• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Superior em TI a Nova Administração

Pra você parece fazer sentido investir em full stack. Go/Rust/Python/JS são linguagens até que bem comuns nessa área. Docker é um conhecimento essencial atualmente, assim como K8s. Se você estudar mais nessa área acho que tem chance de ser dar bem
Valeu pelas dicas. Vou continuar me aprofundando em Go e Python e começar JS.
 
Pra quem quer tentar ir pra area de programação e está meio perdido, quero aproveitar o tópico e pedir algumas dicas.

Já sou funcionário público concursado e recebo relativamente bem, então não tenho tanta pressão, mas as coisas andam piorando aos pouquinhos.

Meus conhecimentos atuais:
Utilizo Linux exclusivamente desde os 16/17 anos de idade (tenho 34 agora e vejo o quanto de oportunidade desperdicei ja que comecei usar o sistema tão cedo). Comecei com Mandrake, depois Slackware, depois Gentoo e hoje Void Linux. Meu conhecimento em Windows vem mais do meu trabalho porque os computadores usam Windows, mas particularmente o último Windows que usei nos meus pcs foi o XP, mas como bom micreiro sei me virar com qualquer coisa.

Sei me virar muito bem no Linux, todo meu computador é moldado a mão praticamente, cheio de scripts pra automatizar coisas, inclusive alarmes pra monitorar certas coisas, script pra buscar promoções na internet e me notificar, script pra baixar certas páginas da internet e guardar localmente... enfim passo 99% do tempo no terminal e usando aplicativos em modo texto, utilizo bastante sed, awk, tr, grep e afins... o único aplicativo visual que uso é o Firefox, basicamente não uso mouse.

Eu gostaria de ir pra área de programação, mas não gosto muito do aspecto visual das coisas. Se eu gosto mais de código, o termo correto seria que eu sou mais voltado pro backend do ramo?

Um exemplo, tenho esse site pessoal: https://crdpa.net
Ele é feito usando um shell script que converte meus textos escritos em markdown para html, monta a página inicial, cria o índice dos textos em ordem, agrega o css e finaliza tudo. Depois disso é só empurrar pro github.

Então:
- boa experiência em Linux e shell scripts, mas minhas aplicações são particulares como hobbista
- já fiz um programinha besta em Go (golang)
- já fiz um ou dois scripts em Python
- sei o básico de git
- sou formado em automação industrial e programei um pouco de C para PIC e também programei em Ladder para CLP, mas coisas bem básicas. Em C era basicamente modificar programas ja prontos.

Tenho esses cursos disponíveis no Udemy:
- C
- Python
- C++
- Javascript
- Go
- Rust
- Docker (com Kubernetes + Swarm)

Python foi o que cheguei mais longe e Go achei bacana também. Já escrevi coisas simples nas duas linguagens, mas nada de mais.

Queria um norte pra quais os caminhos e áreas possíveis. É um ramo tao amplo e todas as vagas que procuro só pra ter uma noção pede um monte de coisas que as vezes parecem nem ter relação entre si. Fico perdidão em como prosseguir.

Cobol cara, veja se gosta porque tem bastante demanda ainda, tem muito mainframe que depende de cobol, de resto sim, backend mas você vai ter que ter conhecimentos de como o front funciona e impacta teus serviços de back e vice e versa
 
Valeu pelas dicas. Vou continuar me aprofundando em Go e Python e começar JS.
deus me livre pra que que tu vai se quebrar com 3 linguagens diferentes, foca em uma das 3 que tu tenha mais proficiência, aprenda como um implementar um crud com protocolo REST, aprenda os verbos HTTP, aprenda fazer um crud em um bando de dados relacional, aprenda lógica e estruturas de dados, aprenda git q ja vais estar melhor que vários full stack faz nada direito. E tu ja falou q n gosta de interface então fique longe de frontend e fora que processos seletivos de empresas grandes nem tem mais requisito de linguagem, aka mercadolivre e nubank
 
deus me livre pra que que tu vai se quebrar com 3 linguagens diferentes, foca em uma das 3 que tu tenha mais proficiência, aprenda como um implementar um crud com protocolo REST, aprenda os verbos HTTP, aprenda fazer um crud em um bando de dados relacional, aprenda lógica e estruturas de dados, aprenda git q ja vais estar melhor que vários full stack faz nada direito. E tu ja falou q n gosta de interface então fique longe de frontend e fora que processos seletivos de empresas grandes nem tem mais requisito de linguagem, aka mercadolivre e nubank
Valeu pelos conselhos. Realmente, só vou pegar outras linguagens se for de alguma necessidade após estar inserido no mercado.
 
Aproveitando que deram necro nesse tópico: alguém tem uma opinião sobre curso superior de medicina vs TI? Amanhã sai a nota do ENEM 2020, tô bem confiante que consigo passar em CC na federal decente da minha cidade, mas vendo as notas me deixou pensando que, se me preparasse melhor pra essa edição eu teria uma chance em medicina.
 
Não li todos os posts, mas ainda acho que a saturação de outros cursos Engenharia, Administração, Ed Física, Direito, é muito maior. Você num vai ver um cara de TI virando Uber ou vendedor das casas bahia.
 
  • Curtir
Reações: tgc
Lendo as mensagens anteriores achei interessante deixar meu relato como estudante e estagiário recém ingressado na área.

Estou atualmente no último ano de graduação em Eng da Computacao da federal de minha região. Durante o período que estudei por aqui já passei por 3 engenharias (Eng Elétrica, Eletrônica e finalmente Computação) e como citaram todos os três foram extremamente difíceis em que em geral a taxa de formação fica em torno de 10-15% da turma. É um curso extremamente difícil onde é praticamente impossível estagiar e ser aprovado nas disciplinas antes do 7-8° período.

Felizmente eu não precisei trabalhar durante a graduação pois recebia ajuda de minha família, e não só eu como todos os meus colegas da mesma forma. A pequena parte do pessoal que precisava se sustentar logo abandonou o curso nos primeiros anos.

A grande maioria das disciplinas são as mesmas que elétrica/eletrônica que são os cursos com maior taxa de reprovação da universidade.

A cidade onde moro é um grande polo de TI da região, e além da federal existem inúmeras privadas grandes e pequenas.

Nesse meio tempo já passei por 2 estagios, e me surpreendi muito como no início da carreira, a faculdade importa sim. Quando decidi ingressar no primeiro estágio enviei o currículo para 4 empresas, ressalto que nunca havia trabalhado em desenvolvimento e mesmo assim as recebi proposta de todas as 4. Em ambos os estágios, o meu superior deixou bem claro que só contratava estagiários de federais, e em ambos todos os meus colegas estagiários sem excessão faziam faculdade na federal. Eu não fazia ideia que seria tão fácil ingressar na area, especialmente em desenvolvimento.

Por outro lado tenho um conhecido que formou recentemente na privada, não conseguiu arrumar estágio remunerado, e teve que recorrer a universidade que conseguiu um não remunerado de manutenção de hardware. Hoje por falta de oportunidade, trabalha na prefeitura em outra área. Na última vez que conversei com ele, ele comentou exatamente o título desse tópico, e da ilusão que era pra ele a área de TI.

Pelo menos aqui na região a realidade entre estudantes de federais e privadas são imensas. Meu chefe atual já comentou comigo que para ele considerar contratar estágios de particular, o currículo (Git, LinkedIn) tem que estar bastante completo, enquanto para federal ele nem sequer pede essas informações.
 
Última edição:
o meu superior deixou bem claro que só contratava estagiários de federais, e em ambos todos os meus colegas estagiários sem excessão faziam faculdade na federal.
Isso acontece direto e só mostra o quão lixoso é a questão de contrato de estagiários no Brasil. Dps reclamam da falta de oferta de mão de obra, oras, os caras só querem federal e isso não garante qualidade final.
Meu chefe atual já comentou comigo que para ele considerar contratar estágios de particular, o currículo (Git, LinkedIn) tem que estar bastante completo, enquanto para federal ele nem sequer pede essas informações.
Foi mal dizer isso, mas esse chefe é um baita dum pau no cool! Eu que não queria trabalhar numa empresa com um cara desses...
 
Isso acontece direto e só mostra o quão lixoso é a questão de contrato de estagiários no Brasil. Dps reclamam da falta de oferta de mão de obra, oras, os caras só querem federal e isso não garante qualidade final.

Foi mal dizer isso, mas esse chefe é um baita dum pau no cool! Eu que não queria trabalhar numa empresa com um cara desses...
Coitado do seu chefe kkkkkkk...
Ao inves de contratar os caras da Fiap ou Bandtec (colegio Bandeirantes um dos mais top's de SP) que são super preparados pro mercado de trabalho, ficam nas Federais na turminha da cervejada e das festinhas..
Se for de SP ainda piorou...
Aqui em SP a grande maioria pelo menos é o contrário, a turminha da cervejada, esquerdopatas e festinhas não tem prioridade, inclusive cara de faculdade como a Uninove por ex conseguem bons estagios pois conheço pessoalmente o diretor dos cursos de TI da uninove vila maria - SP que assina e foi professor meu e mora aqui em GRU..
 
  • Curtir
Reações: wmh
Isso acontece direto e só mostra o quão lixoso é a questão de contrato de estagiários no Brasil. Dps reclamam da falta de oferta de mão de obra, oras, os caras só querem federal e isso não garante qualidade final.

Foi mal dizer isso, mas esse chefe é um baita dum pau no cool! Eu que não queria trabalhar numa empresa com um cara desses...
Assino em baixo.

Meu antigo superior tinha esse mesmo pensamento, e te falar tinha uns moleques bons, porem a maioria era bem bosta, mal conseguia falar direito, esses cornos só conseguem estagio por que tão na USP, se fosse em qualquer outra facul não passava nem no teste do RH.

Ao invés de dar oportunidade para quem quer o negocio fica nesse circle jerk de contratar pessoas só de local X.
 
Pra quem quer tentar ir pra area de programação e está meio perdido, quero aproveitar o tópico e pedir algumas dicas.

Já sou funcionário público concursado e recebo relativamente bem, então não tenho tanta pressão, mas as coisas andam piorando aos pouquinhos.

Meus conhecimentos atuais:
Utilizo Linux exclusivamente desde os 16/17 anos de idade (tenho 34 agora e vejo o quanto de oportunidade desperdicei ja que comecei usar o sistema tão cedo). Comecei com Mandrake, depois Slackware, depois Gentoo e hoje Void Linux. Meu conhecimento em Windows vem mais do meu trabalho porque os computadores usam Windows, mas particularmente o último Windows que usei nos meus pcs foi o XP, mas como bom micreiro sei me virar com qualquer coisa.

Sei me virar muito bem no Linux, todo meu computador é moldado a mão praticamente, cheio de scripts pra automatizar coisas, inclusive alarmes pra monitorar certas coisas, script pra buscar promoções na internet e me notificar, script pra baixar certas páginas da internet e guardar localmente... enfim passo 99% do tempo no terminal e usando aplicativos em modo texto, utilizo bastante sed, awk, tr, grep e afins... o único aplicativo visual que uso é o Firefox, basicamente não uso mouse.

Eu gostaria de ir pra área de programação, mas não gosto muito do aspecto visual das coisas. Se eu gosto mais de código, o termo correto seria que eu sou mais voltado pro backend do ramo?

Um exemplo, tenho esse site pessoal: https://crdpa.net
Ele é feito usando um shell script que converte meus textos escritos em markdown para html, monta a página inicial, cria o índice dos textos em ordem, agrega o css e finaliza tudo. Depois disso é só empurrar pro github.

Então:
- boa experiência em Linux e shell scripts, mas minhas aplicações são particulares como hobbista
- já fiz um programinha besta em Go (golang)
- já fiz um ou dois scripts em Python
- sei o básico de git
- sou formado em automação industrial e programei um pouco de C para PIC e também programei em Ladder para CLP, mas coisas bem básicas. Em C era basicamente modificar programas ja prontos.

Tenho esses cursos disponíveis no Udemy:
- C
- Python
- C++
- Javascript
- Go
- Rust
- Docker (com Kubernetes + Swarm)

Python foi o que cheguei mais longe e Go achei bacana também. Já escrevi coisas simples nas duas linguagens, mas nada de mais.

Queria um norte pra quais os caminhos e áreas possíveis. É um ramo tao amplo e todas as vagas que procuro só pra ter uma noção pede um monte de coisas que as vezes parecem nem ter relação entre si. Fico perdidão em como prosseguir.

Dá uma olhada em DevOps, você brinca com os dois mundos (programação e infraestrutura):

 
Dá uma olhada em DevOps, você brinca com os dois mundos (programação e infraestrutura):


Estou me arriscando em vagas pra devops, atualmente estou estudando azure pesado e já incluindo docker/K8s no roadmap, quero até o fim do ano sair totalmente da infra tradicional e ir pra devops ou cloud architect.
Quero aproveitar esse momento que tem empresa desesperada atras de devops pra entrar nessa area, como exige muito conhecimento acumulado eu vejo muito cara de redes e infra onprem migrando ou cara que já é desenvolvedor nivelando a parte de infra/redes pra entrar.
 
Discordo completamento sobre a faculdade de TI ser a nova administração.

Administração é um curso generalista que qualquer um pode fazer, por que foca exatamente nisso, um curso básico que te ensina atuar em qualquer area dentro de um empresa.

Por possuir varias materias em varias areas, pode ser que num bimestre vc fique meio perdido, mais no próximo pode cair uma area que vc seja mais produtivo e assim por diante é possível levar o curso e se formar e provavelmente vc vai conseguir um emprego, pois o curso de ADM possui uma alta taxa de empregabilidade.

Curso em TI é algo amplo demais, porém, se formos destacar os cursos que vão te fazer ganhar mais de 10k em 5 anos:
  • Ciência da Computação.
  • Sistemas de Informação.
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
  • Gestão da Tecnologia da Informação.
  • Engenharia da Computação.
  • Rede de Computadores.
  • Banco de Dados.
Em nenhum desses vc terá vida fácil, não são cursos que vc vai ter sossego, a taxa de desistência, vai rodar no minimo 50% da turma, a empregabilidade vai ser alta, para aqueles que se empenharem e o salario seria proporcional ao emprenho em tecnologias que pagem bem.
 
Discordo completamento sobre a faculdade de TI ser a nova administração.

Administração é um curso generalista que qualquer um pode fazer, por que foca exatamente nisso, um curso básico que te ensina atuar em qualquer area dentro de um empresa.

Por possuir varias materias em varias areas, pode ser que num bimestre vc fique meio perdido, mais no próximo pode cair uma area que vc seja mais produtivo e assim por diante é possível levar o curso e se formar e provavelmente vc vai conseguir um emprego, pois o curso de ADM possui uma alta taxa de empregabilidade.

Curso em TI é algo amplo demais, porém, se formos destacar os cursos que vão te fazer ganhar mais de 10k em 5 anos:
  • Ciência da Computação.
  • Sistemas de Informação.
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
  • Gestão da Tecnologia da Informação.
  • Engenharia da Computação.
  • Rede de Computadores.
  • Banco de Dados.
Em nenhum desses vc terá vida fácil, não são cursos que vc vai ter sossego, a taxa de desistência, vai rodar no minimo 50% da turma, a empregabilidade vai ser alta, para aqueles que se empenharem e o salario seria proporcional ao emprenho em tecnologias que pagem bem.
Fiz uma faculdade bem ruim uninove, porem ao longo dos anos com compartilhando experiências com amigos de faculdades particulares diversas. Posso te garantir que o cenário que você descreveu para o curso de adm é o mesmo pra todos os cursos de TI em faculdades particulares.
Cursos genéricos, onde você aprende somente a introdução de uma tecnologia de forma bem rasa.

Atualmente quando alguém me pergunta de faculdade de TI digo que ou a pessoa faz CC/SI numa federal ou nem perde tempo com isso e vai pra certificação logo de cara.
 
Fiz uma faculdade bem ruim uninove, porem ao longo dos anos com compartilhando experiências com amigos de faculdades particulares diversas. Posso te garantir que o cenário que você descreveu para o curso de adm é o mesmo pra todos os cursos de TI em faculdades particulares.
Cursos genéricos, onde você aprende somente a introdução de uma tecnologia de forma bem rasa.

Atualmente quando alguém me pergunta de faculdade de TI digo que ou a pessoa faz CC/SI numa federal ou nem perde tempo com isso e vai pra certificação logo de cara.
Cara a faculdade faz o aluno! não sei se o Ovídio Lopes foi seu coordenador de curso, mas ele é coordenador da Uninove dos cursos de TI, ele me deu aula de desenvolvimento na Fecap no curso Técnico de Informática com ênfase em Desenvolvimento e Analise de Sistemas que fiz..

Não posso julgar pois não estava la no seu curso mas o Ovidio é um excelente profissional e não iria permitir que o nome dele fosse atrelado a cursos ruins, inclusive ele é professor Doutor, direto comentava sobre a Uninove e os estagios de alunos em lugares bons que ele assinava (Microsoft, Ibm etc)... Inclusive faz mais ou menos 1 mes que ele postou 3 indicações de vagas de salario de 10k onde amigos dele pediram pra ele indicar bons profissionais.

TI é muito difícil toda instituição só da a ponta do iceberg e depende de voce! pra se virar e aprender o que o mercado pede.. ex: fiz ADS na Fiap que é tida como a melhor de TI particular, você acha que eu tive Angular, Node.js, React etc? não eu tive apenas js puro, uma e a galera que lute pra aprender os "frameworks".. O que acontece em TI é isso voce sai despreparado para o mercado de trabalho que tem N exigencias e pré-requisitos e voce tem que estudar por conta não tem como.

As federais sao pior ainda, voce aprende a pensar, tem aula no "papel".. ou vai me falar que a Federal tem um laboratorio de Mac um pra cada aluno ensinando Swift igual eu tive na Fiap?
 
Última edição:
Cara a faculdade faz o aluno! não sei se o Ovídio Lopes foi seu coordenador de curso, mas ele é coordenador da Uninove dos cursos de TI, ele me deu aula de desenvolvimento na Fecap no curso Técnico de Informática com ênfase em Desenvolvimento e Analise de Sistemas que fiz..

Não posso julgar pois não estava la no seu curso mas o Ovidio é um excelente profissional e não iria permitir que o nome dele fosse atrelado a cursos ruins, inclusive ele é professor Doutor, direto comentava sobre a Uninove e os estagios de alunos em lugares bons que ele assinava (Microsoft, Ibm etc)... Inclusive faz mais ou menos 1 mes que ele postou 3 indicações de vagas de salario de 10k onde amigos dele pediram pra ele indicar bons profissionais.

TI é muito difícil toda instituição só da a ponta do iceberg e depende de voce! pra se virar e aprender o que o mercado pede.. ex: fiz ADS na Fiap que é tida como a melhor de TI particular, você acha que eu tive Angular, Node.js, React etc? não eu tive apenas js puro, uma e a galera que lute pra aprender os "frameworks".. O que acontece em TI é isso voce sai despreparado para o mercado de trabalho que tem N exigencias e pré-requisitos e voce tem que estudar por conta não tem como.

As federais sao pior ainda, voce aprende a pensar, tem aula no "papel".. ou vai me falar que a Federal tem um laboratorio de Mac um pra cada aluno ensinando Swift igual eu tive na Fiap?

Esse bait de "quem faz a universidade é o aluno" é conversa de vendedor de curso de uniesquina.
A verdade é que muita empresa filtro CV de candidato pela faculdade que cursou e cursando uma uninove da vida você jamais vai ser chamado pra um processo de seleção de uma empresa dessas, principalmente no inicio de carreira.
Depois de anos de mercado, isso pode mudar porque o valor da faculdade pesa bem menos, mas no inicio de carreira é assim que funciona.

E os professores eram ruins sim, isso lá pra meados de 2004-2005, quando me formei agora deve estar muito pior. Gastei 21k pra me formar, se na época eu soubesse o que sei hoje, teria gasto uns 3k pra fazer um ccna/mcsa e gasto o resto do dinheiro em puta e cabare. Conseguiria empregos melhores mais rápido e faria algo útil com o resto do dinheiro.
 
Esse bait de "quem faz a universidade é o aluno" é conversa de vendedor de curso de uniesquina.
A verdade é que muita empresa filtro CV de candidato pela faculdade que cursou e cursando uma uninove da vida você jamais vai ser chamado pra um processo de seleção de uma empresa dessas, principalmente no inicio de carreira.
Depois de anos de mercado, isso pode mudar porque o valor da faculdade pesa bem menos, mas no inicio de carreira é assim que funciona.

E os professores eram ruins sim, isso lá pra meados de 2004-2005, quando me formei agora deve estar muito pior. Gastei 21k pra me formar, se na época eu soubesse o que sei hoje, teria gasto uns 3k pra fazer um ccna/mcsa e gasto o resto do dinheiro em puta e cabare. Conseguiria empregos melhores mais rápido e faria algo útil com o resto do dinheiro.
Também achava que era bait, até que minha noiva que é trilingue, super inteligente estudou a vida inteira em colegio publico e fez RI na Anhembi Morumbi e trabalha numa multinacional. Além de colegas muito bons programadores que vieram de colegios publicos tambem e fizeram faculdade particular na Fiap comigo, então isso de "bait" é uma falácia.
2004-2005? :mj: TI? Cara nessa época não da nem pra avaliar, todo curso de TI deveria ser horrivel nessa epoca...
 
Esse bait de "quem faz a universidade é o aluno" é conversa de vendedor de curso de uniesquina.
A verdade é que muita empresa filtro CV de candidato pela faculdade que cursou e cursando uma uninove da vida você jamais vai ser chamado pra um processo de seleção de uma empresa dessas, principalmente no inicio de carreira.
Depois de anos de mercado, isso pode mudar porque o valor da faculdade pesa bem menos, mas no inicio de carreira é assim que funciona.

E os professores eram ruins sim, isso lá pra meados de 2004-2005, quando me formei agora deve estar muito pior. Gastei 21k pra me formar, se na época eu soubesse o que sei hoje, teria gasto uns 3k pra fazer um ccna/mcsa e gasto o resto do dinheiro em puta e cabare. Conseguiria empregos melhores mais rápido e faria algo útil com o resto do dinheiro.
Me desculpe, se você tem 15 anos de TI e reclama da profissão é incopetente simples assim :shrug:
Maioria dos meus amigos nem formados estão e já trabalham, ganhando 5-6 salarios minimos, se isso para um jovem com seus 20-24 anos não é bom, não sei o que quer, medicina talvez.
Esse papinho seu já morreu faz tempo...

Que empresa não vai te contratar? Aquela em que a mina do RH não sabe nem o nome da tecnologia que você usa?
Dessas eu quero é distancia.
A maioria das empresas caga para isso, sabe por que? Faltam profissionais no mercado.
Só não trabalha quem não quer ou é preguiçoso o bastante para ver um video do youtube e fazer alguns tutoriais.
 
Também achava que era bait, até que minha noiva que é trilingue, super inteligente estudou a vida inteira em colegio publico e fez RI na Anhembi Morumbi e trabalha numa multinacional. Além de colegas muito bons programadores que vieram de colegios publicos tambem e fizeram faculdade particular na Fiap comigo, então isso de "bait" é uma falácia.
2004-2005? :mj: TI? Cara nessa época não da nem pra avaliar, todo curso de TI deveria ser horrivel nessa epoca...
volta umas paginas desse topico, vai ver outras pessoas falando exatamente o que citei sobre exclusão de candidatos pela faculdade que cursou.
Fez fiap e deu certo, otimo pra você, porem tenho amigo (Que fez uninove inclusive) que por não conseguir nada, largou tudo e ficou 18 meses só estudando o dia todo, depois disso foi pra dev android jr, hoje é pleno e ganha seus >10k/mês. Faculdade não teve nada a ver com isso.

Meu cargo hoje não tem absolutamente nada a ver com faculdade, mas sim com o que aprendi na pratica e estudando pra certificação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Me desculpe, se você tem 15 anos de TI e reclama da profissão é incopetente simples assim :shrug:
Maioria dos meus amigos nem formados estão e já trabalham, ganhando 5-6 salarios minimos, se isso para um jovem com seus 20-24 anos não é bom, não sei o que quer, medicina talvez.
Esse papinho seu já morreu faz tempo...

Que empresa não vai te contratar? Aquela em que a mina do RH não sabe nem o nome da tecnologia que você usa?
Dessas eu quero é distancia.
A maioria das empresas caga para isso, sabe por que? Faltam profissionais no mercado.
Só não trabalha quem não quer, ou é preguiçoso o bastante para ver um video do youtube e fazer alguns tutoriais.
Não estou reclamando do mercado de TI, mas dos lixos de faculdade particulares. Estou falando que faculdade de TI se não for fazer em federal, nem precisa perder tempo com isso pode ir direto pra certificação, que vai ter resultado melhor e mais rapido, gastando menos tempo e dinheiro inclusive.
E cara, geralmente empresa que faz esse filtro são as melhores pra iniciar a carreira. Acredite. Quem não filtra é consultoria bunda, essa so deixar o rg na frente que é contratado.
 
Esse bait de "quem faz a universidade é o aluno" é conversa de vendedor de curso de uniesquina.
A verdade é que muita empresa filtro CV de candidato pela faculdade que cursou e cursando uma uninove da vida você jamais vai ser chamado pra um processo de seleção de uma empresa dessas, principalmente no inicio de carreira.
Depois de anos de mercado, isso pode mudar porque o valor da faculdade pesa bem menos, mas no inicio de carreira é assim que funciona.

E os professores eram ruins sim, isso lá pra meados de 2004-2005, quando me formei agora deve estar muito pior. Gastei 21k pra me formar, se na época eu soubesse o que sei hoje, teria gasto uns 3k pra fazer um ccna/mcsa e gasto o resto do dinheiro em puta e cabare. Conseguiria empregos melhores mais rápido e faria algo útil com o resto do dinheiro.
Exatamente, o nome da universidade importa sim. Como já mencionei nesse tópico, o nome da universidade pode não influenciar em um mercado não saturado, que tem muitas vagas.
Porém, é só imaginar o seguinte: muita gente tá migrando pra TI, em breve teremos muita gente na área, e o currículo que vai se destacar é o do cara formado em uma boa universidade.

Vou dar um exemplo prático: aqui no escritório de advocacia que trabalho, abrimos processo seletivo para estagiário. Foram 800 (sim, acredite, OITOCENTOS) currículos em três dias.
Por que o RH pegaria alguém da UNINOVE quando pode pegar alguém da USP?. É esse o pensamento.
 
Não sou da área de TI propriamente, minha formação é em administração, contabilidade, estatística e finanças, mas nos anos de trabalho acabei me envolvendo com desenvolvimento de aplicações e banco de dados. Aprendi ADVPL (linguagem proprietária da TOTVS) e PROGRESS pro trabalho e de curioso aprendi bastante de PHP, JAVA e agora estou aprendendo Python por causa do MBA em Big Data e IA que estou fazendo.

Estou focando aprendizado na área de cientista de dados, esse sim é um campo que falta profissionais competentes, sobram vagas e a remuneração é muito boa. É uma área que exige muito conhecimento e experiência interdisciplinar, não é fazendo um curso de análise de sistema que que você vai sair procurando emprego nessa área. O mais interessante é que pra mim o que tem mais pesado em conseguir executar os trabalhos é conhecer processos, saber me comunicar e conhecer lógica em linhas gerais, não tanto de uma linguagem em específico.

É uma área muito promissora galera, eu já to velhaco, estou fazendo isso para complementar minhas skills, já tenho carreira definida. Pros mais jovens, aconselho muito seriamente a considerar essa área se você pensa seguir carreira na área de TI.
 
largou tudo e ficou 18 meses só estudando o dia todo, depois disso foi pra dev android jr
Agora me responde, ele seria dev junior com só com o curso da federal?
Isso que importa, ele não aprende android na federal, e é ai que seu argumento cai por terra...
Faculdade é só umas das portas para a entrada no mercado, aprender a base do conhecimento.

Exatamente, o nome da universidade importa sim. Como já mencionei nesse tópico, o nome da universidade pode não influenciar em um mercado não saturado, que tem muitas vagas.
Porém, é só imaginar o seguinte: muita gente tá migrando pra TI, em breve teremos muita gente na área, e o currículo que vai se destacar é o do cara formado em uma boa universidade.

Vou dar um exemplo prático: aqui no escritório de advocacia que trabalho, abrimos processo seletivo para estagiário. Foram 800 (sim, acredite, OITOCENTOS) currículos em três dias.
Por que o RH pegaria alguém da UNINOVE quando pode pegar alguém da USP?. É esse o pensamento.
Não, esse não é pensamento.
Seria se fosse entrada para alguem sem experiencia nenhuma.
Porem por que uma empresa contrataria alguem que não sabe nada, se pode contratar alguem que já sabe do assunto e vai facilitar todo o fluxo da empresa? Inclusive esse é o motivo de empresas estarem fazendo suas contratações de estagiarios se baseando somente em treinamentos internos:

Não adianta, quem acha isso tá fadado ao ostracismo, TI não é faculdade, é o que você sabe.
Se você é formado na USP e o indiano sabe resolver o problema, vão escolher o indiano, sua faculdade não serve para nada nesses casos.

Esses argumentos estão só um POUCO atrasados, o mercado já mudou muito, pode ter 1 milhão de faculdades, não vai servir para nada, pois o mercado não quer formandos, querem pessoas que saibam resolver o problema deles...
 
Agora me responde, ele seria dev junior com só com o curso da federal?
Isso que importa, ele não aprende android na federal, e é ai que seu argumento cai por terra...
Faculdade é só umas das portas para a entrada no mercado, aprender a base do conhecimento.


Não, esse não é pensamento.
Seria se fosse entrada para alguem sem experiencia nenhuma.
Porem por que uma empresa contrataria alguem que não sabe nada, se pode contratar alguem que já sabe do assunto e vai facilitar todo o fluxo da empresa? Inclusive esse é o motivo de empresas estarem fazendo suas contratações de estagiarios se baseando somente em treinamentos internos:

Não adianta, quem acha isso tá fadado ao ostracismo, TI não é faculdade, é o que você sabe.
Se você é formado na USP e o indiano sabe resolver o problema, vão escolher o indiano, sua faculdade não serve para nada nesses casos.

Esses argumentos estão só um POUCO atrasados, o mercado já mudou muito, pode ter 1 milhão de faculdades, não vai servir para nada, pois o mercado não quer formandos, querem pessoas que saibam resolver o problema deles...
Sim, o que falei com base em alguém que não tem experiência, aí a faculdade importa.

Quanto ao mercado pra quem tem experiência, não sei dizer. O que sei, é que os funcionários das Big Techs são, em suma maioria, de universidades públicas, como eu já mencionei aqui. Isso não pode ser coincidência.
 
Agora me responde, ele seria dev junior com só com o curso da federal?
Isso que importa, ele não aprende android na federal, e é ai que seu argumento cai por terra...
Faculdade é só umas das portas para a entrada no mercado, aprender a base do conhecimento.


Não, esse não é pensamento.
Seria se fosse entrada para alguem sem experiencia nenhuma.
Porem por que uma empresa contrataria alguem que não sabe nada, se pode contratar alguem que já sabe do assunto e vai facilitar todo o fluxo da empresa? Inclusive esse é o motivo de empresas estarem fazendo suas contratações de estagiarios se baseando somente em treinamentos internos:

Não adianta, quem acha isso tá fadado ao ostracismo, TI não é faculdade, é o que você sabe.
Se você é formado na USP e o indiano sabe resolver o problema, vão escolher o indiano, sua faculdade não serve para nada nesses casos.

Esses argumentos estão só um POUCO atrasados, o mercado já mudou muito, pode ter 1 milhão de faculdades, não vai servir para nada, pois o mercado não quer formandos, querem pessoas que saibam resolver o problema deles...
Você acabou de concordar comigo, mas não percebeu.:coolface:
Vamos falar de vaga de estagio/trainee, nessas pra conseguir um excelente estagio, vai ser exigido uma boa faculdade.
Se você não pretende fazer isso, seria melhor pagar um ano de cloudguru/linux academy por R$250/mes, fazer alguma certificação associate e estudar em casa.
Em um ano vai estar mais preparado que qualquer aluno de particular
 
Não adianta, quem acha isso tá fadado ao ostracismo, TI não é faculdade, é o que você sabe.
Se você é formado na USP e o indiano sabe resolver o problema, vão escolher o indiano, sua faculdade não serve para nada nesses casos.

Esses argumentos estão só um POUCO atrasados, o mercado já mudou muito, pode ter 1 milhão de faculdades, não vai servir para nada, pois o mercado não quer formandos, querem pessoas que saibam resolver o problema deles...

Bom, é isso. Resumiu boa parte de como funciona a área de TI. Um resolvedor de problemas é o que se busca. A formação é uma das maneiras de lhe dar condições, conhecimento, tecnicas, network, etc para resolver problemas, por isso é tão complicado. As regras são aquelas que sua imaginação, conhecimento e experiência permitem.

E por isso também tão complicado uma formação na área de TI, tudo muda muito rápido. Temos aulas que foram gravadas em 2020 que já estão muito desatualizadas. Mesmo aulas presenciais, os professores não conseguem acompanhar o que o mercado precisa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo