[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Bom...

Estou fazendo vários testes aqui com a HGU em modo router e modo bridge e com a ONU também...

Até agora, o que posso concluir é que se tiro a HGU de modo ROUTER e coloco em nodo BRIDGE, independente de quem esteja autenticando a conexão (router com OpenWRT, Windows 10 ou Linux), tenho perdas absurdas de velocidade... ficando limitado a 180 de down e 240 de up...

Se deixa a HGU em modo ROUTER e vou "pendurando" todo mundo, funciona muito bem, obrigado, com picos de internet batendo na casa dos 1 gigabit não constantes (por isso eu disse "picos"), mas no geral, funcionando em 730 mbps para down e 330 mbps para up....

Via celular, usando o meu velho A5 2017, consigo 240 de down / 228 de up em 5Ghz...

Triste que eu não queria largar meus tp-links com OpenWRT...em modo AP, eles funcionam perfeitamente, sem perda de velocidade para as estações, uma vez que são gigabits... e até mesmo, possuo Wireguard rodando neles para me servir um servidor VPN...

Se alguém tiver alguma idéia / testes ou tweaks para o Open, estou afim de testar...
Mano acho que é seus roteadores que não esta aguentando o reggae, se testou com HGU esta chegando os 600mb
é quase ctz que seja isso.. Aqui uso hgu em bridge com ax1800 e nao tenho do que reclamar.
Nesse esquema se eu deixar a hgu em bridge, e usar o windows com o discador pppoe a velocidade despenca para 100/100. nao tem nem como usar isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Para quem tem duvida, da marca e modelo do cabo drop e qual o tamanho da metragem que anda com o técnico.
segue:

 
Última edição:
Mano acho que é seus roteadores que não esta aguentando o reggae, se testou com HGU esta chegando os 600mb
é quase ctz que seja isso.. Aqui uso hgu em bridge com ax1800 e nao tenho do que reclamar.
Nesse esquema se eu deixar a hgu em bridge, e usar o windows com o discador pppoe a velocidade despenca para 100/100. nao tem nem como usar isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Para quem tem duvida, da marca e modelo do cabo drop e qual o tamanho da metragem que anda com o técnico.
segue:


Creio que possa ser mesmo @j4nus ...

Deixa a HGU como router, configurei os wi-fi e chega de mexer com isso...

Preciso da minha casa e conexão OK para trabalhar amanhã.

Com isso, a reclamação da velocidade, eu encerro, mas ainda temos o tempo de degustação e o valor errado da fatura do móvel... a qual estou tirando do débito automático até que a Vivo se pronuncie sobre esse valor...
 
Eu tô com uma dúvida tenhos os 600mb de degustação só que qdo testo o site speedtest, EAQ banda larga ou copel telecom a velocidade no meu PC Dell xps l502x 2012 no cabo de rede só atinge velocidade de 330 MB. Mas baixei o aplicativo speedtest pra windows e pelo aplicativo speedtest windows o mesmo teste de velocidade consigo 740mb de download/360mb upload e chega até 850 MB aí vai caindo e estabiliza em 700 a 720mb. Será que preciso chamar o técnico pra fazer ajuste do perfil no C.O ou está normal e estou preocupado a toa. No celular Redmi Note 8 consigo no wi-fi 5ghz 310download/180uploas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu tô com uma dúvida tenhos os 600mb de degustação só que qdo testo o site speedtest, EAQ banda larga ou copel telecom a velocidade no meu PC Dell xps l502x 2012 no cabo de rede só atinge velocidade de 330 MB. Mas baixei o aplicativo speedtest pra windows e pelo aplicativo speedtest windows o mesmo teste de velocidade consigo 740mb de download/360mb upload e chega até 850 MB aí vai caindo e estabiliza em 700 a 720mb. Será que preciso chamar o técnico pra fazer ajuste do perfil no C.O ou está normal e estou preocupado a toa. No celular Redmi Note 8 consigo no wi-fi 5ghz 310download/180uploas
Minha HGU é a Mitrastar 2741 N1
 
Eu tô com uma dúvida tenhos os 600mb de degustação só que qdo testo o site speedtest, EAQ banda larga ou copel telecom a velocidade no meu PC Dell xps l502x 2012 no cabo de rede só atinge velocidade de 330 MB. Mas baixei o aplicativo speedtest pra windows e pelo aplicativo speedtest windows o mesmo teste de velocidade consigo 740mb de download/360mb upload e chega até 850 MB aí vai caindo e estabiliza em 700 a 720mb. Será que preciso chamar o técnico pra fazer ajuste do perfil no C.O ou está normal e estou preocupado a toa. No celular Redmi Note 8 consigo no wi-fi 5ghz 310download/180uploas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Minha HGU é a Mitrastar 2741 N1
Acho que você está se preocupando à toa, sugiro deixar os testes de lado e aproveitar sua conexão.
 
A ONT Blu-Castle não topou o plano de 600mbps, PORÉM, a ONT da Alcatel-Lucent topou com maestria. Devidamente instalada.
 
MjZVJXk.png

Hoje liberaram minha degustação de 600mb por 12 meses. Só acho incrivel como a vivo coloca tantos obstaculos pra conseguir, poderia facilmente ser resolvido pelo 10315,
mas eles parece que gostam do consumidor.gov...

Você fala de uma forma que parece ser obrigação da Vivo disponibilizar degustação para quem pedir... como é degustação, ela tem o direito de dar para quem quiser...
 
Bom...

Estou fazendo vários testes aqui com a HGU em modo router e modo bridge e com a ONU também...

Até agora, o que posso concluir é que se tiro a HGU de modo ROUTER e coloco em nodo BRIDGE, independente de quem esteja autenticando a conexão (router com OpenWRT, Windows 10 ou Linux), tenho perdas absurdas de velocidade... ficando limitado a 180 de down e 240 de up...

Se deixa a HGU em modo ROUTER e vou "pendurando" todo mundo, funciona muito bem, obrigado, com picos de internet batendo na casa dos 1 gigabit não constantes (por isso eu disse "picos"), mas no geral, funcionando em 730 mbps para down e 330 mbps para up....

Via celular, usando o meu velho A5 2017, consigo 240 de down / 228 de up em 5Ghz...

Triste que eu não queria largar meus tp-links com OpenWRT...em modo AP, eles funcionam perfeitamente, sem perda de velocidade para as estações, uma vez que são gigabits... e até mesmo, possuo Wireguard rodando neles para me servir um servidor VPN...

Se alguém tiver alguma idéia / testes ou tweaks para o Open, estou afim de testar...

Mano acho que é seus roteadores que não esta aguentando o reggae, se testou com HGU esta chegando os 600mb
é quase ctz que seja isso.. Aqui uso hgu em bridge com ax1800 e nao tenho do que reclamar.
Nesse esquema se eu deixar a hgu em bridge, e usar o windows com o discador pppoe a velocidade despenca para 100/100. nao tem nem como usar isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Para quem tem duvida, da marca e modelo do cabo drop e qual o tamanho da metragem que anda com o técnico.
segue:



Creio que possa ser mesmo @j4nus ...

Deixa a HGU como router, configurei os wi-fi e chega de mexer com isso...

Preciso da minha casa e conexão OK para trabalhar amanhã.

Com isso, a reclamação da velocidade, eu encerro, mas ainda temos o tempo de degustação e o valor errado da fatura do móvel... a qual estou tirando do débito automático até que a Vivo se pronuncie sobre esse valor...

Se o Windows autenticando o PPPoE direto da HGU em Bridge não pega a velocidade contratada, o problema é na HGU.

Esse modo bridge das HGU não é modo bridge de verdade, pois a HGU continua fazendo a separação das VLAN.

Modo bridge "de verdade" é quando ele apenas "repassa" o sinal e seu roteador tem que se virar com as VLANs (desabilitado telefone/TV na HGU).

No roteador principal com OpenWRT, tu habilitou offloading?

RRy0Zky.png


Aqui em casa tenho a ONT TP-Link TX-6610 em modo transparente/bridge.

Tenho três roteadores conectados por cabo, um DIR-882 e dois DIR-878 (mesmo hardware do DIR-882 só que sem portas USB).

Todos os três aparelhos rodam OpenWRT.

O DIR-882 atua como roteador, cuida das VLAN da Vivo, DHCP, DNS, Firewall e tudo o mais...

Os dois DIR-878 atuam como dumb access point, apenas replicam o Wi-Fi.

A única configuração mais "exótica" que fiz é que criei duas VLAN internas na minha rede para segmentar a rede em três (LAN, Convidados e IOT).

LAN tem acesso a rede interna, roteador e internet.
Wi-Fi convidados tem acesso somente a internet.
IOT tem acesso a rede interna e roteador.

A ONT Blu-Castle não topou o plano de 600mbps, PORÉM, a ONT da Alcatel-Lucent topou com maestria. Devidamente instalada.

Alguém tem informação se a ONT TX-6610 (TP-Link) suporta os 600Mbps?

To usando aqui com 300Mbps e no SpeedTest o teste começa com cerca de 600Mbps caindo até estabilizar para 360Mbps.

Mesma coisa com upload, começa com 300Mbps até estabilizar em 180Mbps.
 
Última edição:
Você fala de uma forma que parece ser obrigação da Vivo disponibilizar degustação para quem pedir... como é degustação, ela tem o direito de dar para quem quiser...
Está sendo quase uma obrigação mesmo, rs, pois Tim Live ofereceu 500mb a R$ 123,00 e agora a CLARO veio com 500mb pagando o mesmo valor, tem gente pagando R$ 80,00 por 500mb e não é degustação.
 
Está sendo quase uma obrigação mesmo, rs, pois Tim Live ofereceu 500mb a R$ 123,00 e agora a CLARO veio com 500mb pagando o mesmo valor, tem gente pagando R$ 80,00 por 500mb e não é degustação.

Aqui não consegui desconto nem desgustação dos 600 Mega.

O máximo que consegui foi um descontinho nos 300 Mega... Pagando R$140 no plano 300 Mega com Netflix 4K.
 
Se o Windows autenticando o PPPoE direto da HGU em Bridge, o problema é na HGU.

No roteador principal com OpenWRT, tu habilitou offloading?

RRy0Zky.png


Aqui em casa tenho a ONT TP-Link TX-6610 em modo transparente/bridge.

Tenho três roteadores conectados por cabo, um DIR-882 e dois DIR-878 (mesmo hardware do DIR-882 só que sem portas USB).

Todos os três aparelhos rodam OpenWRT.

O DIR-882 atua como roteador, cuida das VLAN da Vivo, DHCP, DNS, Firewall e tudo o mais...

Os dois DIR-878 atuam como dumb access point, apenas replicam o Wi-Fi.

A única configuração mais "exótica" que fiz é que criei duas VLAN internas na minha rede para segmentar a rede em três (LAN, Convidados e IOT).

LAN tem acesso a rede interna, roteador e internet.
Wi-Fi convidados tem acesso somente a internet.
IOT tem acesso a rede interna e roteador.



Alguém tem informação se a ONT TX-6610 (TP-Link) suporta os 600Mbps?

To usando aqui com 300Mbps e no SpeedTest o teste começa com cerca de 600Mbps caindo até estabilizar para 360Mbps.

Mesma coisa com upload, começa com 300Mbps até estabilizar em 180Mbps.
TX6610 nem funcionou aqui.

Essa da Alcatel-Lucent que tô usando é uma das que a Vivo usou no passado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui não consegui desconto nem desgustação dos 600 Mega.

O máximo que consegui foi um descontinho nos 300 Mega... Pagando R$140 no plano 300 Mega com Netflix 4K.
A degustação é obtida via gambiarra de reclamação no consumidor. É bizarro mas oferecem lá (na verdade o consumidor mete o louco antes).
Aqui eu abri reclamação mas foi devido aos 300 por 99, aí falaram que não poderiam ativar mas que poderiam manter 200 com degustação de 600 (?). Aí aceitei. Mas o caminho foi diferente.
 
@j4nus

Tendo em mente que não tem nada explícito em contrato a respeito de limitação de velocidade usando HGU em modo bridge, você acha que valeria a pena brigar com os caras via consumidor.gov.br?

Cara, essa HGU é muito limitada, pqp...

Não consigo rodar um ddns da no-ip nela... uso redirecionamento para a porta 8081 porque a 80 é travada...

Sinto falta do meu servidor de VPN Wireguard (isso não vai rodar mesmo)...

Enfim, complicado viu.
 
@j4nus

Tendo em mente que não tem nada explícito em contrato a respeito de limitação de velocidade usando HGU em modo bridge, você acha que valeria a pena brigar com os caras via consumidor.gov.br?

Cara, essa HGU é muito limitada, pqp...

Não consigo rodar um ddns da no-ip nela... uso redirecionamento para a porta 8081 porque a 80 é travada...

Sinto falta do meu servidor de VPN Wireguard (isso não vai rodar mesmo)...

Enfim, complicado viu.
Aqui em casa uso com Duplo NAT (HGU router e meu roteador como Router) e nao tenho que reclamar.......
 
@j4nus

Tendo em mente que não tem nada explícito em contrato a respeito de limitação de velocidade usando HGU em modo bridge, você acha que valeria a pena brigar com os caras via consumidor.gov.br?

Cara, essa HGU é muito limitada, pqp...

Não consigo rodar um ddns da no-ip nela... uso redirecionamento para a porta 8081 porque a 80 é travada...

Sinto falta do meu servidor de VPN Wireguard (isso não vai rodar mesmo)...

Enfim, complicado viu.
pode tentar mas acho dificil darem suporte se estiver rodando 600mb via router... esta batendo o contratado.
aqui no meu caso não tenho problemas no cenário que informei
 
Boa noite rapaziada,

assinei a Vivo fibra 300mb, vi uns videos e posts da galera colocando ONT e fiquei sem entender o real motivo

Colocando o modem da Vivo em bridge não seria o suficiente?
 
Boa noite rapaziada,

assinei a Vivo fibra 300mb, vi uns videos e posts da galera colocando ONT e fiquei sem entender o real motivo

Colocando o modem da Vivo em bridge não seria o suficiente?
Tamanho, consumo, local de instalação..
Colocar o HGU em Bridge funcionaria da mesma forma, mas seria como alguém usasse um carro com inversor para fornecer eletricidade pra algum equipamento.. quando um gerador dedicado ofereceria o mesmo resultado.
 
Tamanho, consumo, local de instalação..
Colocar o HGU em Bridge funcionaria da mesma forma, mas seria como alguém usasse um carro com inversor para fornecer eletricidade pra algum equipamento.. quando um gerador dedicado ofereceria o mesmo resultado.
O problema é que a HGU da VIvo em bridge, limita a velocidade, conforme expomos nos tópicos acima...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qual o modelo exato dessa ONT Alcatel-Lucent?
Manda uma foto com o modelo dessa ONT @Hemerson Silva , por favor. Vou tentar comprar ela no mercado livre ou similares.
 
O problema é que a HGU da VIvo em bridge, limita a velocidade, conforme expomos nos tópicos acima...
Eu vejo esses problemas de limitação desde 2014 quando instalei a Vivo Fibra em casa.. Na época, eram problemas pontuais e aconteciam com uma pequena fração dos usuários do HTForum.
Em teoria, é algo que não deveria acontecer, mas pode ser que, por motivos operacionais e de gestão de equipamento, eles criem essa barreira nas HGUs, principalmente nas intalações mais novas..
E realmente nesse caso uma ONT exclusiva poderia evitar essa limitação...
 
Eu vejo esses problemas de limitação desde 2014 quando instalei a Vivo Fibra em casa.. Na época, eram problemas pontuais e aconteciam com uma pequena fração dos usuários do HTForum.
Em teoria, é algo que não deveria acontecer, mas pode ser que, por motivos operacionais e de gestão de equipamento, eles criem essa barreira nas HGUs, principalmente nas intalações mais novas..
E realmente nesse caso uma ONT exclusiva poderia evitar essa limitação...
Exatamente @tecpix ...

Também vejo dessa forma... É algo que a engenharia implantou internamente e quando você joga para bridge, ele limita.

Estou usando a HGU em modo router mesmo por hora, até mesmo porque estou trabalhando 100% home-office, logo não preciso acessar minha máquina em casa para nada,

Mas confesso para você que antes, eu tinha a ONU Askey RFT7000 (bridge padrão) com meu WDR4300 com OpenWRT autenticando a vlan 10, com serviços de wireguard e acesso remoto funcionando 100%...

Essa HGU Mitra é estranha, você faz um redirecionamento de porta e ela pede para reiniciar... não segui a diante...

Na OpenWRT é muito mais simples... você cria o que precisa e por ser Linux, basta dar um restart no serviço - ta feito!

Enfim, por hora, vamos em frente...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo