bronze , essas são Gold, somado às potências das fontes consumia 1300w não tinha cabos suficientes para ligar 6 placas , era 4 placas de 6 pinos e o resto me virava com adaptador , ligar 2 fontes existe problema de variação de energia , cada fonte age diferente e a distribuição de energia fica diferente, quando é uma fonte só o gerenciamento de energia é único, e a fonte distribui de forma organizada a energia e muito mais eficiente.

Você pode sacar de muitas coisas, mas eu me formei técnico de eletrônica desde de 1994 e saco um pouco, claro que não é comparado a ti, um dia quando juntar grana suficiente certamente você irá trabalhar para mim heheh , vou contratar alguns aqui no fórum hehe.

Então explique, que no SEU CASO a eficiência vai melhorar porque está trocando fonte com selo bronze para fonte com selo gold, é isso que vai fazer a eficiência do sistema melhorar. E em momento algum falei que você fez uma má compra, pagou um valor bom e vai ficar melhor organizado o rig.

Gerenciamento de energia? Tu sabe que gerenciamento tem somente as corsair "i" né?

Se seu rig reinicia por quedas de tensão, não é culpa de usar 1 ou 2 fontes, mas sim da rede elétrica. Acho que você usa 127v, então pequenas quedas já podem causar fuga da especificação de trabalho das fontes. Se a pessoa usar em 220v, a queda de energia tem que ser bem maior. E se tem quedas recorrentes, é porque a fiação do local está subdimensionada, deve ser aquela casa que liga o chuveiro elétrico e a lâmpada pisca. Como técnico deveria saber arrumar isso.

Outras coisas sem fundamento ou lógica: afetar o OC ou power limit, isso ocorreria somente se estivesse faltando energia, independente de quantas fontes tiverem.

Mas já que não pode ligar mais de 1 fonte, por que as placas mãe versões mining vem com a necessidade de utilizar mais de 1 fonte? Por que todo mundo usa (inclusive eu) e não tem problema algum?
 
Então explique, que no SEU CASO a eficiência vai melhorar porque está trocando fonte com selo bronze para fonte com selo gold, é isso que vai fazer a eficiência do sistema melhorar. E em momento algum falei que você fez uma má compra, pagou um valor bom e vai ficar melhor organizado o rig.

Gerenciamento de energia? Tu sabe que gerenciamento tem somente as corsair "i" né?

Se seu rig reinicia por quedas de tensão, não é culpa de usar 1 ou 2 fontes, mas sim da rede elétrica. Acho que você usa 127v, então pequenas quedas já podem causar fuga da especificação de trabalho das fontes. Se a pessoa usar em 220v, a queda de energia tem que ser bem maior. E se tem quedas recorrentes, é porque a fiação do local está subdimensionada, deve ser aquela casa que liga o chuveiro elétrico e a lâmpada pisca. Como técnico deveria saber arrumar isso.

Outras coisas sem fundamento ou lógica: afetar o OC ou power limit, isso ocorreria somente se estivesse faltando energia, independente de quantas fontes tiverem.

Mas já que não pode ligar mais de 1 fonte, por que as placas mãe versões mining vem com a necessidade de utilizar mais de 1 fonte? Por que todo mundo usa (inclusive eu) e não tem problema algum?
É simples , você diminui o consumo elétrico , já eu não , eu forço as placas ao limite. E somente fontes boas conseguem fazer bons overclock estável.

Por isso aqui reinicia, porque a fonte não segura bem o over de varias placas juntas, e como estão ligadas em diversos cabos por diferente fornecimento afeta mais ainda.
Entenda que uma fonte Gold que fornece energia melhor regulada é mais estável. Se eu tirar o overclock aqui pega de boa direto.

Meu maior problema é que o local onde ligo as rigs tem problema de variar a energia. Ainda não está legal o esquema solar que fiz aqui. É meio culpa minha mesmo pois estava deixando tudo no limite do consumo máximo. Logo 2x650w bronze consome muito mais que 1x 1000w gold

Se eu fizesse igual a você não teria problemas, mas eu não estou tendo custo elétrico.

Mas vou te dizer , pega essa fonte 1000w da corsair , é muito boa mesmo, dá uma olhada no mercado livre que tem umas pessoas vendendo barato. Vale muito apena. Melhorou muito o overclock aqui.
 
Porque não vão atras de fontes de servidores? Pra quem paga luz eficiência é alta somado a capacidade alta também (geralmente 100A+ em 12v...)

Estou com uma v1200 nas 10 1060 e a fonte a noite quando está mais fresco as vezes desliga o cooler hehe (18ºC ambiente)
 
Porque não vão atras de fontes de servidores? Pra quem paga luz eficiência é alta somado a capacidade alta também (geralmente 100A+ em 12v...)

Estou com uma v1200 nas 10 1060 e a fonte a noite quando está mais fresco as vezes desliga o cooler hehe (18ºC ambiente)

Pensei em comprar essa fontes de servidores(link), importando e pagando imposto ainda sai mais barato que comprar uma de 1000w aqui()fora essa da promoção da Kabum).
Minha dúvida é se essa fonte de servidor precisa ficar em um ambiente climatizado? pq aqui durante o dia é bem quente(33~35°)
 
Pensei em comprar essa fontes de servidores(link), importando e pagando imposto ainda sai mais barato que comprar uma de 1000w aqui()fora essa da promoção da Kabum).
Minha dúvida é se essa fonte de servidor precisa ficar em um ambiente climatizado? pq aqui durante o dia é bem quente(33~35°)

Da uma espiada no ebay da vida, você acha elas usadas em um preço melhor e compra a plaquinha separada... fica massa.

Quanto a temperatura eu acredito que não tenha problema não... essa parada ai é uma turbina kkk
 
Pensei em comprar essa fontes de servidores(link), importando e pagando imposto ainda sai mais barato que comprar uma de 1000w aqui()fora essa da promoção da Kabum).
Minha dúvida é se essa fonte de servidor precisa ficar em um ambiente climatizado? pq aqui durante o dia é bem quente(33~35°)
Não compensa fonte de servidor , pois você não terá garantia , essas fontes não tem boa dissipação de calor, é outra economia porca, uma fonte comprada no Brasil da corsair você tem 10 anos de garantia , porque iria gastar quase o mesmo em um fonte importada sem garantia e ainda duvidosa, já que não existe testes oficiais nela.

Não se economiza na fonte. Eu fiz isso e me arrependi , agora só pego fonte Gold de qualidade, gosto de fazer over nas placas e não desperdiçar energia.

Eu já peguei essas fontes de servidor , quando pegava leilão na Petrobras de peças, e a fonte é uma barulho dos infernos kkk
 
já trabalhei importando do ebay quando o dolar esta a R$1,63 hehehe, naquela epoca os fretes eram super baratos, hoje a maioria dos vendedores dos eua estão colocando frete altos, e muitos ainda declaram o valor correto e obrigam a pagar imposto antes, caso fique abaixo dos $100 não paga imposto, isso é lei, mesmo que taxem é so entrar no justiça, no juizado federal, mas hoje o grande problema de comprar uma fonte é o preço do frete, o valor deve ficar acima dos $70, como o dolar está R$3,5 no cartão já com o iof pelo cartão ebanx ou outro tipo prépago, só para enviar voce pagar uns R$245. a fonte precisa ficar abaixo dos $100 para voce não pagar imposto e agir de acordo com a lei, porém no Brasil o valor do frete conta como total do produto, exemplo o envio ficou $70 mais $80 da fonte fica o total de $150 e aí já era! vai pagar imposto de 60%.

Resumindo! não vale apena importar fonte, melhor ir no mercado livre e peneirar uma fonte dessas com uma nota fiscal, mesmo que seja já com alguns anos de uso, pois essas fontes tem 10 anos de garantia e se tiver 2 anos de uso ainda tem 8 anos para minerar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo