• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
O novo SiSANDRA tentou esconder, mas não conseguiu, Zen3+ disfarçado como ZenX+ na lista de suporte da nova versão xD
* Suporte Adicional > Processadores > Suporte preliminar ao AMD Ryzen (ZenX+);


E o que tenho de novidade? Algo ruim, na verdade: Vocês sabem que a AMD permite a criação de chips semi-custom, não é? Então, algumas parceiras OEM da AMD (Lenovo, Dell, HP, ...) estão solicitando CPUs bloqueadas (com IDs diferentes/próprias) à AMD para que os mesmos funcionem apenas em suas placas-mãe, no caso apenas a BIOS desses computadores OEM reconhecerão estes processadores "bloqueados".




Até o momento apenas os Renoir PRO oriundos da Lenovo (linha ThinCentre) estão assim, mas já há relatos de APUs da HP (linha Desktop Pro) seguindo o mesmo caminho. O aviso que deixo é: Cuidado ao comprar CPUs e APUs da linha PRO da AMD, pois estes processadores podem não funcionar na sua placa-mãe, então atenção dobrada ao comprar APUs do Ali, por exemplo. Não há indícios de que os CPUs/APUs comums OEM (aka não-PRO) sejam afetados, mas não duvidaria de futuramente isso ocorrer com eles.

APUs já confirmadas como afetadas/bloqueadas: Renoir PRO 4350G(GE), 4650G(GE) e 4750G(GE) removidas de PCs da Lenovo e HP.
CPUs que poderão ser afetados/bloqueados: Vermeer PRO 5800 e 5900.


A AMD agiu como a Intel em relação aos Ryzen 4000G, restringir ao mercado OEM foi sacanagem demais. E gora ainda tem esse bloqueio na linha PRO, que também não duvido chegar à linha não-PRO.

Essas APUs Zen 2 ficariam muito boas num PC de entrada, em um HTPC ou mesmo para poder usar o computador sem placa de vídeo. Eu mesmo pagaria tranquilo uns 200 reais a mais no mesmo processador com vídeo integrado.
 
Pessoal, tenho uma dúvida sobre energia na arquitetura ZEN, gostaria de esclarecer essa dúvida. Minha cpu é um r5 1600af, zen+, junto com uma placa mãe b350.

Acho que essa pergunta deveria ser no tópico do windows, mas como é exclusivo para amd, achei que o certo era por aqui. Quando vcs instalam o driver de chipset da amd, ele instala o plano de energia personalizado pela própria amd para os ryzen no windows, e é aqui que pergunto a vcs.

Nas opções de energia do S.O, vcs escolhem o plano personalizado da amd ou o equilibrado padrão do próprio windows? No caso de vcs usarem o da própria amd, vcs ainda mexem em alguma coisa, tipo desativar pra o hdd/ssd não desligar nunca ou só escolhe o plano e deixa tudo no padrão?
 
Pessoal, tenho uma dúvida sobre energia na arquitetura ZEN, gostaria de esclarecer essa dúvida. Minha cpu é um r5 1600af, zen+, junto com uma placa mãe b350.

Acho que essa pergunta deveria ser no tópico do windows, mas como é exclusivo para amd, achei que o certo era por aqui. Quando vcs instalam o driver de chipset da amd, ele instala o plano de energia personalizado pela própria amd para os ryzen no windows, e é aqui que pergunto a vcs.

Nas opções de energia do S.O, vcs escolhem o plano personalizado da amd ou o equilibrado padrão do próprio windows? No caso de vcs usarem o da própria amd, vcs ainda mexem em alguma coisa, tipo desativar pra o hdd/ssd não desligar nunca ou só escolhe o plano e deixa tudo no padrão?
Pode utilizar o plano de energia da AMD é um meio termo entre o modo performance e o equilibrado eu sempre utilizei ele ,sobre as configurações pode editá-lo principalmente para que o hd não desligue que é bem chato.
 
Pode utilizar o plano de energia da AMD é um meio termo entre o modo performance e o equilibrado eu sempre utilizei ele ,sobre as configurações pode editá-lo principalmente para que o hd não desligue que é bem chato.
Ah, então estava escolhendo a opção correta. A única modificação que fiz nele foi essa, do hdd/ssd não desligar nunca e se me lembro bem a opção pra ele não hibernar nunca, pois não uso essa função.
 
A AMD agiu como a Intel em relação aos Ryzen 4000G, restringir ao mercado OEM foi sacanagem demais. E gora ainda tem esse bloqueio na linha PRO, que também não duvido chegar à linha não-PRO.

Essas APUs Zen 2 ficariam muito boas num PC de entrada, em um HTPC ou mesmo para poder usar o computador sem placa de vídeo. Eu mesmo pagaria tranquilo uns 200 reais a mais no mesmo processador com vídeo integrado.
A intenção inicial era restringir aos OEM por apenas um ano, depois venderia para o mercado normalmente (a linha PRO sempre foi restrita). O problema é que faltou Renoir, TSMC abarrotada e faltando chip para processadores e placas de video por causa do foco em consoles. Com isso a AMD decidiu priorizar o mercado OEM e adiar por tempo indeterminado a chegada dos Ryzen 4000 para nós, simples mortais. Na minha opinião eles nunca vão aparecer, as APUs Ryzen 5000G chegarão antes e melhores em desempenho.
 
Normal, FLCK 1900 no Zen 2 é mais difícil que no Zen 3.

Tem um hardcap de 50ns, não é possível fazer menos que isso.

Zen 3/Chip bom faz FLCK acima de 1900 com 1.8v no PLL.

Não recomendo fazer OC/undervolt de RAM e CPU ao mesmo tempo. Se teu pc dar uma tela preta você não vai saber quem foi o culpado.
Então, aqui consegui 1900Mhz estável, depois vou trazer umas fotos dos resultados, e quase não me deu trabalho, mas estou com alguma dificuldade para manter o processador perto de 4.8Ghz em jogos no Boost, mesmo usando PBO + a curva de otimização.

Processador é muito quente tbm, mesmo utilizando um H110i e pasta OC extreme, o mesmo fica perto de 80°C full. (4.675Ghz/4.750Ghz).

O desempenho em si é fantástico, mesmo jogando em 4K percebi uma estabilidade FPS muito melhor e mínimas maiores; o que já vale muito.

Preciso trabalhar mais no OC, depois que eu tiver satisfeito, irei brincar novamente com as memórias para ultrapassar 1900Mhz, se possível...
 
Se alguém não estiver conseguindo 3800/1900 com zen3 deve ser bios, entra no overclockers na página da sua mobo e veja as discussões. No zen2 algumas unidades não pegavam 1900, mas todos os zen3 pegam.
 
Então, aqui consegui 1900Mhz estável, depois vou trazer umas fotos dos resultados, e quase não me deu trabalho, mas estou com alguma dificuldade para manter o processador perto de 4.8Ghz em jogos no Boost, mesmo usando PBO + a curva de otimização.

Processador é muito quente tbm, mesmo utilizando um H110i e pasta OC extreme, o mesmo fica perto de 80°C full. (4.675Ghz/4.750Ghz).

O desempenho em si é fantástico, mesmo jogando em 4K percebi uma estabilidade FPS muito melhor e mínimas maiores; o que já vale muito.

Preciso trabalhar mais no OC, depois que eu tiver satisfeito, irei brincar novamente com as memórias para ultrapassar 1900Mhz, se possível...

Muito bom, foca na memória primeiro que é onde você vai aumentar mais o rendimento do processador.

Quando estiver tudo afinado e sem erros (verifique erros WHEA no hwinfo64), aí tu parte pra brincar com o processador no OC fixo ou PBO2, o que te interessar mais. Particularmente sugiro que faça pelo menos o undervolt (CO) para extrair a margem de performance que sua CPU especifíca tem, sem precisar aumentar temperaturas/consumo.

Melhor fazer o "tuning" do teu setup aos poucos, se der problemas é fácil de identificar o culpado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se alguém não estiver conseguindo 3800/1900 com zen3 deve ser bios, entra no overclockers na página da sua mobo e veja as discussões. No zen2 algumas unidades não pegavam 1900, mas todos os zen3 pegam.

Realmente é muito incomum não atingir FLCK 1900 no Zen 3.

Até hoje só vi 1 usuário só que tem um 5950X que o FLCK não passa de 1866, sendo que o 3950X dele fazia FLCK 1900 na mesma placa mãe e memórias. Loteria do silício é foda...
 
Última edição:
Pegando o bonde andando...
Vc fala a pontuação em single core no CPU-Z, certo? Se for, minha pontuação tá baixa então. Instalei o 3600x aqui e fiz só 519 pontos. Tá até dentro da referência porque o Ryzen 3700x que coloquei como referência tá até um pouco pior que o meu.

Será que sua pontuação tá melhor pela memória? Porque a pontuação do 2700x aqui na referência tá apenas 488. Não sei se o valor de referência é o mesmo pra todo mundo...

Aqui faço 531. Com o 3700x
 
Exclusivo: Atualização de alocação e disponibilidade de CPU AMD Ryzen Q1 2021 - O bom, o ruim e o feio


P43AuuL.png
 
Exclusivo: Atualização de alocação e disponibilidade de CPU AMD Ryzen Q1 2021 - O bom, o ruim e o feio


P43AuuL.png
pra quem espera 3300x e 3100...esquece
nao vao voltar ao estoque, eram feitos de chips defeituosos maiores e com alta demanda + o fato terem usado estoques desses chips, n tem motivo de fabricarem eles mais
todos 3000s acima do 3600 não compensam hj em dia tb, ainda mais com preços dos 5000s n sendo muito longe(5600x pelo preço do 3800x)...3600 so compensa pq eh o unico processador menos caro da AMD que não é horrível(hoje em dia), porque abaixo dele simplesmente so vai achar um 1600af(isso so no brasil, mas ele também ja ta mostrando idade) ou algum outro bem mais fraco.
 
Pessoal, alguns processadores 5900x vem com o código 100-000000061BOX
O que significaria os que vem com final "WOF"? É o mesmo que OEM?
 
alguém que saiu de intel pros ryzen 5000 notou aumento absurdo de consumo na conta de luz? no primeiro mês achei que era coincidência mas segundo mês confirmou né, aqui desde o up disparou, deve ser essa coisa do processador ficar entrando em turbo boost máximo mesmo com vc digitando no word ou usando o navegador

notei que só ao ativar o pbo ele joga o ppt pra 168, enquanto o padrão da amd e sem pbo é 142, é bastante diferença, vou abrir mão da performance extra e usar sem pbo mesmo, é o jeito por enquanto
 
Tinha conseguido estabilizar meu 3600X começo do mês com 1.2875v @4.4GHz na BIOS, porém, de lá pra cá começou dar erro Kernel 41, acabou necessitando de 1.3v agora... Decidi tentar @4.3v com o menor vcore possível = 1.2175v BIOS Full Load pega 1.188v... Não sei o motivo de começar a pedir mais em 4.4GHz, tinha passado em testes por mais de 6h aí ficou de patifaria, não sei se foi atualização do Windows ou sei lá... como to com uma singela 1060, vou deixar assim.

Captura-de-Tela-215.png
 
Pessoal, alguns processadores 5900x vem com o código 100-000000061BOX
O que significaria os que vem com final "WOF"? É o mesmo que OEM?
WOF são os que vem naquela parada preta de plástico (esqueci o nome :haha:). Eles não possuem caixa ou cooler.
 
Arquitetura AMD Ryzen 5000 Mobile Zen3 detalhada

Artigo completo no link:


AMD-Ryzen-5000-Zen3-Architecture-1200x664.jpg


AMD-Ryzen-5000-Zen3-Architecture-in-Mobile-1200x671.jpg


AMD-Ryzen-5000-Zen3-Die-1200x664.jpg


AMD-Ryzen-5000-Zen3-Die2-1200x671.jpg


AMD-Ryzen-5000-Advanced-Battery-Life2-1200x673.jpg


AMD-Ryzen-Graphics-Improvements-1200x670.jpg


AMD-Ryzen-5000-Upgraded-Memory-Controller-1200x668.jpg
 
Se alguém não estiver conseguindo 3800/1900 com zen3 deve ser bios, entra no overclockers na página da sua mobo e veja as discussões. No zen2 algumas unidades não pegavam 1900, mas todos os zen3 pegam.

por enquanto eu desisti, vou esperar próxima bios.
 
pra quem espera 3300x e 3100...esquece
nao vao voltar ao estoque, eram feitos de chips defeituosos maiores e com alta demanda + o fato terem usado estoques desses chips, n tem motivo de fabricarem eles mais
todos 3000s acima do 3600 não compensam hj em dia tb, ainda mais com preços dos 5000s n sendo muito longe(5600x pelo preço do 3800x)...3600 so compensa pq eh o unico processador menos caro da AMD que não é horrível(hoje em dia), porque abaixo dele simplesmente so vai achar um 1600af(isso so no brasil, mas ele também ja ta mostrando idade) ou algum outro bem mais fraco.

Lamentável isso. PC virando artigo de luxo novamente. Um 3300X é um monstro com o qual já se faz tudo hoje em dia falando de forma genérica. Além do preço absurdo, agora temos que ter o que o mercado manda pra nós porque a disponibilidade tá ridícula. Não sei o que faria se não tivesse comprado esse 3600X na China. Me recuso a pagar o valor que pedem no Brasil. Isso vai além da questão de ter ou não ter dinheiro.

alguém que saiu de intel pros ryzen 5000 notou aumento absurdo de consumo na conta de luz? no primeiro mês achei que era coincidência mas segundo mês confirmou né, aqui desde o up disparou, deve ser essa coisa do processador ficar entrando em turbo boost máximo mesmo com vc digitando no word ou usando o navegador

notei que só ao ativar o pbo ele joga o ppt pra 168, enquanto o padrão da amd e sem pbo é 142, é bastante diferença, vou abrir mão da performance extra e usar sem pbo mesmo, é o jeito por enquanto

Tenta monitorar o clock no MSI Afterburner pra ver se ele tá realmente aumentando sem necessidade. Desconheço alguém relatar aumento perceptível na conta de luz somente pela troca de processador.
Uma segunda ideia seria usar o Ryzen Master e criar um perfil de economia de energia nele. Eu mesmo aqui uso um perfil que limita o clock a 2ghz.
Sei que isso afeta o psicológico de alguns, mas acredite: 2ghz num six core moderno ainda é um exagero pra navegar, usar Office ou qualquer outra tarefa leve desse nível.
Com o perfil padrão ativado ele frequentemente fica batendo 3,7- 4ghz de clock, mesmo com o processador ocioso com o Chrome aberto e não fazendo nada mais no PC. Totalmente desnecessário. Agora não passa de 2ghz e não muda nada na prática (nada mesmo).
 
Arquitetura AMD Ryzen 5000 Mobile Zen3 detalhada

Artigo completo no link:


AMD-Ryzen-5000-Zen3-Architecture-1200x664.jpg


AMD-Ryzen-5000-Zen3-Architecture-in-Mobile-1200x671.jpg


AMD-Ryzen-5000-Zen3-Die-1200x664.jpg


AMD-Ryzen-5000-Zen3-Die2-1200x671.jpg


AMD-Ryzen-5000-Advanced-Battery-Life2-1200x673.jpg


AMD-Ryzen-Graphics-Improvements-1200x670.jpg


AMD-Ryzen-5000-Upgraded-Memory-Controller-1200x668.jpg
Único pecado dessa gen é a GPU ,VEGA já esta bem cansada .
 
Lamentável isso. PC virando artigo de luxo novamente. Um 3300X é um monstro com o qual já se faz tudo hoje em dia falando de forma genérica. Além do preço absurdo, agora temos que ter o que o mercado manda pra nós porque a disponibilidade tá ridícula. Não sei o que faria se não tivesse comprado esse 3600X na China. Me recuso a pagar o valor que pedem no Brasil. Isso vai além da questão de ter ou não ter dinheiro.



Tenta monitorar o clock no MSI Afterburner pra ver se ele tá realmente aumentando sem necessidade. Desconheço alguém relatar aumento perceptível na conta de luz somente pela troca de processador.
Uma segunda ideia seria usar o Ryzen Master e criar um perfil de economia de energia nele. Eu mesmo aqui uso um perfil que limita o clock a 2ghz.
Sei que isso afeta o psicológico de alguns, mas acredite: 2ghz num six core moderno ainda é um exagero pra navegar, usar Office ou qualquer outra tarefa leve desse nível.
Com o perfil padrão ativado ele frequentemente fica batendo 3,7- 4ghz de clock, mesmo com o processador ocioso com o Chrome aberto e não fazendo nada mais no PC. Totalmente desnecessário. Agora não passa de 2ghz e não muda nada na prática (nada mesmo).
É verdade. Comprei um 3600x na China também. Porque aqui sem condições.

Vim de um i5 3570K, ele sim estava deixando a desejar até mesmo pra uso normal (4c/4t)

Meu 3600x vai a 4.4 ghz com 1.25v de vcore, mas o bicho é esquentado. Estou usando a 4.2 com 1.10v porque continua aguentando tudo que eu faço e jogo. Assim ele esquenta e consome menos.
Nâo gosto de usar o PBO porque ele joga muito vcore pra pouca frequência. Mesmo usando offset de 200mV no vcore ainda fica alto.
 
É verdade. Comprei um 3600x na China também. Porque aqui sem condições.

Vim de um i5 3570K, ele sim estava deixando a desejar até mesmo pra uso normal (4c/4t)

Meu 3600x vai a 4.4 ghz com 1.25v de vcore, mas o bicho é esquentado. Estou usando a 4.2 com 1.10v porque continua aguentando tudo que eu faço e jogo. Assim ele esquenta e consome menos.
Nâo gosto de usar o PBO porque ele joga muito vcore pra pouca frequência. Mesmo usando offset de 200mV no vcore ainda fica alto.

Aqui eu coloquei um limite de Vcore no Ryzen Master de 1.30v. Foi meio na base do chute. Creio que trabalhando a no máximo 2ghz ele não precise de mais de 1,30v em hipótese alguma. Imagino que dê até pra baixar mais. Ainda não parei pra ficar testando estabilidade com o processador a 2ghz pra ver se baixo mais o vcore, mas já tá excelente do jeito que tá.
Minha ventoinha traseira que é barulhenta e tá atrelada a temperatura do processador fica bem mansinha depois que mexi nessa configuração.
 
Único pecado dessa gen é a GPU ,VEGA já esta bem cansada .

Esses Zen3 mobile devem ser ótimos, quando a AMD introduzir a arquitetura RDNA nas APUs ai sim ficarão perfeitos! Acredito que isso ocorra na próxima geração de APUs com o processo de 5nm.
Peguei um Note com um R5 3500u (zen+) recentemente, e já acho ótimo para o meu uso (estudos, assistir alguns vídeos, rodar algumas Vms leves e etc).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo