• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
@RHBH

minha mb , qnd stock total , ou sem UV/FIX , no proprio windows , fica congelando , qnd esta em pouco uso ( qnd bate vcore na casa de 0.6 )
acabei de ver um video do Tito com demonstracoes de PBO ECOMODE , a minha tem a 65w , mas me limitou demais , fazendo com que allcores so rode a 4.3..
enquanto nao recebo Agesa nova , com mais funcoes , o que posso fazer para usar o PBO , e setar um vcore (MINIMO) para que nao tenha esses freezessss..
o Ecomode(65) eu ja achei aonde subir o limite de 87w , estou testando com 110w , porem agora vou afinar mais.. porem pra usar desta forma , e nao da minha forma tradicional uv/fix 4.6 preciso estabilziar o vcore minimo.

alguma dica?


Vai no controle de fases/vrm e testa com LLC manual (load line calibration).

Alterar o modo de fases do padrão para full phase ou extreme também pode ajudar.

Tem vários níveis, um LLC mais alto evita queda de tensão (Vdrop) e pode ajudar a estabilizar.

Na ASRock eu acho que o Level 1 é o mais agressivo.

Na Asus é o contrário, o Level 5 é o mais agressivo.
 
Acho que você consegue espremer um pouco mais do tRC (58) e tRFC (tem uma aba para calcular o tRFC no DRAM Calculator), creio que Hynix CJR faz 250ns (atualmente você está com 262ns).

tCWL normalmente é igual o tCL ou tCL -1 , no teu caso eu subiria de 14 para 15 ou 16. tCWL é um timing que funciona diferente, neste caso menor não é melhor.

Outra dica que pode melhorar um pouco mais é desabilitar o GDM (gear down mode).

Tentei diminuir mas nao consegui passar no memtest por mais de 30 min apertando qualquer time. Acho que ja estou no limite estável mesmo das minhas memórias. Tem algo mais que eu possa fazer a fim de ganhar mais desempenho? Não que esteja ruim, muito pelo contrário, mas sabe como é ne rsrs. Desabilito o GDM e rodo outro memtest pra ver se fica estável apenas com ele desabilitado? Aumentando a tensão das memórias, não me possibilita apertar mais os times né? Isso tem mais a ver com chip + frequência, certo? Uso ela a 1.4v.
 
entendi, então é isso, eu já estava até pensando em formatar o pc por isso, juntando isso a não conseguir resolver do winrar no benchmark só puxar 80% de cada um dos threads me deixou cabreiro, vamos ver na nova agesa 1.2 e nova build do windows que deve vir lá pra março, acredito que ela tb traga algo melhor pros zen 3 afinal nem existia os vermeer quando a última build saiu

me perguntei se não tinha haver com os drivers de chipset ou algo do tipo tb pq eu não formatei meu pc (usei o sysprep) e ao iniciar sem driver nenhum instalado eu em stock fazia mais pontos no cpu-z do que depois que instalei eles
Bem, não entendi o por quê do WinRAR não pegar 100%, mas faz um bom tempo que não o uso então nem tenho como ajudar =/


4000 na memória ali, mas com uma latência altamente cagada (mais de 70ms!). :mdr2:
Sim, e ele diz que conseguiu colocar 4533MHz também, mas não mostrou print. O que pode-se imaginar é que não esteja em 1:1, mas como não temos mais imagens (e o AIDA não está informando o clock da chipset) não dá para saber, ou pode ser BIOS incompatível/bugada... enfim, nesse mesmo clock de 4000MHz os Renoir fazem 49ns.

EDIT: Os timings da memória estão em CL18-25-25-50, se isso serve de motivo.
 
Última edição:
Pessoal das MSi, qual vantagem dessa ferramenta pra padrão da placa mãe?
 
Deixa opção desbili

Deixe os limite do pbo em desabilitado e todos esses valores em 0.... Vá na curva e faça por single comece com - 20 negativo e vá testando
onde faria a curva??
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vai no controle de fases/vrm e testa com LLC manual (load line calibration).

Alterar o modo de fases do padrão para full phase ou extreme também pode ajudar.

Tem vários níveis, um LLC mais alto evita queda de tensão (Vdrop) e pode ajudar a estabilizar.

Na ASRock eu acho que o Level 1 é o mais agressivo.

Na Asus é o contrário, o Level 5 é o mais agressivo.
tanto no vcore , qnto no Soc usar no modo mais agressivo ? ( sim aqui o mais agressivo eh LVL 1 )
 
Deixa opção desbili

Deixe os limite do pbo em desabilitado e todos esses valores em 0.... Vá na curva e faça por single comece com - 20 negativo e vá testando

A placa mãe dele não tem PBO2 ainda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

onde faria a curva??
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


tanto no vcore , qnto no Soc usar no modo mais agressivo ? ( sim aqui o mais agressivo eh LVL 1 )
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Hoje gastei o dia descobrindo o melhor valor no otimizador de curva para cada núcleo do 5900X.

Entendi o porquê se usa undervolt menos agressivo nos melhores núcleos, realmente é contra intuitivo mas depois que aprende o funcionamento do PBO2 fica claro que é o caminho correto para obter o melhor resultado.
 
Última edição:
O PBO2 funciona nos 3000 ou só nos 5000? :hmm:
 
O PBO2 funciona nos 3000 ou só nos 5000? :hmm:

Só nos Ryzen 5000 e AGESA 1.1.8.0 ou mais novo.

To preparando um guia sobre ele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

onde faria a curva??
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


tanto no vcore , qnto no Soc usar no modo mais agressivo ? ( sim aqui o mais agressivo eh LVL 1 )

No SoC normalmente só precisa disso em memória rodando a mais de 4200MHz.
 
Última edição:
Estou pensando em atualizar a bios f60c pra f60e pra ter o curve optimizer. Vale a pena?
 
Só nos Ryzen 5000 e AGESA 1.1.8.0 ou mais novo.

To preparando um guia sobre ele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



No SoC normalmente só precisa disso em memória rodando a mais de 4200MHz.
Acho que vou vender meu 3700x quando chegar por uns 2K e pegar um 5600x. :coolface:
 
Estou pensando em atualizar a bios f60c pra f60e pra ter o curve optimizer. Vale a pena?

Se você for usar a feature sim, requer tempo e conhecimento pra tirar o máximo proveito dela. Mas cuidado com qualquer Bios recém lançada, não é incomum os fabricantes tirarem uma Bios do site pois encontraram problemas mais graves.
 
ta gastando mesmo :mr2:

to esperando o 5800x ou 5600x baixarem, o que vier primeiro.

5800X parece cair mais rápido... 5600X quase não tem estoque, estão inflando e tirando cada gota de lucro :okay:
 
Se você for usar a feature sim, requer tempo e conhecimento pra tirar o máximo proveito dela. Mas cuidado com qualquer Bios recém lançada, não é incomum os fabricantes tirarem uma Bios do site pois encontraram problemas mais graves.

Sim, a F60c eles tiraram, só tem a F60e agora. Rrcomenda algum artigo, video, que eu possa ver para aprender um pouco sobre a feature?
 
Sim, a F60c eles tiraram, só tem a F60e agora. Rrcomenda algum artigo, video, que eu possa ver para aprender um pouco sobre a feature?

Acho que aqui já tem um bocado.

 
Se você for usar a feature sim, requer tempo e conhecimento pra tirar o máximo proveito dela. Mas cuidado com qualquer Bios recém lançada, não é incomum os fabricantes tirarem uma Bios do site pois encontraram problemas mais graves.

Mão deu uma coçada, já resolvi atualizar e com base no que li e vi alguns relatos aqui no tópico, configurei -15 nos "piores cores" e -10 nos dois melhores cores, segundo o Ryzen Master. Só fiquei na dúvida pois o Ryzen Master nomeia os cores de 1 a 8 e a bios da Gigabyte de 0 a 7, então supus que o Core 2 mostrado como melhor no Ryzen Master seja o Core 1 na bios, correto? Aqui algumas imagens de como ficou:

lof9Ic.jpg
uLvhHx.jpg
fPyor6.jpg


A mulher está em casa esse FDS e ainda não consegui fazer alguns testes, só vi que ganhei cerca de 100/150 pontos no multicore do CPU-Z e uns 20/25 no SingleCore. Fiz alguma besteira ou é mais ou menos por ai mesmo? PBO Limits não sei como funciona, deveria mexer em algo ou posso deixar em automático? Devo mudar alguma coisa na bios, como LLC (nunca mexi nessa bios, então ele está no default da bios mesmo). E recomenda algum software específico para ver se ficou estável e ver as temperaturas? Geralmente uso o AIDA64 no teste de stress dele (marco pra estressar as memórias e o CPU só) e deixo rolando por algum tempo. Qual tempo necessário nele para ter certeza de que está estável?

Valeu!!!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No Bench do CPU-Z as tensões ficaram entre 1.26v e 1.28v no multicore e 1.41v e 1.45v no singlecore, alcançando 5.0ghz em todos os núcleos 😮.
 
Vai no controle de fases/vrm e testa com LLC manual (load line calibration).

Alterar o modo de fases do padrão para full phase ou extreme também pode ajudar.

Tem vários níveis, um LLC mais alto evita queda de tensão (Vdrop) e pode ajudar a estabilizar.

Na ASRock eu acho que o Level 1 é o mais agressivo.

Na Asus é o contrário, o Level 5 é o mais agressivo.
Por falar em Asrock e Asus; estou fazendo uma migração parecida...
Compreendo tudo das BIOS da Asrock, mas dá Asus é novidade. (Apesar que sei irei aprender bem rápido).

Algum overclock estável seu que você utilizava na Asrock mudou muito as configs na Asus?

Eu mesmo, por exemplo, sempre tive nítido qual perfil deixar minha memória ram estável, mas creio que irá mudar com a Asus.
 
Mão deu uma coçada, já resolvi atualizar e com base no que li e vi alguns relatos aqui no tópico, configurei -15 nos "piores cores" e -10 nos dois melhores cores, segundo o Ryzen Master. Só fiquei na dúvida pois o Ryzen Master nomeia os cores de 1 a 8 e a bios da Gigabyte de 0 a 7, então supus que o Core 2 mostrado como melhor no Ryzen Master seja o Core 1 na bios, correto? Aqui algumas imagens de como ficou:

lof9Ic.jpg
uLvhHx.jpg
fPyor6.jpg


A mulher está em casa esse FDS e ainda não consegui fazer alguns testes, só vi que ganhei cerca de 100/150 pontos no multicore do CPU-Z e uns 20/25 no SingleCore. Fiz alguma besteira ou é mais ou menos por ai mesmo? PBO Limits não sei como funciona, deveria mexer em algo ou posso deixar em automático? Devo mudar alguma coisa na bios, como LLC (nunca mexi nessa bios, então ele está no default da bios mesmo). E recomenda algum software específico para ver se ficou estável e ver as temperaturas? Geralmente uso o AIDA64 no teste de stress dele (marco pra estressar as memórias e o CPU só) e deixo rolando por algum tempo. Qual tempo necessário nele para ter certeza de que está estável?

Valeu!!!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No Bench do CPU-Z as tensões ficaram entre 1.26v e 1.28v no multicore e 1.41v e 1.45v no singlecore, alcançando 5.0ghz em todos os núcleos 😮.

Alias ja vi que fiz caquinha. Deveria colocar -15 nos melhores cores e -10 no restante, certo? Pois os melhores fazem "mais com menos". Ou estou confundindo? Agora fiquei confuso kkkkkk. Quanto a nomeclatura do Ryzen Master c1 a c8 e da gigabyte c0 a c7 acho que é isso mesmo ne? C2 do RM seria o C1 da gigabyte, né?
 
 
Mão deu uma coçada, já resolvi atualizar e com base no que li e vi alguns relatos aqui no tópico, configurei -15 nos "piores cores" e -10 nos dois melhores cores, segundo o Ryzen Master. Só fiquei na dúvida pois o Ryzen Master nomeia os cores de 1 a 8 e a bios da Gigabyte de 0 a 7, então supus que o Core 2 mostrado como melhor no Ryzen Master seja o Core 1 na bios, correto? Aqui algumas imagens de como ficou:

lof9Ic.jpg
uLvhHx.jpg
fPyor6.jpg


A mulher está em casa esse FDS e ainda não consegui fazer alguns testes, só vi que ganhei cerca de 100/150 pontos no multicore do CPU-Z e uns 20/25 no SingleCore. Fiz alguma besteira ou é mais ou menos por ai mesmo? PBO Limits não sei como funciona, deveria mexer em algo ou posso deixar em automático? Devo mudar alguma coisa na bios, como LLC (nunca mexi nessa bios, então ele está no default da bios mesmo). E recomenda algum software específico para ver se ficou estável e ver as temperaturas? Geralmente uso o AIDA64 no teste de stress dele (marco pra estressar as memórias e o CPU só) e deixo rolando por algum tempo. Qual tempo necessário nele para ter certeza de que está estável?

Valeu!!!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No Bench do CPU-Z as tensões ficaram entre 1.26v e 1.28v no multicore e 1.41v e 1.45v no singlecore, alcançando 5.0ghz em todos os núcleos 😮.

Sim.

Core 0 a 7 é equivalente a Core 1 a 8 em outros softwares.

Não recomendo avaliar tensões no CPU-Z, mas sim no hwinfo64 ou Ryzen Master.
 
 
Por falar em Asrock e Asus; estou fazendo uma migração parecida...
Compreendo tudo das BIOS da Asrock, mas dá Asus é novidade. (Apesar que sei irei aprender bem rápido).

Algum overclock estável seu que você utilizava na Asrock mudou muito as configs na Asus?

Eu mesmo, por exemplo, sempre tive nítido qual perfil deixar minha memória ram estável, mas creio que irá mudar com a Asus.

Eu nunca usei placa mãe ASRock para AMD.

Conheço a BIOS da ASRock pela minha experiência com plataforma Intel.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



O Fmax enhancer nunca funcionou com o Zen 3, somente com o Zen 2. A ASUS vacilou, devia ocultar a opção do Fmax caso uma CPU Zen 3 esteja instalada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alias ja vi que fiz caquinha. Deveria colocar -15 nos melhores cores e -10 no restante, certo? Pois os melhores fazem "mais com menos". Ou estou confundindo? Agora fiquei confuso kkkkkk. Quanto a nomeclatura do Ryzen Master c1 a c8 e da gigabyte c0 a c7 acho que é isso mesmo ne? C2 do RM seria o C1 da gigabyte, né?

Eu também entendi isso no começo, o melhor núcleo deveria fazer mais com menos. Estamos corretos considerando uma carga igualitária (all core) onde todos núcleos estão trabalhando na mesma frequência, por exemplo, Cinebench.

Mas não é assim que você deve ajustar o otimizador de curva, a "mágica" do otimizador de curva está no fato dos Ryzen 5000 serem capazes de configurar tensões individualmente em cada núcleo. No Zen 2 isso não é possível, por isso o otimizador de curva / PBO2 não deverá ser disponibilizado para os Ryzen 3000, se a AMD disponibilizar ele não terá nem de perto a mesma eficácia, considerando que o ajuste de tensão no Zen 2 é feito por CCD [a cada 8 núcleos] ou por CCX [a cada 4 núcleos] (não tenho certeza se é por CCD ou CCX, salva nois @dayllann).

O boost da AMD vai tentar dar boost numa frequência maior no melhor núcleo, justamente por ele ser o melhor ele deve suportar a maior frequência (é assim que o algoritmo de boost da AMD "pensa"), essa frequência maior acaba exigindo que os melhores núcleos trabalhem com mais tensão que os outros núcleos.

Então na prática o undervolt deve ser menos agressivo nos melhores núcleos.

Eu usei uma metodologia para validar 3 coisas ao mesmo tempo:
- Estabilidade
- Boost máximo do núcleo (single core)
- Tensão do núcleo

Vai estar no tutorial que estou bolando.
 
Última edição:
O Fmax enhancer nunca funcionou com o Zen 3, somente com o Zen 2. A ASUS vacilou, devia ocultar a opção do Fmax caso uma CPU Zen 3 esteja instalada.

Eu não sabia disso... li por acaso no reddit. O curioso é que quando ativo o Fmax, o clock máximo é maior de acordo com o HWINFO, mas na prática, os scores nos benchmarks são inferiores.
 
Eu não sabia disso... li por acaso no reddit. O curioso é que quando ativo o Fmax, o clock máximo é maior de acordo com o HWINFO, mas na prática, os scores nos benchmarks são inferiores.

No Zen 3 o Fmax está tendo o seguinte efeito no 5900X e 5950X:

- Maior performance single core (se a carga for em núcleos do primeiro CCD).
- Menor performance multi core (o boost no segundo CCD cai para frequências próxima ao clock base, aproximadamente 3.8GHz no meu caso).
- Maior velocidade do cache L3.

Você mesmo pode validar esses feitos se fazer o seguinte:
Rode um Cinebench all core com o Ryzen Master aberto e veja a diferença na frequência dos núcleos do CCD1 e CCD2.
Robe um benchmark de Cache no AIDA64 com o Fmax ligado e desligado, a performance do cache L3 chega a DOBRAR com o Fmax ligado. Porém a performance maior no L3 não compensa o clock rídidulo que você vai ter no segundo CCD.

Enquanto o the silt e a ASUS não atualizarem o Fmax para os Ryzen 5000 é melhor deixar desligado, isso se forem atualizar, suspeito que a ASUS vai eventualmente ocultar o Fmax na BIOS quando a CPU instalada for um Ryzen 5000.
 
Eu nunca usei placa mãe ASRock para AMD.

Conheço a BIOS da ASRock pela minha experiência com plataforma Intel.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



O Fmax enhancer nunca funcionou com o Zen 3, somente com o Zen 2. A ASUS vacilou, devia ocultar a opção do Fmax caso uma CPU Zen 3 esteja instalada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Eu também entendi isso no começo, o melhor núcleo deveria fazer mais com menos. Estamos corretos considerando uma carga igualitária (all core) onde todos núcleos estão trabalhando na mesma frequência, por exemplo, Cinebench.

Mas não é assim que você deve ajustar o otimizador de curva, a "mágica" do otimizador de curva está no fato dos Ryzen 5000 serem capazes de configurar tensões individualmente em cada núcleo. No Zen 2 isso não é possível, por isso o otimizador de curva / PBO2 não deverá ser disponibilizado para os Ryzen 3000, se a AMD disponibilizar ele não terá nem de perto a mesma eficácia, considerando que o ajuste de tensão no Zen 2 é feito por CCD [a cada 8 núcleos] ou por CCX [a cada 4 núcleos] (não tenho certeza se é por CCD ou CCX, salva nois @dayllann).

O boost da AMD vai tentar dar boost numa frequência maior no melhor núcleo, justamente por ele ser o melhor ele deve suportar a maior frequência (é assim que a curva de boost da AMD "pensa"), essa frequência maior acaba exigindo que os melhores núcleos trabalhem com mais tensão que os outros núcleos.

Então na prática o undervolt deve ser menos agressivo nos melhores núcleos.

Eu usei uma metodologia para validar 3 coisas ao mesmo tempo:
- Estabilidade
- Boost máximo do núcleo (single core)
- Tensão do núcleo

Vai estar no tutorial que estou bolando.

Mal posso esperar pelo seu tutorial então hehehe! Ah então de começo eu fiz até certo pelas imagens, né?

Deixei rolando um teste de stress do Aida64 por 1 hora e meia e esses foram os resultados:

e8jzo4.png


Algo de errado por ai? Sempre que via a temperatura parecia bem estável nos 85 graus, quase não mexia... Como isso é o extremo, e utilizo MUITO menos que 100% do meu processador, nas minhas tarefas e jogos, deve ficar numa média de 60/65 graus no máximo de média.

Vi também pelo reddit (na foto que você postou) que é legal também testar o sistema em cargas mais leves de trabalho, correto? Ele cita para fazer o teste do reparo do Windows, mas achei essa metodologia um pouco chata de se fazer. Teria algum outro teste para fazer? Talvez um loop de teste single core no Cinebench?

Alias Cinebench, eu utilizo o R20 ou R23 para fazer testes de estabilidade? Nunca utilizei o Cinebench para isso (sempre usei o Aida). No caso do Cinebench é só ficar fazendo loop nos testes single e multithread? Quando terminar um teste eu clico para fazer ouro e assim por diante?
 
Mal posso esperar pelo seu tutorial então hehehe! Ah então de começo eu fiz até certo pelas imagens, né?

Deixei rolando um teste de stress do Aida64 por 1 hora e meia e esses foram os resultados:

e8jzo4.png


Algo de errado por ai? Sempre que via a temperatura parecia bem estável nos 85 graus, quase não mexia... Como isso é o extremo, e utilizo MUITO menos que 100% do meu processador, nas minhas tarefas e jogos, deve ficar numa média de 60/65 graus no máximo de média.

Vi também pelo reddit (na foto que você postou) que é legal também testar o sistema em cargas mais leves de trabalho, correto? Ele cita para fazer o teste do reparo do Windows, mas achei essa metodologia um pouco chata de se fazer. Teria algum outro teste para fazer? Talvez um loop de teste single core no Cinebench?

Alias Cinebench, eu utilizo o R20 ou R23 para fazer testes de estabilidade? Nunca utilizei o Cinebench para isso (sempre usei o Aida). No caso do Cinebench é só ficar fazendo loop nos testes single e multithread? Quando terminar um teste eu clico para fazer ouro e assim por diante?

Justamente pelo ajuste ser feito por núcleo, você também precisa testar a estabilidade por núcleo. Neste caso você precisaria definir a afinidade do processo de stress do AIDA64 para 1 thread somente e deixar rolar.

O motivo é bem simples, o núcleo só será estressado ao máximo (maior frequência) quando a carga for single thread. Se você usar uma carga em vários núcleos, a frequência dos núcleos será menor e portanto você não validou a estabilidade dos núcleos corretamente, seus núcleos podem estar estáveis para uma carga em vários núcleos, mas instáveis numa carga single thread (os mesmos poderiam falhar....CTD, freeze, tela azul, tela preta, etc...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo